Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

SABOR ITALIANO

Fácil de preparar, crústeles tem versões doce e salgada

Veja receita adaptada do doce típico da culinária italiana
14/12/2019 07:00 - NAIANE MESQUITA


 

Rafael lembra com carinho da massa fininha frita em óleo quente que a avó Idalina preparava aos fins de semana. “Desde que eu era pequeno, lembro da minha avó preparando o crústeles. Na época, ainda morava em Araçatuba e eu adorava”, afirma.

A tradição em família permaneceu por muitos anos e a receita simples que tanto encantou Rafael continuou presente nos encontros, mesmo após a partida da nonna Idalina.

“Depois que a minha avó faleceu, minha mãe encontrou a receita e começou a fazer. Depois de um tempo, eu revolvi reproduzir em casa, já morando em Campo Grande”, comenta.

O sucesso foi instantâneo. “Eu trabalho em um banco e levei para os meus colegas experimentarem. Sempre foi muito elogiado, o pessoal gostou muito e foi então que resolvi empreender”, ressalta. 

O doce é típico da culinária italiana, mas na versão original não é recheado. Rafael aproveitou e abrasileirou a receita, incluindo ganache de chocolate belga, doce de leite, leite ninho e chocolate branco. Há também a versão salgada, que leva diversos molhos, como maionese defumada e barbecue. 

MEMÓRIA

No quiosque que recebe o mesmo nome da receita, Crústeles, Rafael afirma que já viu muita gente se emocionar. 
“Como é um doce italiano, tem muita gente que diz que a nonna fazia quando era criança e se emociona ao experimentar”, explica.

Além do crústeles, Rafael aumentou o menu com outras receitas tradicionais do país, como o cannoli e a soda italiana. “Em breve também vamos incluir a palha italiana”, ressalta. 

O quiosque fica no corredor do Shopping Norte Sul Plaza, em Campo Grande.

RECEITA

Crústeles

Ingredientes
500 g de farinha
100 ml de água
1 colher de café de fermento 
110 g de açúcar
3 ovos
30 g de manteiga

Modo de preparo
Misture todos os ingredientes até que a massa fique homogênea. Depois, abra a massa, corte em pedaços finos e frite em óleo bem quente. Recheio: decore o crústeles com o sabor desejado. Os mais populares  na versão doce são de chocolate, creme de avelã e doce de leite.

Felpuda


A lista do Tribunal de Contas de MS, com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros de quando exerceram cargos públicos, está deixando muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!