Correio B

saúde

Médicos detalham benefícios para a saúde física e mental proporcionados pela prática da corrida

"É um dos exercícios mais completos e acessíveis, a perda de peso é só a ponta do iceberg", diz médico

Continue lendo...

A corrida é considerada um dos esportes mais democráticos, já que pode ser praticada por pessoas de diferentes idades, níveis de condicionamento físico e condições socioeconômicas. A modalidade proporciona inúmeros benefícios para o organismo, como melhorar o condicionamento físico, prevenir doenças cardiovasculares, aumentar a disposição para realizar as atividades do dia a dia, diminuir o risco de diabetes, controlar a pressão arterial e favorecer a saúde mental.

Faltando menos de 24 horas para a 4ª Maratona de Campo Grande, os médicos do esporte Renô Dória e Isabela Andrade falam sobre os benefícios de curto, médio e longo prazo que podem ser atingidos inserindo a corrida na rotina. “A corrida é um dos exercícios mais completos e acessíveis, e costumo dizer que a perda de peso é só a ponta do iceberg”, lista Dória.
“Correr ajuda a equilibrar o corpo, tanto por dentro quanto por fora, deixa o coração mais forte, uma vez que regula a pressão, e pode reduzir o risco de infarto em até 45% e deixar os pulmões mais eficientes, pois aumenta a capacidade respiratória. Ajuda a diminuir o risco de doenças crônicas, como a diabetes tipo 2, a hipertensão e o colesterol alto. E estimula, também, uma melhora na qualidade do sono”, diz o médico.

Segundo a drª. Isabela, estudos mostram que corredores regulares têm até 30% menos risco de morte por qualquer causa. Isso porque correr regula inflamações, fortalece o músculo cardíaco, melhora a oxigenação celular e a função das mitocôndrias, que são nossas células de produção de energia, e pode reduzir a pressão arterial a longo prazo. Esses efeitos combinados reduzem drasticamente o risco de doenças cardíacas, metabólicas e neurológicas, incluindo infarto, AVC, diabetes tipo 2 e até Alzheimer.

MENTE SÃ

E os benefícios não são só para a saúde física, mas também para a saúde mental, podendo reduzir os sintomas da ansiedade e da depressão. “Ela libera endorfina, então isso pode trazer a sensação de bem-estar por horas após o término da corrida, além da melhora na autoestima. Uma vez que você está sempre em busca de atingir alguma meta, mesmo que seja pequena, isso ativa o sistema de recompensa do cérebro. Um estudo mostrou que correr durante 15 minutos por dia pode reduzir em até 25% o risco de depressão”, afirma Dória. 

“Correr ativa áreas ligadas à memória, ao foco e ao bem-estar, reduzindo o cortisol e podendo liberar endorfinas, significando menos ansiedade, mais clareza mental e uma melhor saúde cognitiva. Não é à toa que esportes como a corrida acabam melhorando o nosso humor, o sono e ajudam a manter o cérebro jovem. A prática frequente de corrida é associada a um menor risco de depressão e de demência”, completa Isabela.

OSSOS MAIS FORTES

Outro benefício citado por Renô Dória, que também é ortopedista, é o fortalecimento dos ossos e das articulações, que podem ficar mais resistentes, uma vez que existe o estímulo da produção de massa óssea, e isso pode prevenir a osteoporose e a osteopenia. A corrida também pode fortalecer o sistema imunológico, melhorar a função vascular e regular o colesterol. Realizada de forma moderada, pode reduzir em até 50% as chances de adquirir gripes ou resfriados.

E, segundo Isabela Andrade, não é necessário correr longas distâncias nem muito rápido para obter todos esses benefícios. “Alguns estudos já mostram que correr entre uma e duas horas por semana, divididas em dois a três treinos, já oferece benefícios máximos. Para as pessoas que estão saindo do sedentarismo, outras pesquisas mostram que uma simples caminhada diária, com frequência e constância, já reduz os riscos de sobrepeso, obesidade, diabetes tipo 2, pressão alta, infarto, AVC e até alguns tipos de câncer”, detalha.

“Correr proporciona, também, um envelhecimento mais saudável. A corrida é simples, pode ser barata e praticada em qualquer lugar. Não exige um equipamento tão sofisticado, basicamente um bom tênis, e a pessoa pode progredir gradualmente, preferencialmente com a orientação de um profissional de Educação Física. Para quem tem pouco tempo, treinos de 20 a 30 minutos por dia já fazem a diferença, pois ativam a produção dos hormônios da felicidade, que seriam a endorfina e a dopamina”, recomenda Renô Dória.

Exemplos de quem teve a vida transformada pela corrida não faltam. Aparecida Ferreira Lopes, de 53 anos, encantou-se ao ver as chamadas para a Maratona de Campo Grande em 2024, e, desde então, começou a treinar, tendo como meta participar da edição deste ano. “Comecei a caminhar por causa do estresse no trabalho e fui me apaixonando. Eu estava com mais de 100 quilos e perdi 18 kg só com a caminhada e a corrida”, conta.

Para Ana Carolina Sartori, de 41 anos, o diagnóstico de pré-diabetes foi o sinal de alerta. Após pouco mais de um ano correndo regularmente, ela emagreceu quase 20 kg e vai participar da prova de 10 quilômetros no domingo.

“Hoje nós quatro corremos, eu, meu marido e os dois filhos, e ganhamos, com a corrida, qualidade de vida”, afirma. Já Sandra Batista, de 38 anos, começou a correr para superar uma depressão severa. “Eu quis mudar de vida, comecei a olhar para mim e a não gostar do que via, era sedentária, não me alimentava bem, não tinha disposição, comecei a me preocupar com a minha saúde”, relembra. 

Para ela, a corrida se tornou seu “santo remédio”. “A corrida me mostrou a vida, me trouxe amigos, é minha válvula de escape. Quando não estou bem, saio para correr, solto todo o estresse e me faz muito bem. O que me levou para a corrida foi essa alegria que ela me trouxe, essa sensação de conseguir enfrentar qualquer problema e de ser incansável em busca dos meus objetivos”, finaliza.

A PROVA

No dia da prova, os atletas contarão com o Espaço Corpal, uma iniciativa da Corpal Incorporadora e Construtora, patrocinadora do evento, oferecendo serviços de recuperação e de bem-estar, como banheiras de gelo, massagens e café da manhã.

A 4ª edição da Maratona de Campo Grande será realizada de sexta-feira até domingo. A prova terá, além da maratona que carrega no nome, percursos de 5 km, 10 km, 21 km (meia-maratona) e o kids, especial para crianças de 3 a 13 anos. Haverá também outras programações na Cidade da Maratona (Altos da Afonso Pena). As inscrições já estão encerradas. Mais informações pelo Instagram @maratonacampogrande e pelo site: www.maratonadecampogrande.com.br.

Assine o Correio do Estado

diálogo

Em ano pré-eleitoral, alguns políticos decidem apresentar projetos...Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (8)

08/07/2025 00h02

Continue Lendo...

Roberto Campos - economista brasileiro

"A diferença entre a empresa privada e a empresa pública é que aquela é controlada pelo governo, e esta, por ninguém”.

FELPUDA

Em ano pré-eleitoral, alguns políticos decidem apresentar projetos que trazem como marca a famosa e antiga prática de tentar fazer cortesia com chapéu alheio. Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação barrou, por ser inconstitucional, proposta que assegurava aos profissionais de saúde do sistema público o direito à meia-entrada na aquisição de ingressos para eventos artísticos, cinematográficos, teatrais e desportivos realizados em todo o Estado. O projeto foi parar na ironicamente chamada de “sexta (cesta) seção”. Pudera!

Díficil

Nos meios políticos, já é dado como certo que dificilmente a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), será oficializada como candidata do partido a uma das vagas ao Senado.

Mais

Com a filiação do ex-governador Azambuja às hostes liberais, haveria mexida nas peças do tabuleiro, tendo em vista a necessidade de se abrir espaço para alianças.

Situada na Ilha dos Frades, a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, em Salvador (BA), foi eleita a melhor praia das Américas e da Península Ibérica. O reconhecimento veio após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Centro Internacional de Formação em Gestão e Certificação de Praias (CIF Playas), que analisou 200 praias de 11 países.

Com nota expressiva de 0,97 em uma escala que vai até 1, o destino baiano garantiu o topo do ranking geral. Esta não é a primeira vez que esta praia se destaca no exterior: a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe tem o selo internacional Bandeira Azul, concedido aos locais que cumprem rigorosos critérios de qualidade socioambiental. Outros pontos do litoral de Salvador também figuraram na relação do CIF Playas, como o Farol de Itapuã (103º), a Praia da Paciência (117º), o Porto da Barra (118º), a Praia do Flamengo (121º) e Piatã (122º).

Gabriela Thomaz, que colará grau em Medicina no dia 17
Dr. Fernando Cardilo e dra. Roberta de Paola

Jogo pesado

A oposição à prefeita Adriane Lopes tentou não dar espaço a ela no quesito abertura de crédito suplementar na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026. A proposta da prefeitura era de 30%, porém, foi apresentada emenda, por Dr. Lívio, Marcos Trad e Luiza Ribeiro, estabelecendo 10%. As duas propostas foram rejeitadas, ficando mantida a da Comissão de Finanças, limitando em 15% das despesas constantes no orçamento.

É lei

A arara-azul é a ave-símbolo de MS a partir de agora, por força de lei. Nativa do Pantanal e de outras áreas de importância ecológica, como o Cerrado, é um indicador da riqueza de nossos ecossistemas. Além disso, simboliza o compromisso com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, conforme projeto de autoria do deputado Junior Mochi, aprovado pela Assembleia e sancionado por Riedel.

Audiência

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, será ouvida em audiência pública hoje, às 14h, pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, na Câmara dos Deputados, para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias. O projeto estabelece as regras para a elaboração e a execução do Orçamento do ano seguinte. Na proposta encaminhada ao Congresso, o governo manteve superavit de 0,25% do Produto Interno Bruto em 2026. O limite global de despesas ficou fixado em R$ 2,43 trilhões.

Aniversariantes

  • Dra. Gilcleide Maria dos Santos Alves,
  • Thais Oliveira,
  • Martinho Martinez Filho,
  • Mariana Mirault,
  • Regina Kodjaoglanian,
  • Neuza Guimarães Orro,
  • Marcel Pedra Toledo,
  • Aldeir Lopes da Silva,
  • Dr. Fabrício Luís Savegnago,
  • Euclides Piva,
  • Gládero Cardoso Vieira Oliveira,
  • Otávio Ramos,
  • Maria Vitoria Sleiman Bezerra,
  • Severiano Pereira Dias,
  • Mário Monteiro Borges,
  • Elias Ferreira,
  • Edma Nascimento Maruyama,
  • Ronaldo Braga Ferreira,
  • Janio Barbosa de Lima,
  • Valdomiro Martins de Moura,
  • Daniela Tomasi Lopes,
  • Alexandre Barbosa da Silva,
  • Dr. Adalberto Abrão Siufi,
  • Dra. Marielle Alves Corrêa,
  • Roberval Pereira Silva,
  • Aloizio Satiro da Silveira,
  • José Aparecido Barbosa,
  • Luis Gustavo Lopes Cunha,
  • Freud Jacques Teixeira,
  • Marileusis Aparecida
  • Rodrigues da Silva,
  • Viviane Paiva Duarte,
  • Marcílio Álvaro Benedito,
  • Márcia Ribeiro Bueno Paz,
  • Daniel Felipe Hendges,
  • Paulo Sergio Estival,
  • Livia Renata Ferreira,
  • Roger Rodrigo Cuzinato Bernardo,
  • Michella Alencar Jorge Chaves,
  • Douglas Philipe Maroni,
  • Alfredo Marques Machado,
  • Clemira Brandão de Souza,
  • Ivana Aparecida Galdino,
  • Catarina Peres Barbosa,
  • Antonio Carlos de Melo,
  • Fernando Peró Corrêa Paes,
  • José Flávio Nunes,
  • Tânia Regina Costa,
  • Elenice Munhoz Cordeiro Friozi,
  • Arlete Terezinha Portocarrero,
  • Paulo Roberto Siviero,
  • Cristiane dos Santos,
  • Luiz Carlos Fernandes de Mattos Filho,
  • Gaudiley Coleta Brun,
  • Elça Almeida Braga,
  • Selanira Garcia Barbosa,
  • Suamy Azevedo de Souza,
  • Tereza Cristina Guedes Bochefe,
  • Patrícia Pandin da Costa,
  • Ivonete da Silva Souza,
  • Fabrice Campos,
  • Marcos Lázaro Barbosa Carneiro,
  • João Carlos Barata da Silva,
  • Liliane Coelho Brandão,
  • Mario Katayana,
  • Sebastião da Silva Rocha,
  • Deolindo Calmo Junior,
  • Dra. Ignez Kanomata de Mesquita,
  • Dr. Adriano Fernandes da Silva,
  • Jeferson Progetti Paschoal,
  • Gildásio Gomes de Almeida,
  • Alberto Valêncio de Souza,
  • Manoel Tomaz Costa,
  • Valter de Oliveira,
  • Cristine Dani Sores,
  • Precilio Cabanas Ayala,
  • Evandro Mombrum de Carvalho,
  • Arlete Borges Barros,
  • Luciana Queiroz de Oliveira,
  • Antônio Aparecido Rafael de Carvalho,
  • Germano Teodoro Ramalho de Mendonça,
  • Elizabeth Lima,
  • Orivaldo Monteiro,
  • Marcos Eduardo Roda,
  • José Freiria Abdalla,
  • Denise Felício Coelho,
  • Roberto Luiz Pomoviski,
  • Linda Nayara Miranda de Almeida,
  • Felipe Epelbaum,
  • Adriano Henrique Rodrigues,
  • Nivaldo Domingos da Rocha,
  • Uliana Fernandes Catônio,
  • Ivone Prestes Esposito,
  • Amanda Lima Alves,
  • Andreia Santos Humsi Rayes Donxeva,
  • Alair Larranhaga Tebar de Noronha,
  • Carlos Augusto Lopes Machado,
  • Valdir Americo Kermessi,
  • Leticia Mendes Siqueira Ferrigolo,
  • Abelardo Cezar Xavier de Macedo,
  • Dorvil Afonso Vilela Neto,
  • Fábia Zelinda Favaro,
  • Sydney Aguilera,
  • Walter Gazola,
  • Maria Emília Macedo,
  • Luis Carlos Brandão,
  • Maurício Lopes Batista.

* Colaborou Tatyane Gameiro

Quatro Rodas

RetrocarMS reúne carros clássicos no maior evento automotivo em Campo Grande

Apaixonados por carro vão encontrar, nesta terça-feira (08), máquinas que ultrapassaram a barreira do tempo, com acervo para todos os gostos

07/07/2025 15h43

Imagem Divulgação

Continue Lendo...

O evento, realizado há mais de 20 anos pela Confraria Apaixonados por Fusca e Derivados de Mato Grosso do Sul, apresenta veículos clássicos de diversos modelos e marcas, nesta terça-feira (08), na Rua 15 de Novembro, em Campo Grande.

Marcado por entusiastas de carros antigos vindos de outros municípios e até de países vizinhos ao Estado, o encontro foi repaginado e, após a pausa em decorrência da pandemia, retorna como RetrocarMS.

O retorno das máquinas com nova roupagem será realizado na Época Sanduicheira, localizada na Rua 15 de Novembro, nº 2621, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Entusiastas de carros antigos serão transportados por um verdadeiro túnel do tempo. Além da exposição, o evento contará com música ao vivo, com enfoque na cultura retrô, voltada aos apaixonados por automobilismo clássico.

A animação ficará por conta da banda Prepotentes, conhecida pela performance vibrante, que dará ritmo e tom à ocasião, com muito rock e espírito de liberdade sobre quatro rodas.

Esquenta


Lembrando que o evento desta terça é apenas uma prévia para deixar os visitantes com gostinho de quero mais. O evento oficial ocorrerá no segundo semestre, na Praça do Papa, em Campo Grande.

Previsto para acontecer entre os dias 9 e 10 de agosto, o encontro contará com shows e premiações por categoria, inclusive reconhecimento para os participantes que percorrerem a maior distância.

Os organizadores esperam entre 80 e 100 veículos, com representantes confirmados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso e de países que fazem fronteira com Mato Grosso do Sul, como Paraguai e Bolívia.

Com relíquias de encher os olhos, a exposição será uma oportunidade para apaixonados por carros trocarem experiências com outros colecionadores e, quem sabe, saírem de lá com o sonho de restaurar um clássico.

Além do impacto cultural, o RetrocarMS movimenta o turismo, a economia local e diversos setores, como hotelaria, gastronomia, combustíveis, indústrias, comércios e serviços.

Em Mato Grosso do Sul, existem mais de 50 clubes de entusiastas dessas relíquias automotivas. Os veículos participantes costumam chegar à Capital rodando ou transportados por guinchos e cegonhas, formando um verdadeiro espetáculo sobre rodas.

No local, será feita a arrecadação de alimentos não perecíveis (exceto sal), que serão doados a entidades assistenciais.

O evento conta com o apoio da Prefeitura de Campo Grande e da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), e marca o início das ações oficiais da RetrocarMS em 2025, com a ambição de consolidar Campo Grande no calendário nacional de eventos de carros antigos.

Serviço

 

  • RetrocarMS - Abertura
  • Data: terça-feira (08)
  • Local: Época Sanduicheira
  • Endereço: Rua 15 de Novembro, nº 2621
  • Horário: a partir das 19h

Evento oficial - Segundo semestre

  • Data: 9 e 10 de agosto
  • Local: Praça do Papa

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).