Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Correio B

cinema

A+ A-

Lista de possíveis indicados ao Oscar já conta com favoritos

Lista de possíveis indicados ao Oscar já conta com favoritos

folha.com

13/12/2011 - 00h01
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp
Continue lendo...

A menos de três meses da cerimônia de entrega dos prêmios Oscar, a corrida pelas estatuetas já tem uma primeira leva de favoritos que prevê uma edição muito disputada entre vários pesos pesados do cinema.

Os trabalhos de Martin Scorsese, Steven Spielberg, Meryl Streep e Leonardo DiCaprio estão entre os favoritos dos críticos de Hollywood, contudo, sugerem o provável triunfo de alguma produção independente.

Títulos como "The Artist", filme mudo e em preto e branco que remonta ao início da sétima arte, e a estreia em 3D de Scorsese com "A Invenção de Hugo Cabret", surgem como possíveis indicações ao prêmio de melhor filme.

Nesta categoria se prevê a presença de "War Horse", drama dirigido por Spielberg sobre um cavalo em tempos de guerra, assim como o filme biográfico sobre o primeiro diretor do FBI, "J. Edgar", de Clint Eastwood protagonizado por DiCaprio.

Os atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York servem de pano de fundo para o drama de um menino em "Extremely Loud and Incredibly Close", com Tom Hanks e Sandra Bullock, feito sob medida para o Oscar, assim como "O Homem que Mudou o Jogo", com Brad Pitt no papel de um treinador de uma equipe de beisebol.

Assim como "The Artist", agraciado recentemente pela crítica nova-iorquina, outro filme independente que está dando o que falar é "Os Descendentes", escrito e produzido por Alexander Payne ("Sideways - Entre Umas e Outras"), no qual George Clooney vive um pai cuja família desmorona quando sua mulher sofre um acidente.

Na disputa pelo Oscar estão também "Histórias Cruzadas", sobre a segregação racial no Mississipi na década de 1960; o último de Woody Allen, "Meia-Noite em Paris"; a adaptação americana de "Os Homens que Não Amavam as Mulheres", por David Fincher; o "thriller" de espiões britânicos "Tinker Tailor Soldier Spy"; e a versão de Margaret Thatcher feita por Meryl Streep em "A Dama de Ferro".

Não surpreenderia que os acadêmicos reconhecessem a saga de Harry Potter com uma indicação de sua última parte, "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", assim como "Shame", ou algum dos filmes estreados pelo popular Ryan Gossling como "Tudo Pelo Poder" e "Drive", que para muitos já é um filme consagrado.

O trio Clooney ("Os Descendentes"), DiCaprio ("J. Edgar") e Pitt ("Moneyball") está em todas as apostas para o Oscar de melhor ator, uma categoria na qual aparecem também Jean Dujardin ("The Artist"), Gary Oldman ("Tinker Tailor Soldier Spy"), Michael Fassbender ("Shame") e Michael Shannon ("O Abrigo").

Mais remota parece a nomeação de Woody Harrelson por "Rampart", Ryan Gossling por "Tudo Pelo Poder" e para o mexicano Demián Bichir por "A Better Life", cujo nome não aparece nas previsões iniciais, mas para quem o jornal "Los Angeles Times" reivindicou a indicação em artigo publicado em novembro.

O grupo feminino é liderado por uma queda de braço entre dois gigantes: Meryl Streep, por "A Dama de Ferro", e Glenn Close por "Albert Nobbs", filme dirigido pelo colombiano Rodrigo García. Correndo por fora, estão Viola Davis ("Histórias Cruzadas"), Michelle Williams ("My Week with Marilyn"), Kirsten Dunst ("Melancolia") e Tilda Swinton ("We Need to Talk About Kevin").

Para o Oscar de direção pode-se esperar um quinteto formado por Spielberg ("War Horse"), Scorsese ("A Invenção de Hugo Cabret"), Eastwood ("J. Edgar"), Alexander Payne ("Os Descendentes") e Michel Hazanavicius ("The Artist"). Dentre as variações possíveis existe espaço para Stephen Daldry ("Extremely Loud and Incredibly Close") e Terrence Malick por "A Árvore da Vida".

O compositor espanhol Alberto Iglesias, nomeado anteriormente por "O Jardineiro Fiel" (2005) e "O Caçador de Pipas" (2007), é um forte candidato ao prêmio de Melhor Trilha Sonora por "Tinker Tailor Soldier Spy", além de "A Pele que Habito" (Pedro Almodóvar).

Alberto teria como possíveis rivais Hans Zimmer ("Rango"), John Williams ("War Horse" e "As Aventuras de Tintim"), Alexandre Desplat ("A Árvore da Vida" e "Extremely Loud and Incredibly Close"), Ludovic Bource ("The Artist"), Howard Shore ("A Invenção de Hugo Cabret") e Michael Giacchino ("Super 8", "Missão Impossível - Protocolo Fantasma").

O anúncio das indicações acontecerá em Los Angeles no dia 24 de janeiro e a entrega de prêmios será realizada nessa mesma cidade em 26 de fevereiro.

STREAMING

Brigitte Bardot é tema de uma série que leva o mesmo nome da atriz

Ícone do cinema na França e no mundo, Brigitte Bardot é tema de uma série que leva o mesmo nome da atriz e disseca a primeira década de uma trajetória turbulenta e arrebatadora

05/12/2023 10h30

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Continue Lendo...

Talvez a norte-americana Marilyn Monroe (1926-1962), as italianas Sophia Loren e Claudia Cardinale ou a sueca Anita Ekberg (1931-2015). Poucas atrizes causaram tanto frisson no cinema, em frente ou por trás das câmeras, quanto a francesa Brigitte Bardot. Musa de Jean-Luc Godard, Louis Malle, Claude Autant-Lara e Julien Duvivier, entre outros célebres cineastas, foi sob a direção de Roger Vadim (1928-2000), o primeiro marido, que estrelou seu primeiro grande sucesso na sétima arte.

Disponível gratuitamente pelo streaming até o dia 22 de dezembro, a série biográfica “Brigitte Bardot”, ou apenas “Bardot”, pelo lançamento original da Netflix francesa, narra como a atriz Brigitte Bardot se tornou um ícone, identificada pelas iniciais BB, e inspirou toda uma geração de mulheres nos anos 1950, despertando tanto ódio quanto adoração.

A produção dirigida por Danièle e Christopher Thompson se detém nos anos 1950, um período crucial na trajetória da parisiense, nascida em 28 de setembro de 1934, filha de um industrial que adorava cinema e de uma bailarina que trocou as sapatilhas pelo casamento. Ao longo de seis episódios de 52 minutos, o espectador acompanha a ascensão de Brigitte Bardot na França do pós-guerra, entre 1949 e 1959.

Desde os seus 15 anos até os 25, desde a sua educação rigorosa até o seu desejo de liberdade e de amor, o sonho de, a exemplo da mãe, se tornar uma dançarina até o casamento com o primeiro amor, Roger Vadim, e a sua lendária atuação em “E Deus… Criou a Mulher” (1956), a série vai mapeando como a jovem talentosa, e de beleza estonteante, eternizou-se e virou uma sigla reconhecida mundialmente.

“Brigitte Bardot” também mostra, entre outros lances, o casting da atriz com o diretor Henri-Georges Clouzot para o filme “A Verdade” (1960). Para além do talento e do magnetismo em cena, talvez apenas a BB incansável com os homens, assim como pela busca da própria liberdade, tem mais relevo na abordagem da série. Facetas que, com o tempo, ficariam mais conhecidas, como a protetora dos animais ou a militante conservadora e contra o Islã, por exemplo, ganhariam espessura nos anos seguintes.

“Danièle e Christopher Thompson reconstroem os anos jovens de um ícone do cinema francês, Brigitte Bardot. Um deleite cinematográfico vintage com um elenco de ouro, incluindo a estreante Julia de Nunez e o excelente Victor Belmondo no papel de Roger Vadim”, comenta o portal Series Mania, responsável pelo festival de mesmo nome especializado em séries.

Confira, a seguir, do que tratam os episódios, do primeiro ao sexto. Os intertítulos receberam o nome de cada capítulo. Para assistir, basta acessar: variluxcinefrances.com/2023/assista-a-serie-brigitte-bardot-em-streaming/.

UMA BOA MOÇA

Paris, 1949. Brigitte Bardot, 15 anos, encontra com o jovem Roger Vadim, assistente do diretor Marc Allégret. A jovem obtém permissão de sua família, burgueses ricos do bairro chique de Passy, para fazer testes para um projeto de filme.

Os pais de Brigitte, que não a acham nem bonita nem talentosa, não acreditam em seu futuro como atriz. Porém, graças a Vadim, ela ganha autoconfiança. O filme não é feito, mas Brigitte e Roger se apaixonam. Brigitte rebela-se contra sua educação rigorosa, floresce, descobre a sua feminilidade e a sua personalidade.

BB

Saint-Tropez, 1956. Dois anos depois de seu casamento com Brigitte Bardot, Roger Vadim começa a filmar seu primeiro longa-metragem, “E Deus… Criou a Mulher”. Ele se inspira em sua esposa para escrever a personagem de sua bela e sensual heroína, Juliette, que enlouquece os homens.

Para lhe dar a resposta, escolhe Jean-Louis Trintignant (1930-2022), um jovem ator austero e introvertido. Brigitte não está entusiasmada com este parceiro gelado. No entanto, à medida que a filmagem avança, uma atração insidiosa se desenvolve entre os dois atores, que logo se tornam amantes.

LA MADRAGUE

1957. Brigitte continua filmando. Ela consegue trazer Jean-Louis, então na Alemanha, de volta para Paris para terminar o serviço militar perto dela. Uma ligação de seu ídolo, o cantor Gilbert Bécaud (1927-2001), encanta a atriz de 22 anos. Depois de um programa de televisão, os se apaixonam.

Sentindo-se traído, Jean-Louis deixa Brigitte. A atriz então começa um caso com Bécaud enquanto filma ao lado de Jean Gabin (1904-1976) em “Amar É Minha Profissão” (1958), de Claude Autant-Lara. A comitiva de Brigitte tem medo de escândalo, porque o cantor é casado.

A BORBOLETA

1959. No set de “Babette Vai à Guerra”, Brigitte inicia um caso com o jovem ator Jacques Charrier. Loucamente apaixonado, esse filho de coronel apresenta sua companheira aos pais. Ao contrário dele, Brigitte não deseja constituir família e ter filhos.

Ao saber que está grávida, ela liga para Vadim pedindo ajuda para abortar. Mas ninguém ousa tocar na mulher que se tornou Brigitte Bardot. Prisioneira da gravidez, ela resolve anunciar a Jacques que está grávida.

BEBÊ

Brigitte consegue convencer Jacques de desistir da filmagem de “O Sol por Testemunha” (1960), que está começando, para se juntar a ela em Nice. Enquanto a atriz aceita relutantemente a gravidez, surge uma discussão entre ela e o marido, porque Olga ofereceu a Brigitte um novo contrato.

Mas o marido está preocupado com a saúde da futura jovem mãe. Sob tensão, o primeiro encontro cara a cara entre a atriz e o diretor Henri-Georges Clouzot se mostra promissor. Mas, enquanto Jacques é convocado para o serviço militar, Brigitte terá de enfrentar novas indiscrições na imprensa sensacionalista.

A VERDADE

Brigitte e Jacques não param de brigar. Impaciente de se sentir novamente livre, a jovem ainda não consegue assumir suas novas responsabilidades como mãe.

Por sua vez, o jovem ator não consegue digerir o fato de ter sido afastado do elenco de “A Verdade”, de Clouzot. Uma vez selecionados os atores, começa uma filmagem de alta tensão: para tirar o melhor proveito de sua atriz estrela, o diretor não hesita em maltratá-la no set.

A ATRIZ

Julia de Nunez nasceu em 2000, filha de pai argentino e mãe francesa. Após o bacharelado e um decepcionante ano de estudos em Literatura, decidiu lançar-se no teatro e no cinema. Formou-se na escola particular de teatro Périmony, fundada em Paris na década de 1960 por Jean Périmony, por onde passou Fanny Ardant, entre outros nomes de destaque do cinema francês.

Danièle Thompson, que codirigiu os seis episódios com o filho Christopher, comenta que, entre as dezenas de atrizes testadas para o papel, Julia se destacou imediatamente “pela graça, pela fotogenicidade e pelo instinto de atuação”. Segundo a diretora: “Para interpretar Brigitte Bardot dos 15 aos 26 anos, procurávamos uma atriz capaz de ilustrar a sua evolução, ou seja, uma adolescente fofa que de repente se transforma em uma femme fatale de um novo tipo”.

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Por Ester Figueiredo ([email protected])

05/12/2023 00h01

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

José Saramago - escritor português


É preciso voltar aos passos que foram dados, 
para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre”.

FELPUDA

“Asinhas” de alguns servidores que são metidos a, digamos assim, top star e até se declaram pré-candidatos foram cortadas, pois, afinal, a linha tênue que separa cargo público das atividades particulares muitas vezes 
acaba confundindo determinadas cabecinhas. É claro que a medida não agradou gregos e troianos, mas já deveriam ter aprendido o que prega antigo ditado popular: “O apressado come cru”.Vai vendo...

Escreva a legenda aqui

A estilista Martha Medeiros, que é um ícone da indústria da moda, agora tem sua biografia no livro “Do Sertão a Hollywood”, escrito pela jornalista e escritora Eliane Trindade. A obra narra a trajetória da empresária alagoana, que apostou em uma matéria-prima relegada a feiras populares e a panos de mesa e acabou vestindo celebridades como Beyoncé, Xuxa, Ivete Sangalo e Sofia Vergara. A obra revela os bastidores de uma história de ousadia, glamour e inclusão social, que projetou a estilista e transformou a vida de rendeiras nordestinas. Na foto acima, Martha Medeiros com a atriz Fernanda Souza.

Fulvia Simioli e Josyne Simioli
Malu Borges

 

Ajustes

Algumas, digamos, “adequações” deverão ocorrer em alguns gabinetes poderosos para não só atender às demandas do ano eleitoral que se avizinha como eliminar “as heranças e os jabutis” que existem.
Assim, poderá haver choro e ranger de dentes, segundo se ouve nos bastidores políticos, pois quem não derramou suor pela causa terá de pegar o boné. Dizem que está chegando a chamada “hora do vamo vê”. 

Missões

No comando do PP municipal, a prefeita Adriane Lopes parece estar entrando com tudo no campo das articulações políticas, visando fortalecer sua caminhada para se reeleger. Montar chapa com potencial  de votos é uma dessas missões. Ela continuará, porém, tendo foco na gestão para atender às necessidades de Campo Grande. Senão...

Elas

A filiação de 2 mil mulheres ao PP de Campo Grande, ocorrida durante evento do partido realizado no dia 2, 
sinaliza que ele tem como objetivo se destacar nos debates que certamente ocorrerão na campanha das próximas eleições, com pautas abrangentes de maior interesse do universo feminino. Vale lembrar que, na Capital, o número de eleitores do sexo feminino é superior ao do masculino. Portanto...

Aniversariantes

Carmem Lúcia Tedesco,
José Thomaz Filho (Zezo),
Celina Rita Carretoni Pazin,
Nelson Talatoci Oshiro Filho,
Francisco Victório da Silva (Ico),
Ana Maria da Silva,
Marlene Trindade Amado, 
Mauro Lúcio Abdala,
Maria Zarife Ale,
Nilson Correa Nantes,
Valdineir Ciro de Souza,
Amado Rodrigues de Almeida,
Samia Haovila de Araujo,
Cláudio João de Marco,
Paulo Cícero Hokama,
Ricardo Almeida Silva,
Henrique Baroli,
Alex de Carvalho Francisco,
Marcelo Alves,
Luciano Alves,
Roberto Manvailer Munhoz,
Dr. Walter Rodrigues Júnior,
Márcia Wilhems,
Ângela Emília Pacheco Swertz, Cynthia Maria Fogolin Martins Arruda,
Sebastiana Mariana da Silva (Tiana),
Kamila Moura Fernandes Rojas,
Allison Santos Marin,
Katarine Rezende Coelho,
Thiago Espírito Santo Arruda,
Luciene Mary Lopes de Santana,
Juliano Wilson Santos Barbosa,
Priscilla Garcia de Sousa,
Gabriela Rezek Ferreira,
Nilton Athayde da Costa, 
Vivian Elene Inácio de Conti,
Rafaela Abrão Vieira,
Valmir Fabio Versolato,
Mário Luiz Pereira Brandão,
Neli Corrêa Barbosa,
Roselene Gomes de Mattos,
Márcia Gomes Vilela,
Helyanne Fanaia Valverde,
Clara Noemi Teixeira Machado,
Sumiko Ishy,
Ariosto Mesquita, 
Luciana Henriques Bunazar Abes,
Dr. Antônio Ferreira da Cruz Filho,
Mário Luiz Garlet,
Dinarte Flores de Avila,
Mário Pires de Campos,
Victor Manoel Fernandes Almada,
Alzira Toledo Alves,
Rodrigo Adolfo Stefanes Zampieri,
José Luiz Lima de Barros,
Beatriz Maria Figueiredo Ribeiro,
André Luiz Bacala Ribeiro, 
Lizia Fernanda Ribeiro Martins,
Edemir Arruda de Araujo,
Odette Rossi Santos,
José Ayres Cafure,
Hepher Gideone Rodrigues Elias,
Eliana Sena Wendler,
Nilva Ré Poppi,
Joana Darc Aparecida Sabino,
Hugo Filartiga do Nascimento,
Ademar Yoshito Koyanagui,
Sérgio dos Santos Kazmirczak,
Andrezza Giordano de Barros, Lauriane Serpa Silva Bosquiroli,
Cândido Ottoni,
Alfredo Vera Escalante,
Elias Oliveira dos Santos,
Railda Fonseca Martins,
Alfre Cristiano da Cunha Oliveira,
Antônio de Queiroz,
Elizalina Abegair Vieira,
Astrogildo Pacheco,
Neuzilene Teles da Silva,
Daniela de Castro,
Joceli Cristina da Cunha Tonon Castellúcio,
Maria Aparecida Motta Anunciação, 
Luciana de Lima Gomes,
Odecio Cantadori,
Sebastião Parente Teles,
Wando Ywau Akiyoshi,
Jandira Vieira Paula,
Emerson de Almeida Nogueira,
José Augusto Alves da Rocha,
Luis Matsumi Matsumura,
Candice Barbosa Rizzo, 
Alvaro Capagnoli Júnior,
Gilson Gouveia de Carvalho,
Iraê Bornholdt,
Marli Gomes Lorentz, 
Sérgio Benoni Sandri Junior, 
Ana Elisa Vignolli Loango, 
Daniel Paulo Escobar,
Virgílio Frúgoli Filho,
Edson Olímpio Loureiro Junior,
Sueli Aparecida Silva Pereira,
Emília Terezinha Arantes da Cunha,
Anna Maria Vasques Castilho,
Neri Kuhnen,
Maria Luiza Kruki,
Luiz Carlos Coutinho da Silva,
Anita Muxfeldt,
Fabrícia Paniago Ajala Nery Pereira,
Paulo Cesar Dias Franchim,
Antônio Marcos de Menezes.

Colaborou Tatyane Gameiro
 

MAIS LIDAS

1

Acidente entre ônibus que saiu de MS e caminhão mata duas pessoas em SP
MORTES EM ACIDENTES

/ 1 dia

Acidente entre ônibus que saiu de MS e caminhão mata duas pessoas em SP

2

Instituto Luther King realiza bazar com produtos importados a partir de R$10
Solidariedade

/ 1 dia

Instituto Luther King realiza bazar com produtos importados a partir de R$10

3

Deputado estadual é alvo de operação contra o jogo do bicho
JOGATINA

/ 1 dia

Deputado estadual é alvo de operação contra o jogo do bicho

4

Novo pé de Manoel de Barros custará R$ 75,6 mil pelas mãos de Ique Woitschach
FINALMENTE VEM AÍ

/ 1 dia

Novo pé de Manoel de Barros custará R$ 75,6 mil pelas mãos de Ique Woitschach

5

Capital divulga 1ª lista de Emeis com os nomes e as unidades dos novos alunos para 2024
Educação infantil

/ 5 dias

Capital divulga 1ª lista de Emeis com os nomes e as unidades dos novos alunos para 2024

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
Exclusivo para assinantes

/ 1 dia

A Rota Bioceânica e sua importância na economia de Mato Grosso do Sul
STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Exclusivo para Assinantes

/ 5 dias

STJ reconhece falhas em pagamento de PASEP e servidores podem pedir ressarcimento; entenda
Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

/ 6 dias

Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Exclusivo para Assinantes

/ 28/11/2023

Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS