Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

LITERATURA NA PANDEMIA

Inspirado pelo isolamento, médico escreve livro com diversas histórias que misturam ficção e ciência

Histórias presentes na obra podem ser lidas separadamente, não há uma ordem estabelecida
23/06/2020 07:00 - Naiane Mesquita


A pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de muita gente, inclusive a do cirurgião plástico César Benavides.  

Impossibilitado de realizar cirurgias e atendimentos médicos por determinado período em função das restrições impostas pela pandemia em meados de março, ele decidiu manter a rotina, incluindo acordar cedo para se dedicar a outro projeto, o de escrever. “Na verdade, o nascimento desse livro foi extremamente intenso. Logo que ocorreu praticamente um lockdown na cidade, no início da pandemia, as cirurgias foram suspensas, e eu precisei ficar na minha casa. Para não sair da rotina, não enveredar naquela atmosfera de mortes e terror de uma doença que não era totalmente conhecida, eu decidi continuar acordando cedo, sentar à mesa e, com o papel na mão, escrever sobre essa realidade”, conta Benavides.  

O livro “Pandemia 2020 – Histórias e Reflexões de um Período de Alerta à Humanidade” é uma ficção, mas traz recortes da vida contemporânea, permeada por incertezas de um presente que vive as consequências do novo coronavírus. “Quis escrever histórias em que, apesar de os personagens serem fictícios, neste momento, inclusive, em qualquer lugar do mundo, pode existir alguém naquela situação”, afirma.

As histórias presentes na obra podem ser lidas separadamente, não há uma ordem estrita para viver a experiência literária. “O leitor não precisa seguir um fluxo de leitura. São várias histórias com linguagem agradável. O objetivo não é ser interessante apenas para quem já tem o hábito de ler, mas para todos”, frisa.

CIÊNCIA 

No livro, o médico e o escritor se misturam em meio a narrativas fictícias permeadas pelo conhecimento científico, com teorias e previsões para os próximos anos, possibilidades de terapias e tratamentos e reflexões sobre o que ainda nos aguarda nesse período de pandemia.  

Em razão do isolamento social recomendado pelas autoridades municipais e estaduais, o escritor fará o lançamento do livro on-line, por meio de uma live em sua página pessoal no Facebook.  

Por fim, Benavides deixa um canal aberto para que os leitores possam interagir e mandar suas impressões e opiniões pelas redes sociais. “Não existem fórmulas mágicas para o momento enfrentado, mas a participação ativa de cada um poderá ser decisiva para o bom desenrolar de muitas histórias, e para que todos sejamos cada vez melhores para conosco e para com os outros”, acredita.

Serviço – O livro “Pandemia 2020 – Histórias e Reflexões de um Período de Alerta à Humanidade”, do cirurgião plástico e escritor César Benavides, será lançado em uma transmissão ao vivo no Facebook, hoje, às 19h, na página do autor www.facebook.com/cesarbenavidesoficial.

 
 

Felpuda


Falatório e atitude de membro da família acenderam a luz vermelha no “QG” de candidato, pois poderão causar muitos estragos. 

A tropa de choque de defensores do candidato a prefeito já foi colocada em campo e só falta falar que os genes de ambos são diferentes. 

E com relação ao dito-cujo, sabe-se que deverá ser orientado a “baixar a bola” nos próximos dias, mais precisamente até o término da campanha eleitoral.

Afinal...