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MEMÓRIA VISUAL

Fotógrafos de lambe-lambe são convocados para contar histórias

Marinete Pinheiro e Rachid Waqued convocam fotógrafos e fotografados da "tecnologia" lambe-lambe para contar a história dessa tradicional forma de registro de imagens na Capital

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“Procura-se a memória da fotografia lambe-lambe de Campo Grande”. A frase vem estampada na convocação que Marinete Pinheiro – jornalista, realizadora audiovisual e diretora do Museu da Imagem e do Som (MIS) – e o veterano fotógrafo Rachid Waqued fazem a toda a população da cidade.

E não tem a ver com os pôsteres dos chamados artistas de rua, pintados em látex, spray ou guache ou impressos em série em copiadoras ou no silkscreen.

Com o objetivo de resgatar as histórias dos lambe-lambes da Capital, a dupla está em busca dos personagens que, até outro dia, protagonizavam, em frente e atrás das câmeras, o cotidiano dessa prática fotográfica low-tech e que ficavam, em grande parte, na Praça Ary Coelho, no centro da cidade, bem no coração de CG.

“Nosso interesse é recuperar um pouco do processo, dos objetos, mas, principalmente, da memória e da história”, afirma a diretora do MIS.

“Assim, estamos atrás dos trabalhadores e também queremos que pessoas que fizeram fotos na praça, como lambe, nos enviem essas fotografias para construirmos de forma coletiva e participativa essa memória”, detalha Marinete Pinheiro.

Um dos objetos da pesquisa está no acervo do Museu da Imagem e do Som. Trata-se de uma câmera construída com madeira e restos de outras máquinas fotográficas, decorada com fotos, muitas do tipo retrato em 3x4, em preto e branco e coloridas, estampando uma espécie de mosaico de rostos da Capital Morena.

GUARDIÃ DA HISTÓRIA

“Essa câmera foi construída por alguém nos anos noventa e hoje está no MIS, mas antigamente ficava na Praça Ary Coelho, bem no centro da cidade de Campo Grande”, comenta Rachid.

“Ela guarda a história de um ofício chamado popularmente de fotografia lambe-lambe. Assim, queremos falar um pouco sobre esse ofício, sobre os objetos e sobre os personagens que praticavam esse método e fazer fotográfico até meados de 2000, bem como encontrar fotos, em sua maioria 3x4, que foram feitas na praça da cidade”, explica o fotógrafo.

O veterano é aficionado pela história da fotografia, especialmente em Mato Grosso do Sul, e dono de uma valiosa coleção de itens relacionados à técnica de registro de imagens, que surgiu em meados do século 19 e se tornou tanto uma linguagem dos meios de comunicação quanto uma expressão artística.

Quem quiser contribuir para pesquisa pode conversar e enviar as fotos por meio dos números de WhatsApp da dupla: (67) 99272-2906 – Marinete Pinheiro e (67) 99982-9437 – Rachid Waqued.

MÁQUINA-CAIXOTE

Os lambe-lambes, como ficaram conhecidos, surgiram ainda no século 19, no bojo do invento fotográfico.

Esses profissionais da imagem utilizavam uma máquina-caixote com o laboratório acoplado, o que lhes permitia revelar instantaneamente as fotografias tiradas nos jardins e nas praças.

A técnica antecedeu as fotografias instantâneas, do tipo Polaroid, cujo protótipo, o DTR, foi patenteado em 1939 pelo húngaro Andor Rott (1897-1997).

“Tiveram maior prosperidade entre as décadas de 1920 e 1950, mas, em decorrência das transformações urbanas e do maior acesso à fotografia, no início dos anos 1970 já eram considerados figuras raras e folclóricas”, afirma Waqued.

Em 2011, na Praça Ary Coelho, segundo o fotógrafo, só existiam dois profissionais remanescentes que dominavam a técnica.

“É o que contam alguns recortes de jornais da época. Esses possivelmente ficaram na praça até meados de 2018, desaparecendo com a chegada da pandemia”.

Para Rachid Waqued, o desaparecimento dos lambe-lambes passou despercebido, “somado a tantos outros que acontecem diariamente”.

Resgatar as histórias desses profissionais é, portanto, defende o fotógrafo, uma forma de manter viva uma atividade por muitos esquecida e que, entre outras coisas, estabelece uma relação direta com a cidade e suas transformações. 

“Esse trabalho busca também lançar luz sobre a construção de memória a partir de acervos físicos, como a caixa de ‘fotinhas da praça’, e recuperar seu caráter documental, além de trazer um caráter educativo de refletir sobre o avanço das tecnologias e o quão importantes os lambes eram para a sociedade, pois, por exemplo, não se tira uma carteira de trabalho sem uma foto, e por muitos anos essas fotos saíram dessas caixas”, diz Marinete Pinheiro.

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Diálogo

O sinal vermelho acendeu e situação de figurinha política começa a ficar... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta sexta-feira (14/02)

14/02/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

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Lygia Bojung - escritora brasileira

Às vezes a gente quer muito uma coisa e então acha 
que vai querer a vida toda. Mas aí o tempo passa. 
E o tempo é o tipo do sujeito que adora mudar tudo”
.

FELPUDA

O sinal vermelho acendeu e situação de figurinha política começa a ficar difícil. De um lado, está correndo o risco de passar pela fase de “a porta da rua é serventia da casa”, diante da conjuntura que se desenha, e, de outro, não tem “nem a rua”, uma vez que muitos, mas muitos mesmo, não querem que ela esteja por perto, nem para se abrigar sob a marquise, durante temporal. Como disse Richelieu: “Os grandes braseiros brotam das pequenas faíscas”. E atualmente o eleitorado já está nesse modelo. Assim sendo...

Diálogo

Urnas

Pela vontade da direção nacional do União Brasil, leia-se o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a ex-superintendente da Sudeco Rose Modesto seria o nome do partido em Mato Grosso do Sul para disputar o Senado. 

Mais

Caso esse desejo se concretize, ela estará enfrentando as urnas pela terceira vez consecutiva, uma vez que brigou pelo governo do Estado em 2022 e tentou conquistar a cadeira principal da prefeitura em 2024. É esperar para conferir.

DiálogoLuciana Almeida

 

DiálogoMarcelo Noschese e Ucha Meirelles

Barcos diferentes

Nessas conversações que estão ocorrendo sobre fusão ou incorporação de partidos, uma situação é quase certa: os tucanos Eduardo Riedel, governador, e Reinaldo Azambuja, ex-governador, não deverão ficar no mesmo partido. Isso não significa, porém, que vão para siglas diferentes e se tornarão adversários. É que as articulações estão sendo costuradas para “não se colocar tudo em um mesmo cesto”. O projeto de poder de uns e outros é bem mais amplo.

No páreo

Dois nomes da atual administração estadual terão papel estratégico nas próximas eleições, no projeto de poder que está sendo costurado entre PSDB e PSD. Na “trincheira” estarão o vice-governador Barbosinha e o secretário de Estado Jaime Verruck. Já se fala, inclusive, que o segundo deverá concorrer à Câmara dos Deputados em 2026 e a prefeito de Campo Grande na disputa de 2028. Ambos estão filiados ao PSD.

Conversando

A prefeita Adriane Lopes vem mantendo agenda de encontros políticos com vereadores. Ela busca fortalecer o diálogo com os integrantes da Câmara para discussão macro dos problemas da cidade. Com o presidente do Legislativo, Papy, ela já se reuniu duas vezes e contabiliza encontros com outros sete vereadores. Seu secretário de Governo, Youssif Domingos, responsável pelas articulações, diz que “as conversas têm sido salutares”.

ANIVERSARIANTES

Sabrina Sales Basilio de Assis,
Dr. Abrão Razuk, 
Camila Sartori Dib Reis, 
Dr. Leandro Mazina Martins, 
Walter Carneiro,
Marly Corrêa Coelho, 
João Perez Soler,
Luciano Maruyama,
Joaquim da Silva Santos,
Gerson da Silva,
Ely Salina Romeiro,
Laucídio de Castro Ribeiro,
Dr. Marcos Gabriel do Lago Prieto, 
Leonardo Toledo Possik, 
Maria Silvia Albuquerque Santana, 
Tânia Maria Zanatto,
Ormes Ferreira Barbosa,
Natasha Camargo Henne Ynouye,
Tatiana Albuquerque Corrêa Kesrouani,
Elizabeth Oshiro,
Romeu Barbosa de Souza,
Ricardo Yoshisumi, 
Zeca Vendramini Gameiro, 
Cynthia Lima Raslan, 
Almir Silva Paixão,
Ana Luisa Corrêa da Costa Dias Esteves,
Rosângela Queiroz,
Elvira Valentina Calhão e Silva,
Darci de Souza Almeida,
Antonio Carlos da Silva,
Alinne Teodoro dos Santos,
Tânia Rosa Lopes Teodoro,
Marisa Ocampos, 
Jaime Moses,
Newton dos Santos Garcia, 
Diva Barbosa, 
Raul Pithan, 
Elizete Vizarro Leite,
Douglas Michelan,
João Cardoso da Silva, 
Eliane de Castro Morbi, 
Dr. Celso Garicoi Pedraza,
Maria Thereza Milan Ferreira, 
Fátima Correia Loureiro, 
Maria Lizete Barreto de Menezes Brito, 
Samuel Paiva de Figueiredo,
Luiza Aparecida de Lima Takozono,
Almerinda Feitosa,
Cristiane Bello,
Cecília Kimiko Miayshita, 
Sérgio Perin,
Valdir Soria Villa Nova,
Sidney Bichofe,
Valdir Negri,
Gil Amaral,
Jucimar Ferreira de Oliveira,
Demilson Gomes Trindade,
Cátia Aparecida Vicentini,
Pedro Alves Theodoro,
Thiago de Oliveira Carvalho,
Pedro Vidal Cabreira,
Ubirajara Roehr Júnior,
Vander Gleison Rabelo,
Aparicio Barbosa Tavares,
Gilmayron Amaral da Silva,
Taicy Teixeira Cabral,
Dr. José Kimei Tobaru, 
Salvador de Barros Neto,
Danila Ayla Ferreira da Silva, 
Cícero Ávila de Lima,
Rosana de Fátima Rocha de Oliveira,
Diego Souto Machado Rios, 
Tatiane Icassati da Silva,
Luiz Carlos de Castro Pinto,
Sebastião Renato da Costa Oliveira,
Sérgio Chibeni Yarid,
Ludmila Rodrigues de Almeida,
Janete Corrêa Pereira,
Cecília da Silva Pavão,
Manoel Oliva Junior,
Vitor Passos dos Santos,
Letícia Andrade Neves,
Onofre Barbosa Nantes,
Patricia Rossi Mendes, 
Maria Neves,
Joaquim Lopes Santos,
João Henrique Monteiro,
Mari Anita Lima,
Etienete Maria Maiolino Volpe, 
Eliane Arruda Melo,
Mário Sérgio Nantes,
Dora Ferreira da Silva,
Maria de Lurdes Assis,
Ana Maria Rodrigues,
Geisa Alves Lima,
Maria Liane Costa,
Paula Macedo,
Sandra Helena Tôrres,
Wilma Limeira Souza, 
Vanilda Pereira Barbosa,
Nicolle Cardoso Oliveira,
Suzana Bezerra Silva,
Fernanda Moreira,
Paulina da Silva,
Tereza Antunes de Oliveira,
Moisés Rondon Martins,
Carolina Fonseca Correia,
Mário Sérgio Santos Lima.

*Colaborou Tatyane Gameiro

Polêmica

Autora de "É Assim Que Acaba" se distancia de briga entre Blake Lively e Justin Baldoni

Colleen apagou todas as fotos em que aparecia com os atores em seu Instagram

13/02/2025 17h30

Colleen Hoover e Blake Lively durante promoção do filme

Colleen Hoover e Blake Lively durante promoção do filme "Ainda Estou Aqui" Reprodução

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A polêmica envolvendo Blake Lively e Justin Baldoni, estrelas da adaptação cinematográfica do best-seller "É Assim Que Acaba", continua a se desenrolar, mas a autora do livro, Colleen Hoover, mudou seu posicionamento diante da situação.

A disputa entre os atores começou em dezembro de 2024, quando Lively processou Baldoni por assédio sexual e difamação. Desde então, a situação escalou para uma disputa judicial, com Baldoni negando as acusações e entrando com uma ação contra Lively e seu marido, Ryan Reynolds, por extorsão civil, difamação e invasão de privacidade.

Desde o início das tensões, ainda durante as filmagens, Colleen havia se posicionado favorável à Blake Lively. Enquanto Justin Baldoni fez a campanha de divulgação do filme sozinho, a protagonista e a autora apareciam sempre juntas. Após o processo de Blake, Colleen Hoover chegou a prestar apoio à atriz nas redes sociais.

Distanciamento da autora

Indo contra o psicionamento que havia tomado anteriormente, Colleen Hoover voltou ao Instagram, três semanas após ter desativado suas redes, e apagou todas as fotos em que aparecia ao lado dos atores Blake Lively e Justin Baldoni. 

A postura de Hoover pode ser interpretada como uma tentativa de distanciar seu novo projeto da polêmica do último filme. A autora está foca em desenvolver a adaptação cinematográfica de "Verity", um suspense psicológico que terá Anne Hathaway como protagonista.

Tensões nos bastidores

Rumores indicam que os estranhamentos começaram porque Lively ficou insatisfeita com o resultado do filme e teria contratado outra empresa para criar uma versão alternativa. 

Além disso, há alegações de que Reynolds teria reescrito uma cena importante da produção sem o conhecimento de Baldoni.

Outro ponto de discórdia parece ter sido um beijo entre os protagonistas, que Baldoni teria prolongado além do necessário. 

Adicionalmente, uma comparação feita por Baldoni, em que ele se referiu a Reynolds e à cantora Taylor Swift como "dragões" de Lively, parece ter exacerbado o conflito.

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