Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

FENÔMENO ASTRONÔMICO

Madrugada terá eclipse lunar penumbral

Fenômeno poderá ser visto a olho nu nas primeiras horas de domingo
04/07/2020 16:59 - Glaucea Vaccari


 

A exemplo do mês de junho, julho também começa com um eclipse lunar penumbral logo na primeira semana. O fenômeno poderá ser visto a olho nu em Mato Grosso do SUl na madrugada deste domingo (5), caso o céu não esteja nublado.

Eclipse penumbral ocorre sempre que a Terra passa entre a Lua e o Sol, de modo que obscurece a luz do Sol e lança uma sombra na superfície da Lua, que passa por uma área parcialmente iluminada da Terra, chamada de penumbra. Nessa passagem, a Lua estará cheia e menos brilhante do que o normal, porque uma parte da luz do Sol é impedida de chegar até o satélite. 

O fenômeno é bastante sutil e é necessário olhar atentamente para perceber as mudanças. Isto porque, diferentemente dos outros eclipses, a Lua continua totalmente visível, apenas com brilho menor. Além disso, o eclipse desta madrugada será parcial e no máximo 35% da superfície lunar ficará coberta pela sombra da Terra.

Para visualizar este fenômeno, basta olhar para o céu entre às 23h08 e 01h53, no horário de Mato Grosso do Sul. O ponto máximo será por volta das 0h30.

Enquanto circula a Terra, a Lua passa por este plano Terra-Sol duas vezes por mês, mas o eclipse lunar acontece apenas quando um desses cruzamentos coincide com Lua Cheia. Isso acontece aproximadamente uma vez a cada seis meses.

Outro eclipse penumbral está previsto para o dia 30 de novembro.  

 
 

Felpuda


Ex-cabecinha coroada anda dizendo por aí ser o responsável por vários projetos para Campo Grande, executados posteriormente por sucessor. 

Ao fim de seus comentários, faz alerta para que o eleitor analise atentamente de como surgiram tais obras e arremata afirmando que não foi “como pó mágico de alguma boa fada madrinha. 

Houve muito suor nos corredores de Brasília”. Então, tá!...