Clique aqui e veja as últimas notícias!

TURISMO

Com restrições por conta da pandemia do coronavírus, espaços culturais e históricos abrem visitação on-line

Locais podem ser visitados em sites próprios e também por meio do Google
11/02/2021 10:15 - Naiane Mesquita


Diante do risco de contaminação pelo coronavírus (Covid-19) e da restrição de entrada de brasileiros em alguns países, como no caso da Inglaterra, o turismo no continente europeu ficou mais difícil. Diante das reordenações, muitos museus estão abrindo visitações on-line para quem deseja conhecer o acervo ou até mesmo pesquisar sobre obras importantes para a cultura mundial.

Um dos museus mais famosos do mundo, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, investiu na visitação on-line. O local oferece vídeos em 360º, além de textos e fotos sobre a história das obras, os bastidores e detalhes das exposições. Pelo mapa do museu disponível no site é possível saber mais sobre cada sala do MET.

Também nos Estados Unidos, o Instituto de arte de Chicago tem um dos melhores acervos do mundo, em especial do período impressionista.

São mais de 300 mil peças, a mais famosa é a obra American Gothic, pintada pelo americano Grant Wood em 1930, que pode ser vista pela internet. Os áudios disponíveis no audioguia do museu também estão acessíveis on-line, porém, são em inglês.

Outro que também disponibiliza as informações apenas em inglês é o Museu Britânico. Atualmente, o local abriga mais de 6 milhões de objetos importantes para a cultura mundial.  

O passeio pelos corredores de todos os museus citados na matéria pode ser feito pelo Google Arts & Culture, um site mantido pelo Google em colaboração com museus espalhados por diversos países – utilizando tecnologia do Street View.  

O Museu Arqueológico de Atenas, por exemplo, possibilita que as obras sejam vistas até em realidade aumentada, basta fazer o download do app Art Projector no celular. Ele projeta a obra como se estivesse na frente do usuário.  

O Museu de Atenas preserva boa parte do que restou dos adornos da Acrópole de Atenas, além de outras construções e obras de arte importantes para o país e toda a civilização ocidental. Inaugurado em 2009, o moderno prédio possui várias galerias lindíssimas, entre elas a que expõe cinco Cariátides.  

Por fim, o Museu Nacional de História Natural, de Washington, também possibilita uma visita on-line. São mais de 126 milhões de espécimes e artefatos que encantam os visitantes. Logo na entrada do museu, você será recebido por um amigável elefante. E este é só o começo da viagem. No site oficial é possível percorrer os corredores clicando no mapa disponível na página e ainda ver de perto algumas das atrações e os materiais em exposição em 360º ou em realidade virtual. Dessa vez, no próprio site do museu, é possível realizar a visita sem a necessidade de entrar por meio do Google Arts & Culture.