Correio B

Orquestra

Roberto Minczuk pede exoneração da direção artística do Theatro Municipal

Roberto Minczuk pede exoneração da direção artística do Theatro Municipal

G1

18/04/2011 - 23h30
Continue lendo...

O maestro Roberto Minczuk pediu exoneração do cargo de Diretor Artístico do Theatro Municipal do Rio de Janeiro após uma reunião com o Conselho da Orquestra Sinfônica Brasileira, realizada na manhã desta segunda-feira (18). Apesar da exoneração, Minczuk segue como maestro da OSB.

Com a decisão, o regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM), maestro Sílvio Viegas, passa a responder interinamente pelo cargo.

A contraproposta elaborada por músicos demitidos da Fundação OSB, para que aceitem a reintegração à instituição, pede que Minczuk deixe de ocupar a mesma função na Orquestra Sinfônica Brasileira, além do afastamento do maestro do cargo de regente titular.

Leia a íntegra da nota divulgada pela assessoria de imprensa da Fundação Theatro Municipal:

"O maestro Roberto Minczuk pediu hoje, segunda-feira, exoneração do cargo de Diretor Artístico do Theatro Municipal. A saída foi decidida após uma reunião com o Conselho da Orquestra Sinfônica Brasileira, ocorrida nesta manhã. O Conselho formalizou ao maestro o desejo de tê-lo integralmente dedicado à restruturação por que passa a orquestra e pediu seu desligamento do Theatro Municipal. Frente às circunstâncias, a Presidente da Fundação Teatro Municipal, Carla Camurati, aceitou o pedido de Roberto Minczuk. O regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM), maestro Sílvio Viegas, passa a responder interinamente pela direção artística da casa."

Diálogo

O que se ouve pelos corredores dos Poderes é que a conversa atribuindo... Leia na coluna de hoje

Por Ester Figueiredo ([email protected])

05/11/2024 00h01

Diálogo

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Lya Luft - escritora brasileira

A vida não está aí apenas para ser suportada nem vivida, mas elaborada. Eventualmente reprogramada. Conscientemente executada. Muitas vezes ousada”.

FELPUDA

O que se ouve pelos corredores dos Poderes é que a conversa atribuindo a responsabilidade da derrota, no primeiro turno, de certa candidatura durou tanto quanto a extensão do “coice de porco”. O principal responsável em atribuir tais culpas teria sido chamado em gabinete poderoso e levado um puxão de orelhas da-que-les. Além disso, consta que deixou o local levando nos braços um dossiê constando toda a agenda cumprida durante campanha eleitoral a favor do candidato. Ficou sabendo que não foi trabalho que faltou, mas sim o precioso voto.

Ampliação

Crédito especial no Orçamento de 2024 no valor de R$ 273,7 milhões para cobrir despesas da Justiça nas esferas federal, eleitoral e do trabalho, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), beneficiará Mato Grosso do Sul.

Mais

A sede do Tribunal Regional Eleitoral na Capital será ampliada. Senadores e deputados analisam o projeto nesse sentido, o qual inclui novas despesas no Orçamento, porém, os recursos serão viabilizados por meio da anulação de despesas dos próprios órgãos.

Diálogo

Considerada uma das maiores especialistas em antas do mundo, a cientista brasileira Patrícia Medici está entre as cinco mulheres reconhecidas pelo Women of Discovery Award, oferecido pela organização americana Wings Women of Discovery. Com o prêmio Women of Discovery 2024, Patrícia passa a integrar uma comunidade de mais de 100 mulheres conservacionistas, reconhecidas desde 2003. O valor de US$ 20 mil recebido será utilizado em seu projeto de conservação da anta no Brasil.

DiálogoEudliley Proença e Rejane Velasco

 

DiálogoEduardo Thomé, Eliana Thomé e Ana Aly

Em ebulição

Quem pensava que a eleição para a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de MS seria “favas contadas” se enganou. Com exceção da presidência, que continuará com Gerson Claro (PP), os demais cargos estão ainda sendo disputados. O descontentamento sobre a manutenção dos integrantes da atual Mesa Diretora, com exceção de Claro, nos mesmos cargos para 
o biênio 2025-2026, será o foco da conversa que ocorrerá hoje naquela Casa de Leis.

Incógnita

A eleição foi marcada para o dia 13, quando serão escolhidos o presidente e os vice-presidentes (primeiro, segundo e terceiro), bem como os secretários (primeiro, segundo e terceiro). “Até o dia da eleição, muita coisa poderá mudar”, disse certo parlamentar ao explicar que o nome de Claro é unanimidade, mas sobre os demais ainda não há nada definido. A primeira-secretaria, cargo mais importante depois da presidência, é a mais cobiçada.

Cadeira

O deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) está há seis anos ocupando cargo na Mesa Diretora. Foi presidente de 2019 a 2022 e completará dois anos no posto de primeiro-secretário. Consta nos bastidores que ele estaria articulando a fim de continuar na cadeira, contudo, outros nomes aparecem com grandes chances: Coronel David (PL) e os tucanos Jamilson Name e Pedro Caravina.

ANIVERSARIANTES

Leiner Maura Araújo de Vizeu Moralles,
Frei Venildo Trevizan,
Andressa Frazão,
Alessandra Frazão,
Ronaldo Gaeta,
Carlos Alberto Coutinho Almeidinha,
Cleir Ávila Ferreira,
André Augusto da Silva,
Carlos Frederico Corrêa da Costa,
Dra. Márcia Corrêa de Oliveira,
Terezinha Silvana Araújo Arruda,
Prudente Ribeiro Paschoal,
Magali dos Santos Borges,
Wanderson Antonio Batista dos Santos,
Maria Terezinha Borges da Silva,
Adhemar Biazon,
Elizabeth da Glória França Lima,
Rosa Aparecida Vaz de França,
Luiz Carlos Hernandes,
Acelino Sinjó Nakazato,
Dr. Paulo Benjamin Curi,
Celina Garcia Bandeira,
Tânia Nachiro da Silva,
Newton Paulo Kiatake,
Francisco Ferdinando Andrekowisk Filho,
Jucelar Goulart,
Ton Figueiredo,
Moacir Aleixo,
Marcelina Teruko Fujii Maschio,
Ágda Barbieri Galiciani,
Roberto Mendes Cruzetta Junior,
Astúrio Monteiro de Lima Cruz,
Dra. Eva Glória Abrão Siufi do Amaral,
Elaine de Fátima Alves 
Dutra Arakaki,
Getúlio Soares de Oliveira,
Dr. Aldo Vicente Pereira,
Luiz Alberto Rahe,
Moacyr Roberto Salles,
Ivone Dias Bentak,
Dr. Paulo Siufi Júnior, 
Dr. Vinicius Meldau Benites,
André Luis Guimarães de Oliveira,
Raimundo Oliveira de Alencar Filho,
Luciana Centenaro,
Antonio Carlos de Arruda,
Genilson Jose dos Santos,
Matsuo Arakaki,
Décio Fontoura,
Cleonice Cerenza,
Ana Maria de Moraes Cavalheiro,
Astúrio Ferreira de Araujo,
Terezinha Arruda Castro,
Dr. Hugo Filártiga do Nascimento,
Ana Carolina Ribeiro Botelho,
Carlos Magno Curado Ribeiro,
João Maricato Júnior,
Anastácio Martins Coronel,
Geraldina Lopes,
Raquel Monteiro Salomão,
Ari Ribeiro Lopes,
Ricardo Guerrieri da Silva,
Nello Ricci Neto,
Matilde Diogo Chama,
Dr. James Câmara de Andrade,
Dra. Miriam Hideco Arakaki,
Duilio Vetorazzo Filho,
Roberto Ferreira de Carvalho,
João Ramos Martins,
Alcio Rosa Borges,
Luiz Armando Antunes Ribeiro,
Arlene de Souza Vasques,
Leonardo Rafael Miotto,
Rosa Nunes da Silva,
Maria de Lourdes dos Santos,
Terezinha de Fátima Ota Ortega,
Odilza Marques de Arruda Cesco,
André Gustavo Bastos Lima,
Marcelo Kendy Azevedo Tome,
Danilo Mathias Zanello Guerisoli,
João Bosco de Souza Martins,
Oswaldo Cândido da Silva,
Ruy Ottoni Rondon,
Patrícia Lombardi Maluf,
Joyce Raineri Guardiano,
Alessandra Cristina Merlos,
Giancarlo Rodrigues Chinaglia,
Maria Cazue Utino Tobaru,
Samara Mourad,
Arley Goulart Posterlli,
Evaldo José Galacini,
Renata Cunha Costa,
Robson Faciroli,
Cintia Fernanda Meira Cardoso,
Rafael Abdalla Velasco,
Ronaldo Zanardo,
Rodrigo Santos Ascenço,
Ivan Saab de Mello,
Luciene Bastos Magalhães,
Adriana Scaff Pauli,
Fabianne da Silva Gordin,
Francisco Martins Guedes Neto,
Rodrigo Frigeri,
Alexandre Sivolella Peixoto,
Katiuscia Karina Gentil,
Osmar Pupin,
Maria Elizabeth Cabral Soares.

*Colaborou Tatyane Gameiro

GASTRONOMIA

Com um cardápio com 150 pratos, festival de "comida de boteco" vai até o dia 30 de novembro

Festival Bar em Bar começou na quinta-feira e seguirá até o dia 30, com um cardápio com 150 opções, oferecidas por mais de 100 estabelecimentos de Campo Grande e mais cinco cidades Bonito, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Bataguassu

04/11/2024 10h00

Maminha na cerveja, do Sottile Restaurante (Campo Grande)

Maminha na cerveja, do Sottile Restaurante (Campo Grande) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso do Sul (Abrasel-MS), o Festival Bar em Bar segue até o dia 30 na Capital e em mais cinco cidades do Estado – Bonito, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Bataguassu. São três categorias – Comida de Boteco, Restaurante e Hambúrguer - e mais de 100 estabelecimentos na disputa.

Cada estabelecimento pôde inscrever mais de uma opção de prato para o festival, desde que não indicasse mais de uma opção na mesma categoria, somando um total de 150 pratos a serem degustados durante um período de 30 dias. A maratona do sabor começou na quinta-feira (31 de outubro), e a abertura oficial do Bar em Bar foi realizada no dia anterior, no Terradaságuas, o restaurante-escola do Senac, no Jardim dos Estados, em evento para a imprensa e convidados.

O público poderá votar no prato que mais gostou, sendo permitido apenas um voto por CPF por categoria. Os três primeiros ganhadores de cada categoria serão conhecidos no dia 5 de dezembro e receberão uma premiação. O festival acontece simultaneamente em todo o País em cada um dos estabelecimentos participantes.

“É uma ótima oportunidade para os clientes visitarem os locais e, além de saborearem os pratos concorrentes, conhecerem o espaço, a decoração, o atendimento, provarem drinques naqueles que oferecerem e aproveitar o momento com família e amigos ou mesmo sozinhos”, convida Paola Lani, executiva da Abrasel-MS.

Presidente da seção estadual da entidade, João Francisco Fornari Denardi destaca que esta edição do Festival Bar em Bar vem com número recorde de pratos inscritos, tanto na Capital quanto no interior.

“Os estabelecimentos estão trabalhando para levar pratos que vão agradar aos mais diferentes paladares, por meio de ingredientes tradicionais, requintados, alguns regionais e outros da culinária internacional. Com certeza, o público vai se deliciar, e o Festival Bar em Bar vai colaborar para movimentar o setor de bares e restaurantes de Mato Grosso do Sul neste período”, aposta o dirigente.

João Francisco comemora que, além do número recorde de participantes, o evento conta com vários patrocinadores neste ano, que, segundo ele, entenderam a importância do festival para o setor e para o Estado.

“A Abrasel MS se sente honrada com a confiança e agradece aos patrocinadores. Graças a eles, o público em Mato Grosso do Sul terá a oportunidade de provar pratos de sabores inigualáveis”, afirma.

Sebrae, Friboi, Sicredi, Conect, Bunker e Panan são os patrocinadores. Sindha-MS e Senac-MS também apoiam a iniciativa.

ESTÍMULO E PARCERIA

“O Sindha-MS [Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul] é parceiro da Abrasel-MS na realização do Festival Bar em Bar por entender que o evento estimula o setor de gastronomia, movimentando a economia, e é uma oportunidade para os estabelecimentos de testarem seus cardápios, novos ingredientes e ainda darem visibilidade ao seu estilo, além, é claro, de participarem de uma competição divertida e saudável, em que o público escolhe seus pratos preferidos”, ressalta Juliano Wertheimer, presidente do Sindha-MS.

“O Sebrae apoia o setor de bares e restaurantes e é um parceiro histórico da Abrasel. E, neste ano, o Festival Bar em Bar conta com mais de 100 estabelecimentos participantes de diversas cidades de Mato Grosso do Sul, como Campo Grande e Três Lagoas, que prepararam pratos criativos e regionais. Convidamos a população a prestigiar e escolher seu prato preferido nesta ação, que movimenta a economia local e gera emprego e renda”, destaca Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae-MS, que mais uma vez patrocina o evento.

Wardes A. Conte Lemos, presidente do Sicredi Campo Grande, diz que é uma grande satisfação para a entidade ser patrocinadora do festival. “Um dos maiores eventos gastronômicos de Mato Grosso do Sul. Esta parceria reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento local, apoiando bares e restaurantes que são fundamentais para a economia e a cultura da nossa região”, endossa Lemos

“Como cooperativa de crédito, acreditamos na força da comunidade e na cooperação como caminhos para o crescimento coletivo”, afirma o representante do Sicredi, acrescentando que “estamos aqui para apoiar esses empreendedores, oferecendo soluções financeiras que permitam que eles aprimorem seus negócios e criem experiências memoráveis para todos os participantes do festival”.

Para Airton Dias, gerente-executivo da Friboi, o Festival Bar em Bar é uma oportunidade para novas parcerias. “Para nós da Friboi é uma grande satisfação participarmos como apoiadores do Festival Bar em Bar, em que temos a oportunidade de ampliarmos as parcerias com nossos clientes e com a Abrasel”, afirma Dias.

Parceiro da Abrasel-MS em vários projetos, Roberto Rech, sócio-diretor da Panan, fala da satisfação de fazer parte do evento.

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte do Festival Bar em Bar e demais ações da Abrasel-MS neste ano. Com certeza continuaremos juntos em 2025. Agradecemos a parceria e a confiança, certos de que o próximo ano trará ainda mais sucesso e oportunidades”, exalta Rech.

VALOR CULTURAL

Giovano Augusto, da Conect, também reforça a importância da parceria com a Abrasel-MS. “Fico muito feliz em fazer parte do desenvolvimento do setor gastronômico do nosso estado”, pontua Augusto, aproveitando para desejar sorte aos estabelecimentos participantes.

Relações Públicas da Bunker Destilaria, Sabrina Feiteira destaca a contribuição cultural do Festival Bar em Bar.

“A Bunker Destilaria tem um papel importante a desempenhar como patrocinadora do Festival Bar em Bar, tanto pelo seu reconhecimento e prestígio, uma vez que com seu gim premiado traz um selo de qualidade para o festival, quanto pela conexão cultural, uma vez que, como a primeira destilaria de Mato Grosso do Sul, a Bunker traz a riqueza do Pantanal para o evento. Isso não só valoriza a cultura local, mas também promove a diversidade da região”, avalia Sabrina.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).