Correio B

SÉRIE

Terceira temporada de "Stranger Things"

A produção acerta ao desenvolver seus personagens sem esquecer do suspense

Continue lendo...

Crescer é inevitável. Que o diga o elenco de “Stranger Things”, uma das séries de maior sucesso da breve história da Netflix. Criada pelos irmãos Duffer, a produção chegou sorrateiramente ao serviço de “streaming” em julho de 2016 e foi a grande sensação da temporada, com direito a indicações e vitórias em premiações importantes como o Emmy e o Globo de Ouro. Durante as gravações dos primeiros episódios, a média de idade de seu elenco infantil era de nove anos. Agora, com todos já chegando aos 15, a série teve um grande dilema para resolver: realizar um “reboot” e ressurgir com novos atores ou seguir o fluxo do tempo e utilizar a maturidade de seu elenco para valorizar a história. Com uma segunda temporada utilizada como rito de passagem, é nos novos episódios que a trama se preocupa em discutir os encontros e desencontros da adolescência, com todas as modificações hormonais e comportamentais do período. Por sorte, “Stranger Things” se sai muito bem ao retratar a juventude dos anos 1980 com os olhos críticos de agora, o que deixa a série muito mais inteligente e instigante.

Na terceira temporada, a produção avança em plena “década perdida” para mostrar que alguns inimigos em comum ainda teimam em aterrorizar a pequena cidade americana de Hawkins, no estado de Indiana. Em 1983, até a cidade se desenvolveu e, nesse contexto, o surgimento de um shopping center em meio aos fenômenos sobrenaturais, faz com que a cultura do consumo seja um importante personagem da temporada. As aventuras dos amigos Mike, Dustin, Will, Lucas, Sadie e Eleven, personagens de Finn Wolfhard, Gaten Matarazzo, Noah Schnapp, Caleb McLaughlin, Sadie Sink e Millie Bobby Brown, respectivamente, saem da floresta e dos piqueniques e ganham a luminosidade dos letreiros de lojas e a companhia dos lanches em plena praça de alimentação. Recuando do contexto romântico que acabou por definir o final do segundo ano da série, “Stranger Things” reapresenta e desenvolve seus protagonistas sob o ponto de vista da individualidade. É sob essa perspectiva de descobertas e da necessidade de uma identidade que Millie Bobby e sua Eleven se destacam ao longo dos episódios. Com uma atuação precisa, mas que também se confunde com o próprio momento da atriz, os olhos e poderes da personagem funcionam como o guia principal dos mistérios da nova temporada.

O suspense, aliás, continua em alta. A trilha sonora recheada de sintetizadores e as inúmeras referências a obras de Steven Spielberg, John Carpenter e Stephen King continuam exercendo grande influência na estética e no enredo de “Stranger Things”, mas a série vai além das inspirações ao se aprofundar em seu próprio terror. Sem recorrer a sustos sem sentido, a história reforçar seu talento para a maratona ao envolver o público a partir de ganchos certeiros e que confundem e entregam o grande segredo da temporada de forma equilibrada. Por fim, a produção é mais uma oportunidade de conferir o talento de Winona Ryder, protagonista adulta da produção que faz uma bela parceria com David Harbour. Uma das atrizes mais promissoras de sua época, Winona foi a queridinha de diretores como Martin Scorcese, Francis Ford Coppola e Tim Burton, mas por questões pessoais, de planejamento de carreira e até policiais, chegou ao final dos anos 1990 esquecida e irrelevante. Sem desperdiçar cenas, a presença de Winona reforça o tom oitentista que a série tanto busca e ao mesmo tempo vai além do puro saudosismo. No fim, todo mundo ganha.

Correio B

Ao lado de Corumbá, Ladário antecipará carnaval com três shows nacionais

Confira a programação

12/01/2025 14h20

Continue Lendo...

 

Sede de um distrito da Marinha desde 1873, Ladário influenciou diretamente a formação de uma forte comunidade carnavalesca com a presença de cariocas que colocou Corumbá no topo dos melhores carnavais do interior do Brasil. Com 23 mil habitantes, Ladário é um município minúsculo em relação a Corumbá, que tem 64 mil km², e uma peculiaridade: limita-se por todos os ângulos com a Capital do Pantanal, da qual foi bairro um dia.

Este ano, depois de tentativas de medir forças com a cidade vizinha, que evoluiu na passarela do samba em direção ao profissionalismo de suas dez escolas de samba, Ladário não quer competição, mas atrair as agremiações corumbaenses. Por iniciativa do prefeito da cidade, Munir Sadeq, e o sim da população, a cidade decidiu antecipar o seu carnaval para 20 a 23 de fevereiro, com apresentação das escolas de samba de Corumbá e shows nacionais.

“Não queremos e nem temos como competir com o carnaval de Corumbá. Vamos antecipar nossa folia, trazer as escolas, os carnavalescos e os corumbaenses e movimentar o nosso comércio, a rede hoteleira e proporcionar diversão aos ladarenses”, explicou o prefeito. Ele anunciou que terá apoio financeiro do Governo do Estado e emendas da senadora Thronicke e do deputado federal Beto Pereira para organizar a festa na Avenida 14 de Março.

Folia para todos

A programação começa no dia 25 de janeiro, com o primeiro esquenta, e o lançamento oficial do carnaval será no dia 8 de fevereiro. No dia 15 do próximo mês, acontecerá o concurso de marchinhas, e no dia 20, a escolha da Corte de Momo. O circuito do carnaval terá palco, praça de alimentação e banheiros químicos. Os shows nacionais estão definidos: Grupo Revelação, MC Jacaré e Carreta do Dogão, de 21 a 23 de fevereiro.

“O prefeito (de Ladário) foi muito perspicaz com essa atitude, é a fusão do carnaval de duas cidades que tem a mesma paixão pelo samba, promovendo folia para todos”, reagiu Victor Raphael, presidente da Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá). “A ideia é viável e as escolas têm condições de fazer uma apresentação completa, com bateria, passistas, mestre-sala e porta-bandeira. Será um teste para os nossos desfiles.”

Assine o Correio do Estado.

Correio B+

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do país

Adriana Pino é representante do laboratório de coquetéis Bartenderia na capital paulista, além de possuir títulos importantes em premiações de drinks mundo a fora.

12/01/2025 14h00

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do país

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do país Foto: Glauco Epov

Continue Lendo...

A bartender Adriana Pino é especialista em transformar bebidas em experiências únicas através da degustação de suas receitas. Perto de completar os seus 20 anos de carreira, ela é um dos maiores nomes de bartenders mulheres no Brasil na atualidade.

A profissional é representante do laboratório de coquetéis Bartenderia, além de possuir em sua trajetória títulos em premiações importantes como “Cocktail Journey 2015”, “Katel One 2015”, “Behind The Barrel 2016” e “WC BR 2018”.

Destaque na gastronomia do Correio B+ desta semana, Adriana nos ensina a fazer dois drinks especiais para você reproduzir na sua casa. Um com e o outro sem álcool, confira!

Drink Ziraldo

Ingredientes:

  • 50 Cachaça princesa Isabel Carvalho
  • 20 ml de limão
  • 20 ml xarope simples
  • 2/3 dashes de angostura bitter

Modo de preparo: 

- Bater os ingredientes na coqueleira e servir em copo baixo com gelo.
- Decorar com zest de limão.

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do paísDrink Fitzero - Sem álcool - Foto: Glauco Epov

Drink Fitzero - Sem álcool

Ingredientes:

  • 60 ml chá de gengibre 
  • 20 ml xarope de mel
  • 20 ml limão

Modo de preparo:

*Chá de gengibre

  • 500 ml água filtrada
  • 50 gr de gengibre picado
  • 5 gr zimbro
  • 5 gr cardamomo
  • Casca de 1 limão

- Deixe levantar fervura e desligue o fogo.
- Quando esfriar, peneire.
- Depois bater todos os ingredientes na coqueteleira e servir em copo baixo com gelo.
- Decorar como preferir (Adriana decorou com uma cereja fresca).
 

Gastronomia B+: Aprenda a fazer drinks com e sem álcool com uma das maiores bartenders do paísAdriana Pino - Foto: Glauco Epov

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).