Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

LITERATURA

Livro traz contos inéditos de Glorinha Sá Rosa e será lançado hoje, no Autocine

Além dos textos de Glorinha, obra também tem publicações de 29 autores convidados
25/08/2020 11:45 - Naiane Mesquita


Ícone da literatura sul-mato-grossense, a escritora Glorinha Sá Rosa será homenageada hoje, com o lançamento do livro "A glória desta morena", que traz textos inéditos da professora. Por conta da pandemia, o evento ocorrerá no estilo drive-thru, no Autocine da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), às 19 horas.

Organizado pela também escritora, Sylvia Cesco, a obra traz cinco textos inéditos de Maria da Glória Sá Rosa e 29 contribuições de autores convidados. “Passei quase dois anos trabalhando neste livro. Ele é da Glorinha, ela tem uma parte nesta obra por meio dos contos inéditos, mas também é de outros autores e de representantes de instituições por onde Glorinha passou, que foram convidados a contribuir”, explica Sylvia. 

Além de colega de trabalho, Sylvia foi amiga pessoal de Glorinha. “Nos conhecemos desde a década de 70, ela foi uma irmã mais velha, a minha mãe literária, assim como é a mãe da cultura de Mato Grosso do Sul. Conversei hoje com o professor Paulo Cabral e comentei que minha missão está cumprida, este livro é minha oferenda de amor e gratidão para a Glorinha”, acredita Sylvia. 

Trajetória

Maria da Glória Sá Rosa nasceu em Mombaça (CE), no dia 4 de novembro de 1927. Era formada em Línguas Neolatinas na PUC/RJ, diplomada em francês, fundou e dirigiu a Aliança Francesa em Campo Grande, além de fundar a Revista Estudos Universitários/FUCMAT; o Teatro Universitário Campo-grandense (TUC) e o Cine Clube de Campo Grande. Também dirigiu o projeto Prata da Casa, responsável por espetáculos de música ao vivo e pela edição de disco de músicas da região. Trabalhou por cerca de 26 anos na UFMS, fez parte da academia sul-mato-grossense de letras onde ocupava a cadeira de número 19. Glorinha faleceu em 2016. 

O lançamento do livro “A glória desta morena” vai ser o primeiro evento literário drive-in no Autocine da UFMS. A ação inédita homenageia a professora Glorinha de Sá Rosa uma das intelectuais que mais contribuiu para a educação e cultura do Estado e é promovida pela Life Editora, em conjunto com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. 

Serviço - O livro estará à venda por R$ 40,00 durante o evento de lançamento hoje, no Autocine. Posteriormente, a obra também poderá ser adquirida por meio da internet no site da Life Editora e na Livraria Lê. 

 

Felpuda


Figurinha está trabalhando intensamente para tentar eleger a esposa como prefeita de município do interior.

Até aí, uma iniciativa elogiável. Uns e outros, porém, têm dito por aí que seria de bom tom ele não ensinar a ela, caso seja eleita, como tentar fraudar folha de frequência de servidores. 

Afinal, assim como ele foi flagrado em conversa a respeito com outro colega, não seria nada recomendável e poderia trazer sérias consequências. Só!