Clique aqui e veja as últimas notícias!

OPORTUNIDADE

Diretor de teatro Nill Amaral ministra curso gratuito sobre processos criativos

Com duração de três dias, o curso começa no dia 19 e segue até o dia 21 de janeiro
14/01/2021 14:00 - Naiane Mesquita


O diretor Nill Amaral abriu inscrições para o curso gratuito “Processos Criativos – A Palavra do Texto Teatral como Propulsora de Ações Cênicas”.  

Com duração de três dias, o curso começa no dia 19 e segue até o dia 21 de janeiro. “Esse curso é uma contrapartida do projeto que resultou na peça ‘Todo Redemoinho Começa com um Sopro’”, explica o diretor.  

No curso, Nill abordará a dinâmica entre ator e texto. “Eu vou falar sobre alguns princípios de trabalho que provocam determinadas ações em cena. Então, algumas especificidades da palavra, de como o ator deve trabalhar o texto, com essa dinâmica, com essas qualidades de voz a partir da reunião de alguns elementos que impulsionam as ações, tanto verbais quanto as ações físicas – as ações de movimento de cena”, ressalta Nill.  

Segundo o diretor, o curso terá diversos exercícios. “Vamos percebendo esses recursos a partir de leituras de textos e também de alguns exercícios que eles possam exercitar esses elementos dentro dos fragmentos e trechos dos textos escolhidos. Vamos tentar trabalhar pelo menos dois textos ou um, seguindo os dias, para a gente concluir, pelo menos, a leitura de um texto completo”, pontua.

Além disso, o curso falará sobre a intensidade e os recursos vocais dos atores em cena. “É importante falar sobre a palavra, de como o ator emite a palavra no texto e quais os elementos que impulsionam essas ações. Além disso, o curso vai permear alguns elementos de recursos vocais, básicos, de altura, volume, velocidade, pausas, pausas simples e pausas alongadas, de como o autor pode reunir esses elementos dentro de uma gramática vocal, ou seja, como que por meio desses elementos ele consegue desenvolver uma palavra expressiva, que é aquela palavra com camadas, que consegue reunir elementos e despertar no espectador alguns acontecimentos. Não é uma palavra dita somente, ela vem carregada de nuances”, promete.  

Pesquisa

Nill também abordará elementos discutidos na sua pesquisa de mestrado, desenvolvida na Universidade Federal de Campinas (Unicamp). “Parte do curso, é também uma maneira de colocar as minhas pesquisas feitas na Unicamp, dentro da minha dissertação de mestrado, em que eu tratei dos elementos que impulsionam a palavra do texto teatral e de como o ator articula esses elementos para conseguir uma qualidade de fala em cena”, frisa.  

Projeto

O curso integra o projeto da Cia Ofit Aqui Somos Todos Estrangeiros, que apresentou no mês passado a peça “Todo Redemoinho Começa com um Sopro”, em homenagem a Clarice Lispector.  

Serviço – As inscrições podem ser feitas por meio do endereço http://bit.ly/ciaofitprocessoscriativos2021. Informações pelo e-mail: ofitcontato@gmail.com