Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

PARAÍSO

Praias desertas e mata atlântica preservada tornam Parque Estadual da Ilha do Cardoso inesquecível

Devido a pandemia, prefira agendar suas viagens para o futuro
01/04/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 

Com os casos de coronavírus em todo o mundo fica difícil imaginar ou planejar uma viagem de férias no Brasil e, principalmente, no exterior.  

Portanto, antes de marcar ou fechar um pacote de viagens tenha em mente que a pandemia pode durar mais alguns meses e prefira agendar os sonhos para o futuro, por exemplo, mais próximo das férias de verão, no fim do ano.

Neste caso, há várias opções no Brasil que são de encher os olhos, como o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, em São Paulo, quase divisa com o Paraná.  

Para chegar até a ilha é necessário deixar o veículo no município de Cananéia, que fica a 222 km da capital. A cidade foi uma das primeiras descobertas no Brasil e guarda a memória dessa época, com um casario histórico e com a Igreja São João Batista, de 1577, na Praça Martim Afonso de Sousa. É dessa cidade que o turista pegará um barco até o destino final. A travessia dura em média 3 horas e costuma custar apenas R$ 30.  

A hospedagem está concentrada na Vila do Marujá, na qual o barco aporta. É importante se informar bem sobre o local de hospedagem porque nem todos os lugares têm energia elétrica e chuveiro quente, por exemplo. Mas há campings que já têm essa opção.  

A praia do Marujá, que leva o mesmo nome da vila, é a mais extensa da ilha, com cerca de 18 km de areia clara e plana. É importante ressaltar que não há muitas sombras.  

A praia termina ao norte em uma costa, enquanto ao sul recebe o nome de Enseada da Baleia, na qual há uma vila e o Pontal do Leste. Chega-se à praia por meio de uma trilha tranquila de dez minutos, em meio à restinga que sai da Vila de Marujá.

Os hóspedes costumam elogiar os moradores locais pela simpatia. A gastronomia é simples e formada por comida caseira, frutos do mar e sorvete caseiro.  

Ilha do Cardoso

A Ilha do Cardoso integra o Parque Estadual e tem praias praticamente desertas. A região é composta por paisagens incríveis, com vegetação da Mata Atlântica e cachoeiras.  

Na ilha, além do ecossistema encantador, que inclui manguezais, restingas e sítios arqueológicos, o sinal de celular não é dos melhores. Sendo assim, o local é perfeito para uma desintoxicação das redes sociais e de tudo que é exagerado na vida contemporânea.  

Os passeios incluem expedições ao mar, que são populares na ilha, trilhas e outras aventuras que prezam o ecoturismo.  

Durante o trajeto para chegar a ilha é possível avistar representantes da vida marinha, como os golfinhos, mas existem passeios específicos para quem vai até o local em busca de contato próximo com a natureza.

 

Felpuda


Lideranças de alguns partidos estão fazendo esforço da-que-les para fechar chapa com o número exigido por lei de 30% do total de vagas para as mulheres. Uma dessas legendas, por exemplo, tenta mostrar a “felicidade” das suas pré-candidatas, mas teme o fracasso, tendo em vista que o “chefe maior” é aquele que já mandou mulheres calarem a boca e disse também que a importância da sua então esposa na campanha eleitoral era porque apenas “dormia com ele”. Ô louco!