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Cultura

Historiador da MPB destaca importância de Miele para o show business brasileiro

Historiador da MPB destaca importância de Miele para o show business brasileiro

AGÊNCIA BRASIL

15/10/2015 - 06h57
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O produtor, ator e apresentador Luiz Carlos Miele, que morreu hoje (14), aos 77 anos, no Rio de Janeiro, teve uma importância fundamental para o show business brasileiro, juntamente com o seu parceiro, o também produtor, compositor e jornalista Ronaldo Bôscoli (1928-1984). A afirmação é do musicólogo e historiador da música popular brasileira Ricardo Cravo Albin, para quem a dupla “produziu a essência dos primeiros pocket shows, e depois a dos grandes shows, que começaram a partir do Canecão [nos anos 60]”.

A lista de artistas que tiveram Miele como produtor e diretor de seus shows é imensa e vai muito além dos nomes mais conhecidos, como Elis Regina, Roberto Carlos, Wilson Simonal  e Sergio Mendes. Inclui também a cantora norte-americana Sarah Vaughan, uma das grandes divas do jazz, o bailarino e coreógrafo Lennie Dale e vários outros artistas em shows que marcaram época, como Gemini V, em 1965, com os cantores Leny Andrade e Pery Ribeiro e o conjunto Bossa 3.

Para Cravo Albin, a versatilidade era a marca de Miele. “Além de produtor, ele foi também cantor, ator, e até dançarino. Um entertainer, uma pessoa que apresentava programas de televisão com grande brilho. O Miéle não foi apenas um, mas vários”, disse.

Amigo do produtor, Ricardo Cravo Albin recorda uma conversa que manteve com Miele por ocasião do lançamento do livro deste, Poeira de Estrelas: Histórias de Boemia, Humor e Música, em 2004.  “Eu disse a ele: Miele , agora você já pode se candidatar à Academia Carioca de Letras [da qual Albin é presidente]. E ele respondeu: olha, Ricardo, eu não preciso me candidatar á academia, porque eu já sou imortal”

O velório de Luiz Carlos Miéle está confirmado para amanhã (15), a partir das 7h, na Câmara de Vereadores do Rio. O enterro será às 16h, no Cemitério do Caju, na zona portuária.

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Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem

Tipo de moradia em franca expansão no mercado imobiliário, arquiteta aborda a diferença entre studio e apartamento

13/07/2025 15h30

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem

Bem-estar B+: Morar em studio: o que muda na rotina e as adaptações para você viver bem Foto: Divulgação

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Os imóveis pequenos são uma realidade no mercado imobiliário e os números comprovam a afirmação: de acordo com SECOVI SP (Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis), em 2024 o volume de unidades residenciais, com até 45 m², cresceu 57%, universo que representa mais de 80% do montante de lançamentos realizados em São Paulo no ano inteiro. E mês a mês esse cenário segue em franca expansão por vários motivos.

“As mudanças no estilo de vida e o estabelecimento de outras questões são prioritárias preponderantes para esse crescimento”, afirma Natália de Souza, arquiteta e diretora da ResiliArt Arquitetura.

Para ela, o aumento de pessoas que moram sozinhas ou de casais sem filhos e a praticidade de viver em localidades estratégicas justificam a opção por moradas pequenas que são classificadas em studios ou apartamentos.

A diferença

Arquitetonicamente falando, a diferença entre esses perfis de imóveis está na distribuição do layout. Enquanto o apartamento apresenta as tradições divisões entre dormitórios, cozinha e sala, o studio é totalmente integrado, com exceção do banheiro. “Geralmente o studio é mais vantajoso financeiramente e com uma planta mais otimizada”, explica.

E por receber toda a morada em um mesmo espaço, torna-se uma premissa que o morador mantenha o local sempre limpo e organizado para o seu bem-estar. “Cheiros de comida e bagunça visual, por exemplo, podem atrapalhar até na hora de dormir”, diz. Por isso, viver em um studio exige planejamento, organização e, principalmente, adaptação.

Minimalismo como estilo de vida

A redução de espaço físico exige uma mudança de mentalidade. “É praticamente indispensável ter um estilo de vida mais minimalista para viver em um studio”, afirma a arquiteta Gabrielle Ravanelli, que faz parte do escritório ResiliArt Arquitetura.

Isso significa ter apenas o necessário, tanto para facilitar a rotina, quanto para evitar distrações e ansiedade provocadas por ambientes carregados, buscando sempre ampliar a morada sem, de fato, preenchê-la completamente.

A marcenaria entra como aliada com a produção de móveis multifuncionais como sofá-cama e mesas retráteis, junto com a serralheria que entrega adaptações com a TV pendurada no teto. “É preciso encontrar um equilíbrio entre aproveitar o máximo possível, mas sem exagerar na quantidade de móveis. Caso contrário, o apartamento perde funcionalidade”, destaca.

Armazenamento e funcionalidade

Em studios, soluções inteligentes de armazenamento fazem toda a diferença. Armários superiores com profundidade de, no máximo 35 cm, e instalados a partir de 90 cm do chão, criam leveza visual e evitam a sensação de sufocamento. Abaixo dessa referência, o ideal é trabalhar com 60 cm de profundidade.

“A escolha dos armários e móveis precisa respeitar a rotina da pessoa. Sempre avaliamos os hábitos como o fato de trabalhar no imóvel, cozinhar ou a pretensão de passar mais ou menos tempo nele. Essas questões impactam diferentemente no projeto”, ressalta Natália.

Na cozinha, a arquiteta lista que o básico é dispor de gaveteiros organizadores, panelas específicas para cooktop de indução, cafeteira, air fryer, chaleira elétrica, lixeira com tampa e utensílios organizados por nichos. 

“Panelas e restos de comida não podem ficar sobre a bancada, que pode ser aberta para os lados permitindo mais possibilidades. Isso interfere diretamente na qualidade de vida no studio”, alerta Jociane.

Como ampliar e personalizar

Apesar da área limitada, é totalmente possível imprimir personalidade na decoração de um studio. O segredo está na harmonia e no uso estratégico de cores neutras, texturas naturais e iluminação bem planejada.

“Espelhos em locais pontuais, poucos objetos decorativos e quadros cooperam no intuito de promover amplitude visual. Um bom projeto é indispensável para deixar o imóvel aconchegante”, diz Natália.

Ela também recomenda o uso de organizadores tais como cestos, nichos e gavetas divisórias – soluções comuns indicadas por personal organizers –, para evitar que itens fiquem espalhados ou acumulem sujeira.

Studios: para morar x para alugar - Para alugar, quanto menos, melhor. 

A concepção muda de acordo com o objetivo do proprietário. Para moradia fixa se prevê mais áreas de armazenamento, eletrodomésticos maiores (como geladeira) e outras ideias voltadas para o dia a dia do morador. Já para aluguel de curto prazo, conhecido como short stay, não se faz tão relevante um amplo volume de armários e o frigobar resolve bem. “São planejamentos completamente diferentes.”, explica Jociane.

Vantagens e desafios

Entre os pontos positivos de morar em um studio estão o custo mais acessível, a praticidade e a localização privilegiada. “Geralmente, os studios estão em áreas centrais, com acesso fácil ao transporte público. Para quem mora sozinho, isso é uma excelente escolha”, afirma Natália.

Por outro lado, os principais desafios envolvem a falta de privacidade — já que todos os ambientes estão integrados —, a área reduzida para organização e a demanda por manter a organização em dia. “A pessoa precisa estar disposta a mudar práticas, pois um studio exige disciplina, principalmente com relação à limpeza e à quantidade de objetos que se possui”, conclui a arquiteta.

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Lançamento B+: Marca de produtos naturais fundada e liderada por mulheres celebra cinco anos

Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

13/07/2025 14h00

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site Foto: Divulgação

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A marca de cosmética botânica Fitō celebra cinco anos de trajetória e marca este novo ciclo com o lançamento de sua aguardada linha capilar, agora disponível no site oficial da marca e em seus pontos de venda parceiros.

Além disso, a marca apresenta seu redesign de embalagens e um novo site, que reflete de forma ainda mais precisa sua essência, seus valores e sua proposta de autocuidado natural, ético e consciente.

A nova linha capilar Fitō é composta por produtos sólidos, multifuncionais e altamente concentrados, desenvolvidos para oferecer nutrição profunda, equilíbrio e fortalecimento dos fios — sempre respeitando os ciclos naturais do corpo e da natureza.

Destaques da nova linha capilar Fitō:

Óleo Capilar
Nutrição da raiz às pontas, com extratos de jaborandi, bardana e cavalinha, que estimulam o crescimento e fortalecem os fios. A sinergia de alecrim, lavanda, cedro e ylang ylang equilibra a oleosidade e oferece uma experiência sensorial delicada. Pode ser usado em umectações, pré-lavagens ou como tônico do couro cabeludo. Indicado para todos os tipos de cabelo.

Xampu Sólido Fortalecedor
Limpeza eficaz sem agredir. Combina alecrim e hortelã-pimenta, que ativam a circulação, com óleos de andiroba, pracaxi e rícino, além de spirulina e manteiga de murumuru, que nutrem e fortalecem os fios.
1 barra equivale a 2 frascos de 250ml.

Condicionador Sólido Nutritivo
Desembaraça e protege sem pesar. Fórmula com óleos de abacate e pracaxi, manteiga de cupuaçu e cera de candelila, que sela as cutículas, mantém a elasticidade e realça o brilho natural. O aroma suave de lavanda, alecrim e cravo completa o ritual.
1 barra equivale a 2 frascos convencionais.

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo siteLinha para o rosto - Divulgação

Além da linha capilar, Fitō mantém sua coleção de cosméticos botânicos para cuidado facial (óleo para o rosto, área dos olhos, sérum facial), corporal (óleo para o corpo, desodorante, Lub, sabonete) e terapêutico (balm para a pele, óleo para dor, proteção herbal e óleo do feminino) — todos produzidos com o mesmo rigor na seleção de matérias-primas e no compromisso com práticas sustentáveis.

Suas fórmulas são compostas por 99% de ingredientes vegetais, livres de sintéticos, conservantes artificiais, derivados de petróleo e testes em animais. Os óleos e manteigas vêm prioritariamente do Brasil, prensados a frio, de comunidades tradicionais ou projetos que mantêm a floresta em pé.

A marca privilegia fornecedores locais de óleos essenciais cultivados em sistemas agroflorestais, além de ervas provenientes de pequenos produtores orgânicos. As embalagens em vidro e alumínio, com envio zero plástico, refletem seu compromisso ambiental, assim como a certificação SVB (vegano).

Fundada e liderada por mulheres, Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

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