Correio B

CORREIO B+

A+ A-

Destaque em "Cara e Coragem" Rafael Theophilo fala de Hugo Sá e da sua carreira no cinema e teatro

Rafael relata que para viver seu personagem na novela, viu alguns documentários, filmes e séries

Continue lendo...

Paulista de 36 anos, o ator Rafael Theophilo vem chamando a atenção por seu trabalho com o personagem Hugo Sá, um ator/galã na novela “Cara e Coragem”, atual trama das 19h da TV Globo.

“O Hugo Sá, é um ator galã, famoso, melhor amigo de Andréa Pratini (Maria Eduarda de Carvalho), uma famosa atriz. Juntos protagonizam uma série de comerciais e formam um casal de atores muito requisitados no meio artístico. Ele esconde sua sexualidade do público e da mídia em geral, pois não quer perder trabalhos por ser gay. Por esse motivo, ele encarna um homem hétero e pegador para todos a sua volta. Apenas com Andréa, que é sua melhor amiga, Hugo revela sua verdadeira identidade, ele pode relaxar e ser verdadeiro com ele mesmo”, explica Theophilo.

Rafael relata que para viver seu personagem na novela, viu alguns documentários, filmes e séries, além disso, pesquisou sobre o ator norte-americano Rock Hudson, conhecido galã nas décadas de 50 e 60 e que após sua morte, em 1985, teve sua orientação sexual revelada por amigos e colegas de profissão.

“Acredito que o Hugo Sá é um reflexo da realidade que muitos atores vivem. Ainda existe o receio de “se falar sobre a minha sexualidade eu vou perder papeis”. É um personagem que não é distante da minha realidade e nem do meio artístico em que vivo há mais de 15 anos”, completa Rafael.

O ator fala ainda sobre como construiu as características para construir seu personagem...

“São camadas muito interessantes para se trabalhar, são três personas em um personagem. Hugo Sá – Ator, Hugo Sá – Social e Hugo Sá em sua intimidade. Isso me possibilita transitar em várias nuances, vozes e corpos diferentes. Tem sido um divertido desafio. É meu primeiro personagem em uma novela e vejo que estou me sintonizando a essa nova forma de se trabalhar, bem diferente do teatro que tenho mais experiência”, diz.

Rafael ainda fala das gravações e da relação com a sua parceria de cena, a atriz Maria Eduarda de Carvalho.

“Gravo quase 100% das vezes com a Maria Eduarda de Carvalho, e que sorte a minha! Não poderia ser melhor, Duda é uma atriz magnífica, além de ter ganhado uma amiga. Também tenho gravado com Marcelo Serrado, o Moa, pois ele se envolve com a Andréa Pratini, personagem de Maria. Um privilégio para mim poder trabalhar com eles, pois são atores experientes da TV e muito generosos. Na trama o Hugo conhecerá o Enzo, feito por Pablo Sanábio, um ator espetacular, professor na Cia de dança em que Hugo Sá e Andréa vão começar a ensaiar uma peça. Hugo também vai começar a fazer aulas de dança a convite de Enzo. A química com Pablo já rolou no teste, tenho certeza que vai sair faísca na tela”, comenta Rafael.

Além de “Cara e Coragem”, o ator foi um dos protagonistas de “Vento Seco”, longa dirigido por Daniel Nolasco, e que chamou a atenção da crítica e do público no seu lançamento, em 2021, atualmente em cartaz no Telecine. 

No cinema ele dá vida a Maicon, personagem inspirado nos desenhos de Tom of Finland, artista finlandês conhecido pelo seu trabalho de caráter homoerótico, famosos não somente no meio LGBTQIAP+, mas também em todo o universo da arte.

“Maicon, foi meu primeiro grande personagem em um longa. A história foi escrita e dirigida por Daniel Nolasco, ele disse que o Maicon foi escrito para mim, não vou deixar de me gabar um pouco (risos), ainda mais quando se trata de um projeto que tanto me orgulho em ter feito parte. Filmamos no interior de Goiás, na cidade de Catalão, onde Nolasco nasceu e cresceu. Lá ficamos quase 3 meses, entre a preparação e ensaios, convivendo diariamente. Posso afirmar que existe um Rafael/Ator, antes e depois da minha experiência no filme, foi transformador”, ressalta.

“Vento Seco” conta a história de Sandro (Leandro Faria Lelo) um trabalhador do setor do agronegócio que leva uma vida monótona no interior de Goiás, quando Maicon, um rapaz misterioso começa a flertar com seu parceiro sexual, chega na cidade Sandro começa a sentir um crescente ciúme que mudará sua vida.

“O longa fez a estreia internacional em 2019 no Berlinale, importante Festival de Berlim, e concorreu ao prêmio Teddy Award de melhor filme, tendo uma grande aceitação do público e da crítica. Participamos de vários festivais internacionais e nacionais, a estreia nos cinemas brasileiros foi em 2021. É tido como um dos melhores filmes nacionais de 2021”, destaca.

Theophilo fala mais sobre Maicon que tem como inspiração os desenhos de Tom of Finland.

“Maicon tem um ar de mistério, usa roupa de couro, óculos escuros, um topete bem penteado, cabelos descoloridos e anda de moto, parece ter saído dos desenhos em quadrinhos de Tom of Finland. É sensual, sexy e bem resolvido com sua sexualidade. Tive que deixar alguns medos de lado para que Maicon chegasse, um deles foi aprender a pilotar uma moto, sempre tive medo de subir em uma, ainda mais pilotar. Esse medo eu superei. E outros mais profundos, como assumir minha sexualidade, minha força, minha potência e ocupar o meu lugar. Ele me ensinou a ser mais destemido”, descreve o ator.

 

Rafael fala também sobre sua vocação artística. Além disso, destaca como o teatro foi importante no início da sua escolha.

“Desde criança. Nas brincadeiras, sozinho, com meu irmão, com amigos, sempre o lúdico, a imaginação de criar histórias eram minhas brincadeiras favoritas. Eu adorava montar peça de teatro e apresentar para família e vizinhos. Lembro de montar os cenários e figurinos. O que era brincadeira foi se tornando meu objetivo, ser ator. Comecei a fazer um curso de teatro amador que tinha na minha cidade, foram mais de três anos participando dessa oficina teatral, ir para as aulas era o momento mais feliz do meu dia. Mais pra frente me profissionalizei e nunca parei de estudar, buscar cursos, eu adoro conhecer novas técnicas, cursos complementares, como aulas de corpo, voz, cinema e direção. Às vezes viver experiências que aparentemente não têm haver com o ofício, te ensinam tanto quanto uma aula”, relembra.

 

O interprete de Hugo Sá fala ainda de como sua primeira experiência profissional no teatro o levou para a área cultural.

“Fazer teatro me possibilitou conhecer pessoas incríveis, ir para lugares que talvez nunca conheceria. Adoro viajar fazendo teatro. A peça “Antes do Fim do Mundo”, que foi escrita por Daniel Nolasco em 2016, me rendeu o convite para o filme “Vento Seco”. Ou seja, tudo foi me trazendo para este lugar que estou hoje”, finaliza Rafael.

 

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quinta-feira, 18 de abril de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

18/04/2024 00h05

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Albert Schweitzer - escritor alemão

O mundo tornou-se perigoso, 
porque os homens aprenderam a dominar 
a natureza antes de se dominarem a si mesmos”.

FELPUDA

A utilização da chamada verba indenizatória (cota para exercício de atividades parlamentares) para pagamento de luxuosos apartamentos residenciais colocou parlamentares sob “holofotes populares”, pois esse tipo de gasto não é previsto. Com residência em município do interior, base eleitoral dos espertinhos, essa galerinha escolheu locais nobres de Campo Grande para morar durante a semana. A farra estava sem controle, até que o caso veio a público e a presidência da Assembleia Legislativa de MS deu um basta na mamata e está proibido o ressarcimento pela cota.

Chumbo grosso

Neste período de pré-campanha eleitoral, o alvo preferido dos postulantes a ocupar a cadeira mais importante do Paço Municipal de Campo Grande tem sido a prefeita Adriane Lopes (PP).

Mais

Sua gestão vem sendo malhada a fogo e ferro, com apresentações de propostas por parte dos seus adversários. O mais intrigante é que não está havendo reação nenhuma.

A Câmara dos Deputados realizará a primeira edição do Prêmio Glória Maria de Jornalismo, que será concedido anualmente a profissional cujo trabalho tenha se destacado na área. A indicação dos nomes de concorrentes ao prêmio está sendo empreendida pelos líderes partidários. No dia 14 de maio, os membros da Mesa Diretora da Casa de Leis definirão, por meio de voto secreto, o nome do profissional premiado. O homenageado receberá uma medalha e um diploma durante sessão solene que ocorrerá no Plenário Ulysses Guimarães, em 21 de agosto.

Eva Maria Cesar Oliva e João Kelvin
Manuela Xavier

Placar

Enfim, o MDB conseguiu eleger seu presidente municipal. O vereador Jamal Salem venceu a parada em placar apertado entre dois dos três concorrentes: ele teve 14 votos, enquanto o ex-vereador Youssif Domingos obteve 12 e Djalma Santana, 11. Na rabagéssima colocação ficou o ex-vereador Vanderlei Cabeludo, com apenas 4 votos.

Escapou

O presidente da Câmara Municipal de Cassilândia, Arthur Barbosa de Souza Filho, escapou da guilhotina da cassação. Por 7 a 4, o pedido foi rejeitado por seus pares. Ele foi quem teria dito à vereadora Samara Ferreira Leal que deveria usar o restante do corpo como usava a língua. Foi massacrado nas redes sociais, além de quase perder o mandato. Em ano eleitoral, o episódio poderá ter efeitos não muito agradáveis.

Fica

Situada na divisa de MS e SP, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta (Porto Primavera) teve a renovação do contrato de concessão para a Cesp garantida pela Justiça, mediante atuação da Advocacia-Geral da União (AGU). Uma ação popular de particulares pedia a suspensão do processo de renovação da outorga até que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentasse um calendário de audiências públicas presenciais que contemplasse os municípios nas proximidades da usina. A AGU defendeu que a audiência pública realizada em 27/4/2018 estava de acordo com a resolução da Aneel que trata sobre o tema.

Aniversariantes

Ricardo Grance Acosta de Melo,
Maria Elizabeth Brescianini Machado,
Tereza Laurice Domingos Name,
Maria Luiza Sperb Silva,
Dr. Edson de Arruda Alves,
Alexandre Lopes Pereira,
Gerson Eliabe Olah,
Thainara Bobadilha da Mata Soares,
Benedito Odacir de Rezende,
Dra. Edi Monteiro de Lima,
José Carlos Bússola,
Ana Lucia Oshiro Kobayashi,
Epaminondas Vicente Silva Neto,
Erick Josemar Guterres Batista,
Izaias Batista dos Santos,
José Olavo dos Santos,
Lucilia Barcelos Stanisci,
Nelson Kohatsu,
Dr. Tsuneo Shinzato,
José Nazareth da Silva Duarte,
Darlinei dos Santos Martins,
Renato Loureiro de Carvalho Pavan, 
Marília Trouy Galles Maiolino, 
Elke da Costa Verbisck,
Dr. Miron Coelho Vilela,
Gabriel José Klasmann,
João Jamil Mella,
Neuza Morila Alves,
Sueli Ribas da Costa,
Fernando Amaral Santos Velho,
Odila de Arruda Abrão,
Heliana Mara Salomão Budib,
Dr. Olavo Monteiro Mascarenhas,
Vanessa da Costa Silva,
João Paulo Strobel da Silva,
Aires Gonçalves,
Maria de Fátima Freitas,
Lázaro Ferreira Dutra,
Fernando de Castilho,
Iolanda Fernandes Cardoso,
Zely Barcellos,
Suelen dos Santos Borges,
Nildo Benevides,
Margarida Tognini Franco,
Francisco Bernardes Ferreira,
Tiago José Tamiozzo,
Leandra Tereza Grise Arguello,
Dilza Lira Fernandes,
Ana Doris da Silva,
Dair Fernandes Davila,
Nelson Belarmino Siqueira,
Luiz Jorge de Magalhães,
Nilde Rodrigues Valadares,
Orlando Jacques,
Matilde Alves de Lima Chama,
Sebastião de Oliveira,
Daniel Durães,
Helvécio Rodrigues Ferreira Filho,
Clarissa Iser,
Erico Zambianco de Figueiredo,
Paulo Felipe de Almeida,
Diogo Marciano de Souza,
José Carlos Teobaldo Vieira,
Luiz Carlos Bandeira,
Anthony Willian de Oliveira,
Luiz de Almeida Miranda,
João Horácio Ferrari Pinheiro,
Neuza Almeida Audi,
Décio Rosa Filho,
Edney Simões,
Melissa Ramos Queiroz,
Flávio Gonzáles Souza,
Maria de Almeida Soares,
Marcos Aurélio Fernandes,
Amauri Gabriel Santos,
Nilson Ribeiro Nunes,
Ronaldo Brito da Silva,
Maria do Carmo Enciso,
Hemerson Ortis da Motta,
Ivoney Ferrari Puorro,
Milton Bachega Junior,
Orlando Rodrigues Zani,
Milton Roberto Becker,
João Urbano Dominoni Junior,
Letícia Oliveira Brandão,
Carlos Alberto Alves Ribeiro Lopez,
Roberto Corrêa dos Santos,
Antonio Roberto Rodrigues Mauro,
Ester Cardoso da Silva,
Kleber Rogério da Silva,
Cenir Batista de Souza Oliveira,
Edson Seki Junior,
Adriana de Souza Annes,
Ilton Barreto da Motta,
Flávio Yukio Tominaga,
Erick Gustavo Rocha Terán,
Marizangela Fernandes Ortiz,
Luiz Gustavo Battaglin Maciel,
Jeovina Guimarães Lubacheski,
Milton Aparecido Olsen Messa,
Jari Fernandes,
Joaquim Carlos Klein de Alencar,
Claudino Pertussatti,
Pedro Rotta Lucena,
Rafaela Rodrigues Carlos,
Sandra Aparecida Ocampos Pinto,
Vanessa Ribeiro Lopes,
Fábio Pedreira de Castro,
Osvaldo Amaral Nogueira de Lima,
Luis Carneiro de Albuquerque Neto, 
Sérgio Henrique Martins Roas.
colaborou tatyane gameiro
 

Correio B

Em maio: Circuito gastronômico Isto É Mato Grosso do Sul será realizado em 4 cidades

Destacando o tema "sabores da terra", segunda edição do Circuito Gastronômico Isto é Mato Grosso do Sul amplia-se de Campo Grande para mais três cidades, Corumbá, Três Lagoas e Bonito; 110 estabelecimentos participam da competição, de 6 a 21 de maio

17/04/2024 10h00

A hunter de novos sabores e talentos gastronômicos Márcia Marinho, de blusa verde, à esquerda, acompanha o registro de pratos que estarão no menu do circuito Divulgação

Continue Lendo...

Vai dar carne de sol, linguiça de maracaju ou galinha caipira? Pacu, traíra ou pintado? Tem também guavira, guariroba e polvilho. E até sobá e mocotó. Em sua segunda edição, com a participação de mais três cidades, além de Campo Grande, o Circuito Gastronômico Isto é Mato Grosso do Sul – Sabores da Terra coloca em destaque a rica culinária regional e suas influências fronteiriças. Restaurantes, bares, hamburguerias e cafés estarão na disputa.

Neste ano, Três Lagoas, Corumbá e Bonito dão uma bela reforçada no circuito, que vai contar com 110 estabelecimentos e será realizado entre os dias 6 e 21 maio. O evento de lançamento, no auditório do Sebrae, na Capital, a partir das 19h30min do dia 6, vai contar com uma palestra do restauranteur Francisco Pezzino, que tem mais de duas décadas de atuação na área e dirige a Food Service Consultoria. Após a apresentação de Pezzino, será servida uma comida de comitiva para confraternização com os participantes.

“Este ano cresceu. Todas essas quatro importantes cidades de Mato Grosso do Sul estarão participando”, comemora o chef Paulo Machado, um dos expoentes da riqueza gastronômica brasileira, curador e embaixador internacional do evento. Machado tem circulado por importantes polos gastronômicos fora do País, a exemplo de Berlim, na Alemanha, onde esteve, em março, para divulgar a iniciativa. No front local, também assinando a curadoria, está o bonitense Felipe Caran, atuando como embaixador sul-mato-grossense.

INGREDIENTES

Responsável pelo cardápio da Casa do João (Bonito), Caran promete uma “explosão de sabores” durante o circuito. Conforme o regulamento, os estabelecimentos inscritos terão que desenvolver um prato com, pelo menos, um ingrediente regional e pantaneiro listado. Confira os itens:
Baru, pequi, guavira, queijo nicola, carne de sol, mel de abelha nativa do Pantanal, linguiça de maracaju, erva-mate, polvilho azedo e doce, farinha de milho saboró, galinha caipira, pintado, mocotó, miúdos, derivados de búfalo, coentro, pacu, farinha de mandioca de Furnas, palmito/guariroba, mandioca, traíra e sobá.

Na abertura do evento, também será lançado o passaporte do Circuito Gastronômico, que consiste em um guia de bolso a ser distribuído nos aeroportos e hotéis das quatro cidades participantes, contendo os estabelecimentos inscritos, com endereços e seus pratos. Serão distribuídos cinco mil exemplares. O trabalho de registro dos pratos em vídeos e fotos, que também abastecerão as postagens nas redes sociais, está a pleno vapor.

 

Chef Paulo Machado: giro internacional para divulgar a segunda edição do eventoChef Paulo Machado: girointernacional para divulgar a segunda edição do evento
Chef Felipe Caran, de Bonito: Chef Felipe Caran, de Bonito: “Explosão de sabores”

 “O grande diferencial desse circuito, em relação ao do ano passado, realmente são as quatro cidades. Corumbá e Três Lagoas, porque fazem parte da rota da MS Gás, que apresenta o circuito. E Bonito, por ser a maior cidade turística do Estado. Com o apoio da Fundação de Turismo de MS (Fundtur), foi viabilizada a entrada deles também. Por isso é que foram escolhidas essas quatro cidades”, diz Márcia Marinho, responsável pela realização do evento ao lado de José Marques.

A especialista atua no segmento como hunter de novos nomes de chefs, produtos e estabelecimentos, além de ser a criadora do portal de gastronomia Saborise e do Festival de Carnes de MS.
Apresentador do programa “Festas e Eventos TV”, Marques é realizador do Noiva Fashion e do Kids Fashion MS, além de atuar no Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul (Sindha-MS).

“Outro grande diferencial é que temos dois embaixadores, o Paulo Machado, que vai fazer toda essa parte de curadoria dos ingredientes e essa parte de ser embaixador internacional. Ele está fora fazendo toda essa divulgação do projeto fora do Brasil. E o Felipe Caran entra aí como ‘a’ novidade, o nosso embaixador estadual. Ele é da Casa do João, de Bonito”, reforça Márcia.

MAIS TURISMO

“É um evento incrível, que vem para valorizar a gastronomia sul-mato-grossense, os ingredientes da nossa terra”, afirma o chef Sylvio Trujillo, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Serra da Bodoquena. Do ponto de vista do poder público, o Circuito Gastronômico se posiciona “estrategicamente entre as ações desenvolvidas pelo governo de Mato Grosso do Sul no fomento da culinária na cadeia do turismo”.

Apoiando a iniciativa da Companhia de Gás de MS (MSGás), patrocinadora do evento, a Fundtur trabalha a gastronomia como um produto diferenciado do Estado, divulgando o segmento, inclusive, em feiras nacionais e internacionais. Para o diretor-presidente da fundação, Bruno Wendling, o Circuito Gastronômico muito contribui para aumentar o fluxo turístico e valorizar a criatividade dos chefs.

“É uma satisfação apoiarmos pela segunda vez esse evento, que é novo, mas vem mostrando seu valor e seu potencial, de encontro de nossas estratégias de fortalecer a gastronomia regional, somando às ações de promoção e divulgação do nosso turismo”, frisa.

“Esperamos que amplie a participação de restaurantes e aumente os negócios com o fluxo de pessoas que estarão visitando as cidades durante o festival”, afirma Wendling.

Para os estabelecimentos, o circuito promete, mais uma vez, ser uma oportunidade de divulgar o seu negócio e ajudá-los a serem vistos pelo público-alvo. Para a população local e os visitantes, traz a chance de se deliciar com os sabores e a autenticidade dos ingredientes regionais. Mais informações: www.circuitogastronomicoms.com.br/

 

ASSINE O CORREIO DO ESTADO 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).