Correio Rural
PODCAST CORREIO RURAL

Podcast #5 Consórcio de Milho com capim colonião reduz infestação de plantas daninhas

Confira seu Podcast semanal do Correio rural na voz de Bruno Blecher

Bruno Blecher, Denis

27/06/2022 07:00

O consórcio de milho com a BRS Zuri, uma cultivar de capim colonião reduziu em quase setenta por cento a infestação de plantas daninhas. 

Em comparação com milho solteiro na entressafra agrícola que ocorre no outono inverno do serrado mineiro. Isso é o resultado do estudo da Embrapa Cerrados. 

A pesquisa concluiu ainda que sessenta e seis por cento a redução de ocorrência de buva, uma espécie que possui indivíduos resistentes ao glifosato. 

Além disso, as produtividades do milho foram semelhantes e houve menor diversidade de plantas daninhas no consórcio. 

A Núbia Maria Corrêa, que é responsável pelo estudo da EMBRAPA, explica que a dificuldade de manejar espécies plantas daninhas tolerantes ou existantes a herbicidas exige mudanças não só na substituição ou inclusão de novos produtos no sistema de produção como também no comportamento dos produtores com a adoção de manejo integrado dessas plantas com uso na entressafra de plantas de cobertura como as gramíneas, forrageiras, né? 

Ela fala que a prática é importante, já que além de melhorias na qualidade física, química e biológica do solo ela favorece o manejo de plantas daninhas, seja pela interferência das plantas vivas, das espécies forrageiras ou pela cobertura morta depositada sobre o solo após a dessecação antes da semeadura da cultura de interesse. 

Esse é o a opinião da da pesquisadora da Embrapa. 

Olha aí gente, a carne suína que vem fazendo muito sucesso no Brasil devido aí aos novos cortes, aos preços convidativos, registrou uma queda nas exportações do mês de maio e não foi pouco, as exportações brasileiras somaram oitenta e nove vírgula três mil toneladas com queda de doze vírgula quatro por cento. 

Quando comparada a maio de dois mil e vinte e um. Isso em volume. A receita, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA alcançou duzentos e quatro vírgula três milhões. que é um valor quase vinte por cento menor que o registrado no mesmo mês do ano anterior. 

No acumulado do ano, janeiro a maio, os embarques somaram quatrocentos e dezesseis vírgula seis mil toneladas. 

Saldo oito vírgula dois por cento eh também inferior ao registrado nos cinco primeiros meses de dois mil e vinte e um. 

Em receita o setor alcançou nesse período, janeiro a maio, oitocentos e noventa e seis vírgula três milhões de dólares. Número dezessete por cento inferior ao acumulado de um vírgula zero setenta e nove bilhão de dólar que foi registrado no ano passado.