Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PERFIL

O jeito menina mulher de Agatha Moreira

De volta ao ar em “Novo Mundo”, a atriz relembra primeiro papel adulto na tevê
20/04/2020 07:54 - Caroline Borges/TV Press


 

Ao integrar a trama de “Novo Mundo”, Agatha Moreira se viu cercada de uma série de detalhes e informações históricas. A atriz, que volta ao ar como a forte Domitila na edição especial do folhetim, se aprofundou na vida da mais conhecida amante de Dom Pedro I, vivido por Caio Castro. Durante seu processo de composição da personagem, Agatha foi percebendo o quão difícil é reproduzir a trajetória histórica de alguém diante do vídeo. “É uma responsabilidade muito grande. Fiz uma pesquisa bem profunda para tentar respeitar ao máximo a história dessa mulher. Visitar a casa da Domitila, por exemplo, foi algo muito marcante para mim. Senti uma energia diferente naquele lugar, havia muitas histórias dentro daquela casa. Interpretar alguém que já existiu é complexo”, aponta.

A trama de “Novo Mundo” voltou à grade da Globo em meio à pandemia do novo coronavírus. Os Estúdios Globo tiveram suas atividades suspensas como forma de evitar a expansão da doença. Por isso, a novela escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson ocupa a faixa horária até a estreia de “Nos Tempos do Imperador”, que também é assinada pela dupla de autores. Na história da novela das seis, Domitila é a mais famosa amante de Dom Pedro I. Visando conquistar um lugar oficial ao lado do príncipe, ela rivaliza diretamente com Leopoldina, de Letícia Colin. “Foi uma personagem muito importante para a minha carreira. Foi a primeira personagem adulta que eu fiz. Eu tinha dois filhos na trama e tive de ir para um lugar muito diferente. Tive de ganhar maturidade em cena, que me transformar, engordar, engrossar a voz. Um lugar bem distante, maduro e sofrido porque a personagem tem uma história extremamente pesada”, explica Agatha, que estava ansiosa para rever suas cenas. “Da primeira vez que a novela foi ao ar, fiquei muito ansiosa para ver minha primeira cena. Dessa vez não foi diferente. Minha primeira sequência tem um texto enorme. Não sei como decorei tudo aquilo (risos)”, completa.  

Ao longo da história, Domitila se torna o principal empecilho para a boa relação entre Dom Pedro e Leopoldina. A jovem amante não só conquista o coração de Pedro, como ainda fez com que ele acreditasse nas mais diversas mentiras e ficasse até mesmo contra Chalaça, papel de Romulo Estrela, seu melhor amigo e confidente. Apesar das intrigas e traições, Leopoldina segue lutando por seu casamento até o fim. “Defendi e defendo com unhas e dentes a Domitila. Para o público, ela foi uma vilã, mas, para mim, não. Eu acreditei muito no amor dela e de Dom Pedro, eles eram realmente apaixonados um pelo outro. As cartas de amor entre eles eram lindas. Ficava chateada que falavam mal da Domitila, mas ninguém falava nada do Dom Pedro. Ficava possessa”, ressalta.

De volta ao vídeo, Agatha esteve recentemente no elenco de “A Dona do Pedaço”, em que viveu a vilã Josiane. Logo após o fim da produção escrita por Walcyr Carrasco, a atriz aproveitou para viajar ao lado do namorado, o também ator Rodrigo Simas. Atualmente, os dois estão enfrentando o período da quarentena. “Alguns dias estamos mais ansiosos, outros estamos bem. Estou buscando ver o lado bom disso tudo. Procuro fazer coisas que antes eu dizia que não tinha tempo. Acho que é um tempo de amor e solidariedade. Não acho que vamos voltar para o mundo normal, acho que voltaremos melhores e maiores”, torce Agatha, que tem usado as redes sociais para se comunicar. “Não tenho falado com muita gente na quarentena (risos). Mas postei uma foto (da novela) e o público reagiu de uma forma muito legal. Eu vejo todo mundo falando o quanto amam essa novela, ou pessoas que estão com vontade de assistir”, valoriza.

Toque de modernidade

Apesar de ambientada no início do Século XIX, entre 1817 e 1822, a trama de “Novo Mundo” tem diversas temáticas que se mantêm atuais até os dias de hoje. Não à toa, Agatha Moreira levou uma série de ensinamentos da novela para a vida. “Eu aprendi muita coisa, amadureci muito. Aprendi sobre feminismo, sobre ser mulher, sobre como era ser mulher naquela época, a olhar as coisas com outros olhos. A Domitila me fez olhar o lado dela”, defende.

Para a atriz, a novela não é apenas um entretenimento. Mas também uma forma de aprendizado para o público. “Acho ‘Novo Mundo’ uma obra incrível, fantástica, uma grande aventura, cheia de romance e muita informação. É uma novela que conta a história do nosso país. É de grande relevância estarmos voltando com essa obra no ar. Na época, a gente recebia mensagens em que as pessoas achavam que o Brasil havia sido descoberto por Dom Pedro”, lembra.

Instantâneas

# Agatha está cotada para integrar o elenco da sequência da trama de “Verdades Secretas”, escrita por Walcyr Carrasco.  

# Em 2010, a atriz morou durante seis meses na Coreia do Sul.

# A estreia da atriz na tevê foi na temporada 2012 de “Malhação”.  

# Agatha é prima da também atriz Samara Felippo.

Felpuda


É quase certo que a aposentadoria deverá ocorrer de maneira mais rápida do que se pensava em determinado órgão. O que deveria ser a tal ordem natural dos fatos acabou sendo atropelada por acontecimentos considerados danosos para a imagem da instituição. Os dias estão passando, o cerco apertando e já é praticamente unanimidade de que a cadeira terá de ter substituto. Mas, pelo que se ouve, a escolha não deverá ser com flores e bombons de grife.