Clique aqui e veja as últimas notícias!

PARCERIA

Com nova parceria, MS agiliza análise do CAR de 75 mil propriedades rurais

A adesão do estado à ferramenta vai otimizar processos e dar segurança ao produtor
20/05/2021 17:10 - Thais Libni


O acordo de cooperação técnica entre o governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Agricultura vai agilizar a análise do CAR (Cadastro Ambiental Rural) de 75.379 propriedades rurais.

A medida foi assegurada na última terça-feira (18) em Brasília, pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck, da Semagro, após assinatura da adesão oficial do Estado ao AnalisaCAR. 

Últimas Notícias

De acordo com a ministra Tereza Cristina. “Com o CAR dinamizado, vamos poder trazer a segurança que o produtor precisa. E, melhor, a análise não será mais subjetiva, agora será uma análise muito mais objetiva, feita através de Inteligência Artificial, de maneira mais célere e segura”.

Segundo o secretário a parceria trará mais segurança jurídica aos proprietários e assegura a preservação do meio ambiente. Ele explicou o que AnalisaCAR é a ferramenta fundamental para finalizar o processo de análise do CAR.

Em Mato Grosso do Sul, 75.370 propriedades efetuaram a inscrição do CAR no sistema desenvolvido pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

 Destas 50.636 inscrições são de propriedades com até 4 módulos rurais; 13.445, são de propriedades entre 4 e 15 módulos e 11.298 inscritos são de propriedades com área acima de 15 módulos rurais.

O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais.

Assine o Correio do Estado