Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CULINÁRIA

Veja como aproveitar sobras de ovos de Páscoa

Confira três receitas fáceis
18/04/2020 07:00 - Naiane Mesquita


 

COOKIES DE CHOCOLATE COM NOZES

Ingredientes

1 xícara (chá) açúcar refinado (160 g);

½ xícara (chá) manteiga sem sal (90 g);

1 colher (chá) essência de baunilha (5 ml);

1 ovo (60 g);

1 xícara (chá) farinha de trigo peneirada (110 g);

1 colher (café) fermento em pó peneirado (2 g);

1 pitada de bicarbonato de sódio peneirado;

2 xícaras (chá) chocolate meio amargo picado (180 g);

½ xícara (chá) nozes picadas (50 g).

Modo de preparo

Em uma batedeira bata o açúcar refinado com a manteiga, a essência de baunilha e o ovo até ficar cremoso. Adicione a farinha de trigo, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio peneirados. Sem bater, acrescente o chocolate meio amargo picado e as nozes picadas. Com o auxílio de uma colher (chá), pingue a massa em uma assadeira sem untar. Asse no forno preaquecido. Retire os biscoitos da assadeira somente quando estiverem mornos. Depois de completamente frios, armazene em recipiente bem fechado.

 
 

PETIT GÂTEAU

Ingredientes  

150 g de chocolate ao leite;

½ xícara (chá) de manteiga;

3 ovos;

2 gemas;

½ xícara (chá) de açúcar;

1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada;

8 bolas de sorvete de creme.

Modo de preparo

Em um recipiente refratário, derreta em banho-maria o chocolate e a manteiga. Em outro recipiente, bata os ovos, as gemas e o açúcar até formarem uma massa cremosa. Adicione a mistura de chocolate derretido e mexa bem. Acrescente a farinha de trigo aos poucos e mexa delicadamente até incorporar tudo. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo 8 forminhas pequenas (10 cm de diâmetro) e distribua a massa entre elas. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Desenforme ainda quente sobre pratinhos individuais e sirva a seguir, acompanhado de uma bola de sorvete. Dica: o forno deve estar bem quente no momento em que for colocar os bolinhos para que fiquem cremosos por dentro e firmes por fora.

 
 

MOUSSE DE CHOCOLATE BRANCO

Ingredientes  

1 caixinha de creme de leite;

200 g de chocolate branco;

3 claras;

4 colheres (sopa) de açúcar.

Modo de preparo

Em um recipiente coloque o creme de leite e leve ao fogo em banho-maria para aquecer. Junte o chocolate branco e mexa até que fique uma mistura homogênea. Reserve. Em uma panela misture as claras e o açúcar e leve ao fogo baixo, mexendo vigorosamente sem parar por cerca de três minutos, tirando a panela do fogo por alguns instantes a cada minuto e continuando a mexer, para não cozinhar. Transfira para uma batedeira e bata por 5 minutos ou até dobrar de volume. Misture delicadamente ao creme de chocolate reservado. Coloque em taças e leve à geladeira por cerca de 3 horas. Sirva.

Felpuda


Figurinha carimbada ganhou o apelido de “biruta”, instrumento que indica direção do vento e, por isso, muda constantemente. Dizem que a boa vontade até existente ficou no passado, e as reclamações são muitas, mas muitas mesmo, diante das decisões que vem tomando a cada mudança de humor do eleitorado. Como bem escreveu o poetinha Vinicius de Moraes: “Se foi pra desfazer, por que é que fez?”.