Correio B

Maior concurso

Primeiro selecionado do MS, bailarino vende até bala para dançar em Nova York

Jovem superou dificuldades e é o primeiro sul-mato-grossense a participar do concurso

Danielle Valentim

12/09/2015 - 15h30
Continue lendo...

Israel Alex Ayala, 18 anos, é o primeiro sul-mato-grossense a participar de uma seletiva do Youth América Grand Prix, concurso realizado em Nova York. Com apenas dois anos no balé, este também é o primeiro concurso que o jovem, que saiu de Porto Murtinho e mora na Capital, participa. Um misto de nervosismo e medo tomam contam de Israel, que está vendendo até balas nas ruas para conseguir dinheiro para se manter durante uma pré-seleção do concurso, em São Paulo.

O jovem foi convidado para morar em Campo Grande em 2013, pelos diretores da Zoe Escola de Dança, Alex Souza e Sabrina Aguilela, durante uma de suas apresentações na cidade de Porto Murtinho, onde também participava de um projeto. Israel não conheceu o pai e a mãe morreu quando ele tinha 6 anos, ele foi criado pela avó e hoje mora sozinho na Capital, no bairro Nova Lima.

Segundo a professora de balé e jazz, Carolina Cáceres, o jovem é muito esforçado e treina de segunda a sexta-feira, 4 horas por dia, no projeto gratuito ''Homens no Ballet'', que acolhe meninos a partir dos 6 anos de idade. A turma de Israel conta com outros nove alunos de 11 a 24 anos.

"Ele é muito esforçado e foi selecionado durante um curso em Florianópolis. Ele contou a história de vida e ganhou as passagens, a hospedagem e agora está vendendo tudo para poder se alimentar em São Paulo durante a seletiva", disse.

Ao Portal Correio do Estado, Israel revela que está muito ansioso por ser o seu primeiro concurso e também o primeiro representante do Estado no Youth América Grand Prix. "É uma competição renomada, com bons prêmios e oportunidade de ganhar uma bolsa internacional", ressaltou.

Israel é de Porto Murtinho, mas vive em Campo Grande onde se dedica ao balé​

ESFORÇO

O bailarino que segue uma tripla jornada todos os dias, com trabalho, escola e aulas de balé, arranjou tempo até para vender balas na Praça Ary Coelho, para juntar dinheiro para sua alimentação em São Paulo, já que ele ganhou as passagens e hospedagens da organização do concurso. Essa seletiva é o último obstáculo para Israel se apresentar em Nova York, no concurso internacional.

"Em Florianópolis, quando fui selecionado, os organizadores se comoveram com minha história e eu fui o único a ganhar as passagens e a hospedagem. Agora está sendo um desafio para mim juntar dinheiro para a alimentação. Eu trabalho como técnico de informática pela manhã, treino o balé à tarde e faço o 3º ano do Ensino Médio à noite. Na Praça, consegui vender junto com dois amigos 10 caixas de gomas em 3 horas", disse.

Israel diz que nunca sofreu preconceito com a dança escolhida e que a avó que mora em Porto Murtinho está muito orgulhosa. "Minha mãe morreu quando eu tinha 6 anos e quem me criou foi minha vó, ela está muito feliz por um neto estar se destacando. Defendo o balé com imposição, tudo depende de como você se porta na sociedade e eu nunca sofri preconceito", finalizou Isarel.

O projeto Homens no Ballet é realizado pela Zoe Escola de Dança, que fica na Rua Biritinga, 7, no Bairro Nova Bahia.

CONCURSO

O YAGP BRASIL vai acontecer de 16 a 20 de setembro no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (CIAEI), em São Paulo, e será desenvolvido o mais próximo possível da final do concurso americano. Se Israel passar no teste, o próximo evento acontece em abril de 2016 no Jach H. Skirball Center for the Perfoming Arts em Nova York.

Há doze anos, o Instituto Passo de Arte realiza com exclusividade a seleção dos candidatos brasileiros para o Youth América Grand Prix, nos Estados Unidos. Cerca de dois mil bailarinos de mais de 180 escolas de dança do Brasil, já embarcaram para o concurso, com conquistas de três Grand Prix, mais de 100 bolsas de estudos, inúmeras premiações, tendo profissionalizado 30 estudantes que hoje atuam nas principais companhias de dança da Europa e Estados Unidos.

ASSISTA AO VÍDEO DE UM DOS FINALISTAS DE 2014:

 

CIÊNCIA

Carne não precisa sair da dieta para melhor saúde intestinal, diz estudo

Estudo publicado na revista Nature sugere que não é necessário excluir a carne vermelha da dieta para melhorar a saúde intestinal

16/01/2025 10h00

Consumo de carne vermelha não é tão prejudicial ao intestino como antes se pensava

Consumo de carne vermelha não é tão prejudicial ao intestino como antes se pensava Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Pessoas que contam com uma dieta composta por carnes, leites, frutas e vegetais podem apresentar um microbioma intestinal semelhante ao de indivíduos vegetarianos e veganos, observou um estudo publicado no início deste mês. A conclusão mostra que a exclusão completa de alguns alimentos taxados como potencialmente perigosos para a saúde humana não é necessária para evitar doenças.

Pesquisas anteriores já indicaram que alguns alimentos são especialmente perigosos para humanos. Esse é o caso da carne vermelha, que é associada ao desenvolvimento de complicações cardiovasculares, por exemplo. O novo estudo, publicado na revista Nature Microbiology, chegou a conclusões iniciais semelhantes.

A pesquisa avaliou amostras de mais de 21 mil pessoas que vivem nos EUA, no Reino Unido e na Itália. Esses indivíduos foram divididos em três grupos – onívoros, vegetarianos e veganos. Os participantes informavam aos pesquisadores seus padrões de dieta de forma recorrente.

Com isso, os cientistas avaliaram o bioma intestinal dessas pessoas e teceram relações com a alimentação adotada por eles e o desenvolvimento de complicações de saúde.

O leite e seus derivados foram alimentos que os cientistas prestaram especial atenção. A análise da microbioma dos indivíduos que reportaram consumo de laticínios apresentou marcadores geralmente conhecidos por promover uma melhor saúde intestinal.

Por outro lado, no caso dos onívoros, os pesquisadores observaram marcadores biológicos associados com o consumo de carne, especialmente a vermelha. Tais microrganismos são reconhecidos por colaborarem ao aparecimento de problemas de saúde.

“Essas espécies foram previamente associadas a doenças inflamatórias, como câncer colorretal, etc., e eram mais propensas a estarem associadas a resultados negativos de saúde cardiometabólica”, escreveram os pesquisadores no artigo.

Por outro lado, esses microrganismos não foram largamente observados nas amostras de indivíduos veganos ou vegetarianos. Tal fato é um indicativo de que esse tipo de dieta pode promover uma melhor saúde intestinal, algo relacionado com o alto consumo de frutas e vegetais.

No entanto, os pesquisadores não confirmam que a exclusão total de alimentos vistos como promotores de uma má saúde intestinal é a solução. 

Na pesquisa, os cientistas observaram que, no caso dos onívoros, um maior consumo de verduras e frutas já proporcionou um microbioma intestinal mais saudável e semelhante ao de indivíduos veganos.

Essa conclusão ratifica a noção de que humanos podem facilmente modular seu intestino.

“Nosso trabalho reforça como os humanos podem moldar seus próprios microbiomas intestinais e, por extensão, sua saúde, diretamente por meio de escolhas alimentares simples, bem como mais indiretamente por meio de práticas agrícolas e de produção de alimentos”, relataram.

Os achados finais da pesquisa também sugerem que a exclusão completa de certos alimentos maléficos à saúde intestinal não é uma atitude necessária, uma vez que uma dieta balanceada com vegetais e frutas já promove a melhoria na saúde humana. No entanto, outros estudos são necessários para averiguar se realmente esse achado é correto.

*Com informações da Folhapress

Assine o Correio do Estado

Diálogo

A "engenharia política" para 2026 teria contribuído para que alguns cogita... Leia na coluna de hoje

Confira a coluna Diálogo desta quinta-feira (16/1)

16/01/2025 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Fernanda Mello - escritora brasileira

Aceito viver sem entender. Assim como aceito
minha falta de jeito, minha eterna saudade,
e essa vontade é de ser tantas e tanto e ter apenas um coração”.

Felpuda

A “engenharia política” para 2026 teria contribuído para que alguns cogitados a compor o secretariado da prefeita Adriane Lopes ficassem de fora. É que na mesa das negociações políticas para discussão de cargos pesou muito a possibilidade de alguém se mostrar mais assanhadinho e querer ocupar espaço de quem já estaria definido para disputar, digamos, a reeleição. O dito popular ensina que “barata esperta não atravessa galinheiro”. Assim sendo...

Pode ser

Nos bastidores políticos,  os comentários são de que  o deputado federal Marcos Pollon (PL) poderá sair do “escanteio” involuntário que se encontra desde quando tentou enfrentar cúpula do partido com a ideia  de disputar a Prefeitura  de Campo Grande. Dizem que ele seria o nome que poderá  ser lançado ao Senado, contando com o aval de Jair Bolsonaro.  O parlamentar, apesar  das intempéries políticas durante a campanha eleitoral passada, continua fidelíssimo  ao ex-presidente da República.  É esperar para ver.
 

Quente

O Inmet, órgão do Ministério  da Agricultura e Pecuária, divulgou que, em 2024, a média das temperaturas ficou em 25,02°C, sendo 0,79°C acima da média histórica de 1991-2020, que é de 24,23°C. Já em 2023, a média anual foi de 24,92°C, 0,69°C acima  da média histórica. Após análise dos desvios de temperaturas médias anuais do Brasil desde 1961 a 2024, foi verificada tendência  significativa de aumento.

Exclusividade

Depois de sua passagem pela administração municipal como secretário de Governo de Adriane Lopes, o presidente estadual  do PP, Marco Aurélio Santullo,  não faz mais parte do staff,  pois em seu lugar assumiu Youssif Domingos. Aquele dirigente  se dedicará exclusivamente a tocar o barco do partido, conforme afirmou a senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias,  a mais expressiva liderança  da sigla. Ele é um dos braços direitos da parlamentar.
 

Mais

De acordo com a versão provisória do Estado Global do Clima 2024, publicada pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), em 11 de novembro de 2024,  a temperatura média da superfície global ficou 1,54°C acima  da média histórica de 1850-1900, até setembro do ano passado. Com esse valor, 2024 tende  a superar a temperatura média global de 2023, ano mais quente até então. Por 16 meses consecutivos (junho de 2023  a setembro de 2024), a temperatura média global provavelmente excedeu qualquer registro anterior, de acordo com a análise consolidada dos conjuntos  de dados da OMM.

 

Diálogo Dr. João Ilgenfritz Junior e Lilia Ilgenfritz com o filho Antonio

 

Diálogo Ana Paula Setubal e Carlos Jereissati Filho

Recado

Livre das “capitanias hereditárias” que teve que assumir quando  deixou o cargo de vice para ser  prefeita, Adriane Lopes já deixou seu recado para secretários  e diretores de autarquias:  o de que sua gestão vai cobrar  metas e prazos. Isso significa  que o “cartão vermelho” poderá  ser dado a alguém do time,  sem que necessariamente  ocorra alguma crise política.

Apoio

Na cerimônia de posse do secretariado, o deputado  Rodolfo Nogueira (PL) parabenizou  a prefeita Adriane Lopes (PP)  pela escolha feita.  Na sequência, colocou seu gabinete à disposição da progressista, assim como foi no primeiro mandato dela. Detalhe: em MS, o parlamentar  é um dos braços direitos  do ex-presidente Jair Bolsonaro,  que no primeiro turno apoiou adversário tucano contra Adriane. Tudo indica que ano novo, vida nova. Afinal, águas passadas  não movem moinhos.

Parceiro

Quem também prestigiou  a prefeita Adriane Lopes, sua colega de partido, o PP, foi o deputado Gerson Claro, presidente reeleito  da Assembleia Legislativa  de Mato Grosso do Sul. Não poderia ser ao contrário, pois ambos exercem dois importantes poderes: ela  o Executivo de Campo Grande e ele o Legislativo estadual.  O parlamentar falou  em continuidade de parcerias.  Ele e demais membros da Mesa Diretora tomarão posse no dia 3  de fevereiro, e no dia 4 ocorrerá  a cerimônia de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura.

Aniversários

Dra. Beatriz Figueiredo Dobashi, 
Dr. Álvaro Haverroth Hilgert, 
Dra. Maura Kawano Hokama, 
Dr. Marco Antonio Piccolo, 
Maria Tereza (Tetê) Ferreira Zahran, 
Eva Dias da Silva Abud, 
Severina Ferreira Alves, 
Viriato da Cruz Bandeira Filho, 
Sonia Szochalewicz Loureiro, 
Dr. Nelson Barbosa Tavares Filho, 
Dayse Silveira Ferrari, 
Álvaro da Silva Novaes, 
Ary Ricardo Brandão Delvalhes, 
Cicero Sidney de Almeida, 
Fulgencio Gavilan Franco, 
Rivadavio do Amaral, 
Jessé Gonçalves da Silva, 
Rodolfo Holsback, 
Durvalino de Resende, 
Nilcéia Alves de Souza, 
Ariane Saddi Chaves,  
Jeni Bernardes Townsend, 
Maura Freire Siufi,  
Samuel Xavier Medeiros, 
Dra. Nabuko Aida,  
Dr. Neri Godoy, 
Erick Hoffmann, 
Rosa Martinez de Ruiz, 
Edina Mettioli, 
Waldo Silva Pimentel, 
Ana Cristina Amador Souza, 
Rosalina Garcia de Brito, 
Hilda Cicalise, Valdemar Justo, 
Nilson Basílio Guasso Júnior, 
Ruthinéia Kruki Ferraz, Silvia Helena Suguino,  
Elizia Correa de Oliveira, 
Nelson Lescano Martins, 
Dirce Mendes Daubian,
Elaine Cler Alexandre dos Santos, 
Carla Tomásia Ramires Vilanova, 
Flávio Cesar de Almeida, 
Ariele Escandolhero Martinho, 
Hélio Morales Leal, 
Mário Roberto de Souza Filho,
Marcos Eduardo (Caco) Manvailer Esgaib,  
Nelson Dias da Rosa, Mery Osna Faria, 
Rafael Chaparro, Ivo Bianchine, 
Patricia Conrado, Orimar Souto, 
Maria da Conceição Lima, 
Roberta Moreira, 
Regina Célia de Andrade, 
Solange César Barbosa, 
Denise Souza Campos, 
Lindomar Vieira, 
Nádia dos Santos, 
Luiz Alfredo Mayer, 
Maria do Rosário Mota Terra, 
Rosa Saad, 
Sandra Mara de Oliveira, 
Valdir Monteiro, 
José Orlando Costa de Souza, 
Alvino Accetturi, 
Roberto Carlos Vieira Machado,
Mauro Wasilewski,  
Kelly Marise Marçal Barbosa,
 Ary Cândido Dias Filho,  
Hermes da Silva Borges, 
Luana Harumi Toome, 
Ceres Laureano Leme de Correa, 
Adriano Barbar de Carvalho, 
Ilson Portela, Vânia Cristiane de Souza, 
Ali Irabi, Mirella Barbosa Vieira, 
Paulo Roberto de Oliveira Gomes, 
Haroldo Picoli Junior, 
Jaime Caldeira Jhunyor, 
Luiz Claudio Martins Fernandes, 
Maria Rita Nascimento dos Santos, 
Kelly Christina Hirata, 
Sebastião Trindade Mendes, 

Antonio Aparecido Rodrigues, 
Danielle Wardowski Cintra Martins,
 Bruno Henrique Gobbo, 
Alexandre Augusto Simão de Freitas,
Flávio Gotardo Coelho  de Souza Furlan,
 Elton Luis Nasser de Mello, 
Katiusci Sandim Vilela, Everton Faleiro Pádua,  
Marlon Sanches Resina Fernandes,
 Greicy Carpina de Lima, 
Lorena Maria da Penha Oliveira Nesello, 
Eduardo Barbosa Pinto, 
Nilton Nunes Nogueira,
 Osvaldo Feitosa de Lima, 
Paul Oserow Junior, 
Osvaldo Nunes Melo, 
Paulo Henrique Kalif Siqueira,
 Vanessa Rodrigues Hermes, 
Rubens Mozart Bucker, 
Sudalene Alves Machado Rodrigues, 
Maria Rita Vieira Nunes.

COLABOROU TATYANE GAMEIRO
 

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).