Correio B

agenda cultural

Fim de semana tem peça sobre Tia Eva, cinema e muita música

Shows de Rodrigo Teixeira, Erica Espíndola e Flor de Pequi são destaques nas feirinhas; sete anos do Clube Leia Mulheres Campo Grande, DJs na Love Party e David Corenswet como o Homem de Aço também são destaques

Continue lendo...

Heróis da tela e da vida real são destaques na programação cultural deste fim de semana. Nos cinemas, há o novo filme do “Superman”, com David Corenswet no papel. E, no palco do Sesc Teatro Prosa, há musical com produção do Arrebol Cultural com foco na trajetória da Tia Eva, maior figura da comunidade afrodescendente de Campo Grande.

Com temporada de estreia de três dias, estreou ontem e vai até amanhã, no Sesc Teatro Prosa, “Tia Eva, o Musical” conta a história de Eva Maria de Jesus. Não à toa, a data de estreia do musical, 3 de julho, é o Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Parteira, cozinheira, curandeira e benzedeira, Tia Eva, como se tornou conhecida, foi alforriada pela Lei Áurea de 1888, aos 41 anos e, ainda em Goiás, continuou a trabalhar em fazendas até ter mais recursos.

Foi com um fundo de doações, oferecido por aqueles que a buscavam por seu dom de cura, que ela e uma comitiva formada por outros ex-escravos chegaram ao sul de Mato Grosso e se instalaram no local que se conhece como Comunidade São Benedito, onde foi construída a igreja que leva o mesmo nome. Hoje (com libras) e amanhã, às 19h. Ingressos, via Sympla, esgotados. Mas há lista de espera na entrada do teatro. Classificação: 10 anos.

Com direção de James Gunn, que brilhou na Marvel ao dirigir a trilogia “Guardiões da Galáxia” antes de ingressar como vice-presidente da DC Studios, “Superman”, o novo longa-metragem do Super-Homem, é a principal estreia da semana nos cinemas de shoppings centers. No papel do Homem de Aço, ou do jornalista Clark Kent, está o ator David Corenswet, que tem como parceira de cena Rachel Brosnahan vivendo Lois Lane, a amada e colega de redação de Clark.

Tanto os protagonistas quanto o diretor do filme estiveram no Rio de Janeiro, na semana passada, para promover mais uma aventura do herói de Krypton. O novo longa põe em marcha o projeto de Gunn para criar um universo cinematográfico integrado para o panteão da DC, assim como já existe na Marvel. Com a estratégia, o Super-Homem dá um passo atrás em sua força descomunal e surge fragilizado, mais no chão do que nos ares, e em cenas de tórridas beijocas com a namorada Lois. 

“Superman sempre foi muito criticado por ser difícil de se identificar [com as pessoas]. No filme, demos ênfase à humanidade do personagem. Começamos com o Superman em um lugar muito vulnerável e o veremos ganhar força”, disse Corenswet – sobre “Pearl” (2022) e “Twisters” (2024) – em entrevista aos jornalistas brasileiros.

Apesar de a relação amorosa ter ganhado mais espaço, os duelos diretos, assim como outros núcleos, ajudam no amálgama do enredo. Há sequências destacando, por exemplo, os pais adotivos de Clark Kent, seus colegas no jornal Planeta Diário e a equipe militarizada do arqui-inimigo Lex Luthor (Nicholas Hoult), além do grupo de super-heróis formado por Lanterna Verde (Nathan Fillion), Mulher-Gavião (Isabela Merced) e Senhor Incrível (Edi Gathegi). Classificação indicativa: 12 anos.

FEIRAS

A 23ª Feira Ziriguidum, amanhã das 16h às 22h, na Praça do Preto Velho, com acesso gratuito, apresenta, entre outros destaques, show de Rodrigo Teixeira (polca-rock), de Pretah (samba) e de Erica Espíndola (MPopB). Já na 13ª Feira Borogodó, no domingo, das 9h às 15h, também grátis, o clima de São João persiste com o “Arraiá com Borogodó”, pilotado por Silvana Valu.

Mais de 300 expositores – de artesanato, gastronomia, moda autoral, literatura, colecionismo e antiguidades de MS – fazem a “cama” para um passeio antes, durante e depois dos shows. Confira: Roberto Shamanti (10h30min), Raphael Vital (11h30min), Flor de Pequi (12h30min) e Brisa do Mato (13h30min). Às 9h30min, tem aulão de yoga conduzido por Isis Flôres.

LOVE PARTY

Realizada pelos DJs Cegonha, Tommy Menegazo e Nathalia Albuquerque, a Love Party, amanhã, no Lupland, chega a sua 11ª edição, com ingressos via Sympla. “Em todas as edições e locais, a Love foi um sucesso, o público é sempre muito fiel e pediu para voltarmos ao Lupland, pela energia do lugar, onde é tudo muito leve e o pôr do sol é o principal convidado para iniciar a celebração”, diz Nathalia Albuquerque. R$ 120. A partir das 16h. Rua Antônio Maria Coelho, 
nº 3.285, Jardim dos Estados.

SOCORRO ACIOLI

O romance “Oração para Desaparecer”, de Socorro Acioli, marca o aniversário do clube de leituras Leia Mulheres Campo Grande, que celebra seus sete anos de criação com uma roda de conversa, aberta ao público, sobre o livro da escritora cearense. No enredo, uma mulher desmemoriada se vê em Portugal tendo apenas o idioma como elo com o mundo ao redor. Jardim Secreto Café Bar – Rua Barão de Melgaço, nº 180. Amanhã, 17h30min, grátis (mais informações na página B4).

MADEIRAS DEDILHADAS

Amanhã, às 15h, o Sesc Lageado recebe o Trio Madeiras Dedilhadas – Kemer Almeida (flauta), Marcelo Fernandes (Violão) e Evandro Dotto (violão) – para um concerto gratuito que inclui no repertório o “Romanceiro para Violão Solo”, de Edino Krieger (1928-2022), entre outras composições.

Assine o Correio do Estado

diálogo

Em ano pré-eleitoral, alguns políticos decidem apresentar projetos...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (8)

08/07/2025 00h02

Continue Lendo...

Roberto Campos - economista brasileiro

"A diferença entre a empresa privada e a empresa pública é que aquela é controlada pelo governo, e esta, por ninguém”.

FELPUDA

Em ano pré-eleitoral, alguns políticos decidem apresentar projetos que trazem como marca a famosa e antiga prática de tentar fazer cortesia com chapéu alheio. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação barrou, por ser inconstitucional, proposta que assegurava aos profissionais de saúde do sistema público o direito à meia-entrada na aquisição de ingressos para eventos artísticos, cinematográficos, teatrais e desportivos realizados em todo o Estado. O projeto foi parar na ironicamente chamada de “sexta (cesta) seção”. Pudera!

Díficil

Nos meios políticos, já é dado como certo que dificilmente a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), será oficializada como candidata do partido a uma das vagas ao Senado.

Mais

Com a filiação do ex-governador Azambuja às hostes liberais, haveria mexida nas peças do tabuleiro, tendo em vista a necessidade de se abrir espaço para alianças.

Situada na Ilha dos Frades, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), foi eleita a melhor praia das Américas e da Península Ibérica. O reconhecimento veio após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas), que analisou 200 praias de 11 países.

Com nota expressiva de 0,97 em uma escala que vai até 1, o destino baiano garantiu o topo do ranking geral. Esta não é a primeira vez que esta praia se destaca no exterior: a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe tem o selo internacional Bandeira Azul, concedido aos locais que cumprem rigorosos critérios de qualidade socioambiental. Outros pontos do litoral de Salvador também figuraram na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º).

Gabriela Thomaz, que colará grau em Medicina no dia 17
Dr. Fernando Cardilo e dra. Roberta de Paola

Jogo pesado

A oposição à prefeita Adriane Lopes tentou não dar espaço a ela no quesito abertura de crédito suplementar na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. A proposta da prefeitura era de 30%, porém, foi apresentada emenda, por Dr. Lívio, Marcos Trad e Luiza Ribeiro, estabelecendo 10%. As duas propostas foram rejeitadas, ficando mantida a da Comissão de Finanças, limitando em 15% das despesas constantes no orçamento.

É lei

A arara-azul é a ave-símbolo de MS a partir de agora, por força de lei. Nativa do Pantanal e de outras áreas de importância ecológica, como o Cerrado, é um indicador da riqueza de nossos ecossistemas. Além disso, simboliza o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, conforme projeto de autoria do deputado Junior Mochi, aprovado pela Assembleia e sancionado por Riedel.

Audiência

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, será ouvida em audiência pública hoje, às 14h, pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O projeto estabelece as regras para a elaboração e a execução do Orçamento do ano seguinte. Na proposta encaminhada ao Congresso, o governo manteve superavit de 0,25% do Produto Interno Bruto em 2026. O limite global de despesas ficou fixado em R$ 2,43 trilhões.

Aniversariantes

  • Dra. Gilcleide Maria dos Santos Alves,
  • Thais Oliveira,
  • Martinho Martinez Filho,
  • Mariana Mirault,
  • Regina Kodjaoglanian,
  • Neuza Guimarães Orro,
  • Marcel Pedra Toledo,
  • Aldeir Lopes da Silva,
  • Dr. Fabrício Luís Savegnago,
  • Euclides Piva,
  • Gládero Cardoso Vieira Oliveira,
  • Otávio Ramos,
  • Maria Vitoria Sleiman Bezerra,
  • Severiano Pereira Dias,
  • Mário Monteiro Borges,
  • Elias Ferreira,
  • Edma Nascimento Maruyama,
  • Ronaldo Braga Ferreira,
  • Janio Barbosa de Lima,
  • Valdomiro Martins de Moura,
  • Daniela Tomasi Lopes,
  • Alexandre Barbosa da Silva,
  • Dr. Adalberto Abrão Siufi,
  • Dra. Marielle Alves Corrêa,
  • Roberval Pereira Silva,
  • Aloizio Satiro da Silveira,
  • José Aparecido Barbosa,
  • Luis Gustavo Lopes Cunha,
  • Freud Jacques Teixeira,
  • Marileusis Aparecida
  • Rodrigues da Silva,
  • Viviane Paiva Duarte,
  • Marcílio Álvaro Benedito,
  • Márcia Ribeiro Bueno Paz,
  • Daniel Felipe Hendges,
  • Paulo Sergio Estival,
  • Livia Renata Ferreira,
  • Roger Rodrigo Cuzinato Bernardo,
  • Michella Alencar Jorge Chaves,
  • Douglas Philipe Maroni,
  • Alfredo Marques Machado,
  • Clemira Brandão de Souza,
  • Ivana Aparecida Galdino,
  • Catarina Peres Barbosa,
  • Antonio Carlos de Melo,
  • Fernando Peró Corrêa Paes,
  • José Flávio Nunes,
  • Tânia Regina Costa,
  • Elenice Munhoz Cordeiro Friozi,
  • Arlete Terezinha Portocarrero,
  • Paulo Roberto Siviero,
  • Cristiane dos Santos,
  • Luiz Carlos Fernandes de Mattos Filho,
  • Gaudiley Coleta Brun,
  • Elça Almeida Braga,
  • Selanira Garcia Barbosa,
  • Suamy Azevedo de Souza,
  • Tereza Cristina Guedes Bochefe,
  • Patrícia Pandin da Costa,
  • Ivonete da Silva Souza,
  • Fabrice Campos,
  • Marcos Lázaro Barbosa Carneiro,
  • João Carlos Barata da Silva,
  • Liliane Coelho Brandão,
  • Mario Katayana,
  • Sebastião da Silva Rocha,
  • Deolindo Calmo Junior,
  • Dra. Ignez Kanomata de Mesquita,
  • Dr. Adriano Fernandes da Silva,
  • Jeferson Progetti Paschoal,
  • Gildásio Gomes de Almeida,
  • Alberto Valêncio de Souza,
  • Manoel Tomaz Costa,
  • Valter de Oliveira,
  • Cristine Dani Sores,
  • Precilio Cabanas Ayala,
  • Evandro Mombrum de Carvalho,
  • Arlete Borges Barros,
  • Luciana Queiroz de Oliveira,
  • Antônio Aparecido Rafael de Carvalho,
  • Germano Teodoro Ramalho de Mendonça,
  • Elizabeth Lima,
  • Orivaldo Monteiro,
  • Marcos Eduardo Roda,
  • José Freiria Abdalla,
  • Denise Felício Coelho,
  • Roberto Luiz Pomoviski,
  • Linda Nayara Miranda de Almeida,
  • Felipe Epelbaum,
  • Adriano Henrique Rodrigues,
  • Nivaldo Domingos da Rocha,
  • Uliana Fernandes Catônio,
  • Ivone Prestes Esposito,
  • Amanda Lima Alves,
  • Andreia Santos Humsi Rayes Donxeva,
  • Alair Larranhaga Tebar de Noronha,
  • Carlos Augusto Lopes Machado,
  • Valdir Americo Kermessi,
  • Leticia Mendes Siqueira Ferrigolo,
  • Abelardo Cezar Xavier de Macedo,
  • Dorvil Afonso Vilela Neto,
  • Fábia Zelinda Favaro,
  • Sydney Aguilera,
  • Walter Gazola,
  • Maria Emília Macedo,
  • Luis Carlos Brandão,
  • Maurício Lopes Batista.

* Colaborou Tatyane Gameiro

Quatro Rodas

RetrocarMS reúne carros clássicos no maior evento automotivo em Campo Grande

Apaixonados por carro vão encontrar, nesta terça-feira (08), máquinas que ultrapassaram a barreira do tempo, com acervo para todos os gostos

07/07/2025 15h43

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O evento, realizado há mais de 20 anos pela Confraria Apaixonados por Fusca e Derivados de Mato Grosso do Sul, apresenta veículos clássicos de diversos modelos e marcas, nesta terça-feira (08), na Rua 15 de Novembro, em Campo Grande.

Marcado por entusiastas de carros antigos vindos de outros municípios e até de países vizinhos ao Estado, o encontro foi repaginado e, após a pausa em decorrência da pandemia, retorna como RetrocarMS.

O retorno das máquinas com nova roupagem será realizado na Época Sanduicheira, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 2621, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Entusiastas de carros antigos serão transportados por um verdadeiro túnel do tempo. Além da exposição, o evento contará com música ao vivo, com enfoque na cultura retrô, voltada aos apaixonados por automobilismo clássico.

A animação ficará por conta da banda Prepotentes, conhecida pela performance vibrante, que dará ritmo e tom à ocasião, com muito rock e espírito de liberdade sobre quatro rodas.

Esquenta


Lembrando que o evento desta terça é apenas uma prévia para deixar os visitantes com gostinho de quero mais. O evento oficial ocorrerá no segundo semestre, na Praça do Papa, em Campo Grande.

Previsto para acontecer entre os dias 9 e 10 de agosto, o encontro contará com shows e premiações por categoria, inclusive reconhecimento para os participantes que percorrerem a maior distância.

Os organizadores esperam entre 80 e 100 veículos, com representantes confirmados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e de países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, como Paraguai e Bolívia.

Com relíquias de encher os olhos, a exposição será uma oportunidade para apaixonados por carros trocarem experiências com outros colecionadores e, quem sabe, saírem de lá com o sonho de restaurar um clássico.

Além do impacto cultural, o RetrocarMS movimenta o turismo, a economia local e diversos setores, como hotelaria, gastronomia, combustíveis, indústrias, comércios e serviços.

Em Mato Grosso do Sul, existem mais de 50 clubes de entusiastas dessas relíquias automotivas. Os veículos participantes costumam chegar à Capital rodando ou transportados por guinchos e cegonhas, formando um verdadeiro espetáculo sobre rodas.

No local, será feita a arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão doados a entidades assistenciais.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), e marca o início das ações oficiais da RetrocarMS em 2025, com a ambição de consolidar Campo Grande no calendário nacional de eventos de carros antigos.

Serviço

 

  • RetrocarMS - Abertura
  • Data: terça-feira (08)
  • Local: Época Sanduicheira
  • Endereço: Rua 15 de Novembro, nº 2621
  • Horário: a partir das 19h

Evento oficial - Segundo semestre

  • Data: 9 e 10 de agosto
  • Local: Praça do Papa

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).