Correio Rural

Agricultura

A+ A-

Áreas cultivadas para safra 2021/22 devem ser registradas na Iagro até esta segunda-feira (10)

O cadastro é feito pela internet e a falta dele pode acarretar consequências aos produtores

Continue lendo...

Produtores de soja de Mato Grosso do Sul têm até esta segunda-feira (10) para informarem à Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal (Iagro) a área plantada para o devido registro. A obrigatoriedade é imposta pela Lei n° 3.333, sendo que a falta de comunicação ao órgão pode acarretar penalidades ao produtor. O registro pode ser feito por meio do link http://www.servicos.iagro.ms.gov.br/plantio

A data final para o plantio de soja no estado foi em 31 de dezembro, dia estabelecido dentro das ações de combate a incidência de ferrugem asiática. 

Safra 2021/2022

Devido à estiagem que atinge Mato Grosso do Sul, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) a produção de soja pode ter quebra nesta safra, apesar de estimativas anteriores preverem que a produtividade poderia atingir até 58 sacas por hectare.

O Secretário da Semagro, Jaime Verruck esyteve reunido com secretários da Agricultura dos Estados das Regiões Sul e Centro-Oeste e diretores do Ministério da Agricultura, Pecurária e Abastecimento, ocasião em que afirmou que nas lavouras da região Sul as perdas estão consolidadas. 

De acordo com o Monitor de Seca da Agência Nacional de Água, todos os municípios de MS estão passando por seca de moderada a extrema e as chuvas estão variando entre 40% e 50% abaixo da média histórica, sendo que a tendência é que a situação perdure até março. 

A seca não está afetando apenas MS, mas sim, todos os estados da Região Sul estão sentindo os efeitos da falta de chuva. Em Santa Catarina, o secretário de Agricultura, Altair Silva, afirmou que as perdas nas lavouras de milho chegaram a 80%. 

Já no Paraná o problema se repete em menor ou maior intensidade em todas as regiões, conforme o secretário de Agricultura, Norberto Anacleto Ortigara. 

 

Assine o Correio do Estado