Correio B

ENSAIO SOBRE A LUA

Peça utiliza o metateatro como linguagem e evita o uso de energia elétrica

Jair Damasceno assina o espetáculo

Continue lendo...

O coreógrafo, diretor e ator Jair Damasceno tem uma história longa com os palcos de Campo Grande. Há 47 anos ele se mantém em cena, buscando novas formas de compreender e apresentar o teatro para o público da cidade. Sua mais nova produção, Ensaio sobre a Lua, caminha pelo metateatro utilizando textos de Matéi Visniec, Nelson Rodrigues, Plínio Marcos, Thomas Bernhard e Fernando Pessoa como inspiração. As apresentações do espetáculo serão de 18 a 21 deste mês, às 20 horas, na sede do Circo do Mato. 

“No metateatro você fala do teatro dentro da peça de teatro”, simplifica Jair. O espetáculo é uma imersão do trabalho do ator, que desta vez não se vestirá de outra persona durante a peça. “Não há nomes fictícios em cena. As personagens são os próprios atores, fazemos uso dos nossos próprios nomes. E, em cada um dos quatro dias, o elenco não terá figurino específico, virá com a roupa de casa, o que usa no dia a dia de ensaio, aquilo que tiver vontade”, explica.

O elenco é formado pelos atores Yan Gabriel, Nathália Andrade e o próprio diretor da peça, Jair Damasceno. A sonoplastia é executada ao vivo por Ewerton Goulart e a operação da luz está a cargo de Lana Figueiró, Yuri Tavares e Léo Reinalt. O espetáculo, que também terá intérprete de libras, recebeu investimentos do Programa de Fomento ao Teatro (Fomteatro 2018), por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur). 

“Digo que é no ensaio que eu encontro o teatro, e não exclusivamente no palco. A apresentação é o produto, daí a proposta de trazer o metateatro, deixar que as coisas fluam no terreno da teatralidade aos olhos do público”, afirma Damasceno. Segundo o diretor, a proposta também sacia um desejo do espectador de conhecer o processo de construção de uma peça teatral. “As pessoas sempre ficam curiosas de como ocorre a construção da peça, porque uma cena é grande, tem eloquência, dramaticidade, como que isso acontece, quero mostrar um pouco esse processo”, diz. 

Ensaio

Jair explica que, apesar do nome, a lua não é a grande protagonista da história. “Na verdade, nós apresentamos como é o ensaio de uma peça de teatro, por exemplo, Hamlet, de Shakespeare, é um metateatro, em que o espectador acompanha como é a construção daquela personagem, tem toda a história envolvendo a personagem. Nessa peça tem um pouco da minha vivência sobre o teatro e a lua é outra metáfora, representa o fato de que na linguagem teatral podemos falar sobre qualquer coisa, sobre uma formiga, a lua, as pessoas, as guerras, assim como para Manoel de Barros tudo era material para a poesia, o teatro também tem isso”, ressalta.

Para Jair, o encantamento que o homem tem pela lua faz com que ela seja o objeto perfeito para a manutenção do lúdico no espetáculo. 

Outro ponto interessante do espetáculo é que a peça não utiliza energia elétrica durante toda a sua encenação. “Nós usamos lanternas de LED e elas não iluminam o palco, a iluminação é em grande parte do corpo dos atores”, indica. 
Essa característica é uma das assinaturas do diretor nos últimos oito anos. “Faz parte da minha pesquisa, da minha estética, eu não uso aparelhos elétricos em cena, não ligo nada na tomada, isso também se estende ao músico, que faz a apresentação ao vivo, com um saxofone e outro instrumento”, indica

Saúde e clima

Calor intenso: quatro dicas para lidar com a queda de pressão

Com temperaturas perto dos 40ºC, é comum a pressão baixa em algumas pessoas; saiba o que fazer

12/01/2025 16h40

Calorão pode fazer a pressão cair

Calorão pode fazer a pressão cair Arquivo

Continue Lendo...

Mato Grosso do Sul tem nos últimos dias, municípios com a temperatura superior a 40ºC, caso de Porto Murtinho, que neste início de 2025 tem acumulado recordes de temperatura no Brasil.

Nas grandes cidades do Estado, a situação não é diferente e a temperatura também tem rondado os 40ºC, por causa de uma bolha de calor que está sobre o centro da América do Sul. 

Este período do verão, com sol quente e altas temperaturas, é propício para quedas de pressão, também conhecida como hipotensão. A causa da hipotensão é o calor em excesso, que provoca a vasodilatação das artérias, principal geradora deste incômodo estado de saúde. 

"A queda de pressão está associada a sintomas como tontura, sensação de desmaio ou desmaio, turvação visual, palidez na pele, suor frio e náuseas", informa Amanda Gonzales, cardiologista do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, em entrevista ao site Minha Saúde. 

A especialista também lembra que os casos são mais frequente são em idosos, pessoas com diabetes e pacientes que fazem uso de medicamentos como diuréticos e vasodilatadores. 

Diante destes desafios impostos pelo calorão, como lidar com a queda de pressão em temperaturas extremas?
Aqui vão algumas dicas, enumeradas pela cardiologista: 

  • Se alimente corretamente
  • Se mantenha hidratado
  • Pratique exercícios físicos em horários com menos sol ou em locais climatizados
  • Levante-se devagar e em fases (Se sente e aguarde alguns minutos, se levante e aguarde alguns minutos e então caminhe)

A médica ainda orienta: "Caso o sintoma de hipotensão apareça, é importante que a pessoa sente-se ou até mesmo se deite e eleve um pouco as pernas. Se não apresentar enjôo, deve-se oferecer água ou outro líquido, como medida de hidratação".

Sal embaixo da língua?

E o famoso sal embaixo da língua, receita de vó, famoso no senso comum por ajudar a regular a pressão arterial em episódios de pressão baixa, funciona?

A médica explica que a crença popular não é eficaz. 

 "Não existe indicação para colocar sal embaixo da língua, basta ingerir uma boa quantidade de água ou outros líquidos, de preferência gelado, deitar e esperar a pressão e os sintomas melhorarem", esclarece a cardiologista. 

E quando buscar ajuda médica?

A cardiologista explica que o paciente deve buscar ajuda médica se os simtomas permanecerem, depois de todos os cuidados citados acima. Se houvere dor no peito, palpitação e desmaio também é indicado procurar um médico.

"Pessoas que fazem uso de medicamentos para hipertensão, quando chegam no verão podem apresentar quedas excessivas, então devem consultar seu médico para ajuste da medicação", aconselha. 
 

Assine o Correio do Estado

Correio B

Ao lado de Corumbá, Ladário antecipará carnaval com três shows nacionais

Confira a programação

12/01/2025 14h20

Continue Lendo...

 

Sede de um distrito da Marinha desde 1873, Ladário influenciou diretamente a formação de uma forte comunidade carnavalesca com a presença de cariocas que colocou Corumbá no topo dos melhores carnavais do interior do Brasil. Com 23 mil habitantes, Ladário é um município minúsculo em relação a Corumbá, que tem 64 mil km², e uma peculiaridade: limita-se por todos os ângulos com a Capital do Pantanal, da qual foi bairro um dia.

Este ano, depois de tentativas de medir forças com a cidade vizinha, que evoluiu na passarela do samba em direção ao profissionalismo de suas dez escolas de samba, Ladário não quer competição, mas atrair as agremiações corumbaenses. Por iniciativa do prefeito da cidade, Munir Sadeq, e o sim da população, a cidade decidiu antecipar o seu carnaval para 20 a 23 de fevereiro, com apresentação das escolas de samba de Corumbá e shows nacionais.

“Não queremos e nem temos como competir com o carnaval de Corumbá. Vamos antecipar nossa folia, trazer as escolas, os carnavalescos e os corumbaenses e movimentar o nosso comércio, a rede hoteleira e proporcionar diversão aos ladarenses”, explicou o prefeito. Ele anunciou que terá apoio financeiro do Governo do Estado e emendas da senadora Thronicke e do deputado federal Beto Pereira para organizar a festa na Avenida 14 de Março.

Folia para todos

A programação começa no dia 25 de janeiro, com o primeiro esquenta, e o lançamento oficial do carnaval será no dia 8 de fevereiro. No dia 15 do próximo mês, acontecerá o concurso de marchinhas, e no dia 20, a escolha da Corte de Momo. O circuito do carnaval terá palco, praça de alimentação e banheiros químicos. Os shows nacionais estão definidos: Grupo Revelação, MC Jacaré e Carreta do Dogão, de 21 a 23 de fevereiro.

“O prefeito (de Ladário) foi muito perspicaz com essa atitude, é a fusão do carnaval de duas cidades que tem a mesma paixão pelo samba, promovendo folia para todos”, reagiu Victor Raphael, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). “A ideia é viável e as escolas têm condições de fazer uma apresentação completa, com bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira. Será um teste para os nossos desfiles.”

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).