Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CARNAVAL 2020

Escolas de samba desfilam hoje em Campo Grande

Folia em Campo Grande continua nesta segunda e terça-feira com os desfiles das escolas de samba na Praça do Papa
24/02/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 

O desfile das escolas de samba de Campo Grande será realizado hoje e amanhã, na Praça do Papa, com entrada gratuita.  

A programação para o primeiro dia começa com o desfile da Associação Recreativa Os Herdeiros do Samba – composto por crianças e adolescentes – e segue com apresentação da Escola de Samba Unidos do Aero Rancho, Unidos do Cruzeiro e Escola de Samba Cinderela Tradição do José Abrão.  

Já no domingo, as escolas mais famosas de Campo Grande realizam o seu desfile, sendo elas a Escola de Samba Igrejinha, Unidos da Vila Carvalho, Escola de Samba Deixa Falar e Catedráticos do Samba.  

De acordo com o presidente da Liga das Escolas de Samba de Campo Grande (Lienca), Eduardo Souza Neto, a expectativa é de receber em média 20 mil pessoas na Praça do Papa nos dois dias de evento.  

“A ordem dos desfiles das escolas nos dois dias foi definida por sorteio. Outra mudança foi que as escolas do primeiro grupo não estavam competindo muito entre si, então tiramos o grupo e resolvemos mudar o regulamento, ressaltando que a escola que ficasse em último lugar perderia 30% do orçamento repassado pelo governo”, explica o presidente.

Com isso, a escola de samba Unidos do São Francisco não desfilará este ano. “Ela ficou em último ano passado e informou para nós há 20 dias que não irá para a avenida por causa disso este ano”, frisa.  

Jurados do Rio  

Outra mudança no Carnaval 2020 de Campo Grande foi a inclusão de jurados cariocas. “Essa era uma solicitação antiga de algumas escolas de samba de Campo Grande. Decidimos fazer uma experiência e tudo foi levado em conta: recurso, custo, permuta com os jurados. Conseguimos que eles mesmo investissem uma parte para poder colaborar com o nosso Carnaval”, ressalta.

Ao todo, 18 jurados serão responsáveis por avaliar as escolas em diversos quesitos.  

“As escolas sempre estão procurando superar o desfile do ano anterior. Independentemente do tema que elas se proporem a levar para a avenida, o propósito é sempre inovar, ter mais criatividade. Claro que as condições financeiras mudam de escola para escola, porque o recurso público é importante, mas é só uma ajuda, não é suficiente para colocar a escola na avenida. Depende muito da gestão e dos eventos que as escolas fazem antes do Carnaval, durante o ano”, frisa.  

Temas  

Este ano, a escola de samba Unidos do Aero Rancho terá como enredo “A semente do bem e do mal não vem das antenas de TV. A arte da vida humana na comunicação social”.

Já a agremiação Unidos do Cruzeiro apresenta “Jogar é um desafio, desafios envolvem riscos, riscos envolvem incertezas, incertezas envolvem perdas ou ganhos”, enquanto a Escola de Samba Cinderela Tradição do José Abrão vem com o tema “E você tem medo de quê?”.  

No segundo dia de desfile, a Igrejinha apresenta o enredo “Escute o trovão, é Xangô chegando”, enquanto a Unidos da Vila Carvalho, atual campeã de 2019, debate o preconceito com o tema “Carvalho com consciência negra”.

De acordo com o presidente da Vila Carvalho, Wauler Castro Carvalho, a escola fala sobre a tolerância e o apoio a todas as etnias. “Teremos em média 550 a 600 pessoas no desfile”, aponta.  

Música

Na lista das principais escolas da cidade, a Deixa Falar celebrará a música ao lembrar de Renato Teixeira no samba “Tocando em frente, sou caipira Pirapora”.  

O encerramento da noite terá a agremiação Os Catedráticos do Samba, com o enredo “Um Brasil de três raças, mistério da nossa trindade, de onde no canto do Brasil”.

Serviço – O desfile das escolas de samba está previsto para hoje e amanhã, a partir das 19h30min, na Praça do Papa, na Avenida Crisântemos, 457, na Vila Sobrinho. A entrada é gratuita. 

 
 

Corumbá tem segundo dia de desfiles

O samba tem um lugar sempre garantindo em Corumbá, município distante 417 km de Campo Grande.  

No segundo dia de desfile das escolas de samba, realizado hoje na Cidade Branca, estão confirmadas as escolas de samba Imperatriz Corumbaense, Marques de Sapucaí, A Pesada, Estação Primeira do Pantanal e Império do Morro.

A G.R.E.S Marquês de Sapucaí desfila na passarela do samba este ano com o enredo “Corumbá – identidade cultural sem igual”, escrito pelo campo-grandense Thiago Brito.

A escola de samba A Pesada decidiu comemorar os 50 anos de fundação e a paixão da presidente Neidival Colombo pelo Carnaval.  

Do lado dos temas exóticos, a Estação Primeira do Pantanal levará os foliões para a magia do oriente, com a história de Ali Babá e os tapetes voadores, famosos em Aladim.  

Miscigenação

Enquanto isso, a miscigenação dará o tom para o Império do Morro. A escola falará sobre um enredo que mostra a presença do europeu e do negro no Brasil. Por fim, a Imperatriz Corumbaense falará sobre uma personalidade corumbaense, a matriarca Felisberta Gama de Campos. Mais conhecida como Maninha, a homenageada completou 100 anos de vida em 2019.  

Além do desfile, Corumbá terá shows na Praça Generoso Ponce, além de outras atrações gratuitas.

Serviço – O desfile das escolas de samba de Corumbá será realizado hoje, a partir das 20h, na Avenida General Rondon. A entrada é gratuita. 

 

Felpuda


Alguns pré-candidatos que estão de olho em uma cadeira de vereador vêm apostando apenas nas redes sociais, esperançosos na conquistados votos suficientes para se elegerem. A maioria pede apoio financeiro para continuar mantendo suas respectivas páginas, frisando que não aceita dinheiro público ou de político, fazendo com que alguns se lembrem daquela famosa marchinha de carnaval: “Ei, você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí...”. Como diria vovó: “Essa gente perdeu o rumo e o prumo”.