Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULTURA

Em tempos de quarentena, veja como curtir o feriado em casa

Confira dicas para evitar as aglomerações familiares durante o fim de semana
10/04/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 

Apesar de a Prefeitura Municipal de Campo Grande ter afrouxado as medidas de confinamento social, os bares de Campo Grande continuam fechados e a orientação é de permanecer em casa o máximo de tempo possível. Neste caso, uma boa opção durante a Páscoa é investir em jogos com a família e aproveitar uma programação televisiva mais próxima da fé, já que o feriado relembra a trajetória de Cristo durante a crucificação.  

Jogos

Que tal aproveitar a Páscoa com as crianças de um jeito divertido?

A tradicional caça aos ovos pode ser uma saída incrível para esse período de quarentena. Esconda os ovos de chocolate ou as cascas decoradas pela casa e crie pistas para os pequenos seguirem. A caça pode ser realizada no quintal ou dentro de casa mesmo.  

Colar pegadas no formato de patas de coelho também ajuda a criar uma atmosfera mágica para as crianças.  

Se não tiver problema fazer sujeira, uma outra brincadeira que costuma animar as crianças é a de equilibrar um ovo na colher. Estipule um percurso e inicie a competição. Os pais podem, e devem, participar.  

Para finalizar, uma brincadeira que faz sucesso entre as crianças mais velhas é a de quantos doces têm no pote? Para o jogo, que exige um pouco de raciocínio e sorte, deixe um pote transparente com balinhas de jujuba, ovinhos de chocolate ou outro doce e peça para os moradores adivinharem. A pessoa que acertar ou chegar mais perto ganha o pote de doces.

Filmes

O streaming do Telecine tem muitos filmes legais para assistir no feriado. Por exemplo, “Uma Questão de Fé”, em que três famílias são unidas por terríveis tragédias, mas podem buscar um modo de aceitar seus destinos e seguir em frente.  

Para as crianças, a dica é “Pedro e o Coelho”. O filme, que mistura atores reais e animação, relata a história de coelhinhos que têm como principal diversão pregar peças no mal-humorado Thomas McGregor, que não gosta de animais. O filme é uma adaptação do clássico infantil de Beatrix Potter.

Na Netflix, as opções são inúmeras, desde “Milagres no Paraíso” até “Os Dez Mandamentos – O Filme”.  

Estreias

Para quem prefere ação, uma boa opção na Netflix é a estreia de “Atômica”, com a atriz Charlize Theron, neste domingo. O filme acompanha uma agente secreta que precisa proteger uma testemunha, buscar um documento importante e um traidor.  

A continuação do filme foi confirmada, com a Netflix na produção.  

Na lista de comédias, hoje estreia no streaming o filme “Um Amor, Mil Casamentos”.  

Lives

Na lista de apresentações pela internet, o YouTube conta com várias opções. Hoje ocorrerá o show do DJ Rennan da Penha, às 19h; da dupla Marcos & Belutti, às 20h; e da banda KLB, também às 20h.

No sábado, é a vez da dupla Mateus & Kauan realizar uma apresentação, às 16h; Jads & Jadson, às 17h; e a segunda edição do “Buteco em Casa”, do cantor Gusttavo Lima, às 20h.

No domingo, terá apresentação de Andrea Bocelli, às 14h; e de Michel Teló, às 20h.  

Livros

Os livros continuam em promoção em livrarias e sites, como a Amazon.  

Entre as dicas, é interessante ler obras como “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago, que fala sobre uma sociedade que vive em quarentena após um surto que deixou as pessoas cegas.  

Outra dica é prestigiar autores sul-americanos, como Gabriel Garcia Márquez, por meio do livro “O Amor nos Tempos do Cólera”. Ainda muito jovem, o telegrafista, violinista e poeta Gabriel Elígio Garciá se apaixonou por Luiza Márquez, mas o romance enfrentou a oposição do pai da moça. Para manter seu amor, Gabriel montou, com a ajuda de amigos telegrafistas, uma rede de comunicação que alcançava Luiza onde ela estivesse. 

Felpuda


Embora embalada por vários “ex”, pré-candidatura a prefeito de esforçada figura não deslancha. É claro que ninguém ousa falar em voz alta que o apoio, em vez de alavancar os índices com o eleitorado, está é puxando para baixo. Uns dizem que o título do filme “Eu Sei O Que Vocês Fizeram no Verão Passado” retrata bem a situação. Outros complementam: “... na primavera, no outono, no inverno...”. Como diria vovó: “Aqui você planta, aqui você colhe!”.