Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULTURA

Exposição online do MIS divulga conteúdos de mulheres sul-mato-grossenses

Com mais de 60 artistas cadastradas, projeto ainda recebe inscrições de artistas interessadas
25/08/2020 09:16 - Gabrielle Tavares


Será inaugurada nesta terça-feira (25) a exposição online “Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de Mato Grosso do Sul”, um projeto do Museu de Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A exposição pretende difundir a arte regional produzida por mulheres. Já são mais de 60 artistas cadastradas, entre elas as pioneiras Beth e Betinha, Delinha, Helena Meirelles, e as mais contemporâneas SoulRa, Negabi, Sampri.  

O conteúdo das artistas também serão compartilhados pelas redes sociais da Dó-Ré-MIS, por onde serão propostas atividades e novos materiais da exposição.

O projeto é uma continuação de uma exposição realizada no MIS no mês de março. Com o fechamento do espaço físico devido à pandemia da covid-19, foi elaborada uma proposta de ampliar a exposição para espaços digitais.

 
 

O evento resultou na pesquisa das acadêmicas do curso de Artes Visuais da UFMS Amanda Mamede e Maria Carolina Rodrigues, sob a orientação da professora Simone Rocha.

“É extremamente importante pensar e viabilizar outros caminhos, para além do museu como espaço físico, considerando as adversidades encontradas por muitas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à dificuldade do deslocamento desses alunos até os museus. O ambiente virtual traz uma nova possibilidade de acesso a essas ações culturais”, ressaltam as idealizadoras do projeto.

A coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro explica que a exposição online foi desenvolvida durante o estágio das acadêmicas, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMS.

“É uma contribuição fundamental, não só no que se refere a pesquisa histórica no âmbito do museu, mas também na forma de difundir, agregando em uma plataforma tantos talentos femininos do nosso Estado”, aponta Pinheiro.

Inscrições

As cantoras e musicistas do Estado interessadas em participar da exposição podem enviar um e-mail para mulheresnamusicadems@gmail.com, com um resumo da sua atuação musical e redes sociais, para que o trabalho seja incluído na plataforma.

 

Felpuda


A lista do Tribunal  de Contas de MS,  com nomes de gestores que tiveram reprovados os balanços financeiros  de quando exerceram cargos públicos,  está deixando  muitos candidatos de cabeça quente.  Conforme previsto  pelo Diálogo, adversários estão se utilizando de tais dados para cobrar, principalmente nas redes sociais, deixando alguns gestores na maior saia justa e tendo que se explicar. O eleitor, por enquanto, só observa. E dê-lhe!