Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ARTE

Fotobiografia revisita história de Bibi Ferreira

Obra reúne 77 anos de trajetória da cantora brasileira que chegou a inaugurar o Palácio Popular da Cultura em Campo Grande
21/06/2020 15:30 - Naiane Mesquita


 

Bibi Ferreira viveu 77 anos no palco, muitos dos quais Nilson Raman acompanhou de perto. A artista que foi apresentadora, atriz, cantora, compositora e diretora rompeu diversas barreiras para construir a sua carreira de sucesso, documentada agora na fotobiografia “Bibi Ferreira, uma vida no palco”.

Ao todo a obra reúne os 77 anos de trajetória de Bibi na vida artística, incluindo o período entre 2001 e 2019, ano de sua morte aos 96 anos. “A primeira vez que fiz a fotobiografia foi em 2003, mas na época, foram poucas edições e apenas para amigos e familiares. Nesta nova edição, atualizei toda a carreira da Bibi e serão apenas 800 exemplares”, explica Nilson Raman. A obra foi possível por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), sob o patrocínio da Universidade Estácio de Sá. Atendendo à contrapartida social de acessibilidade, proposta pela lei de incentivo, 600 exemplares estão sendo distribuídos, de forma gratuita, para as bibliotecas públicas de várias cidades do País.

Bibi percorreu diversas cidades brasileiras com sua turnê, não sendo diferente em Campo Grande. Foi a artista que inaugurou em 1994, o Palácio Popular da Cultura, atualmente Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo. “Foi uma apresentação belíssima, com a orquestra inteira, e ficou marcado na memória de todos”, ressalta Raman. 

A fotobiografia reúne momentos como esse e traz na capa e sobrecapa as fotos de Wilian Aguiar, fotógrafo oficial de Bibi nos últimos 15 anos de sua carreira.

Empresário de nomes como Gal Costa, que teve o show remarcado para outubro em Campo Grande, Raman aproveita esse período recluso por conta do novo coronavírus para divulgar a obra em homenagem à Bibi Ferreira. “Acredito que quando isso passar o mercado artístico vai se reerguer. As pessoas vão querer ver o artista que gostam, pode demorar, mas o desejo permanece”, acredita. 

Para o download gratuito da fotobiografia acesse www.raman.pt/fotobiografia. O livro impresso pode ser adquirido em https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/index.php?route=product/product&product_id=11079

Felpuda


Pré-candidatos que em outras eras cumpriram mandato e hoje sonham em voltar a ter uma cadeira para chamar de sua estão se esmerando em apresentar suas folhas de trabalho. O esforço é grande para mostrar os serviços prestados, mas estão se esquecendo que a cidade cresceu, os problemas aumentaram e aquilo que já foi tido como grande benefício hoje não passa da mais simples obrigação diante do progresso e das novas exigências legais. Assim sendo....