Clique aqui e acompanhe o resultado das Eleições 2020

AMOR ANIMAL

Veja dicas de como adotar, de maneira consciente, um animalzinho de estimação

A responsabilidade em adotar um bichinho de quatro patas que fará parte da família
14/10/2020 14:00 - Carol Alencar Cozzatti


A adoção de animais está aliada ao ato mais nobre da vida que é nada mais do que o amor. O elo que se forma em ter um bichinho de estimação por toda a vida é eterno. É o bichinho de quatro patas que estará ao seu lado em infinitas situações. É ele também que irá te receber em casa quando você chegar do trabalho ou da rua. Há estudos que dizem que a relação entre animais de estimação e seus donos só beneficia o ser humano e que a presença deles é quase que uma ação terapêutica.

Conheça a opinião dos colunistas do Correio do Estado

A importância da adoção de animais

Muitos desses bichinhos passam ou já passaram por sofrimento nas ruas e ao praticar essa ação, de adoção de animais, você ajuda a reduzir o número de cães e gatos abandonados, além de oferecer um lar para eles, finalmente, serem felizes de verdade.

Por que adotar ao invés de comprar?

Essa é, sem dúvida, uma das perguntas mais frequentes que fazem à Ongs de adoção de animais. “Muitas vezes as pessoas chegam querendo adotar um animal de raça e é quase impossível ter um animal de raça disponível. O que elas não entendem é que os animais adotados dão o mesmo amor que o comprado, só não são de raça. O amor não se compra se adota”, diz a presidente da Ong Cão Feliz, Kelly Macedo.

 
 

Como eu faço para adotar um animal?

Segundo Macedo, o processo de como adotar um animal de estimação tem que começar na consciência de quem procura um bichinho. “Primeiro a pessoa tem que ter a consciência de que um animal faz parte da família e não é um objeto que pode ser descartado ou substituído”, avalia. 

Para adotar um animal de estimação a pessoa pode ligar para alguma Ong protetora de animais e perguntar se há animais disponíveis, o que é fato, uma vez que as ongs resgatam diariamente mais de dez bichos entre cachorro e gato. Depois disso, é só ir até o local e escolher um dos animais disponíveis, assinar um termo de responsabilidade e se comprometer com a manutenção deste animal. “Tem que ter condições de cuidar, levar ao veterinário quando ficar doente e dar muito amor, que é o primordial”, avalia Kelly.

É possível fazer adoção de animais online?

Para adotar um animal de estimação online é preciso entrar em contato com sites de ongs protetoras de animais. Muitas delas disponibilizam fotos, dados como altura e peso e história daquele bichinho que foi resgatado com muito amor pelas protetoras de animais. 

Em quase todas as ongs o procedimento de adoção é o mesmo: preencher uma ficha, passar pela avaliação - no caso, a ong avaliará o perfil do novo tutor, mesmo como estrutura da residência  - e retirar o bichinho para dar muito carinho.

Site para adoção de animais

Ong Cão Feliz 

Com mais de 5 mil seguidores, a ONG Cão Feliz tem sede em Campo Grande/MS e oferece dicas de como cuidar do seu animal de estimação. Na página também há registros de ações que as organizadoras fazem para a manutenção do animal que é resgato.   

Ong Fiel Amigo  

No site é possível conferir fotos dos animais disponíveis para adoção por tamanhos - se são filhotes ou adultos. Há também um espaço destinado para animais perdidos.

Anjo de 4 Patas 

Nesta página há informações de feiras de adoção de cães e gatos, ações solidárias, resgate de animais e eles também fazem parcerias

Como funcionam as feiras de adoção de animais

Vira e mexe encontramos um cercadinho com bichinhos fofos em feiras públicas. Em grandes centros, por exemplo, ongs de proteção animal se organizam junto a entidades públicas e privadas para disponibilizar um cercadinho cheinho de peludinhos para adoção.

Quem quiser adotar um bicho de estimação o procedimento em feiras é o mesmo que ir até uma ONG. Assinar o termo de adoção e oferecer muito carinho ao novo companheirinho de quatro patas.

 
 

O que eu preciso fazer depois de adotar um cachorro

Depois de realizar uma adoção consciente de um um animal de quatro patas, todo peludinho e fofinho, é preciso pensar sobre as qualidades de vida que você irá oferecer ao novo membro da família.

Um bom cantinho do sono, higienizado diariamente, alimentação saudável, água potável trocada a cada seis horas, passeios periódicos e muito amor e carinho são alguns cuidados básicos que você terá após adotar um cachorro.

Conclusão

Portanto, para dividir a vida com um um parceirinho de quatro patas é necessário estar disponível para abraçar a causa além de seguir todas as dicas acima. Lembrando que o amor é a fonte de união entre você e o seu animalzinho. Tendo isso, aproveite os melhores momentos dessa conexão que fará parte da construção das melhores memórias vividas por você.

Correio do Estado, a sua fonte mais confiável de informação  

Felpuda


A futura composição  dos 29 vereadores  em Campo Grande poderá ser diferente  da que foi oficializada, segundo o que  se tem ouvido,  com certa frequência, nas rodinhas de conversas dos meios políticos.  

Nova distribuição  das cadeiras poderá ocorrer e, assim, quem está prestes a entrar com pompa e circunstância poderá nem passar pela porta de entrada  e tomar posse de cadeira  para chamar de sua.  

O caldeirão está fervendo.