Correio B

'Futurista 3%'

Netflix lança primeira série original produzida no Brasil

Netflix lança primeira série original produzida no Brasil

PORTAL A TARDE

06/08/2015 - 02h00
Continue lendo...

O Netflix vai começar a apostar no mercado de séries brasileiras. O seriado futurista 3%, protagonizado pelo baiano João Miguel e por Bianca Comparato, será a primeira produção original do serviço de streaming no Brasil. O anúncio foi feito pelo serviço nesta quarta-feira, 5, e a série será lançada em 2016.

"A série é um thriller futurista sobre uma sociedade dividida entre progresso e devastação. A história acompanha jovens que estão deste lado desfavorecido e querem tentar uma vida melhor do outro lado. Mas para isso eles têm que passar por um processo de seleção, e neste processo só 3% consegue. Então, em 2016 estreia na Netflix a série 3%, do jeito que você gosta e eu adoro, todos os episódios de uma vez só", disse Bianca Comparato em um vídeo promocional.

A primeira temporada terá sete episódios, que serão dirigidos por Cesar Charlone com roteiro de Pedro Aguilera.

INDICAÇÃO

Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" são indicados ao Globo de Ouro

Atriz está presente na categoria "Melhor Atriz" e o longa dirigido por Walter Salles está na categoria de "Melhor Filme de Língua Não-Inglesa"; expectativa para o Oscar aumenta

09/12/2024 10h45

Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro e expectativa pelo Oscar aumenta

Fernanda Torres é indicada ao Globo de Ouro e expectativa pelo Oscar aumenta Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O Globo de Ouro revelou nesta segunda-feira, 9, os filmes, séries e profissionais indicados à edição 2025 da premiação. A Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood fez o anúncio oficial a partir das 10h15 (horário de Brasília)..

O brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi indicado na categoria de filme internacional e ainda conseguiu destaque na categoria de melhor atriz em filme dramático, para sua protagonista Fernanda Torres. Ela repetiu o feito da mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada há 25 anos por Central do Brasil.

Ela, que atualmente está em Londres para uma série de entrevistas e eventos de promoção do longa de Walter Salles, brincou sobre a rotina: "[Está sendo] uma loucura. É inacreditável".

"E Walter Salles, 25 anos depois dele com a minha mãe... realmente a vida presta!", finalizou. Fernanda Torres se refere à indicação de Fernanda Montenegro à mesma categoria do Globo de Ouro, em 1999, com Central do Brasil, do mesmo diretor.

A atriz brasileira concorre com Pamela Anderson (The Last Showgirl), Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Tilda Swinton (O Quarto ao Lado) e Kate Winslet (Lee).

Entre os outros destaques do Globo de Ouro estão O Brutalista, Wicked: Parte Um, Emilia Pérez e Anora - este último, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2024.

Os vencedores do Globo de Ouro 2025 serão revelados no dia 5 de janeiro, às 20h, durante uma cerimônia em Beverly Hills, Califórnia. 

Com essa indicação, aumenta a expectativa dos cinéfilos brasileiros para uma possível indicação da atriz e do filme para o próximo Oscar, que deve ser anunciado dia 17 de janeiro de 2025.

*Matéria alterada às 12h15 para acréscimo de informação

EDUCAÇÃO MUSICAL

Da partitura ao coração

A Fundação Barbosa Rodrigues apresenta novos talentos e iniciativas de educação musical; Orquestra Jovem da instituição contará com a presença de ex-alunos, como o violista Brenner Rozales, durante o evento, que conta com o apoio do Correio do Estado

09/12/2024 10h00

A partir da esquerda, os alunos Emmanuel Rosa Santos (violão), Alice Figueiredo Krug (violino) e Gabriel Ávila de Mello (violino) durante os ensaios para o recital

A partir da esquerda, os alunos Emmanuel Rosa Santos (violão), Alice Figueiredo Krug (violino) e Gabriel Ávila de Mello (violino) durante os ensaios para o recital Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

Então é Natal – ou quase. Faltam pouco mais de duas semanas para a celebração do nascimento de Jesus Cristo, e alguns dos programas que tomam conta de Campo Grande são concertos, recitais e cantatas, que se multiplicam pela cidade até o dia 25. 

Para a Fundação Barbosa Rodrigues (FBR), hoje será especial, talvez o dia mais importante do ano no calendário da instituição, criada em 1982. É que a Orquestra Jovem da FBR faz a sua grande apresentação da temporada na noite dessa data (9), a partir das 20h, no Teatro Aracy Balabanian.

Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência na bilheteria do teatro, que integra o complexo do Centro Cultural José Octávio Guizzo, localizado na Rua 26 de Agosto, nº 453, Centro. O evento tem classificação indicativa livre e conta com o apoio do Correio do Estado, da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Plaenge e da Dicorel.

Um dos destaques da apresentação será a participação dos novos alunos do projeto de música da fundação. Ao lado dos colegas “veteranos”, eles vão mostrar ao público um variado repertório, que, além de temas natalinos, inclui composições consagradas da música de concerto criadas por autores estrangeiros e brasileiros, canções de música popular e clássicos da música de Mato Grosso do Sul.

Guardada em segredo, trata-se de uma seleção musical, assinada pelo maestro Eduardo Martinelli, que toca o coração, seja em função do apelo universal dos trabalhos escolhidos, seja pela causa que move a agenda da FBR, seja, especialmente, pela graça do talento em botão de quem estará no palco. 

São jovens com idade entre quatro e 16 anos que, em diferentes estágios de desenvolvimento de sua formação musical, vão mostrar conhecimento e desenvoltura, com técnicas instrumentais e de voz para buscar a emoção da plateia a partir de seu próprio encanto ao fazer música. Uma coisa que dá gosto de ver – e de ouvir. Confira o nome de cada um desses talentos no box.

PAIS E FILHOS

Além do maestro Martinelli, que atua como coordenador, professor e regente da Orquestra Jovem, o projeto mobiliza mais 10 profissionais, entre professores, produtores, auxiliares e voluntários, para atender os 68 alunos das 11 turmas que estiveram em andamento em 2024. 

Nos últimos meses, a fundação tem expandido suas atividades educacionais, oferecendo novas turmas e ampliando seu alcance. Entre os cursos oferecidos estão coro infantil, violão clássico, piano/teclado, violino e uma inovadora atividade de musicalização para pais e filhos.

“A proposta de musicalização para pais e filhos é uma ação pioneira dentro do projeto social da Fundação Barbosa Rodrigues”, afirma Eduardo Martinelli, destacando que essa atividade não apenas promove o aprendizado musical, mas também fortalece os laços familiares, criando um ambiente de interação e de cooperação entre gerações. Na prática, até avós e irmãos também têm participado da nova dinâmica.

“Estudos comprovam que a educação musical compartilhada entre pais e filhos pode ter um impacto profundo no desenvolvimento emocional e cognitivo das crianças, além de promover a construção de um vínculo mais estreito e positivo entre pais e filhos. A interação durante as aulas contribui para o fortalecimento da comunicação e da colaboração familiar, essencial para o desenvolvimento integral das crianças”, defende o maestro.

ARTE E CIDADANIA

O evento contará também com a presença de ex-integrantes do projeto, que fizeram parte da fase inicial da Orquestra Jovem da Fundação Barbosa Rodrigues. Esses músicos são um exemplo vivo da importância do projeto na formação de novos talentos, muitos dos quais seguiram – e ainda seguem – carreiras de sucesso no Brasil e no exterior, fazendo valer o lema “Transformando Vidas com Música e Cidadania”. 

Desde sua fundação em 2005, a Orquestra Jovem da fundação tem sido um marco no ensino musical e na inclusão social, impactando a vida de crianças e de jovens. O projeto, que lançou um DVD em 2012, combina excelência artística com valores de cidadania, preparando talentos que se destacam no Brasil e no exterior. 

A iniciativa já capacitou milhares de jovens, e entre os diversos músicos formados pela FBR que alcançaram reconhecimento internacional está o violista Brenner Rozales, que integrou a Filarmônica de Israel e, desde outubro de 2023, está de volta ao Brasil, colaborando com grandes orquestras nacionais. Outro exemplo é Matheus Coelho, hoje regente no Canadá, cuja trajetória internacional reflete o impacto do projeto em sua formação.

Esses casos evidenciam o compromisso da Fundação Barbosa Rodrigues em fomentar o desenvolvimento cultural e social por meio da música, reafirmando sua relevância no cenário artístico e educacional, fazendo ecoar ainda mais longe o que pressentiu o professor e jornalista Barbosa Rodrigues, seu mentor, junto com a esposa, a professora Henedina Hugo Rodrigues, na inauguração da entidade. “É uma semente que crescerá e chamará atenção de todo o País”, disse o criador da FBR na ocasião.

Alunos da Orquestra Jovem 2024

Musicalização:

  • Giulia Mattje Steica
  • Raquel Fernanda Cardoso Mattje (mãe)
  • Sara Mariana de Oliveira
  • Sandro Santos de Lima (pai)
  • Kaleb Henrique Dias Moraes
  • Jaqueline Dias (mãe)
  • Miguel Moteranes Bruss Pinheiro
  • Mirella M. Mendonça Pinheiro (mãe)
  • Asafe Ávila Reis
  • Aline Bonfim de Ávila (mãe)
  • Julia Barros Gomes
  • Priscilla Barros P. S. Gomes (mãe)
  • Nicoly da Silva Amorim Coelho
  • Marcela Meneguesso Vilela
  • Clarice Gimenes Morais
  • Nicolly Godoy Vargas
  • Evelayne Brito da Silva Amorim
  • Maria Eloisa Fernandes Pires
  • Isabela Helena Bezerra Lima
  • Nicole Rosa Santos
  • Mariana Bruno Ribeiro
  • Sara Souza Fujiyama
  • Emanuelly de Melo Barbosa
  • Nélia de Melo Pereira (mãe)
  • Daniel Lubas Pimentel
  • Eloysa Lubas Pimentel (irmã)
  • Lidiane Quele Lubas Dimeneses (mãe)
  • Kalel Meneguesso Mendes
  • Manoela Dias Meneguesso (avó)
  • Antonella
  • Rossy Mary (mãe)
  • Alice Victoria
  • Mirelli (mãe)
  • Marcos Vinicius Soares Junior
  • João Lucas Frajado Alves Vilela
  • Miguel Moteranes Bruss Pinheiro
  • Leonardo Delphino Rodrigues Modesto

Piano/teclado:

  • Joanna Bruno Ribeiro
  • Lavinia Andrade Santana
  • Ana Sofia Fernandes Pires
  • João Vicente de Melo Pinheiro
  • Nicole Rosa Santos
  • Nathanael Carrelo Rodrigues de Oliveira
  • Rafael Vieira Vara
  • Pedro Lucas Fernandes Fegruglia da Silva
  • Mathias Oliveira Taú
  • Henry Cristiano Bittencourt Mattos
  • Maria Eduarda Borges Soares
  • Maria Eduarda Araújo Gomes
  • Claraluz Dalmati da Rosa
  • Julya Meneguesso da Cruz
  • Mérida Campuzano Torrez
  • Davi Santana Alexandrino
  • Isabella Godoy Severino da Silva Vargas
  • Pietro Arguelho Vargas
  • Maria Vitória Vasconcelos Martins

Violão:

  • Julia Araujo Bezerra
  • Francisco de Paula Barreto Quintiliano
  • Raj Krishna Razzini Kanezaki
  • Manuela Martinelli Boza
  • Emmanuel Rosa Santos
  • Ester Martins Mendonça
  • Isabela Daniela de Oliveira Jara
  • Nycollas G. G. de Melo
  • Nycolle R. K. G. de Mello
  • Lucas Matheus H. Lopes Arce
  • Samuel Alexandre França dos Santos Candia
  • Mariana Milany Matos Abreu
  • Giovanna Ojeda Rameiro

Violino:

  • Eduardo Ávila De Mello
  • Marcela Meneguesso Vilela
  • Rafael Vieira Vara
  • Miguel dos Santos Cruz
  • Julia Araujo Bezerra
  • Gabriel Ávila de Mello
  • Samuel Alexandre França dos Santos Candia
  • Alice Figueiredo Krug
  • Luiza de Oliveira Krug
  • Mariana Milany Matos Abreu
  • Giovanna Ojeda Rameiro
  • Júlio Cesar Martines Mendonça
  • Jônatas Alan dos Santos Silva

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).