Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

VIA STREAMING

Dica da Semana: “Você Não Estava Aqui”

Lançado esse ano, filme inglês conta os impactos da precarização do trabalho na vida familiar do trabalhador
28/04/2020 09:42 - Kreitlon Pereira/Via Streaming


O britânico Ken Loach dirigiu o perturbador longa-metragem “Você Não Estava Aqui”, que aborda o fenômeno de precarização do trabalho no mundo atual. Com seu estilo naturalista, as obras do cineasta (como ”Ladybird”, “I, Daniel Blacke”, “Meu Nome É Joe”), possuem um grande engajamento político, frequentemente tratando sobre conflitos sociais e as lutas por direitos trabalhistas. Além disso, também costuma trabalhar com patologias sociais e familiares, explorando diversas esferas do convívio social na atualidade. Com aproximadamente uma hora e quarenta minutos, o drama “Você Não Estava Aqui” foi lançado em fevereiro de 2020 e está disponível no YouTube e no Google Play Filmes.  

Ambientado em NewCastle (Inglaterra), o filme conta a história da família de Rick Turner (Kris Hitchen), que trava uma batalha contra suas dívidas desde a crise financeira de 2008. Desempregado, o homem consegue uma vaga em uma empresa de entregas, não como empregado, mas sim um colaborador. Sem garantias ou horário fixo, Rick convence sua esposa, a curadora de idosos freelancer Abbie (Debbie Honeywood), a vender seu carro para que eles possam comprar uma van que permita a Rick realizar as entregas. Com uma falsa promessa de autonomia, o homem passa a trabalhar jornadas diárias de mais de 14 horas para conseguir ajudar nas contas em casa, o que coloca em risco sua saúde mental e física.  

O longa também explora os efeitos dessa exploração no convívio da família de Rick. Por conta da instabilidade do emprego do casal, os filhos sofrem muito com a ausência dos pais, que estão sempre trabalhando. Seb (Rhys Stone), o mais velho, deseja sair da escola e perseguir uma carreira de grafiteiro, enquanto sua irmã mais nova Liza Jane (Katie Proctor) é mais compreensiva com a situação em que os pais se encontram. Assim, “Você Não Estava Aqui” convida o telespectador a refletir sobre as decadentes relações de trabalho na atualidade ao denunciar a total precariedade das condições dos trabalhadores de delivery. Um modo de vida duríssimo e muitas vezes análogo à escravidão, mas frequentemente explorado como uma propaganda enganosa do “milagre do empreendedorismo”.    

 

Link para o trailer de “Você Não Estava Aqui”: https://youtu.be/qqAsnupNKG8

 
 

Cenas de cinema

Série “Hollywood” acompanha um grupo ambicioso de artistas em busca de seus sonhos de fama e sucesso

“Hollywood” é a nova minissérie do norte-americano Ryan Murphy para a Netflix. Desenvolvida desde fevereiro de 2019, teve todos os seus sete episódios estarão disponíveis na plataforma no dia primeiro de maio. Jornalista, roteirista e produtor, Murphy é vencedor de 5 prêmios Globo de Ouro e 7 Emmys, muito conhecido por ter criado diversas séries de sucesso como “Nip/Tuck”, “American Horror Story” e “Glee”. O elenco principal da série é repleto de nomes conhecidos, tendo vários, inclusive, já trabalhado com Murphy em outras ocasiões. Dentre eles, é possível destacar Darren Criss (“The Assassination of Gianni Versace”), Dylan McDermott (“American Horror Story”), Jim Parsons (“The Big Bang Theory”), David Corenswet (“The Politician”), Jeremy Pope (“The Ranger”), Laura Harrier (“Infiltrado na Klan”) e Holland Taylor (“Two And a Half Men”).  

A nova produção se passa na Meca do cinema mundial, como indica o título, mas no período pós-segunda guerra mundial. E acompanha um grupo de aspirantes a cineastas e atores em busca da fama e do sucesso na injusta indústria do cinema. Cada um dos personagens escancara de forma mais íntima os preconceitos por trás dos “anos dourados” do cinema, abordando temas como racismo, homofobia e machismo. Porém, a produção não se preocupa somente em criticar e expor essas dinâmicas de poder, mas também levanta um questionamento do que teria acontecido se as coisas fossem diferentes, mudando um pouco os rumos do período histórico para criar um universo alternativo que dê espaço aos personagens.  

“Hollywood” é a terceira produção de Ryan Murphy para a Netflix, que já trabalhou com a empresa antes em “The Politician” e “Ratched”, que ainda não foi lançado, mas já está de data marcada para incorporar o catálogo do streaming. O produtor e roteirista fechou um contrato de cinco anos de exclusividade com a plataforma de streaming norte-americana, ao longo dos quais se dedicaria a produzir novas séries e filmes.  

 

Link para o trailer de “Hollywood”: https://youtu.be/AyiVsb0PmS4

 

 
 

Triângulo redesenhado

Nova produção da Netflix, “Você Nem Imagina” retrata uma relação amorosa entre uma nerd, um jogador de futebol e a garota mais popular da escola

Apesar de ter conquistado direitos ao longo dos anos, a comunidade LGBT ainda sofre com preconceitos e carece de representações pouco estereotipadas nas produções de Hollywood. Dessa forma, cria-se uma cultura viciosa em que, com o intuito de se mostrarem modernas e favoráveis à diversidade, empresas e produtoras investem em conteúdos que estigmatizam ainda mais a comunidade. Porém, alguns projetos são a exceção e conseguem conduzir o tema com naturalidade. É esse o caso de “Você Nem Imagina”, um filme de Alice Wu que estreia dia primeiro de maio na Netflix. O último trabalho da diretora, “Saving Face”, foi há 15 anos e também envolvia a temática LGBT – conta as dificuldades enfrentadas por uma garota ao contar para mãe tradicional chinesa que é lésbica.

Ellie Chu (Leah Lewis) é a típica nerd asiática dos filmes: um prodígio acadêmico desprovido de habilidades sociais. Após a morte da mãe, ela e o pai passaram a morar sozinhos numa pacata cidade no interior de Washington. Para ajudá-lo com as contas, Ellie transforma sua veia escritora em um lucrativo negócio, vendendo redações para os colegas de classe. Entre escola, sessões de filmes antigos e práticas de violão, a garota acreditava que realmente não faltava mais nada em sua vida, isso até o momento em que Paul Munsky (Daniel Diemer) decide contratá-la para um trabalho inusitado.

Paul não podia ser mais diferente de Ellie. Atleta, extrovertido e entusiasmado pelas pequenas coisas da vida, não tem a menor pretensão de se mudar do interior. Apesar de parecer satisfeito com sua situação, não irá descansar até conquistar a garota mais popular da escola, Aster Flores (Alexxis Lemire). Assim, decide contratar os serviços de Ellie para escrever uma carta de amor. Porém, o que ele não esperava era encontrar nessa relação uma amizade verdadeira e, talvez, mais de um interesse comum: a paixão por Aster.      

 

Link para o trailer de “Você Nem Imagina”: https://youtu.be/TVXvxjm6FF8

 

 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.