Clique aqui e veja as últimas notícias!

TELEVISÃO

Zeca Camargo comanda o “Zeca pelo Brasil” e “Música na Band Verão”, da Band

O apresentador une a paixão pela música e por viagens em programação especial de verão
22/01/2021 16:00 - Márcio Maio/TV Press


Viajante incansável, Zeca Camargo já esteve em mais de 110 países espalhados pelo mundo. E nem mesmo a pandemia do novo coronavírus foi capaz de deter o desejo do jornalista de conhecer novos lugares. Há seis meses contratado da Band – depois de 24 anos de vínculo com a Globo –, o apresentador mineiro aproveitou a programação especial de verão da nova emissora para emplacar dois programas, ambos gravados no Rio Grande do Norte. “Zeca pelo Brasil” tem quatro episódios, exibidos nas noites de quinta-feira de janeiro, que mais se parecem com uma espécie de diário de férias do apresentador. E no “Música na Band Verão”, nas noites de sexta-feira, Zeca mistura shows com músicos locais e artistas conhecidos e paisagens deslumbrantes da região.

Até pela dinâmica dos dois formatos, ele aparece totalmente confortável. Afinal, depois de mais de 30 anos de sua estreia na tevê, em 1990, à frente do “Semana Rock”, na MTV, Zeca, que também é diretor executivo de produção da Band, já deixou clara sua predileção por projetos que misturem viagens e trabalho. 

E convém lembrar que foi justamente com matéria sobre música que começou a se destacar como jornalista, ainda na década de 1980, quando trabalhava no jornal “Folha de S. Paulo”. Além disso, é inegável sua liberdade artística em ambas as produções – principalmente pelo cargo que ocupa no canal.

A escolha pelas locações potiguares garante condições que combinam plenamente com a estação: clima solar e cenários paradisíacos, com muitas praias, dunas e uma vasta cultura para ser explorada. 

No “Música na Band Verão”, as apresentações dos músicos acabam se tornando o grande destaque. Então, é no “Zeca pelo Brasil” que ele tem mais espaço para explorar seu carisma. E faz isso bem. Aos 57 anos, o jornalista é aquele tipo de companhia irrecusável para um “tour” por qualquer cidade.

Para explorar o Rio Grande do Norte, Zeca Camargo conta com a ajuda de alguns personagens interessantes da região. Sejam eles conhecidos ou profissionais que atuam em alguma ponta do turismo local. No primeiro episódio, foi acompanhado pela atriz Titina Medeiros e pela influenciadora digital Fernanda Guimarães, ambas nascidas no estado. Em todas as oportunidades, faz questão de conversar com motoristas, barqueiros e outros trabalhadores, que contam curiosidades sobre a rotina e a história dos locais por onde passam.

Não são poucas as situações de dar inveja e até água na boca em quem assiste. E, verdade seja dita, um dos pontos que o programa explora bem é a culinária local. Mas não de uma maneira óbvia. Em um dos passeios, Zeca experimenta, por exemplo, ostras pescadas em um mangue por um barqueiro, que também prepara um sashimi com um peixe local, preparado assim que é retirado da água, e servido em uma prancha. Mais clima de verão, impossível.