Correio B

PODCAST DESTINOS B+

A+ A-

Uma vivência no Pantanal. Ouça neste Podcast que preparamos para você.

E o Destinos B+ também virou podcast. Em nossa primeira experiência, dias intensos em um dos Biomas mais importantes do planeta, o Pantanal

mais de 450 inscritos

Com 450 inscritos, Festival da Juventude começa amanhã com oficinas de criação, formação e reflexão

Celebrando o expressivo número de inscrições para suas oficinas de criação, formação e reflexão, o Festival da Juventude começa amanhã, com ares de que "nada será como antes", como diz a canção de Milton Nascimento e Ronaldo Bastos

24/04/2024 10h00

Sob a regência do maestro Eduardo Martinelli, a Orquestra Indígena é formada por jovens músicos da aldeia urbana Darcy Ribeiro, na Capital Divulgação

Continue Lendo...

Escrita criativa, interpretação para cinema e TV e roteiro cinematográfico são as mais concorridas entre as oficinas que estão sendo oferecidas pelo Festival da Juventude (FestJuv), que ocupa o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, de amanhã até domingo, com todas as atividades gratuitas.

No total, são 10 oficinas no cardápio, a serem realizadas na sexta-feira e no sábado em diferentes horários (confira a programação do dia de abertura no box). A diversidade e a relevância dos temas, além da qualificação dos oficineiros, foram fundamentais para atrair os 469 jovens que participarão desta jornada de conhecimento e prática.

O número expressivo de inscrições para oficinas de interpretação para cinema e TV, com o ator Johnny Massaro, a oficina de escrita criativa com o escritor Tino Freitas e a oficina de roteiro cinematográfico com PJ Maia totalizaram mais da metade do total de inscrições. “É gratificante perceber o interesse dos jovens pela literatura e o audiovisual”, disse o escritor e coordenador das oficinas, Febraro Oliveira.

A procura pelas demais oficinas oferecidas pelo FestJuv, todas abordando temas relevantes para a formação dos jovens, também chamou a atenção dos organizadores. Segundo Febraro de Oliveira, a coordenação do evento não poupou esforços para oferecer aos jovens de MS os melhores profissionais e as temáticas mais relevantes e atuais para estas oficinas.

“O Festival da Juventude, além de ser inédito neste formato, é a melhor coisa que poderia acontecer à juventude”, exalta Oliveira.

Os inscritos receberam e-mails de confirmação e a lista completa dos participantes foi compartilhada nas redes sociais do FestJuv e também no site oficial do evento – https://festjuv.com.br/.

 

O músico, poeta e artista visual Arnaldo AntunesO músico, poeta e artista visual Arnaldo Antunes

O FESTIVAL

O Festival da Juventude – Literatura, Livro e Leitura é uma ação voltada para a cultura baseada no universo da juventude de 15 anos a 24 anos e busca ampliar o espaço para o pensamento, a sensibilidade e a expressão do jovem sul-mato-grossense. Pretende estimular o interesse de jovens pelo que é produzido em Mato Grosso do Sul e no Brasil, refletindo e interpretando as questões do mundo contemporâneo por meio de atividades culturais e artísticas formativas.

“O campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Campo Grande abre os braços para a juventude de todo Mato Grosso do Sul, acolhendo em seus espaços concursos literários com premiação em dinheiro e publicação de livro, palestras, espetáculos e shows, audiovisual, oficinas, exposição, feira de quadrinhos, campanha de doação e troca de livros”, convida a organização do evento em comunicado oficial. 

O FestJuv anuncia que está comprometido com a meta 20 do Plano Nacional de Cultura, buscando aumentar o número de livros que os brasileiros leem fora da escola, inspirando e contribuindo para a formação de novos criadores e para a ampliação da capacidade do público jovem de leitura do complexo mundo moderno.

FORÇA E UTOPIA

“Serão quatro dias de encontros artísticos, formação, reflexão e debates para, por meio da cultura, compreender a nossa diversidade e fortalecer os espaços democráticos comunitários e de convivência, de reafirmação da importância das culturas e das artes, das expressões simbólicas na nossa formação, de conexão de gerações, dos que hoje são jovens com os que começaram suas carreiras ainda jovens e nunca mais pararam”, afirma a produtora Andréa Freire, responsável pela coordenação do FestJuv, ao lado do também produtor Nilson Rodrigues.

“A juventude sempre nos aponta um caminho melhor, sem medos, preconceitos e com muita criatividade. Para termos algum futuro, temos que garantir e qualificar a nossa democracia, superar as desigualdades sociais, proteger o meio ambiente e ter um desenvolvimento econômico sustentável. E só é possível dar conta dessa enorme tarefa, de construir essa utopia, com a força e a sensibilidade dos jovens”, aposta Andréa.

 

O trovador Ruberval CunhaO trovador Ruberval Cunha
 
 
A cantora, compositora e instrumentista Marcela MarA cantora, compositora e instrumentista Marcela Mar
 
 
 

Diálogo

Confira a coluna Diálogo na íntegra, desta quarta-feira, 24 de abril de 2024

Por Ester Figueiredo ([email protected])

24/04/2024 00h01

Diálogo Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

Augusto Branco - escritor brasileiro

"Viver é enfrentar desafios. Quem nunca enfrentou desafios, apenas passou pela vida, não viveu"

FELPUDA

Um dos partidos políticos que pensa em lançar pré-candidato a prefeito de Campo Grande está debruçado com lupa e calculadora sobre pesquisa para consumo interno,  visando decidir se é mesmo viável entrar na disputa.  Problema já detectado: dito-cujo está há tempos sem mandato, e os jovens eleitores  só “ouviram falar dele”, o que não significa votos nas urnas. Soma-se a isso o enfraquecimento de sua liderança na sigla. Vai daí...

Fritura

Pose e atitudes de “magnata”  de certa figurinha carimbada, que teve o nome ungido para disputar a prefeitura de município do interior de Mato Grosso do Sul, vêm causando arrependimento da-que-les em quem articulou a, digamos, “unção”.

Mais

Maior interessado no cargo, personagem em questão não está fazendo o mínimo esforço para gastar a sola do sapato mocassim de grife. Acha que já ganhou. Há quem afirme que a “Operação Descarte está em curso”.

Bruna Gameiro
Flavia Junqueira

Sem noção

Vereador recém-chegado  a novo endereço partidário andou soltando cobras e lagartos contra outra legenda.  Ocorre que o dito-cujo  se esqueceu de que a sigla  que o acolheu está  suando a camisa  e acendendo velas para ter o apoio justamente  do partido que ele atacou.  “Puxão de orelha” da alta cúpula não está descartado.

Semelhanças

Assim como em Campo Grande, o PT de Dourados tem seu pré-candidato a prefeito, mas a cúpula também não estaria “assim” com o pretenso postulante ao cargo.  É semelhante ao que ocorre  na Capital, onde uma  das alas quer se coligar com  Rose Modesto (União Brasil). Lá a ideia seria uma aliança com o atual prefeito Alan Guedes (PP).  Motivo: em ambos os casos, pavimentar o caminho para  o deputado federal petista Vander Loubet disputar uma das duas cadeiras no Senado em 2026.

Aniversariantes

Marilúcia Pereira Sandim, 
Dr. José Mauro Pinto de Castro Filho, 
Marianna de Paula Aquino, 
José Saraiva Braz, 
Annelise Giordano de Barros Miranda, 
Ricardo Miguel Duailibi, 
Ivone Ermenegildo, 
Janete Chacha Martins,
Andrea Cristina Inacio Marcelino de Melo,
Ciro Yonamine,
Gelson Vicente Gomide,
Antonio Silva Batistella,
Luiz Maiolino Brum,
Mário César Oshiro,
Aroldo Luiz Moreira,
Bernardino Cardoso,
Djeferson Lamperth,
Eleida Moreira Jacques,
José Carlos de Melo,
Dra. Helena Márcia Nascimento, 
Dr. Claudio Razuk,
Rosely Marla Giordano Santos, Maria Cristina Barros Machado Bogalho, 
Gisele Araújo Mosena,
Marilza de Carvalho Rezende, 
Paulo Joel de Rezende,
Luisa Soares de Melo,
Márcia Aparecida Marinho,
Antônio Carlos da Silva,
Gisele Souza Araújo,
Paulo Eduardo Garcia Cardoso,
Antônio Roberto Prudente,
Regina Nunes Cardoso,
Marlúcia Maria da Silva Pedroso, 
João Ferreira Neto, 
Valter Guandaline,
Maria Aparecida de Souza,
André Wanderley Lacerda Courbasier,
Dr. Gilberto Siqueira,
Regina Maura Carrato Grande,
Antonio Augusto Sarubbi,
Carlos Wilson Souza Pimentel,
Dr. Nélio Soares da Silva,
Heliana Braga,
Mauro Neder, 
Simone Sanches Barbosa,
Luana Constantino Medina,
Nerilda Garcia Alves,
Aquibaldo de Matos Pereira,
Antônia Cândida dos Santos,
Graciele Cristina Pivetta,
Nelson de Barros Rodrigues Leite,
Edite Borges de Assis,
Lucimar Nilda Soares da Silva, 
José Teotônio da Luz,
Humberto Carlos Filgueiras Mercante,
Sérgio Henrique dos Santos,
Ester de Almeida Flôres,
André Faria Menezes,
Beatriz Barbosa de Almeida,
Guilherme Andrea da Silva,
Dr. Manoel Nunes Viana,
Maria do Carmo de Carvalho,
Dra. Lidia Satsico Aracaqui Ayres, Antônia Inêz de Almeida,
Sérgio Vieira Arruda,
Tereza Cristina dos Santos,
Sandra Maria do Amaral,
Tânia Gerusa Alves,
Maria Cecília Mendes,
Sandra de Castilho Bandeira,
Arquimedes Bibiano Oliveira,
Débora Coene Paisano da Silva,
Diego de Andrade Trindade,
Luciano Ferreira Calixto,
Pedro Nei Diniz Cabreira,
Reny Graff Subrack,
Erone Gonçalves da Silva,
Hércules Arruda,
Maria de Lourdes Joaquim Borges,
Marlucia Maria da Silva,
Cleide Silva dos Santos,
Joaquim Pedro dos Santos,
Jorge Calixto, 
David Couto de Souza,
Kazuo Yamasaki,
Dra. Silvana Yassuyo Kato, 
Josué Ramalho Sulzer,
Lorenzo Maia Valente Puccio, 
Eulina Marcia Tamazato Oshiro,
Dr. Osmar de Campos Júnior, 
José Marcos Pacco,
Marley Auxiliadora de Azevedo Borges Silva,
Ricardo Macena de Freitas,
Rodrigo Martins Alcântara,
Adair Acosta Escobar,
José Nivaldo Ferreira,
Roberto Gurgel de Oliveira Filho, 
Cid dos Santos Benac, 
Ediana Possebon Pradebon,
Alessandra Hebling Rodrigues, 
Mauricio Picarelli, 
Marta Mello Gabinio Coppola,
Isabella Rodrigues de Almeida Abrão.

Colaborou Tatyane Gameiro

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).