Correio B
TURISMO

Hospedagem com locais torna visita ao Maranhão ainda mais atraente

Hospedagem em casas de nativos enriquece visita aos Lençóis Maranhenses e deixa viagem ao Parque Nacional do Santuário Ecológico ainda mais inesquecível

Marcos Pierry

17/05/2022 10:00

O turismo de base comunitária, em que a hospedagem do visitante pode ocorrer nos lares da população nativa de um destino, transforma o passeio ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em uma temporada ainda mais inesquecível. 

Distante 370 quilômetros de São Luís, capital do Maranhão, o parque passa a contar com novas opções e pacotes para quem está programando uma viagem para o segundo semestre.  

O roteiro de sete dias começa em São Luís, passa por Barreirinhas, pelo vilarejo de Atins e os oásis de Baixa Grande e Queimada dos Britos, terminando nas comunidades de Betânia e Santo Amaro. 

No total, a travessia cobre um percurso de 40 quilômetros, dividido em três dias, além da navegação de 15 quilômetros, por caiaque, descendo o Rio Alegre em um último dia.

Queimada dos Britos e Baixa Grande localizam-se na chamada Zona Primitiva, onde as duas manchas de vegetação de restinga formam verdadeiros oásis e são lugares incríveis para passar a noite nas poucas casas de nativos da região.

“MUITO FELIZES”

“Quando os viajantes chegam, conversamos na mesa com um belo almoço de comida caseira. Após a refeição, continuamos o papo, descansamos nas redes, falamos da nossa vida e queremos saber mais da vida dos viajantes que estão conosco. Mais à noite, saímos para ver o pôr do sol todos os dias antes do jantar, é o nosso estilo de vida”, conta Joina Garcia, nativa da região que transformou o lar em pousada ocasional.

“À noite, fazemos uma roda e contamos as histórias daqui. Ficamos muito felizes, porque as pessoas estão conhecendo nosso lugar”, diz a moradora, cheia de orgulho. Joina Garcia é uma das poucas pessoas da região que recebem visitantes. Sim, as vagas para esse formato de passeio costumam ser bem limitadas. Portanto, programe-se com antecedência caso esteja planejando a viagem para os próximos meses.