Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

ABERTURA

Mostra reúne talentos das artes plásticas de MS

Com mais de 40 anos de história, associação de artistas plásticos abre exposição na noite de hoje na Capital
05/02/2020 07:00 - NAIANE MESQUITA


 

Com mais de 40 anos de fundação, a Associação de Artistas Plásticos Profissionais de MS (AAPMS) celebra a longevidade com uma exposição aberta ao público na noite de hoje, às 19h, na galeria Wega Nery, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. 

Fundada em 7 de julho de 1977 e registrada posteriormente no dia 11 de julho de 1979, a associação teve altos e baixos, mas se manteve fiel ao propósito de unificar a classe e divulgar o trabalho de profissionais ligados às artes plásticas. 

“Na realidade, é uma associação muito antiga, que foi fundada antes da divisão do Estado. Ela foi a responsável por grande parte dos salões e workshops de artes plásticas que ocorreram ao longo dos anos em Mato Grosso do Sul”, explica a artista plástica e membro da atual diretoria da associação, Marilena Grolli. 

Porém, de acordo com Marilena, devido algumas dificuldades, a AAPMS permaneceu desativada durante oito anos, retornando as atividades apenas em 2020. 

“Decidimos retornar por considerarmos esse momento importante para as artes visuais. Essa exposição é justamente para apresentar a nova diretoria da associação”, ressalta. 

EXPOSITORES
Os expositores são artistas que integram a diretoria atural, portanto, Aldo Torres, Blanche Torres, Cecílio Vera, Clara Rahe, Cleir, Douglas Raldi, Fernando Marson, Marilena Grolli, Jó Aquino, Jonir Figueiredo, Lazara Lessonier, Luis Pedro Scalise, Maria Helena Belalian, Maria Helena Brancher, Marilia Castro, Marilia Bissoli, Patricia Helney e Wenceslau.

Na exposição será possível ver uma escultura do arquiteto Luis pedro Scalise e uma pintura de Jonir Figueiredo, diferentes expressões que mostram o talento de artistas que residem em Mato Grosso do Sul. 

“Estamos reativando hoje a nova diretoria com cerca de 18 integrantes. A maioria de um longo período na estrada, com um nível artístico reconhecido internacionalmente”, ressalta Marilena. 

Alguns artistas da associação desempenham o trabalho de arte-educadores, difusores, curadores e animadores em diversas tendências da arte contemporânea. “A exposição traz essa pluralidade, com cada um desenvolvendo uma técnica, como o grafite, a escultura e as gravuras”, explica. 

Com a exposição, a ideia é abrir para o cadastro de novos membros. “Neste primeiro momento, o objetivo é apresentar a nova diretoria. Para o futuro abriremos o cadastro para novos artistas”, reforça. 

Serviço – A exposição tem o apoio da Fundação de Cultura (FCMS) e é realizada pela Associação de Artistas Plásticos Profissionais de Mato Grosso do Sul (AAPMS) nesta quarta-feira, 5 de fevereiro, às 19h, na galeria Wega Nery, do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A abertura da exposição “Coletiva 18 Artistas Visuais – Diretoria da AAPMS” ficará disponível para a visitação até o dia 15 de fevereiro. 

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de Agosto, nº 453,no Centro de Campo Grande. A entrada para os visitantes e durante a abertura é gratuita. 

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.