Correio B

Diálogo

Ostentação com dinheiro público, como "jantinha" ao custo de R$ 500 mil em... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta terça-feira (18/03)

Continue lendo...

Franklin Roosevelt - estadista americano 

Nem sempre podemos construir o futuro 
para nossa juventude, mas podemos 
construir nossa juventude para o futuro”
.

FELPUDA

Ostentação com dinheiro público, como “jantinha” ao custo de R$ 500 mil em cidade turística de MS, marco que custaria valor idêntico, construção de obra faraônica e outras cositas más, deverá ficar no passado e, óbvio, entrará para a história de como foi tratado o erário de certo poder. Quem está chegando sinalizou que colocará um freio nisso tudo. Afinal, como se dizia em tempos não tão distantes, “dinheiro não aceita desaforo”. Principalmente quando se trata do meu, do seu, do nosso dinheirinho...

Elas

O Serviço Militar Inicial Feminino atraiu 431 jovens interessadas em servir às Forças Armadas de forma voluntária em três cidades de Mato Grosso do Sul. De 1º de janeiro até 5 de março, 327 jovens fizeram o alistamento para servir na Capital. 

Mais

No mesmo período, foram 90 inscritas em Corumbá e outras 14 em Ladário. As inscrições das jovens nascidas em 2007 ficam abertas até o dia 30 de junho. O alistamento pode ser realizado de forma presencial ou on-line, por meio do site alistamento.eb.mil.br.

Instalada na orla da Praia de Ponta Verde, em Maceió, capital de Alagoas, desde 2022, a Cadeira Gigante continua sendo uma grande atração e se tornou um símbolo na paradisíaca cidade. Enormes filas se formam todos os dias, de turistas de várias partes do Brasil e do exterior, que fazem questão de registrar em foto e vídeo a passagem pelo monumento. O sucesso da cadeira foi imediato, e para se ter uma ideia, quando de sua instalação, mídias espontâneas de moradores e visitantes geraram, só nos primeiros dias, estimativa de 10 milhões de views, segundo a prefeitura.

Mariana Cervan e Dr. Fernando Novaes

 

Priscila Fantin e Bruno Lopes

Na toada

A “limpa” que ocorreu no ano passado, quando alguns caronistas no nome do ex-presidente Bolsonaro (PL) foram mandados para casa, poderá se repetir neste ano. É que poucos são aqueles que realmente estão defendendo pautas mais sérias, preferindo buscar holofotes com ações consideradas mais bizarrices do que projetos importantes. Seguem o mesmo caminho circense da esquerda festiva.

Golpes

O alerta é do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS): golpes vêm sendo aplicados por organização criminosa, com atuação em diversos estados do País, utilizando de dados de processos em trâmite no Poder Judiciário estadual. Os golpistas se fazem passar por advogados para praticar os crimes. O TJMS reforça que não entra em contato com as partes, seja via WhatsApp, seja por mensagens ou por meio de chamadas, solicitando dados bancários de partes dos processos.

Chororô

Petistas de Dourados estão em pé de guerra com governador Riedel, chegando ao ponto de divulgarem uma nota em que, entre outras coisas, classificam como “marginalização política” do partido e “relação complexa e ambígua” do chefe do Executivo com o PT , embora a sigla tenha o comando de uma secretaria e nove subsecretarias. Tudo porque o cerimonial do governo teria ignorado os deputados estaduais e federais petistas quando de evento na cidade, com a presença de três ministros de Lula, no dia 14.

ANIVERSARIANTES

Rubenio Silverio Marcelo, 
Rommy Schneider Pereira Nasser, 
Luis Pedro Nassar Scalise,
Milena Menezes Palhares Corrêa, 
Dr. Marco André Nogueira Hanson,
Raquel Pertinhes Macerou,
Eliane Ritcher,
Antonio Clemente Neto,
Carlos Alberto Moraes,
Fernando Luiz de Souza,
Geraldo Moraes,
Milton Luares Lima,
Danilo Magalhães Martiniano da Silva, 
Miguel Ferreira de Arruda,
Maria Conceição de Oliveira Rocha,
Cesar Luiz Brasil Ovelar,
José Luiz Schiavinato,
Paulo Gomes Ormond,
Evney Costa Soler,
Emilia Gabriela Molina Teodoro,
Eduardo Luis Figueiredo de Lima,
Nery Temistocles,
Amélia (Amelinha) Chaves Ouriveis, 
Fernanda Ferrari Miguita, 
Gisele Barros,
Raquel Arruda, 
Tiago Sena Borgo,
Paula Vasconcelos,
Pe. Gildásio Mendes,
Dr. José Carlos Garcia Bueno, 
José Pagnussato,
Dr. Roberto Votto Braga, 
Geórgia Raja Ratier Catanante, 
Helder Rodrigues Baréa,
Augusto Márcio Salomão,
Vander Ferrugio Turini,
Luís Carlos Acordo Filho,
Antonio Andayr D’Amigo Startari, 
Gilson Luiz Vilacqua, 
Antonio Nadra Jaha Filho,
José Armando Fratari,
Hagner Santos Silva,
Joilce Gabriela de Figueiredo Sanches, 
Dirce Gomes do Prado, 
Dr. Norival Vitório Valente, 
Dra. Eliana Patricia Maldonado Pires, 
Ana Carolina Razzini Kanezaki, Rosângela Lemes de Brito,
Daltro Lopes, 
João Carlos Peres, 
Fátima Socorro Espírito Santo, 
Marlene Pithan Rodrigues,
Rosa Tamar, 
Vicente Dolores Brito,
Liliane Cabral de Almeida,
Nilza Barbosa de Almeida Lopes,
Rejane Felix de Oliveira,
Dormevil Ramos dos Santos,
Luciana Costa Cardacci,
Valdir dos Santos Ribeira,
Maria Aparecida Monteiro Lucio,
José Moreira Salvian,
Lucas Dourado Mattos,
Benedito Silveira Coutinho,
Heitor Havedutti Filho,
José Flávio Coutinho,
Dr. André Martins de Oliveira, 
Aparecida Isaac Puccinelli, 
Maiza Ribeiro de Oliveira,
Antonina Soares, 
Maria Helena Ambrosio da Silva,
Adriano Stefani,
Mercedes Espirito Santo de Campos,
José Aparecido Maia dos Santos,
Ivete Wilhelm,
Ilma Yonamine Dias,
Ana Luiza Martins Escobar,
Jaime Martins Fernandes, 
Luiz Carlos Oliveira Reis,
Marisi Carpes Espíndola, 
Eduardo Agnello Ferreira,
Danuzia Ziemann de Oliveira,
Sávio Roney Simões,
Cirilo Ramos Junior, 
Edmar Marins de Souza, 
Antonio Claudio Maximiano,
Gabriela Bogarim Ojeda,
Meire Simabuco Abdala, 
Marly Miyaguchi Lossovaro, 
Eric de Souza Fossati,
Jorge Yamada, 
Alfredo Vasques da Graça Júnior, 
João Marcos Rocha Sanches,
Alexandre Egidio Ferreira, 
Orides Jeanete Kades de Oliveira, 
Aida Escudero Leite,
Luciano Chacha de Rezende, 
Gabriel Garcia Aranda,
André de Aguiar Justino da Cruz,
José Teodoro Barbosa, 
Thiago Pereira Vieira,
Fagner Ribeiro Cândido,
Luciana de Oliveira Dreyer,
Sérgio Carlos de Abreu,
Cecilia Dornelles Rodrigues,
Katiany Jacinto de Oliveira,
Paulo Belarmino de Paula Júnior,
Lúcia Helena Menezes Santos.

*Colaborou Tatyane Gameiro

TALENTO DE MS

Série "Futuro da Terra", de cineasta indígena, estreia na sexta-feira

Na plataforma IC Play, "Futuro da Terra" tem direção de Alberto Alvares, da etnia guarani nhandewa, e de Claudiney Ferreira; Ailton Krenak, cacique Raoni Metuktire, Daniel Munduruku e Célia Xakriabá estão entre os entrevistados

16/04/2025 10h00

O líder indígena e ambientalista Ailton Krenak

O líder indígena e ambientalista Ailton Krenak Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Estreia nesta sexta-feira, na plataforma gratuita de streaming Itaú Cultural Play, a série documental “Futuro da Terra”. Produção original do Itaú Cultural, a série explora diferentes aspectos da cultura dos povos originários brasileiros de vários estados do País. Quem assina a direção é Alberto Alvares, cineasta da etnia guarani nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, em Japorã, município localizado a 480 km de Campo Grande, na fronteira com o Paraguai.

Alvares é reconhecido com um dos principais nomes do cinema indígena do Brasil e divide a direção de “Futuro da Terra” com o jornalista Claudiney Ferreira. Na plataforma, os espectadores poderão assistir à primeira temporada da série, com três episódios. Gravados no Distrito Federal, em Mato Grosso, São Paulo e Minas Gerais, os capítulos têm depoimentos de líderes indígenas como Ailton Krenak, Cacique Raoni Metuktire, Daniel Munduruku, Célia Xakriabá, Olinda Tupinambá, Denilson Baniwa, entre outras lideranças.

A data de lançamento da série pega carona com o Dia da Terra, comemorado nesta terça-feira (22). O acesso à Itaú Cultural Play, plataforma especializada em produções brasileiras, é gratuito. Basta acessar a página www.itauculturalplay.com.br.

URGÊNCIA

“‘Futuro da Terra’ nasce como uma urgência para mim, para o meu povo e para outros povos indígenas brasileiros. É uma forma de salvaguardar nossas memórias”, diz Alvares. “Muitos filmes e séries sobre povos indígenas tratam de apenas uma etnia. Nesta série, cada episódio traz histórias e depoimentos de vários povos”, completa Ferreira, roteirista e parceiro de Alvares na direção.

Alvares também assina a direção de fotografia, e a série conta com desenhos exclusivos do artista visual Wapichana Gustavo Caboco, um dos nomes mais representativos da arte indígena contemporânea. O catálogo da IC Play oferece uma animação dirigida por Caboco, “Kanau’kyba” (Roraima, 2021).

A primeira temporada foi gravada no Acampamento Terra Livre, no Distrito Federal, em território guarani, em São Paulo, Xingu, em Mato Grosso, e Krenak e Maxacali, em Minas Gerais. O primeiro episódio, “Território”, retrata justamente a noção de território entre esses povos, que ultrapassa o simples conceito de espaço físico, englobando a relação com corpo, língua e diversidade étnica.

“No estado de São Paulo, por exemplo, nós gravamos em aldeias diferentes, mas habitadas pelas mesmas etnias, caso dos guarani. É impressionante ver como o conceito de território muda de acordo com o local onde o povo está, do quão próximo está do meio urbano”, conta Júnia Torres, diretora de produção e uma das idealizadoras de “Futuro da Terra”.

Para o cineasta Takumã Kuikuro, morador da aldeia Ipatse, no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, por exemplo, a terra pertence a todos os humanos, indígenas ou não.

“Nós não pensamos em mercadoria como os não-indígenas, que disputam a terra. Não transformamos a terra, a água e os peixes em dinheiro, mas sim em sustento da vida, para todo mundo”, diz em entrevista, no episódio.

SUSTENTABILIDADE

Tanto o segundo quanto o terceiro episódio abordam um tema que se impôs durante as gravações e a captação de material: a sustentabilidade. O segundo, intitulado “Revivências da Mãe-Terra”, retrata, principalmente, as iniciativas de preservação e recuperação ambiental dos povos originários, como o projeto de reflorestamento em aldeias Maxacali, em Minas Gerais, além da restauração de sementes e abelhas nativas pelos guaranis. Esses dois povos são os únicos do Sudeste que ainda falam sua língua originária.

“Terra e Corpo, Natureza e Espiritualidade”, o terceiro episódio, por sua vez, debate a sustentabilidade de um modo mais amplo, aludindo às noções de manutenção do corpo, da alimentação, das culturas e tradições, da língua e da espiritualidade.

Esse episódio guarda uma das cenas mais emocionantes da série: o momento em que Vitorino, pajé de uma aldeia Maxacali, que é cercada por fazendas, lamenta o incêndio criminoso que varre a floresta próxima.

“Naquele momento, enquanto olhávamos a mata devastada pelo fogo, ele não demonstrava, mas estava chorando por dentro. Para os Maxacali, não era apenas uma terra sendo queimada, era um corpo”, lembra Alvares, que faz mestrado no Rio de Janeiro.

305 ETNIAS

O Brasil soma atualmente mais de 305 etnias indígenas, falantes de cerca de 270 diferentes línguas. Apesar de numerosos, esses povos ainda são pouco conhecidos e compreendidos na sociedade brasileira.

“Se fôssemos contar que os povos nativos são todos ‘índios’, de acordo com a Organização das Nações Unidas [ONU], a Unesco e a Organização Mundial da Saúde [OMS], nós seríamos uma população estimada de 400 milhões de pessoas, espalhadas pelo mundo. Talvez isso seja uma garantia para a gente continuar vivendo. Não estamos mais enclausurados em um lugar, aonde alguém pode ir e nos aniquilar. Estamos no mundo”, diz Ailton Krenak no primeiro episódio.

Todas as entrevistas da série são feitas somente com pessoas indígenas, boa parte delas nas línguas originais de cada etnia. A produção também dá voz às lideranças femininas, como Jerá Poty Mirim, moradora da Terra Indígena Tenondé Porã, na capital paulista, e a deputada federal Célia Xakriabá.

A produção executiva de “Futuro da Terra” é da Filmes de Quintal, associação responsável, entre outras ações, pelo forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema, um dos mais importantes festivais do País.

Assine o Correio do Estado

DIÁLOGO

Moradores da Vila Morumbi estão criando "minizoológico"... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quarta-feira (16/04)

16/04/2025 00h02

Continue Lendo...

Martin Luther King - líder pacifista

"O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons"

FELPUDA

Moradores da Vila Morumbi, assim como de outras regiões adjacentes, estão criando "minizoológico" indesejado no quintal das suas residências. Por conta dos terrenos baldios cobertos pelos matagais, sapos, lacraias, ratazanas, gambás escorpiões e cobras, entre outros bichos, estão se mudando de "mala e cuia" para algumas residências com "ar de proprietários". A prefeitura foi acionada diversas vezes, mas todos os pedidos de providências estão "adormecidos" em algumas gavetas, dizem os aflitos moradores. Pode?

Intercâmbio

A Orquestra Indígena de MS realiza apresentação especial hoje, às 20h, no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande. A entrada é gratuita. O espetáculo conta com a realização da República Portuguesa, do governo federal e da Fundação Ueze Elias Zahran

Mais

O concerto marca uma etapa no processo de criação colaborativa do espetáculo "Arapy Aguasu Sinfonia entre Dois Mundos", obra idealizada por Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Portugal), que será levada em turnê internacional no segundo semestre deste ano

Confiança

No comando do Executivo até o dia 20, o vice-governador Barbosinha, ao assumir o cargo, recebeu altos elogios do governador Riedel, que viajou até a Alemanha para visitar o filho. Riedel disse que estava tranquilo, uma vez que Barbosinha é "participativo" na administração. Em outras palavras, "sabe o caminho das pedras". Em 2026, ele poderá compor a chapa majoritária novamente como vice ou disputar uma cadeira de deputado federal.

Pode ser

Poluição visual e estacionamento na área central da Capital foram dois dos assuntos tratados durante reunião do vereador Epaminondas Vicente Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, e a diretoria da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, no dia 10. Ele defende a extinção da lei que disciplina as fachadas dos estabelecimentos, afirmando que no Centro tem de ser liberado igual em outros lugares e que até já conversou com a prefeita a respeito.

Vagas

Papy também falou sobre o projeto para implantação, novamente, do estacionamento rotativo que tramita na Câmara. Explicou que faz nove meses que vem sendo tentada a liberação para que possa ser feita a licitação. Os diretores trataram ainda sobre o tombamento do Parque do Prosa, o Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social de Campo Grande (Prodes), a falta de segurança pública, por causa dos usuários de drogas, e os moradores de rua.

Aniversariantes

  • Maria Adelaide de Paula Noronha,
  • Lyzia Razuck Pinese,
  • Eid Toufic Anbar,
  • Débora de Macedo Barbato Gaban,
  • Vanessa Manvailer Esgaib
  • Schwarzenbeck,
  • Thais da Silva Quintana,
  • Dr. Clodoaldo Conrado,
  • Dr. Nilton Oliveira da Costa,
  • Valdinês de Oliveira,
  • Antônia de Oliveira Barbosa,
  • Celso Wagner Dias,
  • Eliana Areias de Oliveira,
  • Dr. Jaime Yoshinori Oshiro,
  • Luana Maximo Loubet,
  • Morelí Teixeira Arantes,
  • Odilis Correia de Oliveira,
  • Paulo Cezar de Figueiredo,
  • José Tomio Watabe,
  • Andreia Marim,
  • Clemêncio Frutuoso Ribeiro,
  • Afonso Jadre,
  • Zulena Loubet da Rosa,
  • Thiago José Wanderley Maciel,
  • Antonio Carlos Siufi Hindo,
  • Raphael Fiuza Lima Chieregati,
  • Carlos Alberto Rezek,
  • Ivana Torquato,
  • Sílvio Albuquerque,
  • Alex de Pontes Soares,
  • Paulo Pereira Delmondes,
  • Solange Antunes da Silva,
  • Valmir Angelo da Silva,
  • Jorge Alcebíades Vasconcelos,
  • Aliomar Proença de Oliveira,
  • Maria Aparecida Barros Lima,
  • João da Câmara,
  • Marilene Remus Moraes,
  • Thaynara Ferreira Tomikawa,
  • Norlene Gomes,
  • Osmar dos Santos,
  • Eberlyse Medeiros de Souza,
  • Fernando Nunes Rabelo,
  • Rodrigo de Castro Maia,
  • Joaquim Martins da Conceição Filho,
  • Neire Coelho de Oliveira,
  • Dr. João Bosco Nery,
  • César Eliseu Pascoaloto,
  • Olga Laranjeira Silva,
  • Heloisa Carvalho Pereira,
  • Celson Pereira de Souza,
  • Fabiana de Andrade,
  • Ana Carolina Vincoletto,
  • José Osmar da Silva,
  • João Roberto Pereira Ximenes,
  • Rita de Cássia Franzé Tiepo,
  • André Faria da Silva,
  • Maristela Netto da Paixão,
  • Américo José Moura,
  • Maria Inês Castelo Branco,
  • Victor Zeballos Filho,
  • Antonio Arcanjo dos Santos,
  • Lucia Lopes Rodrigues,
  • Fabiana Diniz Coelho,
  • Ivo Salgado da Rocha,
  • Adriano Gonçalves Cortez,
  • Everson Rodrigues,
  • Silvio Caetano Ortiz Zotareli,
  • Ricardo Miguel Duailibi,
  • Dr. Henrique Elvis Holsbach da Costa,
  • Clodoaldo Medeiros do Couto,
  • Benito Angelo Cela,
  • Antonio Lemos de Freitas,
  • Fábio de Souza Dias,
  • Waldir Nery de Andrade,
  • Carlos Eduardo de Almeida,
  • Valmir de Lima Manoel,
  • Elizabeth Rocha Salomão,
  • João Batista da Rocha Filho,
  • José Antonio Vital Neto,
  • Orlando Martins de Queiroz,
  • Rosania Carstens de Sousa,
  • Samuel Rees Dias,
  • Sandra Luciana Urnau,
  • Luiz Antônio de Oliveira,
  • Lourdes Edina Lanconi Milanesi,
  • Angelica Azuaga Olmedo Tavares da Silva,
  • Pedro Tavares Lobo,
  • Renata Doniak Ribeiro,
  • Luiz Angelo Piovesan Bellé,
  • Alvaro Campagnoli,
  • Joice Meire Subtil de Melo,
  • Antonia Rodes Pereira,
  • Fabio Carmignan,
  • Marta Maria Mustafá,
  • Juliana Maria Queiroz Fernandes,
  • Kamila Bueno Nantes,
  • Cristina Scardini Bittencourt,
  • Luciana Rosa de Vasconcelos de Barros,
  • Adelaide Gimenes Deboleto,
  • Martha Elida Arguelho,
  • Júlio Cesar Goulart Lanes,
  • Priscila Beatriz Arguelo,
  • Alexandre César Del Grossi,
  • Maria Eugênia Peron Couto,
  • Flávia Renata Barbosa Gomes Pitta,
  • José Harfouche,
  • Leonardo Lopes Santinho

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).