Correio B

Cinema

Matthew McConaughey terá que perder 15 kg para personagem

Matthew McConaughey terá que perder 15 kg para personagem

FAMOSIDADES

24/07/2012 - 00h00
Continue lendo...

Depois de viver um stripper em “Magic Mike”, Matthew McConaughey está preparando o corpo para seu próximo personagem. O ator está tratando de perder peso para contar a história real do cowboy Ron Woodruff, que após contrair o vírus HIV, durante os anos 1980, passou a contrabandear drogas na fronteira com o México.

“Eu perdi cerca de 7 quilos e ainda tenho que perder mais uns 7. Eu não devo parecer saudável enquanto estiver gravando esse filme”, disse o ator à “Ora TV”.

O astro, de 42 anos, comentou ainda como seu corpo está reagindo à dieta rigorosa: “É um pouco de limpeza espiritual, limpeza mental. Eu estou bebendo muito chá. Demora um pouco para o seu corpo entender que ele tem que se alimentar de si mesmo e que você não está lhe dando alguma coisa do lado de fora”.

As filmagens de “The Dallas Buyers Club” se iniciam em setembro.

Cinema

Festival Bonito Cinesur anuncia sua programação completa

Com 63 filmes e 5 mostras competitivas, terceira edição do festival dedicado à produção da América do Sul celebra o audiovisual como ponte entre culturas, promovendo homenagens, pré-estreias, oficinas e seminário; todas as atividades são gratuitas

14/07/2025 10h00

Ao lado do ator Thiago Lacerda, a atriz Cláudia Ohana vai apresentar a cerimônia de encerramento e premiação do festival na noite de 2 de agosto

Ao lado do ator Thiago Lacerda, a atriz Cláudia Ohana vai apresentar a cerimônia de encerramento e premiação do festival na noite de 2 de agosto Divulgação

Continue Lendo...

O Bonito CineSur – Festival De Cinema Sul-Americano anuncia a programação de sua terceira edição, que acontece de 25 de julho a 2 de agosto, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul. Com 63 filmes de países como Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, a curadoria busca dialogar com as diferentes realidades existentes na América do Sul.

As produções estão divididas em cinco mostras competitivas, incluindo longas e curtas sul-americanos, filmes com foco em temáticas ambientais e obras sul-mato-grossenses. Também fazem parte da programação sessões infantojuvenis, mostras da comunidade, debates, oficinas de formação e exibições especiais com filmes inéditos no circuito comercial.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 25, no Auditório Kadiwéu do Centro de Convenções de Bonito, e contará com a presença especial do ator Antonio Pitanga.

Na ocasião, será exibido o longa “As Herdeiras” (Paraguai, 2018), de Marcelo Martinessi, seguido de uma homenagem à protagonista Ana Brun, primeira atriz paraguaia a conquistar o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim. O filme também foi o primeiro longa do Paraguai a integrar a competição oficial da Berlinale.

SUL-AMERICANA

Entre os filmes da Mostra de Longas Sul-Americanos, estão: “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert (Brasil); “Brasiliana”, musical dirigido por Joel Zito Araújo (Brasil); “Chuzalongo”, de Michelle Echeverría (Equador), drama que mergulha nas tradições indígenas; “Oro Amargo”, de Patra Spanou (Chile/Uruguai/Alemanha), sobre os impactos da mineração em territórios ancestrais; “Quinografia”, de Mariano Donoso e Federico Cardone (Argentina), que mistura ficção e memória; “Redención” (Peru), sobre um ex-combatente à procura de redenção; e “Ayhuanco”, de Miguel Barreda Delgado  (Peru), que aborda espiritualidade e pertencimento.

A Mostra de Curtas Sul-Americanos reúne “Lagrimar” (Brasil), “La Falta” (Argentina/Uruguai), “Desvelo” (Venezuela), “Revelación” (Chile) e “Amor en los Tiempos de Qualquer que Seja o Nome Presente” (Colômbia).

MOSTRA AMBIENTAL

A pauta ambiental, importantíssima no festival, conta com duas mostras dedicadas ao tema. Entre os longas da Mostra Ambiental estão “Karuara: O Povo do Rio”, de Miguel Araoz Cartagena e Stephanie Boyd (Peru), “Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta”, de Tainá de Luccas e Marco Altebrg (Brasil), “La Cuenca”, do Coletivo Left Hand Rotation (Chile), “Por el Paraná”, de Alejo di Risio e Franco Gonzalez (Argentina), “Rua do Pescador Nº. 6”, de Bárbara Paz (Brasil), e “Sinfonia da Sobrevivência”, de Gabriela Rabaldo (Brasil).

Já os curtas da Mostra Ambiental incluem “Insustentável: A Realidade do Petróleo na Amazônia” (Brasil), “Jichi: En Busca del Guardián de las Aguas” (Bolívia), “Por la Tierra” (Argentina), “Sobre a Cabeça os Aviões” (Brasil), “Sobre Ruínas” (Brasil) e “Uma Menina, Um Rio” (Brasil).

MS E MEMÓRIA

Representando a produção de Mato Grosso do Sul, a Mostra MS exibe “A Última Porteira” (Rodrigo Rezende), “Eleonora” (Ligia Prieto), “Enigmas no Rolê”  (Ulísver Silva), “Jardim de Pedra – Vida e Morte de Glauce Rocha” (Daphyne Schiffer Gonzaga), “Koi e o Rio” (Maurício Copetti e Ricardo Pieretti Câmara) e “Tempestade Ocre” (Deivison Pedrê), todos concorrendo ao Troféu Pantanal.

Já a sessão especial Memória Bonito CineSur presta homenagem a personalidades e narrativas marcantes da região. Neste ano, o destaque é o curta “Conceição dos Bugres” (1980), de Cândido Alberto da Fonseca (1953-2025), que resgata a trajetória da artista sul-mato-grossense conhecida por suas esculturas em madeira, os bugrinhos, e sua grande contribuição à arte popular brasileira.

SESSÕES ESPECIAIS

O festival contará ainda com cinco sessões especiais, incluindo os filmes “Ainda Estou Aqui” (Walter Salles), “Mataram Um Jockey” (Luis Ortega), “Manas” (Marianna Brennand), “Sonhos de Pepe” (Pablo Trobo) e “Do Sul, A Vingança” (Fábio Flecha), além da pré-estreia de “Tainá e os Guardiões da Amazônia – Em Busca da Flecha Azul” (Alê Camargo, Jordan Nugem).

CURTAS INFANTIS

A programação infantil inclui 17 curtas de animação sul-americanos, sendo 11 brasileiros, além de títulos do Paraguai, Argentina, Uruguai e Colômbia, e três longas nacionais voltados ao público infantojuvenil. Também haverá sessões com produções das oficinas de animação e iniciação ao cinema, além de dois curtas realizados pelo Sesc Lageado.

Todas as atividades do festival são gratuitas. Outro espaço importante do festival é o Bonito CineSur Educa, dedicado à formação, com cursos, oficinas, palestras e sessões de cinema dirigidas especialmente a estudantes. O objetivo é ativar, promover e incluir o cinema como uma possibilidade real para a comunidade de Bonito e também jovens e adultos de outras regiões.

Há também oficinas locais ministradas por profissionais experientes do mercado como Marcela Lordy, Ara Martins, Dannon Lacerda, Clara Linhart, Luiz Carlos Lacerda, Mariana Bastos e Paulo Maia, além de mesas temáticas e masterclasses sobre políticas públicas, coprodução, distribuição e representações no cinema sul-americano.

A cerimônia de encerramento, marcada para o dia 2 de agosto, também no Auditório Kadiwéu, será apresentada por Cláudia Ohana e Thiago Lacerda e contará com a entrega dos troféus e prêmios, no total de
R$ 57.500,00, aos vencedores das mostras competitivas.

O Bonito CineSur é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura (Aacic), em parceria com o Ministério da Cultura (governo federal), por meio de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet. Conta com patrocínio da Fecomércio-MS, Sesc-MS, Emgea e Agência Nacional do Cinema (Ancine). Tem o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico e da prefeitura de Bonito, da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e do governo de Mato Grosso do Sul, além do apoio cultural da Energisa, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Zoom Publicidade.

Localizado no coração do ecoturismo brasileiro, o festival busca ser um encontro entre cinema sul-americano e meio ambiente. Em 2024, mobilizou mais de 5 mil pessoas e trouxe impacto para a economia criativa regional. A expectativa é de que a edição deste ano amplie ainda mais esse alcance. A programação completa pode ser consultada no site bonitocinesur.com.br ou nas redes sociais do festival.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Em apenas dois anos, a criação de entidades sindicais espalhou-se como... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta segunda (14)

14/07/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Haruki Murakami - Escritor Japonês

‘Por um tempo’ é uma frase cujo comprimento não pode ser medido. Pelo menos pela pessoa que está esperando”

FELPUDA

Em apenas dois anos, a criação de entidades sindicais espalhou-se como ervas daninhas, pois se tornou um negócio hiperlucrativo para dirigentes travestidos de Robin Hood ao contrário: roubar dos pobres aposentados e pensionistas para dar a eles mesmos. A farra estava tão boa para a bandidagem, é claro, que só faltou criar o “sindicato do sindicato dos sindicatos”. Para se ter uma ideia da bandalheira, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou, entre outros pontos, a falta de apresentação prévia dos termos de filiação e das autorizações dos segurados às associações. O total de associados subiu mais de 150% em apenas dois anos. Pode?

Diálogo

Sem “juridiquês”

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul aprovou resolução que institui a política de linguagem simples no âmbito da Corte Eleitoral. O objetivo é facilitar compreensão das informações produzidas e divulgadas, com clareza, simplificação e transparência.

Mais

A resolução determina que sites, documentos, campanhas, atos normativos e demais comunicações priorizem 
a linguagem clara, evitando jargões e termos técnicos sem explicação, utilizando frases curtas e objetivas. E ainda orienta o uso de elementos visuais

Diálogo
 Rosana Chinaglia Maiolino e Adriana Dupas FOTO: Arquivo Pessoal

 

Diálogo
Ana Reis - FOTO: MICHELE SUTO

Tabuleiro

Embora não tenha oficializado sua mudança para o PL, o ex-governador Azambuja está mexendo as peças no tabuleiro político. Com número expressivo de prefeitos, vices e vereadores, ele tem domínio sobre as articulações políticas para que seu futuro partido possa dar as cartas, tanto em Mato Grosso do Sul (incluindo
a Assembleia Legislativa) como em Brasília (Câmara dos Deputados e Senado – ele pode ser eleito para uma das vagas e tentar eleger outro nome do grupo). Seu relacionamento político com a senadora Tereza Cristina 
“fecharia” projeto de poder da centro-direita no Estado.

Afunilando

Com o passar dos dias, os nomes “daqueles que foram sem nunca ter sido” preferidos do PP para disputar o Senado já recolheram o flap. No momento, apenas se fala que o partido poderá ungir o secretário de Infraestrutura, Marcelo Miglioli, ou o presidente da Assembleia Legislativa de MS, Gerson Claro. A decisão, e todos já têm plena consciência disso, será da senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias.

Tentativas

O secretário Miglioli já disputou o Senado em 2018. Na época, deixou a administração de Reinaldo Azambuja, na qual foi secretário de Obras, para compor chapa com Nelson Trad Filho pela disputa das duas vagas. Ele ficou em quarto lugar, atrás na votação de Trad, Soraya Thronicke e Moka. Em 2020, entrou na brigapela Prefeitura de Campo Grande, sem sucesso.

ANIVERSARIANTES

  • Vera Silvia Saad
  • Marcos Vinicius Abreu Silva
  • Maira Lúcia Pires de Rezende
  • Dr. Julizar Barbosa Trindade Júnior
  • Mariana Braga
  • Vania Cardoso
  • Altidor Garcia Lima Filho
  • João Francischini Filho
  • Maria Tereza Oliveira Franco
  • Paulo Sérgio Sombra de Souza
  • Roseli Maria Cervi Kohl
  • Sérgio Guimarães Dias
  • João Cação
  • Milton Oliveira da Silveira
  • Paulo Cesar de Oliveira
  • Carmem Lucia de Pierre Dalberto
  • Marcelo Poy Frainer
  • Thiago Segatto de Faria
  • Suellen Ingrid Rossi Rodrigues
  • Thiago Brandão
  • Eduarda Almeida dos Reis
  • Andréa Brandão
  • Dr. Abdala Naufal
  • Antônio Russo Netto
  • Adonias Moreira de Souza Junior
  • Ana Patricia Saldanha Rodrigues
  • Gilberto Roman Dias
  • Marcílio Alves da Silva
  • Maria Carolina El Daher
  • Elso Gaban Júnior
  • Thiago Moura Nacer
  • Mario Marcio Neres Dias
  • Rubens de Carvalho
  • Jorge Veimar Sayd Pinto
  • Edna Knust Modesto
  • Juliana Comparin
  • Margareth Barbosa Medeiros
  • Clovis Mareco
  • Nedir Martins da Silveira
  • Ana Paula Rezende Munhoz
  • Marcos Roberto Carvalho de Melo
  • João Câncio Alves Marques
  • Maria Denise Pereira
  • Estevan Caporossi
  • Rubens Marques dos Santos
  • Alberto Zeiger
  • Maria Waleska Bogalho Nogueira
  • Dra. Leila Borges Caminha Dias
  • José Walbran Jucá
  • Gilce Filartiga
  • Domingos Sávio Gomes da Silva
  • Waldir Coelho
  • Benedito Freire
  • Alair Aluísio Benevides
  • Neuso de Melo
  • Nubielli Dalla Valle Rorig
  • Regis Fernando Oliveira Barbosa
  • Brasília Lopes
  • Norma Segovia
  • Ana Carla Salomão Budib
  • Eduardo Souza Neto
  • Rosângela Valério Vilanova
  • Cristina de Barros Faria
  • Ruben Pedro da Rosa Angelini
  • Júlio Fucuta Kotaro
  • Dan Kjaer
  • Augusto César Alexandre
  • Suzete Maria Proença
  • Frederico Otto Filho
  • Noely Rabello de Barros Trindade
  • Milane Ribeiro Toledo
  • Acir Silva Nascimento
  • Helen Cristina Cabral Ferreira
  • Miziane Garcia Freitas
  • Juliane Laudisio Felicio
  • Joacil Ferreira Gomes
  • Abel Pavão da Silva
  • Lourivaldo Nogueira Rodrigues
  • Sebastião Amorim
  • Boaventura Baptista
  • Leonardo de Souza
  • Geanne Lobo
  • João Ribeiro Homem
  • Lurdes Braga Fracalossi
  • Veneide Galano Gonçalves Abrahão
  • Camila Alacon Gomes
  • Syrlo Fernandes Vieira
  • Maria Augusta da Costa Nogueira
  • Abel Moreira Júnior
  • Roza Vanilde Demundo
  • Valéria Cristina Santos de Andrade
  • Renato Corrêa Gamba
  • Alisson da Silva Alvarenga
  • Celso de Arruda
  • Elair Prates Duarte
  • Willian de Carvalho
  • Jorge Antônio Bataiotti
  • Fábio Leite Brandalise
  • Aroldo Calves Dias
  • Nelson Garragori Graces Lopes
  • Osmar Reis de Siqueira
  • José Rodolfo Marinho
  • Luiz Guilherme Viana 
  • Nunes Carneiro
  • Elizandra Nunes Pagani
  • Maria Inês Domingues Castilho
  • Fernando Cassiatori Gonçalves Bravo
  • Andreia Carla Secretti Schwingel
  • Leonilce Gubert Brodzinski
  • Daniela Brostolin da Costa

Colaborou Tatyane Gameiro

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).