Clique aqui e veja as últimas notícias!

CULTURA

Palestra integra celebrações ao centenário de nascimento de Clarice Lispector

A vida e a obra de uma das principais escritoras do País será o tema central de evento on-line e gratuito
13/12/2020 16:00 - Naiane Mesquita


A palestra “A Vida como imanência do Texto”, ministrada pela professora Dra. Lucilene Machado Garcia Arf, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) será realizada nesta segunda-feira (14), às 18 horas, por meio da plataforma Google Meet.

Admiradora de Clarice Lispector, Lucilene desenvolveu a tese de doutorado “Entre abanicos e castanholas: Clarice Lispector na Espanha” e a dissertação de mestrado “Clarice Lispector e Monteiro Lobato: Uma amizade clandestina”. A palestra desta segunda-feira será mais próxima da dissertação de mestrado de Lucilene. "Embora minha fala será o menos acadêmica possível. No mestrado trabalhei com a crítica biográfica que é uma teoria que permite fazer essa relação da vida com a obra", ressalta a  professora. 

A palestra acontece no dia 14 de dezembro, às 18 horas, pela plataforma Google Meet. O endereço para participar é: https://meet.google.com/wwn-guuj-dxa.

Exposição

No mesmo dia da palestra ocorrerá o lançamento da exposição digital temática “No gosto doce e amargo”, também em homenagem a Clarice Lispector e ao trabalho da Cia Ofit. Organizada pelo artista visual Raique Moura, a exposição on-line surgiu a partir da provocação do diretor e produtor Nill Amaral. 

A exposição visual mescla registros fotográficos do espetáculo “No gosto doce e amargo das coisas de que somos feitos” (2007), recortes a partir da literatura de Clarice Lispector e textos de Éder Rodrigues, da peça inédita “Todo redemoinho começa com um sopro”, que estreia neste mês em Campo Grande. 

A mostra conta ainda com inserções de letras de músicas e vídeos, a partir do trabalho visual de composição do artista Raique Moura, que traz imagens de registros fotográficos, colagens digitais e ilustrações próprias. “Pensada inicialmente para ocorrer de forma presencial, a exposição se adequa ao momento que vivemos e torna-se virtual, em uma proposta inovadora de produção de galerias virtuais”, afirma Moura. 

A exposição permanece disponível no site entre os dias 14 de dezembro e 12 de janeiro. Para acessar a exposição, basta acessar o site: www.nogostodoceamargodascoisas.com. Também é possível acompanhar pelo perfil no Instagram @gostodoceamargo

Peça

As atividades integram o projeto da Cia. OFIT “Aqui Somos Todos Estrangeiros - 100 anos de Clarice Lispector”. 

Neste ano, a Cia. Teatral Ofit apresenta a peça “Todo redemoinho começa com um sopro” nos dias 17 e 18 de dezembro, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Sesc Mato Grosso do Sul.

Inspirado na obra de Clarice Lispector, o espetáculo faz uma homenagem ao centenário de nascimento da escritora, considerada um dos principais nomes da literatura brasileira. A peça tem investimentos do Programa Municipal de Fomento ao Teatro (Fomteatro), da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) e apoio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e SESC Cultura.