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Reorganizar o cotidiano pode "alongar" até 2 horas do dia

Reorganizar o cotidiano pode "alongar" até 2 horas do dia

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05/04/2011 - 05h34
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Não ser capaz de achar a blusa ou a gravata de que você precisa usar é angustiante. A simples tarefa de se vestir para o início do seu dia, que deveria levar cinco minutos, consome mais de vinte. Quando finalmente a peça é encontrada, está com um botão faltando.

Imprevistos acontecem? Na verdade, não é bem assim. A jornalista Rosângela Gessoni Sapata Aguilar escreveu o livro "Mulher- Guia Prático de Sobrevivência" (Ed. Baraúna) e discorda da versão de que problemas desta natureza sejam normais. “Assim que você vê uma peça de roupa precisando de reparos, não pode simplesmente colocá-la de volta dentro do guarda-roupa. É preciso ter a iniciativa de separá-la para consertar”, explica.

“Sempre me incomodou o quanto a falta de organização atrapalha o bom andamento de uma empresa. Comecei a pesquisar como melhorar a organização no ambiente de trabalho e observei que a casa também merece uma atenção especial. A desorganização doméstica causa muitos transtornos e perda de tempo”, comenta José Luiz Cunha, diretor-geral do site Organize Sua Vida e da loja virtual OZ .

“Perco até 3 horas num dia procurando coisas”


A produtora cultural Barbara Manoela Bijos Maués, 35, sofre com a sua falta de organização e foco. “Tenho um problema sério, de não conseguir me concentrar em uma coisa só. Preciso fazer tudo ao mesmo tempo e acabo não dando conta. Com isso, as tarefas vão acumulando”, afirma.

Para tentar amenizar o problema, Barbara contratou uma faxineira que “tem um talento maravilhoso para arrumar a casa”, como ela define. Mesmo assim, a produtora cultural não consegue enxergar uma solução a curto prazo. “Chego a perder mais de três horas no sábado e domingo, quando passo mais tempo em casa, procurando as coisas. Admiro muito pessoas capazes de ter tudo em ordem. Estou tentando melhorar isso em mim, mas confesso que está sendo bem difícil”, completa.

Nem tudo está perdido para Barbara. Especialistas em organização dizem que é possível desenvolver hábitos para ser mais eficiente no dia a dia. José Luiz admite que a personalidade influencia, mas se o indivíduo estiver realmente disposto pode pôr ordem na vida. “Não é difícil ser organizado e ganhar tempo. É questão de hábito. Se as pessoas souberem os benefícios de uma vida bem estruturada, vão querer aprender. Um exemplo fácil de visualizar estes ganhos é na área financeira: quem não tem o mínimo controle do seu dinheiro não sabe onde estão os gastos desnecessários e, portanto, está praticamente jogando dinheiro fora. Se esta pessoa passar a controlá-los e racionalizar suas compras vai perceber que sobra muito mais dinheiro no final do mês”, ressalta.

Planejar é preciso
 

A palestrante e escritora Dulce Magalhães, autora do livro “Superdicas Para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida” (Ed. Saraiva) afirma que a grande vilã para quem não consegue fazer bom uso das preciosas 24 horas do dia é a procrastinação, ou seja, o ato de adiar compromissos. Outros maus hábitos são não conhecer suas prioridades e só resolver uma pendência quando ela se torna urgente. Acumulam objetos em si não é um problema, desde que estejam em ordem.

“Tenho certeza de que economizo de uma a duas horas todos os dias por ter toda a minha rotina muito bem estruturada”, afirma o professor de Letras da Universidade Federal de Goiás, Israel Elias Trindade, 30. Ele é adepto de não adiar nada. “Se aparece algum problema, gosto de resolvê-lo de imediato. Se não for possível, estabeleço meta para solucioná-lo e cumpro. Não deixo nada acumular. Se isso acontece, atrapalha até mesmo o meu raciocínio. Não consigo me concentrar enquanto não resolver aquele problema”.

Uma pessoa capaz de traçar um roteiro eficiente para desenvolver tarefas na rua será recompensada com menos tempo no trânsito e, consequentemente, mais tempo livre. Será que planejar o percurso vai demorar mais do que visitar os lugares a esmo? Certamente, não. “Se formos pensar no tempo que gastamos esquematizando os nossos afazeres diários, vamos ver que é questão de minutos. Enquanto um simples retorno ao supermercado ou ao banco pode levar horas”, explica Israel.

Um dos pontos comentados pelo professor de Letras é a questão do exemplo. No ambiente corporativo, chefes com pouca capacidade de organização raramente poderão exigir este hábito de seus subordinados. “Não há dúvidas de que executivos tenham que trabalhar de forma a otimizar sua agenda. Pessoas organizadas geralmente são mais eficientes”, completa José Luiz.

A rotina doméstica consome muito tempo. Com pessoas chegando cada vez mais tarde do trabalho e saindo cada vez mais cedo para evitar o trânsito caótico das grandes cidades brasileiras é essencial que haja praticidade dentro de casa.

Alguns lugares da residência precisam de cuidados especiais. Um deles é o guarda-roupa. José Luiz Cunha diz que closets merecem atenção especial porque as pessoas utilizam este local, pelo menos, duas vezes por dia. “Nem sempre temos armários enormes no quarto, então é preciso que tudo tenha um lugar específico e bem planejado.”

Ele diz que os produtos que mais vendem em sua loja especializada são caixas organizadoras tanto para documentação quanto para sapatos e roupas em geral. “Outra coisa que sai muito é o organizador de bolsa. As mulheres têm grandes problemas quando mudam de bolsa e perdem um tempo significativo para transferir tudo. Este produto facilita bastante”.

Outros espaços que merecem atenção são a despensa e a geladeira. Rosângela afirma que a tarefa de cozinhar fica muito mais fácil se todas as coisas estão organizadas. “Não ter que ficar procurando os ingredientes economiza muitos minutos preciosos, que você vai poder ter a mais com a família ou de sono. Cada minutinho conta para quem tem que conciliar trabalho, marido, filhos, cuidados com a beleza e muitas outras tarefas”, conclui.
 

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Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Alagoas 2024, sonha em trazer coroa inédita para o Nordeste

A Miss frisa a importância de que misses nordestinas tenham mais visibilidade no concurso.

15/09/2024 18h30

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, traz coroa inédita para o Nordeste

Notas B+: Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, traz coroa inédita para o Nordeste Foto: Divulgação

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Gabriele Marinho, Miss Universo Alagoas 2024, retornou ao mundo dos concursos de beleza após um longo hiato com um objetivo claro: conquistar, pela primeira vez, a coroa nacional para o seu estado. A modelo e estudante de Direito destaca que sua participação tem um significado especial, não apenas para ela, mas para toda a região Nordeste.

“Voltei ao mundo Miss com o desejo de fazer história, de mostrar que Alagoas tem potencial para conquistar o título nacional. Meu objetivo é, acima de tudo, honrar meu estado e trazer essa vitória para o Nordeste”, afirma Gabriele.

A Miss Universo Alagoas frisa a importância de que misses nordestinas tenham mais visibilidade no concurso, destacando que, em mais de 70 anos de competição, a região Nordeste conquistou apenas 10 títulos nacionais.

"É triste ver que, mesmo após tanto tempo, as pessoas ainda olham para o Nordeste com os mesmos olhos do início dos concursos. Há um estereótipo que ainda persiste, como se nossa região não fosse uma potência de misses, o que é completamente equivocado", critica Gabriele.

Ela também salienta que, apesar dos desafios, tem recebido um grande apoio ao longo de sua jornada. “Estou muito feliz com o carinho e o incentivo que as pessoas estão me dando. Isso me fortalece para continuar lutando pelos meus objetivos e para quebrar esses estigmas”, conclui Gabriele, reforçando sua determinação para representar Alagoas e o Nordeste no Miss Brasil.

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Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza

Profissionais da moda e da beleza falam sobre a carreira do estilista alemão que comemorariam 91 anos

15/09/2024 16h00

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza Foto: Divulgação

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10 de setembro de 1933, há 91 anos, nascia Karl Otto Lagerfeld, em Hamburgo na Alemanha – segunda maior cidade do país – o conhecido ícone da moda veio de uma família bem-sucedida, e ao terminar o ensino secundário partiu para Paris, onde se formou em desenho e história – mal sabia, mas sua jornada fashionista estava iniciando.  

Nos anos 50, já em Paris, ganhou o concurso da Secretaria Internacional da Lã pelo desenho de um casaco, que foi então produzido pela renomada casa francesa Pierre Balmain.

A partir daí foi convidado pelo próprio Balmain a ser seu assistente e entrou numa espiral de grande expressão, trabalhando como diretor de estilo ou freelancer em várias etiquetas internacionais, como Jean Patou, Chloe, Charles Jourdan e Valentino. Em 1965 se torna diretor de criação da empresa de peles italiana Fendi, e em 1983 assina com a Chanel, mantendo ambos os contratos até o fim da vida. 

“Acredito que por ser muito conhecido e assediado, não só no universo da moda, mas mundialmente, Karl usava desse artifício de um criador sisudo para se preservar. Uma tarefa nada fácil para um homem de quase 1,80m com cabelos totalmente brancos, compridos, amarrados num rabo de cavalo, e vestido de maneira extravagante. Mas na intimidade da Maison Chanel, seu escritório e ateliê de trabalho desde 1983, o estilista zanzava à vontade sem flashes, dando ordens para a equipe em francês, inglês e, quando ficava agitado demais, em alemão – o que dificultava enormemente o entendimento da instrução”, comenta Laura Wie, especialista em História da Moda.

Com o passar dos anos, o universo da moda estava ficando pequeno para o estilista, chegava o momento de expandir, foi então que em 2018, Karl Lagerfeld se uniu com a marca de beleza australiana ModelCo e lançou uma linha exclusiva de maquiagem com mais de 50 produtos, incluindo duas paletas de sombras inspirada em Choupette, sua gata de estimação. Em 2019, mesmo ano de sua morte, Lagerfeld permanecia vivo perante as marcas, foi então que a L’Oréal lança sua collab com o estilista – a linha de maquiagem intitulada “Karl”.

"Essa linha de maquiagem reflete verdadeiramente o universo da marca Karl Lagerfeld e o que ele amava na maquiagem, ele costumava usar sombras como cores em seus esboços", comentou na ocasião Caroline Lebar, chefe de imagem e comunicação da Maison Karl Lagerfeld.

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da belezaModa B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza - Divulgação

“Karl Lagerfeld é sinônimo de inovação, sem perder as características de sua história. Não tem como a moda ficar separada do universo da maquiagem – ambas caminham juntas. A maquiagem sempre acaba sendo uma extensão do que será ou foi tendência no mercado fashion, e as inserções de Karl no mundo da maquiagem sempre foram precisas, e claro, inovadoras”, frisa o make-up designer Anderson Bueno. 

Anos antes de sua morte, o estilista alemão já havia assinado uma linha de maquiagem e esmalte com a marca Sephora e como já usava por muitos anos os produtos da marca Shu Uemura, também decidiu firmar uma parceria com a empresa japonesa.

Conhecido por seu visual All Black, luvas, cabelos compridos e amarrados com um laço preto, Karl Lagerfeld deixou sua marca registrada no cenário da moda mundial com seu estilo único – “sem dúvida alguma o visagismo ou visual de uma pessoa pode transmitir diversas mensagens, no caso de Lagerfeld, eu entendo mais como uma forma reservada e tímida, do que uma forma extravagante, muitas vezes ele passava essa imagem de forma aristocrata”, pontua Anderson Bueno.

Assim que foi contratado para ser o diretor de criação da Chanel doze anos depois da morte de Gabrielle Chanel em 1971, Lagerfeld soube que precisava mudar para manter a grife a mesma: uma marca relevante, funcional, feita para uma mulher independente e de atitude.

Se a Chanel revolucionou o guarda-roupa feminino no início do século XX criando peças confortáveis, com modelagens simples e inspiradas no vestuário masculino, além de abarcar o segmento de lazer/esportes que crescia na sociedade francesa, o visionário alemão chegou décadas depois para dar continuidade ao apelo glamuroso e moderno da marca, adaptando o então refinamento atingido por Gabrielle para uma visão descolada de grandes clássicos. E fez isso com enorme genialidade, apresentando a cada coleção releituras e ressignificações de um conceito solidificado há mais de um século.

Moda B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da belezaModa B+: Karl Lagerfeld - Gênio da Moda e visionário da beleza - Divulgação

“Em sua habilidade artística e trânsito aberto em tantas áreas como a ilustração, a fotografia, a literatura e o design de interiores, não fica difícil entender a facilidade com que ele inventava moda. Sempre atento aos novos rumos e tendências de um setor que, com Karl, se tornou ainda mais especial e requintado. A moda atual decididamente não seria a mesma sem as contribuições do artista que soube captar a síntese do estilo Chanel e jogá-la para o mundo”, complementa Laura Wie.

Ao assumir o cargo de diretor criativo da Maison Chanel na década de 1980, o destino de Karl Lagerfeld já estava traçado, tanto no ramo da beleza, quanto no mercado fashion – já previa Gabrielle Chanel em uma de suas famosas frases: "se você está triste, se está decepcionada com o amor, maquie-se, faça um tratamento de beleza, passe batom e ataque” – e ela sempre esteve certa. “Eu sempre vejo a maquiagem de mãos dadas com a moda. Graças à ousadia de Chanel, em 1920, as mulheres passaram a cortar seus cabelos curtinhos – isso é atitude, isso é revolucionário”, finaliza Anderson Bueno. 

Karl Lagerfeld foi um verdadeiro gênio criativo, cuja postura aberta ao espírito do seu tempo e a disponibilidade para empreender em conceitos variados (e mesmo contraditórios), tornou o estilista um dos primeiros da indústria da moda moderna a circular com tanta naturalidade e autoridade por diversos estilos, áreas e segmentos, ultrapassando as fronteiras “do vestir” para se tornar um dos maiores nomes da história da criação. 

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