Correio B

Terceirização

Pais pedem cada vez mais ajuda para criar os filhos

Pais pedem cada vez mais ajuda para criar os filhos

Estadão

12/04/2011 - 22h00
Continue lendo...

As famílias estão pedindo ajuda para educar suas crianças e desistiram de cumprir a tarefa sozinhas, terceirizando-a para terapeutas, pedagogos, babás e outros profissionais. Já existe até um serviço especializado em socorrer pais desorientados, o coaching family, uma opção que conquistou a Europa anos atrás e agora chega a São Paulo por meio da pedagoga Tânia Queiroz.
 

Toda essa dificuldade doméstica, dizem os especialistas, surge porque os pais, atualmente, têm de lidar com questões que não afetavam gerações anteriores: novos formatos de família, a falta de tempo para conviver com os filhos e a culpa que sentem por causa dessa ausência, refletida na dificuldade de impor limites. Soma-se a isso o acesso quase ilimitado das crianças às informações, sem a necessidade de adultos, tirando deles o status de fontes da experiência e do saber.
 

A urgência dos pais por algum tipo de ajuda está evidente para a psicopedagoga Quézia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia. “Os pais não estão sabendo ser pais. Têm medo de colocar limites e perder o amor dos filhos. Estão confundindo limite com repressão”, afirma.
 

Segundo ela, os filhos percebem essa insegurança e tornam-se tiranos, fazendo com que suas vontades sempre prevaleçam. “Fazer um treinamento específico é um processo facilitador, não imprescindível. Participar das atividades que a escola oferece e se aproximar do filho, passando mais tempo com ele, já ajuda.”
 

Tânia Queiroz, responsável pelo family coaching no País, propõe workshops temáticos para “fornecer recursos emocionais que os pais possam usar para melhorar o funcionamento da equipe-família”. Segundo ela, as famílias já perceberam que o mau comportamento dos filhos está relacionado à desatualização do método de educação que conheciam.
 

“Descobriram que precisavam de ajuda para orientá-los na educação dos filhos e harmonia familiar e que não podiam se limitar a pagar a mensalidade das escolas e presentear os filhos para compensar sua ausência”, diz.
 

Presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, Villela da Matta critica o uso do termo ‘coaching’ para se referir à abordagem praticada por Tânia, já que um dos princípios dessa técnica é que o trabalho seja personalizado para as necessidades de cada indivíduo ou grupo. “Coaching é a palavra da moda e ela está sendo banalizada. Quando faço palestras e workshops para diversas famílias, faço um treinamento. Isso não é personalizado”, informa.
 

O método do family coaching já vem sendo aplicado nos EUA e na Europa desde a década passada e foi tema de um livro publicado no fim do ano passado pelas psicólogas portuguesas Ângela Coelho e Sandra Belo.
 

Independentemente do nome usado para designar a ajuda prestada aos pais, Silvio Barini, diretor do Colégio São Domingos, na zona oeste, confirma o sentimento de desorientação entre as famílias.


“Algumas têm o ímpeto muito assumido de terceirizar a educação de seus filhos e, ao serem solicitadas diante de algumas questões, dizem que vão enviar o terapeuta, o psicopedagogo ou a babá para o atendimento na escola”, constata.

Correio B+

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024

"O Grammy são anos de trabalho. Ser indicado duas vezes consecutivas, foi ainda mais emocionante. O álbum 'Faróis do Sertão' merecia muito!"

10/11/2024 16h30

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024 Foto: Tadeu Bara

Continue Lendo...

Gabriel Sater é um artista bastante conhecido por aqui no Correio do Estado, especialmente no Correio B+, aliás em todo o mundo. Seu talento e generosidade são indiscutíveis para todos que o conhecem.

Gabriel é cantor, compositor, instrumentista, produtor musical e ator. Todos sabem que ele é filho do grande violeiro Almir Sater, de quem Gabriel herdou não só o sobrenome, mas o talento do pai.

O premiado artista usa como inspiração a convivência desde a infância com a família absolutamente musical e com nomes como Renato Teixeira, Sergio Reis, Família Espíndola, Paulo Simões, Guilherme Rondon e Dino Rocha.

Nesta semana no B+, Gabriel conversou com a gente sobre a seu novo álbum “Faróis do Sertão”, indicado ao GRAMMY Latino 2024. Melhor Álbum de Música Raízes em Língua Portuguesa.  

"O álbum é fruto de um trabalho em conjunto com Paula Cunha, João Gaspar...
Foi algo que nasceu após o meu penúltimo álbum, o 'Erva Doce', que foi muito importante na minha carreira, sendo o meu primeiro álbum a ser indicado ao Grammy Latino. A gente amou fazer, e quis realizar algo diferente, porém, que trouxesse essa energia pós 'Pantanal', após uma série de shows que eu vinha fazendo desde a minha saída da novela, por volta da metade de 2022. Dois anos depois, durante esse tempo de estrada, de retomada dos shows, eu conversei com o Gaspar que eu queria continuar com essa leva de produção e lançar, single a single, e mais um álbum. Nós já tínhamos algumas gravações de músicas guardadas pra ele, e muitas pessoas pediram 'Cavalo Preto', por exemplo, que não tinha entrado no 'Erva Doce'”, relembra Gabriel.

Em 22 de março de 2024, nasceu o álbum, “FARÓIS DO SERTÃO”, a data escolhida foi em homenagem ao “Dia da Água”. Um CD com doze faixas. Nove temas autorais (sendo um tema instrumental) e 03 releituras de clássicos da música brasileira como “Você Vai Gostar” (a famosa “Casinha Branca” de Elpídio dos Santos), “Amanheceu Peguei a Viola” (de Renato Teixeira) e “Cavalo Preto” (de Anacleto Rosas Jr.), uma das músicas de maior sucesso no remake da novela Pantanal (TV Globo/2022), que Gabriel fez parte.

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024O músico e ator Gabriel Sater é Capa exclusiva do Correio B+ desta semana - Foto: Tadeu Bara - Diagramação: Denis Felipe e Denise Neves

O projeto traz participações especiais de lendas da música brasileira como Renato Teixeira, Luiz Carlos Sá (da icônica dupla Sá & Guarabyra), Sérgio Reis e da multi talentosa Lucy Alves. O álbum passeia entre músicas do cancioneiro popular brasileiro a composições mais modernas (compostas com poetas da nova geração brasileira) que apresentam toda versatilidade e qualidade musical de Gabriel Sater que assina com João Gaspar a produção musical e arranjos das gravações. Os ritmos e estilos passeiam pelo Folk, Rock, MPB, Latino-americano, Caipira e Sertanejo Raiz.

“Queríamos fazer um álbum que tivesse mais banda, diferentemente do 'Erva Doce' que é mais calmo e minimalista. Fomos aos poucos, nos shows, gravando esse álbum que traz a participação especial de Renato Teixeira, uma nova versão de 'Quando For A Hora'. Ele é um álbum brasileiro, de Brasil profundo. Tem uma música guardada com a Lucy Alves há muitos anos e que quando ouvimos ela no estúdio, a Lucy chegou a se emocionar. Isso mostra que o nosso caminho estava certo. Em 'Faróis do Sertão', fizemos nessa leva da música 'Quatro Fases da Lua', durante as férias que eu e Gaspar fomos para Minas Gerais em um final de ano no interior, fomos para um hotel no meio do mato que mal tinha sinal de celular, com um céu maravilhoso, e lá, compusemos essa melodia. Depois, veio a 'Quatro Fases da Lua'. Está tudo interligado. E a felicidade desse álbum está relacionada a essas participações especiais que eu citei, tem um single que eu fiz com o Daniel Rondon também. Tem outra que guardamos para gravar com o Sérgio Reis, por conta do timbre de voz dele que tem tudo a ver com a música. Tudo traz uma atmosfera antiga de fronteira com músicas que representam muitos simbolismos pra mim”, relata o músico.

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024                  Gabriel ao lado do pai Almir Sater - Reprodução Instagram

O novo e 6º álbum da carreira musical de Gabriel Sater intitulado, “FARÓIS DO SERTÃO”, vai concorrer ao GRAMMY Latino 2024 que acontecerá em 14 de novembro em Miami na Flórida. É a 2ª indicação consecutiva do artista ao prêmio, já que em 2023 seu álbum “ERVA DOCE” foi indicado na mesma categoria.

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024Vencedor do 'Prêmio da Música Brasileira' no ano passado como Melhor Intérprete Canção Popular - Reprodução Internet

"Quando eu recebi a notícia da indicação do Grammy comecei a pular, gritar, chorar... Na primeira vez, eu também não sabia. Dessa vez, foi muito parecido. A gente não se acostuma nunca. Para gravar um vídeo, você imagina só, você faz as músicas, no meu caso, é tudo artesanal, então, eu faço as músicas, os arranjos... O Grammy, são anos de trabalho para você chegar na finalização de um álbum inteiro. Quando você se inscreve no Grammy, é uma seleção super difícil. Então, ao ser indicado duas vezes consecutivas, a emoção foi uma maior do que a outra, porque eu me emocionei da mesma maneira, mas eu sabia que um dia iria sair a indicação”, se emociona Gabriel que completa:  

“Na madrugada, eu já acordei ansioso e pensando: 'Eu sinto que esse álbum merecia'. Pela qualidade dele, modéstia parte falando. Então, ao ter essa resposta positiva do 'Faróis do Sertão', foi realmente emocionante. Hoje em dia, eu vivo intensamente só para os meus projetos e acabei não abrindo as minhas produções para outros trabalhos. O que eu quero dizer é que, além de tudo, se eu não tiver o fogo de querer muito fazer um projeto, eu nem faço. O João Gaspar, que é meu coprodutor e assina comigo a produção do 'Faróis do Sertão', tem outros projetos, mas, eu, em paralelo estou focado apenas nos meus trabalhos. E não é querer ser egocêntrico, se trata apenas do sonho de cada um. Quando chegamos nessa indicação, foi tanta lágrima que dava para encher um rio (risos)."

Capa B+: Entrevista exclusiva com o músico e ator Gabriel Sater indicado ao Grammy Latino 2024Gabriel ao lado do maestro João Carlos Martins - Reprodução Instagram 

Para a grande revelação do remake da novela Pantanal, sucesso de crítica e público, que também refletiu em uma grande parceria com o famoso e aclamado maestro João Carlos Martins, Gabriel também realizou shows ao lado dele e já já o sonho de estar ao lado dele vai trazer novos caminhos e mais projetos com um dos maiores maestros do país. “Foi a realização de um sonho, e logo logo vocês vão saber de mais novidades para 2025 com essa grande pessoa e profissional que eu tenho a honra de estar junto”, expõem o eterno Xeréu Trindade.

Sobre a expectativa do Grammy Latino 2024 Gabriel não esconde a ansiedade e a felicidade de estar lá novamente após tanto trabalho e dedicação ao lado de sua equipe. "Eu sonho em ganhar, claro! Mas ser indicado, já é uma vitória, porque ao fazer um álbum no futuro, você já tem esse respaldo. Ganhei o 'Prêmio da Música Brasileira' no ano passado como Melhor Intérprete Canção Popular, que foi outro sonho também. Uma premiação tão séria, de credibilidade e visibilidade em todo o mundo. Esses prêmios são todos sempre muito importantes. É muita emoção.", finaliza Gabriel.

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 11 e 17 de novembro com a temporada de escorpião

A Carta da Temperança reforça a energia do poderoso Portal 11/11, trazendo o equilíbrio necessário para alinhar suas intenções com as forças universais e manifestar seus desejos.

10/11/2024 13h30

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 11 e 17 de novembro com a temporada de escorpião

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 11 e 17 de novembro com a temporada de escorpião Foto - Pinterest

Continue Lendo...

A Temporada de Escorpião e o Caminho da Transformação

A energia da temporada de Escorpião traz um período de liberação e renascimento, incentivando-nos a desapegar do que já não serve e abraçar novas fases.

Além disso, o mês oferece direções astrológicas favoráveis para grandes negociações e propostas — como na segunda-feira (11), quando Vênus ingressa em Capricórnio, fazendo com que seja um momento propício para consolidar relações e projetar investimentos duradouros.

Escorpião é o signo da transformação, da alquimia, das mortes e dos renascimentos. A Temperança, carta-regente da semana, nos lembra da importância de equilibrar e “alquimizar” os ingredientes certos. Este arcano nos lembra do equilíbrio e da alquimia necessários para novos projetos e oportunidades.

Nesse momento, somos convidados a misturar o prático e o espiritual, confiando que o equilíbrio é a chave para alcançar nossos objetivos de forma duradoura e significativa.

A palavra temperança vem do latim temperantia, que significa “preservar o equilíbrio”. Deriva do verbo temperare, que quer dizer “moderar, equilibrar, harmonizar”. Para Aristóteles, temperança é a virtude que modera nossos impulsos e nos protege dos excessos.

A pessoa temperante guia seus desejos e prazeres de modo consciente e responsável, mantendo uma discrição saudável e não se deixando dominar pelas paixões. Ser temperante é encontrar satisfação no necessário — sem escassez, mas também sem excessos, apenas o suficiente.

Quem pratica a temperança domina os próprios desejos e limita-os ao essencial. Como afirma André Comte-Sponville: “Temperança é o poder de se contentar com pouco. Mas não é o pouco que importa. É o poder. E o contentamento!”

A entrada de Vênus em Capricórnio ressoa profundamente com a energia da carta da Temperança no tarô, ambas orientadas pela busca do equilíbrio e da paciência. Assim como a Temperança nos ensina a harmonizar forças opostas e a valorizar o fluxo gradual das coisas, Vênus em Capricórnio nos convida a adotar uma abordagem mais realista e pragmática no amor e nas finanças. Esse trânsito nos inspira a priorizar o que realmente importa e a investir no que pode crescer e prosperar ao longo do tempo.

A Temperança simboliza o equilíbrio entre o desejo e a prudência, e Vênus em Capricórnio reflete essa mesma necessidade de confiabilidade e consistência. Este é um período de amadurecimento emocional e relacional, uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com os relacionamentos e de cultivar responsabilidade pessoal em todas as áreas da vida.

Ao nos alinharmos com esses princípios, encontramos uma base sólida para crescer e nutrir as conexões mais significativas, tornando-nos mais conscientes do valor da paciência e da construção gradual. “Não há lugar para a sabedoria onde não há paciência”. (Santo Agostinho)

Vibração do Portal 11/11: um Momento de Alta Energia e Potencial de Manifestação

O número 11 é visto como um número mestre na numerologia, simbolizando alinhamento espiritual, intuição e iluminação. Quando a data forma a sequência 11/11, acredita-se que uma “passagem” ou “portal” se abre, oferecendo uma oportunidade para refletir sobre o que realmente quer manifestar na vida, bem como para liberar bloqueios e padrões antigos.

O Portal 11/11 oferece uma chance de alinhar nossos pensamentos e emoções para criar um caminho de crescimento pessoal, enquanto a Temperança nos orienta a ter paciência, a encontrar um meio-termo e a trabalhar com sabedoria naquilo que queremos manifestar. Esse alinhamento entre o Portal e a Temperança destaca a importância de canalizar nossas intenções com clareza e propósito, ajustando nossas expectativas e atitudes.

Astrologia B+: A energia do Tarô da semana entre 11 e 17 de novembro com a temporada de escorpião Carta da Temperança - Divulgação

Vênus em Capricórnio: Amor e Finanças com Compromisso

As primeiras duas semanas e meia do mês de novembro são perfeitas para finalizar negócios e receber bons insights estratégicos, especialmente na segunda (11) — o Portal 11/11 — quando a energia de Vênus em Capricórnio ajuda a aprimorar nossos projetos e paixões.

Com esta configuração, a abordagem aos relacionamentos e às finanças ganha um tom mais sério e comprometido. Esse trânsito favorece conexões duradouras, construídas sobre respeito e responsabilidade. Em relacionamentos, é o momento ideal para firmar compromissos sólidos. Nas finanças, invista no que traga segurança a longo prazo. Valorize as relações estáveis e construa laços que resistam ao tempo.

Lua Cheia em Touro: Estabilidade e Autocuidado

Na sexta-feira (15), a Lua Cheia em Touro nos estimula a harmonizar nossos anseios financeiros com as necessidades que sustentam nosso bem-estar e geram prosperidade. Com Mercúrio ingressando em sua fase retrógrada no meio do mês, é aconselhável finalizar acordos e negociações antes do término de novembro, caso viável.

Esta fase lunar no eixo Touro-Escorpião reflete a essência da carta da Temperança no Tarô, que nos ensina a encontrar harmonia entre opostos. Touro, signo de segurança e prazeres sensoriais, nos lembra da importância de valorizar pequenas conquistas e praticar o autocuidado.

A dualidade entre Touro e Escorpião encarna o conflito entre a estabilidade almejada e a mudança necessária — um jogo que mescla a preservação do conhecido com a exploração do novo horizonte. A Temperança atua como guia nesse processo, lembrando-nos de que a verdadeira sabedoria está em discernir quando é hora de segurar firme e quando é hora de abrir mão.

Sob a influência de Urano, o Grande Despertador, esta Lua Cheia intensifica nosso desejo por autenticidade e liberdade. Assim como a Temperança simboliza a integração de forças divergentes, esse evento nos encoraja a conquistar um equilíbrio entre a busca por estabilidade e a necessidade de evolução.

Durante esse período, revelações podem nos motivar a abandonar zonas de conforto, oferecendo a oportunidade de tomar decisões importantes com clareza e coragem, em um movimento consciente que respeita tanto a busca por segurança quanto a inevitável impermanência da vida.

Saturno Direto: Consolidação e Estrutura

Após meses em movimento retrógrado, Saturno volta ao seu curso direto, favorecendo avanços em projetos estruturados e reforçando nossa capacidade de lidar com responsabilidades. Esse é o momento ideal para estabelecer metas concretas e planejar ações de longo prazo, consolidando planos e compromissos com segurança.

Cuidado com o Ritmo

Com tanto acontecendo, priorizar o bem-estar mental e físico é essencial. Este período pede que você controle seu ritmo e, se possível, se permita tirar um tempo para descanso e não fazer nada. É o momento de desacelerar, reconhecer os próprios avanços e celebrar com quem amamos.

O Caminho do Meio é um conceito central no budismo que se refere a uma abordagem de vida equilibrada, evitando extremos e buscando a moderação. Busque o equilíbrio em cada escolha; com sabedoria, compaixão e atenção plena, encontre o caminho que nutre a paz interior e o bem-estar. Ao encontrar paz no que faz, as coisas vão ocorrer exatamente como devem. Lembre-se: devagar se vai ao longe.

Muita luz e uma ótima semana,

Cris Paixão

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).