Correio B

Concurso

Francesa vence o Miss Universo e
brasileira fica entre as 13 melhores

Francesa vence o Miss Universo e
brasileira fica entre as 13 melhores

G1

30/01/2017 - 07h28
Continue lendo...

A francesa Iris Mittaenare foi eleita a Miss Universo 2016 em concurso realizado em Manila, nas Filipinas na madrugada desta segunda-feira (30). A haitiana Raquel Pélissier foi a segunda colocada, seguida pela colombiana Andrea Tovar. A brasileira Raissa Santana ficou entre as 13 melhores.

Mittenaere, de 24 anos de idade e 1,73 metro de altura, estudante de odontologia e modelo de Lille, se tornou a segunda francesa a ganhar o título, mais de seis décadas depois que sua compatriota Christiane Martel, em 1953.

A festa, apresentada pelo americano Steve Harvey com a assistência da modelo Ashley Graham no Mall Of Asia Arena de Pasay de Manila, começou com a escolha das 13 semifinalistas de um total de 86 candidatas de todo o mundo.


Após a primeira etapa aconteceram desfiles em trajes de banho e vestidos de gala, e o número de candidatas foi se reduzindo até nove, seis e finalmente três depois que as candidatas foram submetidas às perguntas dos seis membros do júri.

Após o anúncio de que a representante colombiana tinha ficado em terceiro lugar, a francesa e sua concorrente haitiana ficaram frente a frente durante breves momentos de tensão até que Harvey pronunciou o nome da ganhadora.

Mittenaere, que se destacou por sua elegância na passarela, foi para a competição como Miss França 2015, título que ganhou em representação da região de Nord-Pas-de-Calais.

Esquentando os tamborins

Corumbá bate os tambores e define a ordem do desfile das escolas de samba

O próximo passo será a negociação com o Governo do Estado e a Prefeitura do repasse financeiro para as escolas, que este ano somou R$ 1,4 milhão

10/09/2024 17h44

Desfile deste ano da escola Império do Morro

Desfile deste ano da escola Império do Morro Sílvio Andrade

Continue Lendo...

O melhor carnaval de rua do interior brasileiro antecipou a ordem do desfile oficial das dez escolas de samba, nos dias 2 e 3 de março, e deu prazo para as agremiações apresentarem o enredo e o samba, entre outubro e novembro. É o cumprimento do regulamento e resultado do planejamento apresentado pela Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá).

Embora ainda falte organização interna das escolas na gestão dos seus desfiles, onde muitas pecam em pequenos detalhes que implicam em punições aniquilando chances de disputar o título ou uma apresentação de gala, o carnaval corumbaense evoluiu nos últimos anos a partir do trabalho da Liesco. A profissionalização começou na organização da festa, dentro e fora da passarela.

Hoje, a liga cumpre um calendário anual na preparação do desfile, onde a definição da ordem do desfile na Avenida General Rondon, por meio de sorteio, representa o pontapé inicial do carnaval de rua, que se tornou oficial por lei municipal.

O próximo passo será a negociação com o Governo do Estado e a Prefeitura do repasse financeiro para as escolas, que este ano somou R$ 1,4 milhão.

Barracões

Ainda em setembro, a Liesco se reunirá para discutir algumas mudanças no regulamento, dentre as quais a volta do acesso e descenso, critério que não prevaleceu nos últimos anos.

A partir daí, as escolas devem cumprir algumas formalidades, entre elas, a entrega do enredo e do samba-enredo. As agremiações já estão trabalhando em seus barracões.

“Na realidade, muitas escolas já se adiantaram e apresentaram suas composições e o planejamento do desfile”, informou Victor Raphael, presidente da liga. Ele explicou que as escolas vêm se mantendo com promoções em seus barracões, enquanto aguardam a verba pública para iniciarem as compras de material de confecção de carros alegóricos e fantasias.

 

Desfile

A Império do Morro, com o maior número de títulos (34), foi a escola campeã do carnaval de 2024, depois de um jejum de oito anos, com o enredo

“As emoções do cantador pantaneiro”. Ganhou por um décimo da vice-campeã, a Major Gama. Foi um desfile de sucessivas falhas técnicas, como alas incompletas, o que colocou a tradicional Vila Mamona na última colocação.

No desfile de 2025, a Vila Mamona faz o abre-alas no dia 2 de março (domingo). Na sequência, entram na passarela as escolas: A Pesada, Unidos da Major Gama, Acadêmicos do Pantanal e Caprichosos de Corumbá. No dia 3, a ordem é esta: Imperatriz Corumbaense, Estação Primeira do Pantanal, Império do Morro, Marquês de Sapucaí e Mocidade Independente da Nova Corumbá.

Assine o Correio do Estado
 

Literatura

Livraria itinerante de Campo Grande abre espaço físico com café

Inauguração do local terá workshop de autora finalista do Prêmio Jabuti

10/09/2024 17h00

Espaço físico da livraria Hámor

Espaço físico da livraria Hámor Reprodução

Continue Lendo...

A Hámor Livraria, que até então operava de forma itinerante e online, abrirá oficialmente sua sede física no coração de Campo Grande, no próximo sábado (14). Localizado no antigo Recanto das Ervas, o novo espaço promete unir cultura, café e literatura, trazendo também o retorno das atividades da Hámor Edições, a editora da livraria.

Fundada em 2022 por Bianca Resende e Felipe Mafra, a Hámor Livraria consolidou sua presença em eventos e festivais literários ao longo dos últimos dois anos, conquistando um público fiel. A inauguração do novo espaço marca uma nova fase, permitindo que a livraria ofereça uma experiência mais imersiva para os amantes de livros.

"Queremos que o nosso espaço seja mais do que uma livraria, um ponto de encontro para clubes de leitura, lançamentos e outras atividades culturais”, afirma Bianca Resende.

O café do Recanto das Ervas, que compartilha o local com a livraria, complementa o ambiente, oferecendo um espaço acolhedor para os visitantes desfrutarem de uma boa leitura com um café especial.

Workshop literário

Para celebrar a abertura, a Hámor Livraria trará a escritora gaúcha Mar Becker, que lançará seus livros "Cova profunda é a boca das mulheres estranhas" e "Canção derruída". Além disso, no domingo (15), às 10h, Mar Becker ministrará o workshop "Poesia e Rastro", no qual abordará os processos criativos da poesia. As inscrições para o workshop estão abertas no site oficial da Hámor Edições.

Mar Becker, finalista do Prêmio Jabuti com seu primeiro livro A mulher submersa, é uma das autoras mais celebradas da nova geração de poetas brasileiras. 

Hámor Edições

A inauguração do espaço físico também marca o retorno das atividades da Hámor Edições, que planeja lançar cinco títulos nos próximos meses, com foco em autores inéditos de Mato Grosso do Sul.

"Nossa missão é publicar histórias que desafiem o real e tragam vozes plurais", destaca Febraro de Oliveira, um dos editores. A Hámor Edições busca fomentar a produção literária local, contribuindo para o enriquecimento cultural da região.

Serviço

Hámor Livraria

  • Inauguração: 14 de setembro, às 16h

  • Workshop "Poesia e Rastro" com Mar Becker: 15 de setembro, às 10h
    Inscrições: www.hamoredicoes.com.br

  • Endereço: Rua 13 de Junho, 1592, Centro, Campo Grande, MS

  • Horário de funcionamento:

    • Terça a sexta-feira: 13h às 19h
    • Sábado: 9h às 16h

Assine o Correio do Estado

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).