Correio B
3ª IDADE

Na Capital, evento celebra a vida de quem já passou dos 50 anos

ExpoMaturidade celebrou a vida de quem já passou dos cinquenta com um animado concurso de beleza e uma programação variada que tomou conta da Feira Central

Marcos Pierry

10/05/2022 10:00

O ditado segundo o qual a beleza é como o vinho – ou seja, melhora com o tempo – pode ser tomado como o slogan, por excelência, da primeira edição da ExpoMaturidade Show. 

Encerrado no domingo, o evento proporcionou quatro dias de casa cheia na Feira Central, no centro de Campo Grande, com uma programação variada e intensa que buscou celebrar, refletir e incentivar as vitórias e os desafios de quem já passou dos cinquenta anos.

MAIS COROAS

Aquelas pessoas conhecidas, no popular, como “coroas” deram um salto numérico e representam atualmente uma faixa maior no conjunto do número total de brasileiros.  

Se no Censo Demográfico de 2010 as pessoas com mais de 60 anos respondiam por 10,8% da população do País, projeções do Censo 2022 indicam que essa faixa etária representa agora 16,7% do total de brasileiros.

ATIVOS

Em algumas localidades, o porcentual chega a 26%. Uma pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgada no Dia Nacional do Idoso do ano passado (1º de outubro), revela que, dos 210 milhões de brasileiros, 37,7 milhões são de pessoas idosas.  

O mesmo estudo mostra que 18,5% dessa população é ativa profissionalmente e que 75% dela contribuem para a renda familiar dos lares onde moram.