Clique aqui e veja as últimas notícias!

CULTURA

Exposição online do MIS divulga conteúdos de mulheres sul-mato-grossenses

Com mais de 60 artistas cadastradas, projeto ainda recebe inscrições de artistas interessadas
25/08/2020 09:16 - Gabrielle Tavares


Será inaugurada nesta terça-feira (25) a exposição online “Dó-Ré-MIS Mulheres na Música de Mato Grosso do Sul”, um projeto do Museu de Imagem e do Som (MIS), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

A exposição pretende difundir a arte regional produzida por mulheres. Já são mais de 60 artistas cadastradas, entre elas as pioneiras Beth e Betinha, Delinha, Helena Meirelles, e as mais contemporâneas SoulRa, Negabi, Sampri.  

O conteúdo das artistas também serão compartilhados pelas redes sociais da Dó-Ré-MIS, por onde serão propostas atividades e novos materiais da exposição.

O projeto é uma continuação de uma exposição realizada no MIS no mês de março. Com o fechamento do espaço físico devido à pandemia da covid-19, foi elaborada uma proposta de ampliar a exposição para espaços digitais.

 
 

O evento resultou na pesquisa das acadêmicas do curso de Artes Visuais da UFMS Amanda Mamede e Maria Carolina Rodrigues, sob a orientação da professora Simone Rocha.

“É extremamente importante pensar e viabilizar outros caminhos, para além do museu como espaço físico, considerando as adversidades encontradas por muitas escolas públicas, principalmente no que diz respeito à dificuldade do deslocamento desses alunos até os museus. O ambiente virtual traz uma nova possibilidade de acesso a essas ações culturais”, ressaltam as idealizadoras do projeto.

A coordenadora do MIS, Marinete Pinheiro explica que a exposição online foi desenvolvida durante o estágio das acadêmicas, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFMS.

“É uma contribuição fundamental, não só no que se refere a pesquisa histórica no âmbito do museu, mas também na forma de difundir, agregando em uma plataforma tantos talentos femininos do nosso Estado”, aponta Pinheiro.

Inscrições

As cantoras e musicistas do Estado interessadas em participar da exposição podem enviar um e-mail para mulheresnamusicadems@gmail.com, com um resumo da sua atuação musical e redes sociais, para que o trabalho seja incluído na plataforma.