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ARTE URBANA

Projeto abre chamamento público para quatro artistas da Capital e mais dois do interior

Escolhidos irão criar criar novos trabalhos em 9 de março, em celebração ao Dia do Grafite; além de cachê, os selecionados receberão kit de pintura, alimentação e brindes

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O projeto Dia do Graffiti: Arte Urbana e Cultura, em sua terceira edição, anuncia a abertura do chamamento público até o dia 31 para artistas grafiteiros de Mato Grosso do Sul interessados em participar desse evento, que será realizado no dia 9 de março, na organização não governamental (ONG) Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá, em Campo Grande.

“O Campão Graffiti atua em comunidades periféricas, levando dignidade e direito à cultura por meio da arte do grafite e elementos do hip hop. Acreditamos que ambientes transformados inspiram mudanças positivas nas pessoas, criando oportunidades e desfazendo estigmas negativos e desenvolvendo a criatividade”, afirma o grafiteiro San Martinez, idealizador da iniciativa.

“O projeto visa o desenvolvimento e a inclusão social. E, dessa vez, quem vai nos sediar será o Núcleo Humanitário de Nhanhá, uma ONG que há três anos atende famílias e moradores da região. O objetivo é transformar o espaço, oferecendo um novo olhar, transformando e gerando positividade e combatendo estigmas”, reforça Martinez, “mostrando o quanto a arte pode modificar para melhor o ser humano e fazer pensar, multiplicar e fazer a diferença”.

Ao todo, serão seis vagas direcionadas a pintores e desenhistas de Mato Grosso do Sul que tenham experiência com tinta látex e spray há, no mínimo, dois anos. São quatro vagas para artistas de Campo Grande e duas para o interior do Estado.

HULK

Em março, a iniciativa contará com a participação especial do artista amazonense André Hulk, renomado grafiteiro com experiência nacional e internacional, que conduzirá oficinas nos dias 7 e 8, promovendo uma troca de saberes entre artistas e o público.

San Martinez destaca a importância de incluir alunos da rede pública nas oficinas, que acontecerão próximas às aldeias indígenas Água Bonita e Darcy Ribeiro.

A proposta é criar uma ponte entre o grafite urbano e o grafismo indígena, valorizando a identidade cultural e explorando o tema central desta edição: cidadania e cultura.

“Trazer os estudantes para essa vivência é essencial para ampliar e despertar a criatividade e valorizar os talentos. O grafite não é apenas arte, é uma ferramenta de educação e transformação para reaprender a ver o mundo. Ele mostra que as vozes de quem foi jogado às margens podem e devem ser ouvidas”, defende Martinez.

“Conectar o grafite ao grafismo indígena reforça essa ideia, unindo tradição e contemporaneidade para criar narrativas visuais únicas que celebram e reafirmam nossas origens e restabelecem nossos próprios caminhos”, afirma.

Cada um dos seis artistas participantes receberá um cachê de R$ 400, além de um kit de pintura, alimentação e brindes surpresas no dia do evento.

HIP HOP

Além disso, o evento terá apresentações de jovens MCs, b.boys, b.girls, DJs e outros talentos locais que simbolizam a força do hip hop em Mato Grosso do Sul.

Toda a programação será gratuita e acessível à população, com ações inclusivas, banheiros adaptados e produção de um vídeo live painting com audiodescrição.

“O Dia do Grafite é uma oportunidade de transformar o espaço urbano em uma galeria a céu aberto, reforçando o direito à cidade, onde a arte se comunica conosco, emociona e conecta pessoas”, diz o idealizador do projeto.

“O grafismo e o grafite são linguagens visuais que dialogam com a nossa história e modificam o cotidiano, com a resistência e com a celebração da vida nas periferias. A arte nos ajuda a enxergar o mundo de uma outra forma, destacando a riqueza das culturas locais e a importância da diversidade”, afirma Martinez.

O projeto conta com recursos financeiros da Lei Paulo Gustavo (LPG) – uma iniciativa do Ministério da Cultura – repassados por meio de edital da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), autarquia da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc).

Os apoiadores são: Coletivo TransCine – Cinema em Trânsito, Vitória Tintas, Montana Colors (MTN), Sherwin Willians, Águas Guariroba e Colorgin Ink. Mais informações pelo Instagram @campaograffiti.

HUMANISMO

Criado em 2023, o Dia do Grafite vem transformando as periferias de Campo Grande ao unir artistas e comunidades em torno da arte urbana para ressignificar sua história. Mais do que um evento, busca ser “um ato de organização, valorização e humanismo”, conforme Martinez.

“O projeto é um espaço de troca, aprendizado e celebração que fortalece a cultura de rua e inspira novos talentos a usarem as cores, buscando apoiadores para construção e novas formas para contar histórias e promover mudanças sociais”, afirma.

SERVIÇO - Dia do Grafitti - Chamamento Público

Inscrições: até o dia 31;
Vagas: 4 artistas de Campo Grande e 2 do interior de MS;
Benefícios: Cachê de R$ 400, kit de pintura, alimentação e brindes;
Inscrições: gratuitas pelo link https://bit.ly/3DR6uhs até o dia 31;

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SAÚDE

Campanha busca orientar sobre doenças crônicas e a importância do diagnóstico precoce

"Falta de informação pode levar ao estigma e ao tratamento inadequado", afirma especialista, que destaca a conscientização como importante ferramenta para desmistificar enfermidades

17/02/2025 10h00

O lúpus discoide se manifesta na pele e afeta especialmente as áreas expostas ao sol, levando ao surgimento de manchas ou lesões

O lúpus discoide se manifesta na pele e afeta especialmente as áreas expostas ao sol, levando ao surgimento de manchas ou lesões Foto: Freepik

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Este mês é marcado pelo Fevereiro Roxo, campanha que busca conscientizar a população sobre três doenças crônicas que nem sempre são visíveis, mas afetam a vida de milhões de pessoas: lúpus, fibromialgia e Alzheimer. O objetivo é informar, incentivar o diagnóstico precoce e fortalecer o suporte a pacientes e familiares.

Doutora em Ciências Médicas, a enfermeira Débora Biffi destaca a importância da iniciativa para reduzir preconceitos e garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento correto. Para entender melhor, é essencial conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas doenças.

LÚPUS

O lúpus é uma doença autoimune crônica, na qual o sistema imunológico ataca os próprios tecidos e órgãos. Isso pode afetar várias partes do corpo, como pele, articulações, rins e coração.

Estima-se que cerca de 65 mil pessoas no Brasil convivam com a doença, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), sendo a maioria mulheres entre 20 e 45 anos. Entre os sintomas mais comuns estão fadiga, dores articulares, manchas na pele, febre e problemas renais.

“Pacientes devem se proteger do sol, pois a exposição pode agravar os sintomas. É fundamental seguir o tratamento com medicamentos imunossupressores e manter acompanhamento médico regular”, explica Débora, que, além de professora, coordena o curso de Enfermagem da Estácio.

FIBROMIALGIA

A fibromialgia, por sua vez, causa dores musculares generalizadas, cansaço extremo e dificuldades para dormir. Além disso, pode afetar a concentração e estar associada à depressão e à ansiedade. Segundo a SBR, a condição afeta aproximadamente 3% da população brasileira.

Ainda não se sabe exatamente o que causa a doença, mas acredita-se que esteja ligada a uma maior sensibilidade do sistema nervoso à dor. O tratamento envolve medicamentos, fisioterapia e suporte psicológico.

“Manter uma rotina de atividades físicas leves, como caminhada e alongamentos, pode ajudar a aliviar a dor. Além disso, evitar estresse e garantir uma boa qualidade de sono são cuidados importantes”, orienta a professora.

ALZHEIMER

Já o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, o raciocínio e o comportamento. No início, os sinais podem ser sutis, como esquecimentos e dificuldades para encontrar palavras.

Com o tempo, a doença avança, comprometendo a autonomia do paciente, que pode até deixar de reconhecer familiares. De acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), cerca de 1,2 milhão de brasileiros convivem com a doença.

“Manter uma rotina estruturada, com atividades cognitivas e físicas, ajuda a retardar o avanço da doença. Também é importante garantir a segurança do paciente e promover um ambiente tranquilo e estável”, destaca a especialista.

O Fevereiro Roxo tem um papel essencial no combate à desinformação e ao preconceito. O desconhecimento sobre essas doenças pode atrasar diagnósticos e dificultar o acesso ao tratamento
adequado.

“A conscientização é fundamental porque essas doenças, embora afetem diversas pessoas, muitas vezes não são compreendidas corretamente. A falta de informação pode levar ao estigma, ao diagnóstico tardio e ao tratamento inadequado. Aumentar a conscientização ajuda a desmistificar essas condições, promove um diagnóstico mais rápido e proporciona um tratamento mais eficaz”, ressalta a professora.

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PET DO ANO

De MS, "cãofluencer" ganha prêmio que homenageia sucessos da internet

O Golden retriever Alfredo, que compartilha suas "auventuras" nas redes sociais, foi eleito o melhor pet do Brasil pelo júri da premiação

17/02/2025 09h15

Nas rede sociais, tutora compartilha a rotina, viagens e experiências pet friendly do golden retriever.

Nas rede sociais, tutora compartilha a rotina, viagens e experiências pet friendly do golden retriever. @ogoldenalfredo, via instagram

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Alfredo, um golden retriever carinhosamente apelidado de "Peixão Dourado do Pantanal", que ficou "faumoso" nas redes sociais com seus vídeos cativantes, que trazem experiências pet friendly, viagens, rotina, aventuras e a paixão pela "pisci", foi premiado no IBest - o maior prêmio de personalidades da internet do Brasil - como "Pet do Ano".

Nas rede sociais, tutora compartilha a rotina, viagens e experiências pet friendly do golden retriever.Foto: @ogoldenalfredo, via instagram

Alfredo foi finalista da categoria por voto popular, e acabou eleito pelos jurados da academia. Ele chegou no tapete vermelho em uma limusine e vestindo terno, o que encantou aqueles que dividiam os holofotes.

A premiação aconteceu em Porto Alegre, na última sexta-feira (14), e para participar, o golden e sua tutora, Maria Eduarda Barros, que moram em Dourados, viajaram 25 horas.

Nas redes sociais, ela explicou que prefere viajar de carro do que submeter o animal ao bagageiro do avião.

Nas rede sociais, tutora compartilha a rotina, viagens e experiências pet friendly do golden retriever.Foto: @ogoldenalfredo, via instagram

 "Valeu a pena [as 25 horas de viagem] para poder ter ele aqui recebendo esse prêmio de pertinho. Nosso conteúdo é um conteúdo leve, divertido, que já ajudou muitas pessoas. Nós fazemos ações sociais e influenciamos milhares de pessoas a proporcionarem um 'vidão dos sonhos' [aos animais], igual ele tem, nadando em várias 'piscis veganas' por aí", disse a tutora, Maria Eduarda Barros, durante seu discurso. 

Na internet há quatro anos, desde quando era um filhote, Alfredo conquistou um público fiel, apelidado de "jurídico", que engaja em suas "auventuras" e compartilha experiências.

Em 2023, ele recebeu Moção de Aplausos e foi homenageado na Câmara Municipal de Dourados. Ao Corrieo do Estado, em entrevista concedida à época, a tutora e responsável pelo sucesso do "goldinho" contou que sempre teve o hábito de criar perfis nas redes sociais para os pets da família, desde a época do Orkut, rede social extinta em 2014. 

"Essa era uma forma de registrar fotos e momentos, com Alfredo não foi diferente" relatou.

A publicitária comentou ainda que criou o perfil sem pretensão de conquistar seguidores, e que o crescimento aconteceu de forma natural.

De início, o "Goldinho" mostrava e recomendava locais que aceitavam (e tratavam bem) os animais, conhecidos como pet friendly, conteúdo muito valorizado pelos "pais de pet".

Os "virais" nas redes sociais começaram em 2021, O primeiro, em que Alfredo se preparava para entrar na piscina pela primeira vez usando uma bóia, teve mais de 450 mil visualizações. O protetor solar no focinho e o colete inspirado em Nemo, famoso peixe do cinema, conquistaram a internet.

Alfredo ficou conhecido como "O Goldinho do Rolê" por acompanhar sua tutora em bares, viagens e festas. Utilizando uma linguagem divertida, Maria Eduarda faz com que Alfredo pareça realmente um "cãofluencer", que interage com seu público da mesma forma que um golden faria: com entusiasmo e carisma. 

Por sua sensibilidade, Alfredo foi convidado para conhecer as crianças da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) e da Associação Pestalozzi de Dourados. Após o sucesso de sua visita, passou a participar de outras ações realizadas pelas associações.

Em dezembro de 2024, o golden realizou um dos grandes sonhos da tutora, que era fazer visita hospitalar, com o objetivo de proporcionar um dia diferente e levar alegria aos pacientes.

Nas rede sociais, tutora compartilha a rotina, viagens e experiências pet friendly do golden retriever.Foto: @ogoldenalfredo, via instagram

A tutora descreveu as experiências como "incríveis", mas ressaltou que Alfredo não foi treinado para ser um cão assistente, apenas recebeu o convite por se enquadrar em um perfil adequado para esse contato com as crianças.

"É importante frisar que o Alfredo não é um cão de assistência nem de terapia, é necessário uma formação muito específica para isso. Ele é um Pet, ama crianças e possui essa sensibilidade", ressaltou.

Moção de Aplauso

Por sua participação em ações sociais, Alfredo recebeu em 2023 a Moção de Aplauso da Câmara de Dourados, um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

"A rotina de Alfredo é bastante agitada, cheia de compromissos sociais e eventos de caridade, como suas visitas à Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD) e Pestalozzi, que é uma associação que atende pessoas com diversidades funcionais (deficiência intelectual, deficiência múltipla e autismo).

O compromisso dele é transmitir a alegria para as crianças e demais pessoas que necessam de atendimento. Ele é muito querido pelos fãs e seguidores, e sua história é uma prova de que até mesmo um cachorro pode se tornar uma ferramenta para trazer alegria, contentamento, e exemplo para a vida de todos aqueles que estão passando por momentos difíceis", dizia a homenagem.

Confira algumas das "auventuras" de Alfredo:

Peixão Dourado do Pantanal

Alfredo, assim como a maioria dos cachorros da raça golden retriever, ama água. Morando em Mato Grosso do Sul, ele não poderia deixar de se deliciar nos rios e cachoeiras que tornam o estado tão único.

 De forma descontraída, Alfredo apresenta pontos turísticos e compartilha dicas para aqueles que também querem visitar o estado.

Além das piscinas naturais, o golden se aventura na piscina de sua casa, e "dá trabalho" para a tutora entrando na água em horários inusitados. 

 

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