Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

TURISMO

Ideal para aventureiros, Mato Grosso guarda belezas de tirar o fôlego

Estado vizinho, Mato Grosso reúne diversas atrações naturais para quem busca o turismo de aventura
04/03/2020 08:00 - Naiane Mesquita


 

Vizinha e parte da história sul-mato-grossense, o Estado de Mato Grosso nutre belezas naturais tão incríveis quanto as nossas.

Para começar, a Chapada dos Guimarães é um roteiro a parte, com tudo que o turista de aventura tem direito: montanhas, rios, fauna e flora de tirar o fôlego.  

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães fica apenas a 64 quilômetros de Cuiabá – Capital de Mato Grosso. O local é conhecido pelas montanhas com tons de vermelho e de laranja, cachoeiras, mirantes e até cânions.  

Uma das principais atrações é a Cachoeira Véu de Noiva, que desce por um paredão de arenito. 

 
 

Outro destaque vai para a Gruta Azul e Caverna Aroe Jari. O caminho para as duas é pela MT 251, sentido Campo Verde. São 41 km de estrada, sendo 25 km de terra. 

 
 

Nobres

A cidade de Nobres fica a 150 km de Cuiabá e costuma ser comparada com frequência ao município de Bonito, em Mato Grosso do Sul. O motivo é a água cristalina, que contempla as duas cidades. Os rios com peixes, grutas e cachoeiras belíssimas, ficam na verdade em Bom Jardim, um distrito de Nobres com 500 habitantes e a 65 km do centro de Nobres.  

Na cidade é possível realizar os passeios de aventura, como a flutuação, o mergulho, o boia-cross, a tirolesa e muito mais.  

Outros destaques são o Aquário Encantado, a Cachoeira da Serra Azul e os Rios Triste e Salobra.  

Jaciara

Assim como Nobres, a cidade de Jaciara tem diversas opções para os turistas de aventura. O município fica a 145 km de Cuiabá e conta com cachoeiras, corredeiras e grutas, além do Sítio Arqueológico Vale das Perdidas, que conta com pinturas rupestres de 3 mil anos.  

Pantanal

Assim como Mato Grosso do Sul, o estado vizinho também tem uma parte do Pantanal. Nos municípios, que abraçam o ecossistema, há opções de pousadas, hotéis fazenda e outros passeios de imersão na natureza.  

Um bom jeito de conhecer o Pantanal é por meio do passeio a cavalo, que possibilita o acesso facilitado para algumas regiões e o contato com os moradores locais.  

Araguaia

O Vale do Araguaia compreende 34 municípios, considerados o berço dos índigenas xavantes e bororós.  

O local tem praias de areia branca e água doce, espalhadas por Barra do Garças, Cocalinho, São Félix do Araguaia, Luciara e Santa Terezinha, entre outros.

A região está localizada entre as fronteiras dos estados do Mato Grosso e Goiás,

a 518 km de Cuiabá e também tem um ar místico, sendo que as Serras do Roncador e Azul são consideradas, por ufólogos e por esotéricos, regiões de contato com os extraterrestres. 

 
 

Amazônia

O bioma também faz parte do Estado de Mato Grosso. O Parque Estadual do Cristalino, na divisa com o Pará e os municípios de Alta Floresta e Novo Mundo, dispõe de pousadas que oferecem a imersão na floresta. 

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!