Correio B

Pesquisa

Descubra cinco aspectos positivos da timidez

Descubra cinco aspectos positivos da timidez

Continue lendo...

Na Universidade de Stanford, na Califórnia, existe um grupo de pesquisa sobre timidez comandado por Philip Zimbardo. Esse grupo organizou um questionário sobre o tema e distribuiu para mais de cinco mil pessoas em várias partes do mundo. Mais de 80% dos entrevistados se consideraram tímidos em alguma fase da vida e 40% se consideram tímidos atualmente.

A timidez é um padrão de comportamento em que o indivíduo não interage ativamente de forma verbal ou não verbal, expressando pouco os seus pensamentos e sentimentos. A psicóloga e professora Denise Diniz, da Unifesp, classifica a timidez em dois tipos: a primeira é a situacional, que ocorre em ocasiões específicas. Já a outra é crônica e se manifesta em todas as formas de convívio social.


Esse comportamento faz parte da vida de muitas pessoas e, às vezes, é mal interpretado e considerado um sinal de antipatia. No entanto, Bernardo Carducci, especialista em timidez da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, conta que é preciso procurar entender essas pessoas, em vez de tentar mudá-las. "Não há nada de errado em ser tímido. O problema com a timidez é não entendê-la e deixá-la te controlar, em vez de você controlá-la", aconselha. Ao saber conviver bem com isso, é possível até mesmo usufruir de vantagens. Saiba quais são elas:

1- A timidez evita que as pessoas dominem as conversas

É comum as pessoas quererem falar e não se interessarem pelo que o outro tem a dizer. Um tímido, pelo contrário, pode ser um excelente ouvinte. "Demonstrar um interesse pelo outro, dar lugar para que o outro se coloque, são algumas das qualidades de uma pessoa mais tímida", ressalta a psicóloga Anna Hirsch Burg, do Núcleo Brasileiro de Pesquisas Psicanalíticas. Ela afirma que, quando a pessoa sempre tem que falar e ocupar o "centro do palco", pode ser sinal de grande insegurança - e até maior que a de alguém tímido.


2- Preserva a sua vida pessoal e a sua imagem

O tímido, por não expor muito seus pensamentos e sentimentos e apresentar certo "acanhamento" - incômodo ou inibição nos relacionamentos interpessoais -, preserva a sua imagem e não se expõe demais perante os outros nas situações cotidianas. De acordo com a coordenadora do setor de gerenciamento de estresse e qualidade de vida da Unifesp, Denise Diniz, um dos aspectos positivos desse tipo de atitude é a defesa. A pessoa acaba tendo uma atitude de cautela, buscando a atitude adequada para a situação. O tímido preserva a sua vida pessoal, apresenta um baixo volume de voz e costuma ser uma pessoa mais comedida.

3- As pessoas se aproximam de tímidos com interesse genuíno

Alguns tímidos transmitem paz e tranquilidade. A psicanalista Anna Burg enfatiza que, muitas vezes, pessoas caladas e tímidas são vistas como alguém que não fala porque está escondendo o "ouro", ou seja, alguém muito sábio, que pensa para falar e tem respostas geniais para os problemas. Dessa forma, as pessoas tímidas podem ser requisitadas de maneira genuína para se tornarem amigas. Por serem mais discretas, costumam guardar melhor os segredos dos outros e esta é uma qualidade que aumenta a confiança, imprescindível em qualquer amizade.

4- São mais cautelosos na hora de se relacionar

A timidez pode servir como o comportamento de adaptação a novos relacionamentos. "Para o começo de relações amorosas ou de amizade, essa cautela do tímido pode ser muito benéfica", adverte a psicóloga Denise. Passada a inibição, cautela e, até mesmo, o medo inicial, o tímido consegue conviver bem com a outra pessoa e só aprofunda a relação quando sabe que o outro também é de confiança e merece respeito e amizade. Dessa forma, eles se decepcionam menos com as suas relações e só investem o seu tempo e o seu carinho em pessoas que fazem por merecer.

5- A timidez evita ofensas desnecessárias

Por não falar tudo o que pensa e ser comedido com as palavras, o tímido evita fazer comentários desnecessários, e assim, não ofende as outras pessoas com "excesso de sinceridade" e de palavras. De acordo com os especialistas entrevistados, vivemos em uma sociedade que exige que as pessoas sejam lindas, inteligentes e extrovertidas. Por conta disso, a timidez pode ser até vista como ruim para os outros, mas não é necessariamente um mal para o tímido. Se esse tipo de comportamento é só mais um fator da sua personalidade e você convive bem com ele, não há razões para mudar a sua essência. Só é preciso preservar a sua autoestima e valorizar-se do jeito que você é.

Literatura

Brás Cubas: Livro de Machado de Assis vira best-seller na Amazon após sucesso no TikTok

O sucesso se deve a um vídeo viral no TikTok, onde a escritora e crítica literária Courtney Henning Novak compartilha suas impressões sobre livros de diferentes países

21/05/2024 14h36

Influenciadora norte-americana se diz apaixonada por obra de escritor brasileiro

Influenciadora norte-americana se diz apaixonada por obra de escritor brasileiro Reprodução

Continue Lendo...

A versão em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas lidera a categoria de "Literatura Latino-Americana e Caribenha" na Amazon dos Estados Unidos.

O sucesso se deve a um vídeo viral no TikTok, onde a escritora e crítica literária Courtney Henning Novak compartilha suas impressões sobre livros de diferentes países.

Courtney Novak, em seu vídeo, destaca: "Estou lendo este livro para o Brasil como parte de um projeto de leitura mundial. Por que ninguém me avisou que era o melhor livro já escrito?". Ela elogia a escrita de Machado de Assis e a tradução de Flora Thomson-Devaux, declarando: "Acho que é meu novo livro favorito".

Graças a essa divulgação, Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou um dos livros mais vendidos na plataforma. Na categoria de literatura latino-americana, a obra superou clássicos como O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, e a coletânea de ficções de Jorge Luis Borges. Além disso, a versão e-book do livro ocupa a 11ª posição na lista de mais vendidos.

@monicaalphahauser Cheguei na casa de 79 milhões e tem muita coisa pra mostrar pra vcs, entao teremos varias partes ok?? Apreciem!! #79 #79milhoes #alphaville #vendadeimoveis #luxo #mansoes #mansoesemalphaville #arquitetura #construcao #casasdeesquina som original - Mônica alphahauser

Impacto nas Vendas e Popularidade Crescente

O impacto do TikTok nas vendas de livros é notável, e o caso de Memórias Póstumas de Brás Cubas exemplifica como uma recomendação viral pode transformar a trajetória de uma obra literária.

O reconhecimento por parte de influenciadores digitais reforça a importância das redes sociais na promoção da literatura.

Machado de Assis: Reconhecimento Internacional

Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, ganha cada vez mais reconhecimento internacional. A tradução de Flora Thomson-Devaux desempenhou um papel crucial nessa expansão, tornando a obra acessível a um público mais amplo e diversificado.

Escritor brasileiro tem conquistado reconhecimento internacional

Para aqueles interessados em explorar clássicos da literatura brasileira, Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma leitura indispensável, agora ainda mais fácil de acessar graças ao seu destaque na Amazon.

Literatura Latino-Americana em Alta

O crescente interesse pela literatura latino-americana e caribenha destaca a riqueza cultural e a diversidade de vozes da região. Memórias Póstumas de Brás Cubas está no centro desse movimento, atraindo novos leitores e consolidando sua posição entre os clássicos imperdíveis.

Assine o Correio do Estado

SESSÃO DA TARDE

Confira o filme que vai passar na Sessão da Tarde de hoje (21/05)

Filme de hoje é a comédia "O Grande Dave"; assista na Rede Globo, às 14h25

21/05/2024 10h30

"O Grande Dave", de 2008, é o filme da sessão da tarde desta terça-feira (21) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O GRANDE DAVE

Ano de lançamento: 2008
Gênero: comédia, aventura e fantasia
Duração: 1h34min
Direção: Brian Robbins 
Elenco: Eddie Murphy, Elizabeth Banks, Gabrielle Union
Título original (em inglês): Meet Dave

SINOPSE

Em busca de uma saída para evitar a destruição de seu planeta, seres extraterrestres chegam à Terra. Eles possuem a forma de seres humanos, mas são bem menores. 

Para observar e aprender sobre a rotina terráquea eles passam a abrigar naves que têm o formato de humanos normais. Uma delas é Dave (Eddie Murphy), que precisa agir como uma pessoa normal para não despertar suspeitas.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).