Correio B

Cultura

A+ A-

Festival On Line da Melhor Idade começa hoje e reúne casais de todo Estado

Dança de Salão foi a modalidade escolhida pela organização para entreter os idosos sul-mato-grossenses

Continue lendo...

Casais de 20 municípios de Mato Grosso do Sul disputarão, virtualmente, o Fertival On -Line da Melhor Idade – Dança de Salão.

A primeira fase tem início nesta segunda (16) e contará com júri popular. Os vídeos com as apresentações para votação serão disponibilizados na página da Funcação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) no Facebook e no canal do Youtube.

Os municípios inscritos são Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Bataguassu, Caarapó, Camapuã, Dourados, Glória de Dourados, Inocência, Itaporã, Ivinhema, Jaraguari, Maracaju, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paranaíba, Selvíria, Sidrolândia, Três Lagoas e Vicentina.

A escolha da modalidade dança de salão foi pensada por ser uma atividade fácil de desenvolver no âmbito domiciliar, evitando possíveis aglomerações, em decorrência da Covid-19. 

A modalidade também faz parte dos tradicionais Jogos da Melhor Idade de Mato Grosso do Sul, criados em 2017, e migrados neste ano ao formato on-line, por serem direcionados a pessoas acima de 60 anos, um dos grupos mais suscetíveis às complicações do novo vírus.

“A Fundesporte teve de se reinventar nesse período tão complicado de pandemia em 2020 e não poderíamos, com todas as precauções, deixar de organizar um evento direcionado à população idosa, proporcionando qualidade de vida e bem-estar físico e psicológico”, destaca o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Segundo a gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel) da Fundesporte, Karina Pereira Quaini, os casais estão animados para a competição. “Sentimos que, tanto nas reuniões com os gestores esportivos de cada município, quanto por mensagens, eles estão se sentindo muito motivados e agradecidos por a Fundesporte lançar um evento, mesmo on-line, num momento de pandemia, pensando nas pessoas idosas”.

Como vai funcionar?

As disputas serão em casal. Cada cidade terá a participação de um, que fará sua apresentação em casa ou em local escolhido pela Prefeitura. As secretarias municipais de esporte ou assistência social, responsáveis pelas ações voltadas à terceira idade, deverão designar um interlocutor para acompanhar o casal participante e auxiliá-lo, seguindo protocolos rígidos de biossegurança.

Na primeira fase, cada interlocutor municipal enviou à organização do Festival (Gedel/Fundesporte) um vídeo da apresentação do casal, no estilo Forró. A apresentação tem duração aproximadamente três minutos. 

Para a escolha dos melhores vídeos, será utilizada votação popular, com o prazo de 24 horas, em enquete nas redes sociais da Fundesporte. Os vídeos serão postados no Facebook da Fundesporte sempre às 8 horas, de 16 a 20 de novembro.

Já a semifinal terá como ritmo a valsa e os casais estarão dispostos em dois grupos. As apresentações, com a mesma duração, serão ao vivo e disponibilizadas no canal oficial da Fundação no YouTube. Nesta fase, cada casal será avaliado por cinco membros do júri técnico (organização) e popular.

A final, com seis duplas, também será ao vivo e terá como gênero musical o Chamamé. O formato de avaliação dos participantes será o mesmo da semifinal. O júri técnico, composto por especialistas em dança de salão, vai avaliar os quesitos ritmo, sincronismo, criatividade e expressão. Os três primeiros casais receberão troféu. Além disso, todos os participantes vão ganhar placa de homenagem.


 

Confira a ordem, por grupo de municípios, de publicação dos vídeos no Facebook e YouTube da Fundesporte, válida pela primeira fase:

Grupo A (16 de novembro, 8h):Alcinópolis, Inocência, Ivinhema e Selvíria
Grupo B (17 de novembro, 8h):Caarapó, Itaporã, Maracaju e Paranaíba
Grupo C (18 de novembro, 8h):Bataguassu, Camapuã, Nova Andradina e Novo Horizonte do Sul
Grupo D (19 de novembro, 8h):Amambai, Anastácio, Glória de Dourados e Sidrolândia
Grupo E (20 de novembro, 8h):Dourados, Jaraguari, Três Lagoas e Vicentina

Correio B

Gastronomia: Confira três receitas saudáveis com muita proteína e de fácil preparo

Aprenda a receita de três itens bem proteicos e fáceis de preparar que vão deixar o seu lanche ainda mais gostoso; nutriente contribui com o ganho de massa muscular e aumenta a energia, além de melhorar o foco e a concentração

20/04/2024 11h00

Foto: Divulgação/Messias Ferreira

Continue Lendo...

Integrar alimentos ricos em proteínas na rotina diária é essencial para garantir a saciedade e promover a nutrição adequada do organismo. Isso porque a proteína desempenha um papel crucial no crescimento, na manutenção e na reparação do organismo, incluindo músculos, ossos e tecidos. As proteínas são macronutrientes com diversas funções fundamentais para o corpo. Carne vermelha, ovos e grão-de-bico, independentemente da origem, animal ou vegetal, são alguns dos alimentos com altos teores desse tipo de nutriente.

Os benefícios da proteína são inúmeros, afinal, o alimento contribui com o ganho de massa muscular, favorecendo o aumento da energia. Versáteis, as proteínas podem ser incluídas no cardápio como refeição principal ou como lanches e contribuem para o bom funcionamento do organismo.

Os lanches proteicos, aliás, são uma excelente maneira de garantir a ingestão adequada de nutrientes e de manter o corpo funcionando de forma otimizada. É o que explica a nutricionista do Programa de Nutrição (Pronutri) da Cassems, Fernanda Larrea.

“Aumentar a ingestão de proteínas é crucial para melhorar o foco, a concentração, a força muscular e a energia. O hambúrguer é uma opção que se adapta facilmente à rotina alimentar, garantindo a ingestão adequada do nutriente. Uma dica fundamental é que é importante encontrar um equilíbrio na ingestão de proteínas ao longo do dia, em vez de simplesmente consumir alimentos à base do nutriente em todas as refeições”, afirma a nutricionista.

Garantindo a proteína: além de saborosos, o hambúrguer, o iogurte caseiro e a geleia de morango podem fazer a diferença na hora do lancheGarantindo a proteína: além de saborosos, o hambúrguer, o iogurte caseiro e a geleia de morango podem fazer a diferença
na hora do lanche - Divulgação

 

TRÊS A QUATRO PORÇÕES DIÁRIAS

Fernanda Larrea conduziu uma aula no contexto do Programa Cozinha Experimental (PCE), uma iniciativa de prevenção da Cassems que busca promover uma alimentação saudável por meio de cursos de culinária voltados para os beneficiários do plano de saúde. O tema do encontro conduzido pela especialista em hábitos alimentares foi “Lanches proteicos para adolescentes”. A profissional ensina que, para encontrar o equilíbrio na dieta, é preciso incluir de três a quatro porções de proteínas diariamente.

É importante priorizar as refeições principais nessa meta de ingestão de proteínas e outros nutrientes. Mas o momento do lanche também tem seu papel e pode ser mais fundamental do que se costuma imaginar na consolidação de uma dieta saudável. Bem naquela linha do ditado popular “saco vazio não para em pé”, que ajuda na disciplina do comer bem. 

“O lanche da tarde muitas vezes é negligenciado nesse aspecto, portanto, seguir essa abordagem pode ser crucial, não apenas para evitar a sensação precoce de fome, mas também para controlar os picos glicêmicos, o que contribui para a prevenção de doenças crônicas, como o diabetes tipo 2”, reforça Fernanda Larrea.

O PROGRAMA

O Programa Cozinha Experimental da Cassems tem sido referência na promoção da saúde por meio da alimentação desde o seu lançamento. Podem frequentar os encontros mensais do PCE os beneficiários da Cassems que participam de outros programas de prevenção, como: Casal Grávido, Pode Crê, Eu Me Amo e Eu Me Cuido 60+, entre outras iniciativas.

Em 2023, foram realizadas 74 edições, contando com a participação de 158 beneficiários. Para mais informações sobre o programa, entre em contato pelo número: (67) 99974-0599. Agora, mergulhe na sua aventura do sabor deste fim de semana e boa sorte. Confira três receitas de itens à base de proteína que tornam seu lanche bem prático e ainda mais saboroso: hambúrguer, iogurte caseiro e geleia de morango fit.

IOGURTE CASEIRO 

Ingredientes

  •  100 gramas de iogurte natural (com menos ingredientes);
  • 4 1/2 copos tipo americano duplos (1.000 ml) de leite de vaca integral;
  •  6 colheres (sopa) cheias de leite em pó (96 gramas).

Modo de Preparo

  • Aqueça o leite de vaca integral até uma temperatura em que você consiga colocar o seu dedo no líquido e mantê-lo por 10 segundos. Desligar o fogo.
  • Adicione o leite em pó e o iogurte e misture delicadamente até dissolver tudo.
  • Despeje a mistura em um pote de vidro. Tampe o pote e, logo depois, passe um pano por fora.
  • Deixe a mistura descansando, em temperatura ambiente, por um período que pode variar de 8 horas a 10 horas.
  • Coloque o pote na geladeira depois de se certificar que o iogurte tenha atingido uma consistência mais cremosa.
Garantindo a proteína: além de saborosos, o hambúrguer, o iogurte caseiro e a geleia de morango podem fazer a diferença na hora do lancheGarantindo a proteína: além de saborosos, o hambúrguer, o iogurte caseiro e a geleia de morango podem fazer a diferença
na hora do lanche - Divulgação

 

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, deste sábado e domingo, 20 e 21 de abril de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

20/04/2024 00h01

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Martin Luther King Jr. ativista americano

Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo".

FELPUDA

Considerado até então único "trator" existente nas articulações políticas, fazendo imperar a vontade de "chefia" a todo custo, figurinha considerada carimbada agora tem pela frente dois concorrentes que não deixam se intimidar. A cooptação de vereadores para certo partido e o apoio a prefeitos do interior vêm mostrando, digamos assim, "empate técnico" do trio. Nos bastidores políticos, há quem garanta que se trata de confronto de titãs. E sai de baixo!

Patente

Pesquisadores da UFMS conquistaram mais uma patente. Dessa vez, trata-se do processo de conversão de peças de plástico, feitas com impressora 3D, em condutores elétricos. O pedido foi resultado de uma pesquisa iniciada pela aluna Katia Emiko Guima.

Mais

Segundo o professor do Instituto de Física da UFMS Cauê Alves Martins, um dos responsáveis pelo trabalho, sua aluna iniciou a pesquisa quando começou mestrado em Química na UFGD. A invenção teve também a participação do professor Victor Hugo de Souza, da UFGD.

 

Barbara Valentin/ Arquivo Pessoal 

 

Maria Eleonora Chagas/ Ale Virgílio

Rebote

Alguns partidos que lançaram pré-candidatos viram que o ato foi como pedra jogada na água: fez rápidas ondulações, foi para fundo e quase ninguém nem sequer reparou. A continuar assim, é quase certo que nos próximos dias comece a romaria dessas legendas em direção ao endereço dos partidos mais fortes, para pedir abrigo disfarçado de "aliança".

Enfim

Sete anos depois, projeto substitutivo do então senador Waldemir Moka, hoje presidente estadual do MDB, e dos ex-senadores Ana Amélia (RS) e Walter Pinheiro (BA) teve aprovado requerimento para que tenha tramitação (não é piada) em regime de urgência. A proposta cria regras para pesquisas com seres humanos e o controle das boas práticas clínicas por meio de comitês de ética desses estudos.

Ameaça

As lideranças do PT em MS devem ter sentido cheiro de pólvora em suas pretensões para 2026. Por isso, um dos três parlamentares estaduais criticou o PSDB e seu avanço nos municípios na cooptação de prefeitos e vereadores. Depois, fecharam apoio à pré-candidatura de sua companheira na disputa pela Prefeitura de Campo Grande. Nos bastidores, há quem diga que a chegada do Podemos e do PSD ao ninho mostra que petista teria sido rifado no sonho ao Senado.

Aniversariantes 

Claudia Adriane Grava,
João Alex Monteiro Catan 
(Jonny Catan),
Rejane Borges Diniz,
Josimário Teotonio Derbli da Silva,
Maria Clara Saad Menezes,
Idelma Arce de Souza,
Cesar Mendes,
Jorge Vilela Gaudioso,
Maria Tereza Junqueira 
de Carvalho Filha,
Lourival Soares,
Marcos Antonio de Carvalho Torquato,
Luciano Fonseca Coppola,
Luiza Prado Komiyama,
Osvaldo Martins Pinto Filho,
Rodrigo Tomaz Silva,
Marilene Pelzl Bacargi,
Daniel Borin,
Aurora Trefzger Cinato Real,
Augusto Cesar dos Santos,
Nilce Vargas Pereira,
Dra. Carolina Martins Neder,

Andre de Souza Junqueira Netto,
Roberto Haranaka,
Altemar Tadeu Dias,
Katilene Martins Arteman,
Ildeomar Carneiro Fernandes,
Benedita da Silva Saraiva,
Raimundo Maciel de Oliveira,
Katilys Sandes Krambeck,
Deiselene da Silva Acosta,
Francisco de Assis Santos 
de Oliveira,
Laudemir de Oliveira Recalde,
Jéssica de Oliveira Curiel,
Matheus Araújo Xavier,
Cirene Rondon,
Ana Maria de Souza,
Nilma Bianca Braga,
Gilce Pereira Kawagnani,
Glauber Alves Rodrigues,
Duprê Garcia Coelho,

Maria Bernadete Barbosa Ronda,
Otaviano Alves Nogueira,
Dra. Tânia Mara Scacabarozi Bertolotto,

Dr. Antonio Toshio Kuahara,

Dr. Luiz Carlos França da Nova,
Virginia Costa de Oliveira Marques,
Iara Pacheco Burmann,
Nelson Seity Shigemoto,
Rosana Sandri,
Ramão Humberto Martins Manvailer,
Augusto Kanashiro,
Eleutério de Souza,
Maria Cláudia de Melo Figueira,
Alda Soavesso,
Aline Cristina Ferreira Pivoto,
Regina Sueiro Figueiredo,
Sérgio Venâncio,
Hélio Taveira Delmondes,
Adão Ferreira da Silva,
Nilza Campos Gomes da Silva,
Clóvis de Barros,
Jair Alves de Souza,
Manoel Simona de Oliveira,
Dr. Roberto Antoniolli da Silva,
Arcebil de Souza Maia,
Onisio Carlos Correa Febrone,
Aline Maria Bezerra de Alencar,
José Carlos Grande,
Paulo Renan Pache Corrêa,
Olavo Augusto Torquato Mozer,
Ana Rosa Ribeiro de Moura,
Dirlene Basilio Novais,
Nadia Nascimento Chaves 
de Oliveira,
Barbara Cavalcanti da Silva,
Jorge José Lopes,
Arthur Constantino da Silva Filho,
Bruno Augusto Uehara Pimenta,
Amaroti Gomes,
Fátima Elisabete Luiz Gonçalves,
Maria do Céu Silva Santos,
Jorge Moura da Paixão,
Luciana da Cruz Silva,
Tânia Alves Sandim,
Francisco Carlos Lopes de Oliveira,
Suziney Santana Santos,
Hiromi Ono Mizusaki,
Ioneia Ilda Veroneze,
Marcos Vinícius da Silva,
Odair José Areca,
Raquel Viegas Carvalho de Siqueira,
Wilmar Nunes Lopes,
Lucila Oliveira Pereira,
Ada Lopes da Silva,
Samira Pimentel Oliva,
Maria Aparecida Gomes de Oliveira,
Bartira Souza Campos,
Daniella Moraes Antunes,

Catarina Martins Nogueira,
Viviane Rodrigues,
Martha Alves de Souza,

Luísa Helena Menezes,

Maria Renata Corrêa Lima,

Laucídio de Moura Silva,

Samira Xavier de Souza,
Bruna de Oliveira Mendes.

*Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).