Correio B

pesquisa

Sete dicas para planejar as férias sem estresse

Sete dicas para planejar as férias sem estresse

Continue lendo...

O momento das férias é sempre esperado. Mas, assim como é preciso planejar as atividades que irá fazer durante esse tempo, é fundamental que a pessoa se organize para ficar longe do trabalho. Caso contrário, é muito provável que, logo após voltar, o profissional retome o mesmo nível de estresse que estava antes das férias.

Pesquisa realizada pela Isma-BR, associação internacional de pesquisa e tratamento de estresse, aponta que 76% das pessoas que retornam de férias perdem os benefícios do descanso em uma semana. "Por mais que você se planeje, na volta há um acúmulo de trabalho muito grande. Isso faz com que o profissional retorne ao mesmo nível de estresse de antes", afirma Ana Maria Rossi, presidente da associação.

A pesquisa aponta que:

• 76% perdem os benefícios das férias em uma semana.

• 16% integram os benefícios de férias a sua rotina.

• 6% retornam ao mesmo nível de estresse logo ao voltar das férias.

• 2% retornam mais estressados (quando há estresse durante as férias, seja por problemas familiares, de viagem ou até mesmo por não ter conseguido se desligar totalmente do trabalho).

Por isso, segundo Ana Maria, é fundamental que o profissional esteja seguro de que aquele é o momento adequado para ficar longe do trabalho. "Durante esse tempo, muitas coisas podem acontecer na empresa. Se o funcionário não estiver seguro, ele sairá receoso e não conseguirá aproveitar suas férias."

Segundo o levantamento, 38% dos profissionais saem receosos, porque não querem perder alguma mudança que eventualmente seja feita na empresa ou têm receio de que, quando voltarem, irão encontrar outra pessoa no seu lugar. "Muitos empregadores aproveitam que a pessoa está de férias para substituí-la", destaca Rita. A pesquisa ainda mostra que:

• 46% receavam que decisões importantes fossem tomadas na sua ausência.

• 32% tinham receio de que houvesse alguma mudança no cargo ou nas responsabilidades, devido aos enxugamentos de funcionários.

• 19% tinham receio ou medo de enxugamento nas empresas.

• 3% tinham medo de que sua ausência não fosse notada na empresa e, por isso, a sua presença não seria mais necessária.

Confira algumas dicas apontadas pelos especialistas consultados pelo iG Carreiras sobre como se planejar para tirar as merecidas férias:

1 – Esteja seguro de que este é o momento certo: "Não adianta sair de férias e não conseguir se desligar do trabalho, ficar checando e-mails e ligando para a empresa", destaca Ana Maria. O profissional deve avaliar com ele mesmo ou com outras pessoas se esta é a hora certa. "Pouco adianta tirar férias se, mentalmente ou emocionalmente, a pessoa não tem condições de aproveitar."

2 – Se planeje com antecedência: dependendo das responsabilidades do profissional, ele terá que treinar ou passar as informações necessárias para quem ficar em seu lugar. "É fundamental que a pessoa pense nisso com antecedência para não se sobrecarregar na semana anterior as férias", ressalta Ana Maria.

3 – Organize seus projetos: Ana Maria aconselha que, se o profissional tem algum prazo para cumprir logo após suas férias, é interessante que ele deixe tudo encaminhado para não precisar começar o projeto assim que voltar.

Segundo Rita Passos, diretora de comunicação da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), muitos profissionais deixam para o último dia de trabalho a organização dos prazos. E, por isso, no seu primeiro dia de férias ainda estão resolvendo problemas.

4 – Defina as pessoas que irão executar cada tarefa: algumas funções podem ser delegadas, outras não. "O profissional deve ter em mente quais atividades são possíveis de serem realizadas por outra pessoa e quais são aquelas que precisam de um treinamento maior", destaca Rita. Só assim ele conseguirá se planejar e organizar seus projetos de forma que não precise trabalhar durante suas férias.

5 – Informe aos seus gestores sobre o tempo que ficará fora: "Alguns chefes pensam que a pessoa está sempre disponível, mesmo quando fora da empresa", explica Ana Maria. Por isso, é importante que o profissional converse com seus gestores sobre o tempo que irá ficar de férias e que não poderá ser solicitado.

6 – Programe mensagens automáticas no e-mail corporativo: é importante avisar que durante determinado período você não estará vendo suas mensagens. "O profissional deve sempre deixar o contato da pessoa que ficará responsável pelas suas funções", afirma Ana Maria.


7 – Se desconecte: depois que todas as etapas foram completadas, é hora de se desconectar. As férias devem ser momentos de "quebra da rotina". "Se você já organizou todos os seus projetos, delegou as funções, conversou com seus gestores e deixou avisado o período que estará fora, por que irá continuar conectado e mandando e-mails para saber o que está acontecendo?", questiona Rita.

Segundo ela, muitos profissionais ficam ansiosos por estarem fora da empresa. Pensam que são insubstituíveis e que sem eles nada irá funcionar.

"Eu, por exemplo, tenho uma rotina de trabalho pesada, com uma carga horária de 12 horas por dia. Há quatro anos resolvi fazer o caminho de Santiago e fiquei fora por 45 dias. Fiz todo o planejamento, deleguei as tarefas, treinei as pessoas e determinei os projetos. No início das minhas férias, confesso que fiquei preocupada e pensava muito nisso, mas quando voltei percebi que tudo funcionou normalmente ", conta Rita.

Literatura

Brás Cubas: Livro de Machado de Assis vira best-seller na Amazon após sucesso no TikTok

O sucesso se deve a um vídeo viral no TikTok, onde a escritora e crítica literária Courtney Henning Novak compartilha suas impressões sobre livros de diferentes países

21/05/2024 14h36

Influenciadora norte-americana se diz apaixonada por obra de escritor brasileiro

Influenciadora norte-americana se diz apaixonada por obra de escritor brasileiro Reprodução

Continue Lendo...

A versão em inglês de Memórias Póstumas de Brás Cubas lidera a categoria de "Literatura Latino-Americana e Caribenha" na Amazon dos Estados Unidos.

O sucesso se deve a um vídeo viral no TikTok, onde a escritora e crítica literária Courtney Henning Novak compartilha suas impressões sobre livros de diferentes países.

Courtney Novak, em seu vídeo, destaca: "Estou lendo este livro para o Brasil como parte de um projeto de leitura mundial. Por que ninguém me avisou que era o melhor livro já escrito?". Ela elogia a escrita de Machado de Assis e a tradução de Flora Thomson-Devaux, declarando: "Acho que é meu novo livro favorito".

Graças a essa divulgação, Memórias Póstumas de Brás Cubas se tornou um dos livros mais vendidos na plataforma. Na categoria de literatura latino-americana, a obra superou clássicos como O Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, e a coletânea de ficções de Jorge Luis Borges. Além disso, a versão e-book do livro ocupa a 11ª posição na lista de mais vendidos.

@monicaalphahauser Cheguei na casa de 79 milhões e tem muita coisa pra mostrar pra vcs, entao teremos varias partes ok?? Apreciem!! #79 #79milhoes #alphaville #vendadeimoveis #luxo #mansoes #mansoesemalphaville #arquitetura #construcao #casasdeesquina som original - Mônica alphahauser

Impacto nas Vendas e Popularidade Crescente

O impacto do TikTok nas vendas de livros é notável, e o caso de Memórias Póstumas de Brás Cubas exemplifica como uma recomendação viral pode transformar a trajetória de uma obra literária.

O reconhecimento por parte de influenciadores digitais reforça a importância das redes sociais na promoção da literatura.

Machado de Assis: Reconhecimento Internacional

Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, ganha cada vez mais reconhecimento internacional. A tradução de Flora Thomson-Devaux desempenhou um papel crucial nessa expansão, tornando a obra acessível a um público mais amplo e diversificado.

Escritor brasileiro tem conquistado reconhecimento internacional

Para aqueles interessados em explorar clássicos da literatura brasileira, Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma leitura indispensável, agora ainda mais fácil de acessar graças ao seu destaque na Amazon.

Literatura Latino-Americana em Alta

O crescente interesse pela literatura latino-americana e caribenha destaca a riqueza cultural e a diversidade de vozes da região. Memórias Póstumas de Brás Cubas está no centro desse movimento, atraindo novos leitores e consolidando sua posição entre os clássicos imperdíveis.

Assine o Correio do Estado

SESSÃO DA TARDE

Confira o filme que vai passar na Sessão da Tarde de hoje (21/05)

Filme de hoje é a comédia "O Grande Dave"; assista na Rede Globo, às 14h25

21/05/2024 10h30

"O Grande Dave", de 2008, é o filme da sessão da tarde desta terça-feira (21) Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O GRANDE DAVE

Ano de lançamento: 2008
Gênero: comédia, aventura e fantasia
Duração: 1h34min
Direção: Brian Robbins 
Elenco: Eddie Murphy, Elizabeth Banks, Gabrielle Union
Título original (em inglês): Meet Dave

SINOPSE

Em busca de uma saída para evitar a destruição de seu planeta, seres extraterrestres chegam à Terra. Eles possuem a forma de seres humanos, mas são bem menores. 

Para observar e aprender sobre a rotina terráquea eles passam a abrigar naves que têm o formato de humanos normais. Uma delas é Dave (Eddie Murphy), que precisa agir como uma pessoa normal para não despertar suspeitas.

ASSINE O CORREIO DO ESTADO
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).