Clique aqui e veja as últimas notícias!

NOVO OLHAR

Escritor carioca lança livro sobre a espiritualidade de Machado de Assis nesta quinta-feira na Capital

Ruy Fabiano analisa o conjunto da obra de Machado de Assis com base nessa questão da espiritualidade
07/10/2020 11:00 - Naiane Mesquita


Considerado um dos maiores escritores brasileiros, Machado de Assis ainda desperta o interesse de pesquisadores e leitores ávidos apaixonados pelo seu preciosismo, valorizado também no exterior.  

O legado é tão profundo que recentemente uma nova edição para o inglês de “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, lançada em junho de 2020, pela editora Penguim Classics, esgotou em apenas um dia nos Estados Unidos. 

Parte do sucesso se dá ao texto de Dave Eggers, responsável pelo prefácio da edição, elogiando a obra brasileira no The New York Times.

Espiritualidade de Assis

Também inspirado pela trajetória única de Machado de Assis, o jornalista carioca Ruy Fabiano, 66 anos, escreveu o livro “A Espiritualidade em Machado de Assis”, publicado pela editora Vera Cruz e será lançado em Campo Grande no dia 8 de outubro, às 19h30min, na Plataforma Cultural, na Avenida Calógeras, 3015.

“Diversas obras classificam Machado de Assis como um cético, um ateu, principalmente pelo conteúdo das últimas obras dele, relacionado à fase mais madura do escritor, ou seja, nos cinco romances finais, em que seus personagens estão inseridos em situações de ceticismo em relação ao ser humano. Nesta fase, os personagens demonstram uma ironia melancólica”, explica Fabiano.