Clique aqui e veja as últimas notícias!

TURISMO

Portugal dos sonhos: cidade de Braga está entre os melhores destinos do País

Destino guarda belezas históricas, naturais, centros gastronômicos e locais especializados na produção de vinho
03/03/2021 10:00 - Naiane Mesquita


O turismo ainda não voltou 100%, mas ainda é possível sonhar e anotar as informações sobre destinos turísticos pelo mundo, principalmente os premiados.

Na lista dos mais bem avaliados, Portugal tem aparecido com frequência. A cidade de Braga, por exemplo, recebeu o título de European Best Destination 2021. Localizada ao norte de Portugal, com uma população de 126 mil habitantes, a cidade tem uma história rica, com grande influência da Roma Antiga.

Fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.), a cidade tem um centro histórico preservado, bons restaurantes e cafés charmosos.  

Um dos grandes destaques é que ela costuma ter muitos jovens passeando pelo local, ao menos antes da pandemia do novo coronavírus, por conta da universidade local.

Os monumentos religiosos também se destacam nas paisagens. O Santuário de Bom Jesus do Monte recebeu o título de Patrimônio da Humanidade, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019. O local tem uma escadaria formada por 580 degraus, mas que vale a pena a subida, ideal para realizar fotografias e fazer orações.  

Últimas notícias

Claro que a capital não poderia ficar de fora desta lista. Lisboa tem tudo que um turista preza: história, gastronomia e belezas naturais.

Nos destaques está o Castelo de São Jorge, com uma vista imponente, o estuário do Tejo e a ponte 25 de abril.

Para os que não deixam de visitar um local histórico, ainda há o Museu Nacional do Azulejo, que exibe 500 anos de azulejos decorativos, um dos grandes destaques da história de Portugal. Além disso, as belezas estão garantidas com as praias do Atlântico, entre elas, Cascais e Estoril.

Um dos destinos mais conhecidos de Portugal, Porto é uma cidade da costa do noroeste do país, que tem como fama produzir um dos vinhos mais saborosos da Europa.

Além das belezas naturais e da gastronomia, outro destaque é a história do local. No distrito medieval de Ribeira, por exemplo, há diversas casas e restaurantes que preservam a construção original.

Outro destaque da arquitetura local são as igrejas antigas. A Igreja de São Francisco tem um estilo barroco exuberante com esculturas douradas ornamentadas.

Próxima de Lisboa, Sintra é uma cidade turística que surgiu a partir de um santuário real. Por isso, o local tem um terreno arborizado, repleto de quintas e palácios em tons de pastel. O Palácio Nacional de Sintra, de estilo mourisco e manuelino, distingue-se pelas duas deslumbrantes chaminés idênticas e pelos elaborados azulejos.  

Outro destaque é o Palácio Nacional da Pena do século 19, no topo da colina, conhecido pelo design extravagante e que traz uma beleza impressionante. 

Alentejo é um destino turístico que tem crescido em Portugal, principalmente pela rede hoteleira, os restaurantes e as belas paisagens que inspiram atividades de lazer ao ar livre. A tradição vinícola é forte no Alentejo. Por isso, uma das melhores coisas a fazer em uma viagem por lá é aproveitar para provar muitos rótulos produzidos localmente.

Para completar, a região tem castelos medievais, fortalezas, muralhas, igrejas e até monumentos da pré-história. 

Assine o Correio do Estado