Correio B

arte

Sarau dos Amigos valoriza a arte há 3 anos

Sarau dos Amigos valoriza a arte há 3 anos

Thiago Andrade

26/01/2011 - 13h08
Continue lendo...

Comemorando neste mês três anos, o Sarau dos Amigos retorna das férias amanhã com programação que reúne teatro, música, artes plásticas, dança, poesia, literatura e, até mesmo, capoeira, com o grupo Ilê Camaleão. Realizado na casa do ator e jornalista Eduardo Romero, o sarau é promovido mensalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 19h, contando com a participação de artistas regionais e levando cultura a uma região periférica da Capital. Nesta edição são destaques o ator Arce Corrêa, com a personagem Maria Quitéria, o grupo de pagode Sedusamba, o bailarino Paulo Paim, entre outros.

“O espaço cresceu e se tornou um ponto de reunião da diversidade cultural e artística de Campo Grande. Em três anos, conseguimos desenvolver um trabalho bacana que é reconhecido pela classe artística e pelo público”, descreve o ator e radialista Cléber Dias, um dos idealizadores do sarau, junto de Eduardo Romero e do também ator e jornalista Elânio Rodrigues, que deixou a Capital para viver em Curitiba. Segundo Cléber, o sarau chegou ao tamanho que tem hoje em razão do apoio de amigos. “O nome que demos é bastante ilustrativo quanto a isso”, afirma.

Eduardo, Elânio e Cléber decidiram criar o Sarau dos Amigos após perceberem que amigos e parentes que viviam na região ainda não conheciam o trabalho que promoviam com a arte. “Queríamos oferecer a eles um espaço cultural próximo”, explica Cléber. Como também havia muita reclamação em razão da falta de lugares para se apresentar, artistas próximos do trio decidiram levar seus espetáculos para a casa de Eduardo. “Hoje em dia, o público vem de outras regiões para prestigiar o trabalho. É algo bem interessante”, elogia.

O Sarau dos Amigos também tem preocupação em promover ações beneficentes, como a doação de alimentos para a Pastoral dos Vincentinos da Paróquia Santa Rita de Cássia. Por sinal, a entrada é um quilo de alimento não perecível. Para quem procura cultura e diversão na noite de quinta-feira, o endereço do sarau é a Rua Elvira Matos de Oliveira, 927.

Música Clássica

Entrada Gratuita: Apresentação de Orquestra Sinfônica ocorre nesta segunda (17), em Campo Grande

Promovido pelo Movimento Concerto, o evento pretende aproximar a música clássica da comunidade na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

16/06/2024 17h45

O evento quer levar a música clássica para quem não está familiarizado com o som

O evento quer levar a música clássica para quem não está familiarizado com o som Divulgação UFMS

Continue Lendo...

A Orquestra Sinfônica de Campo Grande, com regência do maestro Eduardo Martinelli, apresenta o Movimento Concerto, nesta segunda-feira (17), no Teatro Glauce Rocha. 

A ideia do projeto é que a comunidade tenha contato com a música clássica, como explicou o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, Marcelo Fernandes.

“O Movimento Concerto recebe convidados como a Sinfônica de Campo Grande, que é uma convidada de honra e estão sempre com a gente. Então, se a pessoa não tem muito contato com a música clássica, esse é um concerto legal para vir, porque são obras muito consagradas”, explica.

Com a 10ª edição do Encontro com Música Clássica, ainda nesta temporada o projeto já reuniu mais de 200 artistas como:

  • Orquestras;
  • Coros;
  • Solistas de diversas regiões do Brasil e variadas formações camerísticas na Cidade Universitária.

“Nós estamos aguardando muito por esse concerto, porque além das apresentações da Orquestra Sinfônica de Campo Grande que sempre busca apresentar um tema diferente no repertório apresentado, nós iremos lançar as datas da 10ª edição do Encontro com a Música Clássica, que é o festival mais tradicional de música clássica do nosso Estado”, declara o maestro Eduardo Martinelli.

O repertório contará com apresentações de compositores como Mozart, Brahms, Tchaikovski e Strauss. 

“Serão apresentadas a Pequena Serenata Noturna de Mozart, as Quatro Estações de Vivaldi e Danúbio Azul de Strauss. Será muito bacana colocar todas elas em um programa só, além de ser um prato cheio para quem não está familiarizado com a música clássica”, pontua.

Durante as apresentações, a comunidade pode levar alimentos não perecíveis que serão doados para projetos sociais como o Fundo de Apoio à Comunidade de Campo Grande e instituições socioculturais que estão cadastradas junto à UFMS.

Serviço:

Local: Teatro Glauce Rocha

Data: 17/06

Horário: 20h

Com entrada franca os ingressos podem ser reservados clicando aqui

 

Assine o Correio do Estado

Correio B+

Astrologia B+: A energia do Tarô entre 17 e 23 de junho

É pra frente que se anda! A carta do Carro no Tarô é sobre determinação, força de vontade e foco. Entenda as influências deste arcano para a semana.

16/06/2024 15h30

A energia do Tarô entre 17 e 23 de junho

A energia do Tarô entre 17 e 23 de junho Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O Carro, carta dos Arcanos Maiores de número 7, simboliza coragem frente às incertezas. Este arcano representa correr riscos e avançar em direção ao que você realmente deseja da vida, mesmo quando não há garantias.

Esta carta ilustra que o sucesso e a vitória não vêm da realização de um objetivo, mas ocorre no momento em que você escolhe a coragem em vez do medo. Se você tem ousadia e bravura, com certeza tem o meio para chegar onde quer.

Quando esta carta aparece, é um sinal de que você está no caminho certo e que o universo está levando você para o seu destino. O Carro lhe diz que talvez você precise lutar pelo que quer. Sugere uma batalha e um consequente triunfo duramente conquistado sobre seus inimigos, incluindo suas próprias vulnerabilidades.

Não vou negar, provavelmente o processo até você alcançar o que almeja tenderá a ser desafiador. Você possivelmente vai enfrentar estradas acidentadas, longas subidas, becos sem saída e grandes contratempos. A sua vitória só estará garantida se você não perder a esperança, pois este caminho difícil exigirá muita determinação para superar os adversários e as adversidades.

Portanto, nunca desista, mesmo diante de obstáculos aparentemente impossíveis de serem superados. “A persistência é o caminho do êxito”. (Charles Chaplin).

O Carro, também conhecido como Carruagem, surge quando seus guias desejam que você concentre suas energias em um caminho ou objetivo específico, tendo força de vontade, determinação e energia positiva. Esta carta é um sinal de encorajamento. Contudo, para avançar com sucesso é necessário manter a calma e a clareza mental mesmo diante de grandes desafios.

Agora você está no banco do motorista e está assumindo as rédeas da sua vida. Mesmo quando algo inesperado surgir no caminho, como um obstáculo, um imprevisto ou um atraso, você não deve permitir que isso o desvie do rumo. Continue e confie em si mesmo, em suas habilidades e no tempo divino.

Na ilustração da carta, o Carro é liderado por duas esfinges, uma preta e uma branca. Elas estão voltadas para direções opostas, representando dois futuros possíveis. O cocheiro deve aprender a controlar essas forças antagônicas a fim de obter a vitória. Neste sentido, ter força de vontade é fundamental.

A mensagem principal que o Carro traz para você é que você deve ter dedicação, determinação, manter o foco e a confiança, ao enfrentar um percurso que será cheio de curvas e desvios sinuosos. Neste caminho, podem surgir dúvidas, e você pode se sentir puxado em direções opostas. Sua convicção certamente será testada, mas você deve seguir em frente mesmo assim.

Carta do Carro - Divulgação

Este arcano é frequentemente associado a avanço, viagem, sucesso e superação de desafios. Ele simboliza ação e movimento, o que também pode representar viagens físicas ou simbólicas.

O Carro incentiva a exploração de novos horizontes, a busca por novas experiências e a expansão de seus limites. Ele nos convida a sair da nossa zona de conforto e a abraçar novas oportunidades.

O Carro sugere que você prossiga com um plano ou projeto mesmo não tenha certeza absoluta do resultado final. Sua bravura garantirá que você atinja esse objetivo. Escolher a coragem ao invés do medo te fortalece e já te torna um vencedor.

Confie em suas próprias habilidades e siga em frente com determinação. O sucesso aguarda aqueles que têm a coragem de perseguir os seus sonhos e navegar pelos territórios desconhecidos da vida. “A vitória está a poucos passos daquele que não desiste de lutar.”

Uma ótima semana e muita luz,

Cris Paixão

 

 

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).