Correio B

MEMÓRIA

UFMS homenageia o professor J. Barbosa Rodrigues

UFMS homenageia o professor J. Barbosa Rodrigues

Thiago Andrade

21/12/2010 - 00h13
Continue lendo...

Homenageando uma das figuras-chave da cultura de Mato Grosso do Sul, o Departamento de História (DH) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) deu o nome “Prof. J. Barbosa Rodrigues” à sua sala principal, conhecida como Espaço Memória e História. O projeto partiu do professor César Augusto Benevides, chefe de departamento do DH. Segundo o professor, o jornalista e professor José Barbosa Rodrigues foi uma figura ímpar na história do Estado, tendo contribuído para a democratização da cultura, da história e da informação.

Aprovada por unanimidade em reunião ordinária do Conselho Universitário da UFMS, a nomeação é motivo de orgulho a Benevides. “Conheci o professor Barbosa  – era como gostava de ser chamado – quando realizava pesquisas sobre a Miranda Estância, meu objeto de estudo há mais de 20 anos”, lembra. Segundo ele, a contribuição maior de José Barbosa Rodrigues foi o livro “História de Mato Grosso do Sul”, primeiro a ser publicado sobre o Estado então recém-criado.

Escritor, jornalista e professor, José Barbosa Rodrigues chegou a Campo Grande na década de 40, acompanhado por sua esposa, Henedina Hugo Rodrigues. Como lembra Benevides, o professor Barbosa construiu sua história com força de vontade e coragem. “Não é à toa que montou o maior grupo de comunicação do Estado, tendo sido dono de um jornal, duas rádios e um emissora de televisão”, finaliza.

Correio B+

Lançamento B+: Marca de produtos naturais fundada e liderada por mulheres celebra cinco anos

Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

13/07/2025 14h00

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo site Foto: Divulgação

Continue Lendo...

A marca de cosmética botânica Fitō celebra cinco anos de trajetória e marca este novo ciclo com o lançamento de sua aguardada linha capilar, agora disponível no site oficial da marca e em seus pontos de venda parceiros.

Além disso, a marca apresenta seu redesign de embalagens e um novo site, que reflete de forma ainda mais precisa sua essência, seus valores e sua proposta de autocuidado natural, ético e consciente.

A nova linha capilar Fitō é composta por produtos sólidos, multifuncionais e altamente concentrados, desenvolvidos para oferecer nutrição profunda, equilíbrio e fortalecimento dos fios — sempre respeitando os ciclos naturais do corpo e da natureza.

Destaques da nova linha capilar Fitō:

Óleo Capilar
Nutrição da raiz às pontas, com extratos de jaborandi, bardana e cavalinha, que estimulam o crescimento e fortalecem os fios. A sinergia de alecrim, lavanda, cedro e ylang ylang equilibra a oleosidade e oferece uma experiência sensorial delicada. Pode ser usado em umectações, pré-lavagens ou como tônico do couro cabeludo. Indicado para todos os tipos de cabelo.

Xampu Sólido Fortalecedor
Limpeza eficaz sem agredir. Combina alecrim e hortelã-pimenta, que ativam a circulação, com óleos de andiroba, pracaxi e rícino, além de spirulina e manteiga de murumuru, que nutrem e fortalecem os fios.
1 barra equivale a 2 frascos de 250ml.

Condicionador Sólido Nutritivo
Desembaraça e protege sem pesar. Fórmula com óleos de abacate e pracaxi, manteiga de cupuaçu e cera de candelila, que sela as cutículas, mantém a elasticidade e realça o brilho natural. O aroma suave de lavanda, alecrim e cravo completa o ritual.
1 barra equivale a 2 frascos convencionais.

Fitō celebra cinco anos com nova linha capilar, redesign de embalagens e novo siteLinha para o rosto - Divulgação

Além da linha capilar, Fitō mantém sua coleção de cosméticos botânicos para cuidado facial (óleo para o rosto, área dos olhos, sérum facial), corporal (óleo para o corpo, desodorante, Lub, sabonete) e terapêutico (balm para a pele, óleo para dor, proteção herbal e óleo do feminino) — todos produzidos com o mesmo rigor na seleção de matérias-primas e no compromisso com práticas sustentáveis.

Suas fórmulas são compostas por 99% de ingredientes vegetais, livres de sintéticos, conservantes artificiais, derivados de petróleo e testes em animais. Os óleos e manteigas vêm prioritariamente do Brasil, prensados a frio, de comunidades tradicionais ou projetos que mantêm a floresta em pé.

A marca privilegia fornecedores locais de óleos essenciais cultivados em sistemas agroflorestais, além de ervas provenientes de pequenos produtores orgânicos. As embalagens em vidro e alumínio, com envio zero plástico, refletem seu compromisso ambiental, assim como a certificação SVB (vegano).

Fundada e liderada por mulheres, Fitō reafirma, em cada produto, seu pacto com a natureza, com a beleza simples e com o tempo de cada corpo.

FIM DE SEMANA

MS ao Vivo traz show de João Gomes no Parque das Nações Indígenas neste domingo

Com entrada gratuita, a apresentação começa as 17h, com abertura do sul-mato-grossense Gabriel Chiad

13/07/2025 13h00

João Gomes será a atração do MS ao Vivo

João Gomes será a atração do MS ao Vivo Foto: Divulgação

Continue Lendo...

Daqui a pouco, o Parque das Nações Indígenas abrirá os portões para o show do cantor pernambucano João Jomes, que se apresentará em mais uma edição do MS Ao Vivo. O show tem entrada gratuita e começa a partir das 17h, com abertura do sul-mato-grossense Gabriel Chiad.

Natural de Serrita, no Sertão de Pernambuco, o artista começou sua trajetória em festas do interior e explodiu nas plataformas digitais com o hit "Meu Pedaço de Pecado", em 2021. Com apenas 22 anos, João Gomes é hoje um dos principais nomes da música popular brasileira.

Nesse período, Gomes já emplacou sucessos como "Se For Amor", "Aquelas Coisas" e "Dengo", além de dois álbuns indicados ao Grammy Latino: Raiz (2023) e De Norte a Sul (2024).

O cantor é reconhecido por sua voz rouca, repertório romântico e forte identidade nordestina. Seus projetos incluem gravações no Marco Zero de Recife, turnês internacionais e parcerias com artistas como Pabllo Vittar, Edson & Hudson, Tarcísio do Acordeon e Japãozin. Ele também participou da trilha sonora da novela Pantanal e do filme Auto da Compadecida 2.

Recentemente, João Gomes lançou o projeto "Dominguinho", ao lado de Jota.pê e Mestrinho, uma obra sensível e acústica gravada no Sítio Histórico de Olinda. O trabalho reúne 12 faixas, entre elas sucessos dos três artistas, a inédita "Flor" e releituras de clássicos como "Pontes Indestrutíveis", do Charlie Brown Jr.

MS ao Vivo

O MS ao Vivo é um programa realizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com o Sesc-MS.

Realizado sempre ao segundo domingo do mês, o projeto traz artistas nacionais, com shows que tem entrada gratuita para a população.

Neste ano, a programação começou em abril, com show de Luisa Sonza. Em junho, foi a vez da banda Atitude 67. Neste ano, além de João Gomes, ainda haverá apresentações de Liniker, Vanessa da Mata, Michel Teló e uma atração surpresa.

O público pode levar sua própria garrafa de água, garrafa térmica, tereré, banquinhos ou cadeiras de praia, além de coolers pequenos, com capacidade de até 10 litros. 

No entanto, por questões de segurança e organização, não será permitida a entrada com garrafas de vidro, objetos perfurantes ou cortantes.

Também não é autorizada a presença de vendedores ambulantes não credenciados, e a entrada com animais domésticos é proibida.

Assine o Correio do Estado.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).