Correio B

LIVES

A+ A-

Fim de semana terá shows de Ivete Sangalo, Ludmilla e da dupla Simone e Simaria ao vivo na internet

Programação para curtir em casa também inclui séries e filmes

Continue lendo...

O fim de semana promete muitos shows transmitidos ao vivo pelo YouTube. As famosas lives começam hoje, com Ludmilla, às 18h, e a dupla Simone e Simaria, às 21h.  

Amanhã é a vez de Sorriso Maroto, às 15 h, Bell Marques, às 17h, Gustavo Mioto, às 20h, e Ivete Sangalo, às 22h.

No domingo, o show começa com Resenha do Mumu, às 16h, Di Propósito, às 17h, e Luan Santana, às 18h.  

Filmes

Na lista de filmes há várias opções para quem gosta de adaptações literárias. No Telecine Play, serão transmitidos os longas-metragens “Mentes Sombrias” e “Nerve – Um Jogo Sem Regra”. O primeiro tem direção de Jennifer Yuh Nelson e é inspirado no primeiro livro da série homônima de ficção científica escrita por Alexandra Bracken. O suspense “Nerve – Um Jogo Sem Regra”, estrelado por Emma Roberts e Dave Franco, é baseado na publicação de mesmo nome da autora Jeanne Ryan.

Outro destaque é “Uma Dobra no Tempo”, com Oprah Winfrey no elenco. O longa traz uma aventura mitológica originada do romance de Madeleine L’Engle, publicado em 1962.  

A lista continua com a temática futurista de “Jogador Nº 1”. Dirigido por Steven Spielberg, o filme é baseado no romance de Ernest Cline e foi indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Por fim, o clássico “Os Pássaros”, dirigido por Alfred Hitchcock e indicado ao Oscar de Melhores Efeitos Visuais, também foi inspirado em uma obra literária. O clássico de terror foi adaptado de um conto homônimo da autora Daphne du Maurier. O livro infantil “Jumanji”, escrito e ilustrado por Chris Van Allsburg, ganhou vida nas telas com Robin Williams, Bonnie Hunt e Kirsten Dunst.

Na Netflix, o destaque vai para “Um Senhor Estagiário”. Ben Whittaker é um viúvo com 70 anos que descobriu que a aposentadoria não era tudo aquilo de bom que as pessoas falavam. Aproveitando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda, fundado e dirigido por Jules Ostin, com quem cria uma forte amizade. O filme tem Robert De Niro e Anne Hathaway no elenco.  

Na lista de comédias ainda tem “Eu Não Sou um Homem Fácil”, um filme francês de 2018 dirigido por Éléonore Pourriat. O filme é estrelado por Vincent Elbaz, como um chauvinista que acaba em um universo paralelo onde papéis estereotipados de gênero são revertidos. Vale a pena pelo humor e pela reflexão.

Já entre os românticos que marcaram a década de 1990 temos “Encontro Marcado”, com Brad Pitt ainda jovem. Quando o anjo da morte chega à Terra para buscar um magnata da mídia, suas experiências como mortal o levam a se apaixonar pela filha do milionário. O filme está disponível na Netflix.  

Séries

“Nada Ortodoxa” é uma minissérie de televisão germano-americana que estreou na Netflix em 26 de março de 2020. A série foi inspirada e é vagamente baseada no livro “Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots”, de Deborah Feldman, que deixou o movimento Satmar, uma comunidade hassídica na cidade de Nova York.

Outro destaque é “Chamas do Destino”, uma produção do canal francês TF1 inspirada em fatos reais, agora disponível na Netflix. Com oito episódios, a obra explora as consequências de um incêndio de proporções catastróficas em um bazar de caridade na França do século 19. Adrienne de Lenverpré (Audrey Fleurot), uma dama da alta aristocracia, é vítima da violência do próprio marido. Alice de Jeansin (Camille Lou) é uma rica e ingênua jovem que sonha em viver um romance verdadeiro. Já Rose Rivière (Julie De Bona), criada de Alice, pretende embarcar para a América do Norte com o esposo e, lá, ser muito feliz. Tão logo, o destino dessas três mulheres muda completamente, graça ao incêndio na inauguração de um bazar de caridade, que mata mais de 100 pessoas em cerca de meia hora.

Tecnologia

Saiba como o uso excessivo de tela prejudica a saúde e como impor limites

Governo federal inicia trabalhos para elaborar 'Guia para Uso Consciente de Telas por Crianças e Adolescentes' que trará orientações para a sociedade e servirá de base para políticas públicas

18/03/2024 18h01

Psicóloga ressalta a vulnerabilidade das crianças e adolescentes diante das telas. Reprodução

Continue Lendo...

O crescente uso de telas por crianças e adolescentes tem despertado preocupações quanto aos seus impactos na saúde e desenvolvimento. Relatos de comportamentos extremos, como o de uma criança de 12 anos incapaz de realizar atividades básicas devido ao vício em telas, destacam a urgência de impor limites e orientações.

Ao Correio B, a madrasta de um menino de 12 anos, viciado em telas, relata episódios agressivos e o desafio de lidar com esse comportamento. Enquanto isso, a advogada Camila Zanetti adotou medidas para controlar o uso de telas por suas filhas, estabelecendo regras e monitorando o acesso por meio de aplicativos.

"Já está num nível de tratamento psicológico. Meu enteado é extremamente viciado em telas, já quebrou diversos celulares porque um jogo trava, por exemplo. Se deixar ele não come, não vai ao banheiro e não dorme. O uso de telas começou desde quando era bebê. Atualmente, ele acabou de mudar de escola, mas a anterior já reclamava do uso de celular nas aulas", relata a madrasta.

Já a advogada Camila Zanetti, conseguiu remediar o uso excessivo de telas de suas duas filhas em idade escolar, estabelecendo regras como horários e dias específicos para sua utilização. Além disso, instalou em seu celular um aplicativo que monitora o que e quando suas filhas estão acessando o celular.

"Aqui temos horários e combinados bem rígidos e uso o Family Link para controlar. Bloqueio nas horas não combinadas. E o segredo é não abrir exceção, nem quando a gente precisa da ajuda das telas. Então os problemas acabaram. Durante a semana é proibido total e aos fins de semana, 1 hora na sexta à noite e 2 horas no sábado e domingo. Atrapalha demais o humor da criança, então não vale o custo benefício da distração", afirma Camila.

Para ajudar os pais ou responsáveis a administrar o uso de telas, o Correio do Estado realizou uma entrevista com a psicóloga Carlota Philippsen, que ofereceu importantes orientações sobre quando e como procurar ajuda especializada.

"Como qualquer atividade que tenha como característica essa questão de ter uma recompensa imediata, como no caso da tela, ela exige pouco e existe uma hiperestimulação. Isso pode gerar várias questões como isolamento, quadros de ansiedade, a pessoa começa a ter uma baixa capacidade de vivenciar frustrações, a vida dela acaba ficando cada vez mais limitada", alertou a psicóloga.

Philippsen também destacou a importância de estar atento a sinais de alerta, pois existem várias questões em jogo. Até mesmo a pornografia, que é uma questão bem particular.

"Tem os usuários que ficam muito tempo na tela só rolando pra cima e vendo bobeirinhas. Não conseguem ficar sem essa anestesia pro cérebro. É uma atenção que não demanda entendimento. Você não precisa ter um foco muito grande. É só o seu olhar. Geralmente isso pode ser uma questão de ansiedade, uma questão de dificuldade de lidar com os compromissos difíceis. Ou até a dificuldade de construir rotinas saudáveis", pondera a profisisonal.

Por fim, a psicóloga ressaltou ainda a vulnerabilidade das crianças e adolescentes nesse contexto.

"Geralmente crianças e adolescentes acabam sendo mais vulneráveis por conta de fatores biológicos e emocionais. Isso torna as crianças mais propensas a desenvolverem problemas relacionados ao uso de telas."

Essas orientações fornecidas pela psicóloga Carlota Philippsen visam conscientizar os pais e responsáveis sobre os potenciais impactos do uso excessivo de telas, ajudando-os a identificar sinais de problemas e buscar apoio quando necessário.

Guia para uso consciente

O Governo Federal deu início a uma importante iniciativa visando abordar os crescentes desafios relacionados ao uso excessivo de telas por crianças e adolescentes. Com foco na saúde e no desenvolvimento integral dessa parcela da população, o Ministério da Saúde está liderando a elaboração do "Guia para Uso Consciente de Telas e Dispositivos Digitais por Crianças e Adolescentes".

A iniciativa, que conta com representação de sete ministérios e diversos segmentos da sociedade civil, tem como objetivo fornecer orientações práticas e embasar políticas públicas abrangentes para lidar com os riscos associados ao uso inadequado de telas.

A primeira reunião do Grupo de Trabalho encarregado da elaboração do guia está prevista para ocorrer ainda este mês. Durante esse encontro, serão discutidas estratégias para abordar o tema, incluindo processos de escuta de crianças e adolescentes e o envolvimento de empresas e associações do ramo.

Diante das evidências científicas cada vez mais claras sobre os riscos associados ao uso excessivo de telas, o Governo Federal reafirma seu compromisso em promover um uso consciente e saudável da tecnologia, priorizando o bem-estar e o desenvolvimento das futuras gerações.

"A presença de crianças e adolescentes no mundo digital é uma realidade, mas nem por isso deixa de ser objeto de preocupação. A ideia do guia é que familiares, docentes e responsáveis, além das próprias crianças e adolescentes, tenham mais ferramentas para lidar com os riscos e problemas associados ao uso excessivo ou inadequado de aplicações e produtos digitais, visando a conhecê-los e mitigá-los", explicou João Brant, Secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM-PR).

O lançamento do Guia para Uso Consciente de Telas por Crianças e Adolescentes está previsto até o final de 2024, representando um marco significativo na proteção e promoção da saúde das nossas crianças e adolescentes na era digital.

“O Ministério da Saúde está engajado nesta iniciativa desde o princípio. A etapa da consulta pública foi importante, muitas contribuições foram recebidas e subsidiarão a elaboração do guia”, afirma a secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad. “A preocupação com o uso excessivo de telas pelas crianças e o impacto na sua saúde, crescimento e desenvolvimento integral nos leva a priorizar a conscientização de pais, professores e da sociedade para o uso racional e supervisionado das telas por crianças e adolescentes estes na era digital”, completou. 


Assine o Correio do Estado.

Música & cultura

Shows gratuitos embalam a Semana do Artesão na capital sul-mato-grossense

Oito atrações se apresentam de amanhã até domingo no Bioparque Pantanal, na Esplanada Ferroviária e na Morada dos Baís, entre elas a dupla Ana Paula Ferreira & Matheus Violino e o Grupo Tradição

18/03/2024 10h30

DIVULGAÇÃO

Continue Lendo...

Com início amanhã, a programação da 16ª Semana do Artesão apresenta uma série de shows gratuitos no Bioparque Pantanal e na Esplanada Ferroviária. São oito atrações regionais que representam um diversificado painel de estilos musicais, do pop rock ao forró, passando pela MPB, pelo pagode e pela música instrumental, além de um repertório dedicado às crianças.

Na abertura da semana, nesta terça-feira, no Bioparque Pantanal, sobe ao palco o Bella Donna Trio, às 15h30min, e na sequência Ana Paula Ferreira & Matheus Violino, às 17h.

O Bella Donna Trio é um grupo formado por cantoras e instrumentistas – Ana Gee, Renata Sena e Livia Canela – que se apresenta em casamentos e outros eventos. As três têm carreiras solo ou participam de outros grupos musicais.

Com a grande aceitação do Bella Donna na cena local, o trio transforma, cada vez mais, o projeto em agenda principal, apresentando um repertório diversificado, que vai da canção brasileira e internacional às trilhas sonoras de sucessos do cinema.

Por sua vez, a dupla formada por Ana Paula (piano) e Matheus (violino) vão apresentar temas instrumentais, do erudito ao popular, e também algumas músicas com performance vocal.

MATU MIRANDA

Nesta quarta-feira é a vez do cantor Matu Miranda, às 19h30min, no Bioparque Pantanal. O cantor está em uma fase nômade, desde o início da pandemia de Covid-19, quando deixou o Ceará, onde morava, para se movimentar e se fixar mais no Rio de Janeiro. Para ele, compor é a maneira como se compreender no mundo.

“É a linguagem que me permite desaguar o que eu sinto dentro da minha existência. Compor é um refúgio, é uma cura também. A canção reúne a imagem, o som, e é muito completa a engenharia da canção nesse sentido, de conseguir traduzir coisas muito profundas e densas e comunicar com tanta gente”, afirma Miranda, que foi um dos destaques, no ano passado, do “The Voice Brasil”.

FLOR DE PEQUI

Nesta quinta-feira, a atração é o grupo Flor de Pequi, às 19h também no Bioparque Pantanal. A banda de Campo Grande traz em seu repertório o tradicional forró pé de serra, o xote, o xaxado e o baião, entre outros ritmos regionais.

Além de difundir o gênero em várias apresentações espalhadas por Mato Grosso do Sul, 
o grupo se prepara para gravar um projeto de músicas autorais.

DIEGUINHO

Nesta sexta-feira, o show será na Esplanada Ferroviária. Na ocasião, quem subirá ao palco é o cantor Dieguinho, às 19h.

O músico nasceu e foi criado na Capital. O pagode e o samba entraram em sua vida aos 12 anos, durante uma roda de amigos. Entre suas maiores referências estão Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal, Só Pra Contrariar e Molejo.

Vivendo de sua arte, Dieguinho não se separa de seu fiel cavaquinho, que aprendeu 
a tocar lendo revistas, nas apresentações.

ERIKA ESPÍNDOLA

Já neste sábado, durante o Café na Praça, na Morada dos Baís, a apresentação musical será performada por Erika Espíndola, às 10h.

Erika Espíndola começou sua carreira, em maio de 2011, com a banda Mr. Willie Blues Band. Em seguida, montou a banda Black Tie (posteriormente Black Di Boá), da qual foi vocalista por cinco anos.

Ainda no primeiro ano de apresentações na cidade, a cantora foi indicada na categoria Melhor Vocalista do prêmio Rock do Mato, blog do portal da MTV, e obteve o segundo lugar.

GRUPO TRADIÇÃO

Na Morada dos Baís, às 19h deste sábado, é a vez do Grupo Tradição. A banda iniciou suas atividades na Capital, em 1995, e lançou seu primeiro CD – “Tradição” (1997).

Conhecido por misturar estilos em sua busca por novidades no cenário musical brasileiro, o grupo garante que sua raiz sertaneja está intacta. Com suas duas sanfonas, violão, baixo, bateria e um vocal aprimorado, os integrantes conseguem mostrar o valor e a alegria da música brasileira, viajando de norte 
a sul e de leste a oeste para valorizar todas as culturas do País.

BATUCANDO HISTÓRIAS

Para fechar a programação de shows da Semana do Artesão 2024, neste domingo, uma atração que promete animar a garotada e toda a família na Esplanada Ferroviária, às 17h: 
o grupo Batucando Histórias.

“Desde 2017, a gente iniciou nossa trajetória com música, contação de histórias e brincadeiras musicais. A gente vem trazendo essa bagagem com muita música dentro da nossa história, e está sendo muito satisfatório”, afirma Wancleya Arce, integrante do grupo. 
(Continua na página B4).

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).